Não se Preocupe com Cocô de Gato no Jardim
Não se preocupe se você acabou de descobrir cocô de gato nas suas hortas. Existem maneiras de removê-lo e evitar que prejudique seu jardim. Mas os gatos são criaturas de hábito. Eles voltarão ao local se ele permanecer intocado.
Impedir que eles entrem no quintal é um bom começo. Existem outros métodos inteligentes para atrair e distrair os gatos, como detectores de movimento e culturas-armadilha. Usando uma variedade de técnicas, garantiremos que os felinos locais parem de fazer suas necessidades nas hortas.
O cocô de gato nas hortas pode carregar doenças tóxicas como salmonela, toxoplasmose e parasitas intestinais. Não é apenas desagradável e malcheiroso; não é seguro ter o cocô nas hortas. Remova-o rapidamente e trabalhe para evitar que isso aconteça novamente.
Limpeza
O primeiro passo é limpar.
Comece limpando o cocô de gato nas hortas. Coloque luvas para se proteger e use uma pá para removê-lo da terra. Remova um pouco da terra ao redor de onde estava o cocô e adicione bastante cobertura vegetal sobre a área. Descarte o cocô do gato em um saco no seu lixo externo.
O xixi de gato é um pouco diferente. A chuva natural irá lixiviá-lo do solo durante as estações chuvosas. Quando estiver seco, deixe uma mangueira ligada em baixa por uma hora ou mais para escorrer o xixi do solo. Pequenas quantidades geralmente são inofensivas, embora visitas frequentes criem grandes quantidades que prejudicam as plantas e organismos do solo ao redor.
Descarte verduras e raízes que estejam próximas ao cocô. Culturas altas, como milho, tomates e pimentões, são seguras para comer desde que não toquem na terra.
Proteja o Jardim
Proteger o jardim é crucial para evitar que os animais de estimação de outras pessoas entrem no seu quintal. Você não quer machucar os animais, mas quer mantê-los fora das hortas. Use as seguintes técnicas para afastar os gatos curiosos das suas preciosas culturas.
Feche Entradas Soltas
Controle onde os gatos podem circular no jardim.
Para lidar com o cocô de gato nas hortas de uma perspectiva de prevenção, comece protegendo o quintal. Conserte tábuas soltas na sua cerca e considere adicionar uma malha de arame no topo para evitar que os gatos andem sobre ela.
Se o seu quintal for grande, considere cercar a área onde estão as hortas. Mantenha essas áreas seguras e deixe o gato circular por outras partes do quintal.
Os gatos são criaturas inventivas. Eles escalam muitas superfícies “inescaláveis” e podem subir a alturas épicas. Comece protegendo uma pequena parte do jardim onde eles frequentemente fazem cocô e, em seguida, expanda a proteção.
Se for uma área pequena, simplesmente coloque uma cesta de arame ou recipiente sobre a terra. Os gatos gostam de terra arenosa e solta que podem facilmente espalhar com as patas. Proteja as áreas que eles frequentam e aquelas que você espera que eles se mudem.
Use uma Cultura-Armada
Atraia os gatos para outras áreas do jardim.
A erva-dos-gatos é a melhor amiga dos gatos. Esta planta, conhecida botanicamente como Nepeta cataria, é um parente da hortelã com um forte aroma cítrico. Ela deixa o gato louco! Ao comê-la, o animal entra em frenesi ou em um sono relaxante.
Usar a erva-dos-gatos a seu favor é a solução. Plante mudas de erva-dos-gatos longe das hortas comestíveis, como em uma parte isolada do quintal. Os gatos provavelmente esquecerão seus locais de cocô, especialmente se você os cobrir.
A erva-dos-gatos é uma planta perene para cultivadores em zonas de resistência USDA 3 e mais quentes. Se você tiver gatinhos, pode colher as folhas e dar aos seus pets como um agrado. Elas também fazem um chá cítrico agradável que é delicioso no verão.
Instale uma Máquina de Ruído
Máquinas de ruído mantêm gatos indesejados fora do seu jardim.
Minha vizinha usa essas máquinas para manter os animais de estimação fora do quintal dela. Uma máquina de ruído emite uma frequência aguda que afasta animais de estimação e outros animais do local. Não é prejudicial, e é apenas forte o suficiente para ser desagradável.
O forte ruído irradia após a máquina detectar movimento. Encontros repetidos com esse ruído agudo treinarão os gatos a ficarem fora da área, evitando cocô de gato nas suas hortas. Eles não gostam do barulho e ficam extremamente alertas em vez de relaxados.
Você pode precisar de várias máquinas de ruído dependendo do tamanho do seu jardim. Coloque-as onde o gato deixa seu cocô e mova-as conforme necessário se o gato mudar seu local de cocô.
Adicione um Aspersor Ativado por Movimento
Use aspersores que reagem ao movimento.
Aspersores ativados por movimento funcionam de forma semelhante às máquinas de ruído. Eles reagem ao movimento e ligam sempre que um gato entra na área. Posicione-os para que o spray atinja as hortas e espere pelos resultados.
Os gatos notoriamente odeiam se molhar contra a vontade. Este é um método garantido para funcionar. Após um ou dois encontros com o spray inesperado, os gatos que fazem cocô se mudarão para o quintal do próximo vizinho.
Alguns desses aspersores desligam automaticamente, enquanto outros têm um desligamento manual. Use os automáticos se você estiver longe do jardim e escolha os manuais mais baratos se você estiver perto da área durante o dia.
Se puder, invista mais nos automáticos para não se preocupar com desperdício de água. É um incômodo ter que desligar um aspersor no meio da noite!
Coloque Galhos na Terra
Galhos ocupam espaço nas hortas.
Este método incomum depende de galhos em pé para impedir que um gato pise nas hortas. Use galhos que estão por aí ou hashis de madeira. Eles devem ter pelo menos quinze centímetros ou mais.
Espete um galho a cada poucos centímetros em todo o jardim. Não espete suas plantas. Enterre os galhos de forma que fiquem metade abaixo do solo e saindo da terra.
Quando um gato encontrar seu local de cocô cheio de galhos, ele não saberá o que fazer. É quase impossível para ele fazer suas necessidades com um monte de galhos em pé no caminho.
Cubra as Hortas
Coberturas de fileiras também protegem suas plantas de pragas.
Este último passo é um dos mais úteis. Em vez de deixar um gato circular à vontade na sua horta, use uma cobertura de fileira flutuante ou plástico de estufa para impedir que ele entre. Cobrir o jardim não permitirá que o gato cave na terra perto das suas culturas.
Em vez de coberturas protetoras, você também pode adicionar uma camada espessa de cobertura vegetal grossa sobre o solo arenoso exposto. Use lascas de madeira em canteiros ornamentais com arbustos lenhosos e opte por palha nas hortas. Uma camada espessa de folhas caídas também funciona bem.
Uma vez que você quebre o hábito do gato, é improvável que ele retorne ao local. Trabalhe agora e ele cuidará dos seus negócios em outro lugar no futuro.