Crisântemos
Os crisântemos explodem em cores do final do verão até a geada, aparecendo em tons outonais com pompons que animam a estação. Centenas de variedades com diferentes formas florais e cores fazem a transição sazonal enquanto outras flores desaparecem.
Os crisântemos são favoritos de longa data por sua exibição florífera e usos versáteis. Eles são uma perene de fácil cuidado para cultivar o ano todo, com folhagem atraente além das flores de outono. Crisântemos resistentes (crisântemos de jardim) oferecem decoração sazonal e interesse duradouro como seleções externas prósperas e flores de corte vistosas.
Por trás das flores alegres há um poder oculto: os crisântemos têm defesas naturais que afastam e controlam pragas. Com um bônus como este, há ainda mais motivos para reforçar a exibição de crisântemos neste outono!
Visão Geral do Crisântemo
Essas joias florais têm uma longa história no jardim. Cultivadas na China há cerca de 2000 anos, começaram como uma seleção ornamental, culinária e herbal para aliviar certos males.
Elas se tornaram celebradas no Japão, servindo como um distinto emblema real e símbolo de serviço honroso. Sua popularidade se espalhou para a Europa no século XVII e para as Américas no final dos anos 1700.
O gênero Chrysanthemum pertence à família Asteraceae, que inclui ásteres, margaridas, calêndulas e muitos outros. Os crisântemos de jardim, os floríferos prolíficos que adoramos no outono e além, são emblemáticos de sua gama de cores e formas florais. Os crisântemos resistentes são perenes e sobrevivem ao inverno nas zonas USDA 3-9, dependendo da espécie e variedade.
Qualidades Repelentes
Óleos essenciais produzem uma fragrância nas flores, folhas e galhos.
A maioria de nós já quebrou acidentalmente caules de crisântemos delicados e notou suas qualidades aromáticas, quase mentoladas com tons terrosos. Óleos essenciais produzem uma fragrância nas flores, folhas e galhos. Esses extratos químicos dos crisântemos são toxinas que repelem e controlam algumas pragas de jardim.
Benefícios para Pessoas e Animais de Estimação
Mamíferos podem achar seu cheiro, sabor e folhas peludas desagradáveis.
Os óleos vegetais emitidos pelos crisântemos ajudam a afastar mosquitos, pulgas e carrapatos – uma justificativa perfeita para adicionar mais vasos ao redor de varandas, pátios e áreas externas que pessoas e animais de estimação desfrutam. A probabilidade de afastar pragas aumenta com uma presença maior.
Mamíferos podem achar seu cheiro, sabor e folhas peludas desagradáveis, incluindo ratos, que tendem a evitar a área. Coelhos e cervos são visitantes infrequentes, mas os crisântemos certamente não estão fora de seu cardápio.
Benefícios para o Jardim
Suas flores vistosas atraem insetos benéficos como joaninhas, sirfídeos e crisopídeos.
Os crisântemos têm benefícios que se estendem aos canteiros ornamentais, herbais e vegetais. Suas flores vistosas atraem insetos benéficos como joaninhas, sirfídeos e crisopídeos, que se alimentam de pragas como pulgões e ácaros. Suas toxinas aromáticas podem tornar a área circundante menos atraente para pragas invasoras.
Os crisântemos não repelem todas as pragas; afinal, eles dependem da polinização. Eles também são vítimas de insetos comuns, especialmente com flutuações de rega ou problemas de circulação de ar.
Um arranjo de plantio diversificado cria um sistema de jardim equilibrado. Confie na atração desses benéficos para ajudar a gerenciar os invasores incômodos.
Plantas Companheiras
Para os crisântemos, os companheiros se unem para repelir pragas comuns enquanto atraem insetos predadores.
Os plantios companheiros incorporam combinações que se beneficiam mutuamente. Os benefícios incluem repelência de insetos, melhorias na estrutura do solo ou exposição à luz e sombra. Para os crisântemos, os companheiros se unem para repelir pragas comuns enquanto atraem insetos predadores.
Além dos serviços das plantas companheiras, estão suas qualidades de exibição. Muitos parceiros de crisântemos são flores de final de temporada que destacam a estação do outono.
Use repelentes naturais de insetos em combinação com vegetais e ervas para ajudar a repelir pragas. Plante-os a 30 a 45 centímetros de um companheiro ou de qualquer planta infestada por insetos.
Cebolinha
Espécies de Allium repelem pulgões com seu forte cheiro e sabor.
A cebolinha tem uma longa história no jardim, cultivada desde a Idade Média na Europa e há mais de 4.000 anos na China. Elas servem ao jardim de ervas, bordas ornamentais e recipientes.
A cebolinha e outros Alliums repelem pulgões com seu forte cheiro e sabor. Plantadas com crisântemos, elas trabalharão para deter o incômodo enquanto atraem polinizadores.
Calêndulas
Elas repelem percevejos, tripes e moscas-brancas, entre outros, e atraem benéficos.
As calêndulas são uma assinatura dos arranjos de outono com flores pompom prolíficas em amarelo ensolarado, dourado, marfim e granada. Na mesma família dos crisântemos, apresentam flores aromáticas e folhagem com as mesmas propriedades repelentes e de controle de pragas.
As calêndulas fazem excelentes companheiras para muitas plantas, incluindo frutas e vegetais como tomates. Elas repelem percevejos, tripes e moscas-brancas, e também atraem benéficos. Use-as com crisântemos para um duo dinâmico que repele pragas.
Equinácea
Elas têm sistemas radiculares extensos que soltam solos e melhoram a drenagem para os crisântemos.
A equinácea é uma nativa favorita e uma fonte primária de néctar para insetos benéficos. Oferece alta cor e uma longa temporada de florescimento.
Quando emparelhadas com crisântemos, os polinizadores são a atração. Eles vão pular entre as seleções. As equináceas também têm sistemas radiculares extensos que soltam solos e melhoram a drenagem para os crisântemos, cujas raízes rasas não competirão.
Milefólio
Plante o duo para atrair joaninhas e vespas predadoras.
O milefólio é uma planta nativa da América do Norte, resistente e adaptável, com folhagem plumosa e grandes aglomerados de flores planas. Abelhas, borboletas e outros insetos acham suas plataformas florais irresistíveis.
Plante o duo para atrair joaninhas, vespas predadoras e sirfídeos. Esses se alimentam de pulgões e ácaros, duas pragas comuns que afligem os crisântemos.
Propriedades Inseticidas
Ao moer as cabeças das flores em um pó fino, sua composição química pode ser diluída e aplicada nas plantas.
Concentrar e destilar suas toxinas químicas é o nível mais alto de controle de pragas dos crisântemos. Piretrinas, um pesticida orgânico de séculos, derivam das flores de crisântemos.
Especificamente, margaridas dálmatas (Tanacetum cinerariifolium) e margaridas pintadas (Tanacetum coccineum) contêm propriedades inseticidas na forma de seis toxinas. Ao moer as cabeças das flores em um pó fino, sua composição química pode ser diluída e aplicada nas plantas. O piretro impacta os sistemas nervosos dos insetos por contato ou ingestão.
As piretrinas comerciais estão prontamente disponíveis como inseticidas orgânicos, certificados pela OMRI. Elas diferem dos piretroides, que são versões sintéticas e mais fortes dos compostos derivados dos crisântemos.
Embora naturais, as piretrinas são de amplo espectro e impactam insetos benéficos assim como as pragas alvo. Elas matam quase qualquer inseto. Ao tratar infestações, siga as diretrizes de aplicação e aplique no início da manhã, quando os polinizadores estão menos ativos. Evite pulverizar flores e botões para reduzir as chances de contato com polinizadores.
O crisântemo pode ajudar a controlar estas pragas alvo:
Pulgões
Minadores de folhas
Besouros de pulga
Ácaros
Moscas-brancas
Percevejos
Lagartas
Tripes
Formigas
Piretro misturado com álcool isopropílico é um tratamento possível contra besouros japoneses, de pepino e de rosa. Use uma colher de sopa de álcool por litro da mistura diluída de piretro. Aplique a cada três a cinco dias por duas semanas durante o período ativo em plantas com problemas com essas pragas.
Uso Doméstico
Alguns jardineiros fazem seu próprio inseticida moendo flores de crisântemo em pó ou mergulhando-as em água.
Aplicar um produto comercial de piretrina pode ser a resposta quando se enfrenta um surto de pragas ou infestação severa. Guarde o uso de pesticidas como último recurso. No entanto, piretrina derivada de flores secas sem compostos adicionais é certificada como orgânica para uso em ornamentais, frutas e vegetais.
Alguns jardineiros fazem seu próprio inseticida moendo flores de crisântemo em pó ou mergulhando-as em água para um spray. T. cinerariifolium e T. coccineum são os mais eficazes. Se optar por fazer seu próprio pesticida, use máscara e luvas para minimizar a exposição ao manusear os elementos naturais.