Malva-Real
As malvas-reais são plantas bienais ou perenes de curta duração com grandes e belas flores. Se você já as cultivou no seu jardim, provavelmente sabe o quão longo e meticuloso pode ser o processo de esperar que elas floresçam. Essa espera mais longa do que a média torna ainda mais angustiante quando vemos que pragas estão comendo nossas plantas.
A primeira vez que plantei malvas-reais, não tinha ideia do que esperar. Pensei que elas deveriam crescer rapidamente porque são bastante grandes quando florescem. Você pode imaginar minha decepção quando descobri que elas não floresceriam no primeiro ano. É preciso muita paciência para cultivá-las.
Gostaria de poder dizer que não há muitos insetos que gostam de malvas-reais. Infelizmente, como muitas plantas da família das malvas, elas são um alimento popular para muitos tipos de vida selvagem. Vamos falar sobre algumas pragas que você pode encontrar nas suas malvas-reais e como você pode controlá-las sem perder essas flores deslumbrantes.
Gorgulho da Malva-Real
Observe os gorgulhos que danificam no verão, visando botões e folhas.
O gorgulho da malva-real é uma praga que se alimenta à noite e tem preferência por essas belas plantas. Eles são pequenos besouros pretos com pernas laranja ou castanhas e um longo focinho. As fêmeas têm cerca de 6 mm de comprimento (incluindo o focinho) e os machos são cerca de metade desse tamanho.
É mais provável que você veja danos causados pelos gorgulhos nos meses de verão; eles atingem o pico em junho e julho, mas podem continuar a colocar ovos até setembro. Eles primeiro mastigam as folhas, deixando-as com uma aparência rendada.
Quando os botões se formam, as fêmeas os perfuram para colocar seus ovos dentro. Cerca de três dias depois, os ovos eclodem e pequenas larvas brancas começam a trabalhar. Elas se enterram nas vagens de sementes e se alimentam das sementes em formação.
Identificação e Controle
Os gorgulhos são ativos à noite, então este é o momento ideal para identificar essas pragas. Segure uma folha de papel sob a parte afetada da planta e sacuda. Os insetos serão desalojados e cairão. Você também pode identificá-los pelos danos que causam às folhas e pelas marcas de perfuração na parte inferior dos botões.
Esses gorgulhos produzem apenas uma geração por ano. Uma vez que as larvas pupam, os adultos caem no chão e hibernam sob o solo. Os gorgulhos não causarão danos às suas flores. No entanto, eles podem encurtar a vida da planta e impedir que ela se resemine.
As malvas-reais são perenes de curta duração, então se elas não se reseminearem, você terá que plantá-las a cada dois anos para mantê-las no jardim. A melhor maneira de evitar uma nova geração de gorgulhos no próximo ano é remover as vagens de sementes antes que amadureçam. Mergulhe-as em uma tigela de água com sabão para matar as larvas.
Você pode pegar os gorgulhos adultos à mão à noite e jogá-los em uma tigela de água com sabão. Isso pode ser tedioso, e se você perder alguns, ainda terá um problema. O óleo de neem é eficaz contra os gorgulhos, assim como o sabão inseticida.
Se você conseguir erradicar as larvas antes que destruam as sementes, pode permitir que suas malvas-reais se resemineiem. Caso contrário, é melhor remover essas cabeças de sementes e descartá-las antes que amadureçam. Isso reduzirá drasticamente o número de plantas que você terá no próximo ano, mas também reduzirá o número de gorgulhos com os quais terá que lidar.
Besouro Japonês
Esses besouros invasores prejudicam plantas e gramados nos Estados Unidos.
Essa espécie invasora é um problema para mais de um tipo de planta. Os besouros japoneses não discriminam muito no jardim. Os adultos se alimentam de centenas de espécies de plantas, comendo frutas, flores e folhagens. Suas larvas, ou grubs, preferem mastigar as raízes do seu gramado, arruinando aquele gramado que você trabalhou tanto para manter.
Identificação e Controle
Os besouros japoneses adultos são fáceis de identificar. Eles são grandes, com até 1,2 cm de comprimento, e têm uma cabeça verde metálica e asas bronzeadas. Eles têm um abdômen peludo sob as asas com marcas pretas e brancas. Acho que são bonitos, mas moro na Flórida, então minha opinião não conta aqui.
Suas larvas não são bonitas. Crescendo de cerca de 3 mm a 2,5 cm de comprimento, esses rastejadores de cor creme parecem larvas comuns. Eles têm um padrão distintivo na parte inferior. As larvas não são um problema para as malvas-reais, mas os adultos são.
Os besouros destroem a folhagem das suas plantas, deixando-as marrons e mastigadas. Eles se alimentam de quase todas as partes da planta, deixando suas plantas em pior estado e danificando os habitats e suprimentos de alimentos dos polinizadores.
Prevenção e Tratamento
A melhor maneira de lidar com os besouros japoneses é a prevenção. É possível combatê-los na fase larval. Você pode fazer isso atraindo pássaros para o quintal que os comerão. Evite regar seu gramado entre junho e agosto, pois este é o período em que os besouros colocam ovos no solo e eles precisam de umidade para sobreviver. Menos ovos significam menos insetos.
Se você começar a ver esses besouros aparecendo no jardim, pode pegá-los à mão e jogá-los em água com sabão. Isso pode parecer mórbido, mas se você deixar os besouros mortos espalhados pelo jardim, isso ajudará a afastar outros.
Armadilhas para besouros funcionam, mas certifique-se de colocá-las longe das suas plantas favoritas, pois elas atraem os insetos.
Use nematoides benéficos (Heterorhabditis bacteriophora) para remover as larvas. Aplique dois tratamentos com duas semanas de intervalo no outono ou primavera temperados. Os nematoides irão predar qualquer larva que tenha sobrevivido ao verão. Você só terá que lidar com os adultos na próxima temporada.
Felizmente, os besouros japoneses acham certos cheiros repelentes. Não há necessidade de usar pesticidas. Plante alho como planta companheira com suas malvas-reais como um dissuasor ou pulverize com uma solução de óleo de cedro e água.
Mosca-Serradeira
Lidar com essas larvas pode salvar seu jardim da devastação.
Levante a mão se você já lutou contra larvas de mosca-serradeira! Eu sei o quão irritantes essas pragas podem ser e quanto dano podem causar. Um dia, suas folhas estarão saudáveis, verdes e robustas. No dia seguinte, um desastre marrom e cheio de buracos.
As moscas-serradeiras são pragas comuns no jardim que usam seu ovipositor em forma de serra para cortar as folhas onde colocam seus ovos. As moscas-serradeiras adultas não causam muitos problemas à folhagem, mas suas larvas são brutais. Elas podem esquelitizar uma folha em pouco tempo, trabalham em grupos e comem muito. A boa notícia é que, se você as pegar, é fácil se livrar delas. Elas não precisam ser uma sentença de morte.
Identificação e Controle
As larvas de mosca-serradeira são fáceis de identificar. Você verá sinais delas imediatamente, pois esquelitizam as folhas das suas plantas, aparentemente da noite para o dia. Se você notar isso acontecendo em uma planta, vire uma folha que está apenas meio devorada. Pequenas larvas pretas e marrons parecem pequenas lagartas. Elas geralmente trabalham em grupos, desfolhando qualquer coisa ao alcance.
A melhor prevenção para moscas-serradeiras e suas larvas são predadores naturais. Atraia insetos como crisopídeos para o jardim plantando muitas flores ricas em néctar. As larvas de joaninhas e crisopídeos acabarão com uma infestação mais rápido do que você, e de forma mais completa.
A remoção manual é eficaz para essas pragas. Você pode tentar pegá-las à mão, mas eu recomendo podar em vez disso. Quando você vir sinais delas em uma planta, comece a procurar sob as folhas e corte qualquer folha onde as encontrar. Descarte as folhas longe de outras plantas. Galinhas adoram comer essas pragas.
Você também pode polvilhar suas plantas com terra de diatomáceas ou argila caulinita para se livrar e deter as larvas de mosca-serradeira. Você terá que reaplicar ambos em climas úmidos e após a chuva. Eu geralmente desencorajo o uso de pesticidas, se possível, pois eles matam insetos benéficos junto com os ruins. Isso pode desequilibrar e deixar você com problemas ainda maiores. No entanto, óleos de neem e hortícolas funcionam.
Lagarta
Embora as lagartas possam danificar as folhas, elas apoiam as populações de borboletas.
Quando se trata de lagartas, adoto uma atitude de “viver e deixar viver”. No entanto, você pode achá-las muito frustrantes e, tecnicamente, elas são um inseto que come malvas-reais, então devemos pelo menos identificá-las.
As malvas-reais são uma planta hospedeira para a borboleta dama-pintada. Elas colocam seus ovos nas folhas e, quando eclodem, suas larvas se alimentam delas. Você precisa tomar essa decisão por si mesmo. Como um entusiasta dos polinizadores, estou disposto a sacrificar a folhagem pelas borboletas. Mas entendo que nem todos se sentem assim, então vamos tratá-las como pragas, da mesma forma.
Identificação e Controle
As borboletas dama-pintada são pequenas e bonitas. Elas são uma espécie pequena com asas laranja e pretas e marcas brancas. Se você as vir por perto de suas plantas, é provável que tenha algumas lagartas eclodindo em menos de uma semana.
As lagartas são pequenas e cinzas com marcas pretas e pelos que se destacam em pequenos espinhos por todo o corpo. Elas também têm listras amarelas tênues que correm horizontalmente pelo corpo. Elas geralmente começam nas bordas das folhas e deixam pouco além da nervura central.
A prevenção é difícil. As borboletas são atraídas por flores ricas em néctar. Você sempre pode tratar todo o seu jardim com pesticidas sistêmicos, mas os polinizadores são a espinha dorsal do jardim de flores. Sem eles, não temos tantas flores. Eles não prejudicarão as flores, apenas a folhagem, e sua presença significa que você terá mais plantas nos próximos anos.
Se for necessário, a remoção manual é a melhor maneira de erradicar lagartas. Elas podem parecer um pouco intimidadoras com seus tufos de pelos espinhosos, mas são completamente inofensivas ao toque. Basta arrancá-las e realocá-las. Ou, descarte-as da maneira que preferir.
Cochonilha
Gerencie-as prontamente para proteger contra danos graves.
Os insetos cochonilhas, por outro lado, não têm um estágio de borboleta bonito. Não tenho afeição por essas pequenas pragas estranhas que tendem a ser resistentes aos métodos tradicionais. As cochonilhas são pragas comuns no jardim que se congregam em caules e sob folhas, realmente em qualquer lugar da folhagem. Elas perfuram a membrana e sugam a seiva, esgotando o hospedeiro de nutrientes e umidade.
Identificação e Controle
A gravidade dos danos depende do tipo de cochonilha e de quão abundantes elas são. Algumas podem matar uma planta muito rapidamente, enquanto outras podem não causar danos graves. Essa não é uma chance que gosto de correr, então me livro delas quando as vejo.
Algumas cochonilhas parecem pequenas bolhas gelatinosas fixadas nas folhas. Provavelmente você não as verá se movendo muito, porque uma vez que se fixam, passam a maior parte do tempo se alimentando. Elas tendem a se agrupar em grupos, o que facilita a identificação. Podem ser marrons, amarelas, castanhas ou brancas.
A melhor maneira de prevenir esses insetos é praticar uma boa higiene. Limpe ao redor da base dos seus canteiros e inspecione regularmente em busca de sinais de pragas. Um excremento pegajoso chamado melada geralmente é deixado nas folhas e caules que esses insetos mastigam. O mofo preto pode crescer nessa melada, inibindo a fotossíntese e prejudicando ainda mais a planta.
Atraia insetos benéficos para o jardim com muitas fontes de néctar. Esses predadores fazem o melhor trabalho de manter as populações de pragas do seu jardim baixas sem produtos químicos agressivos. Finalmente, mantenha suas plantas fortes. Dessa forma, elas têm uma chance melhor de resistir aos danos até que você erradique as cochonilhas.
Aplicar inseticidas de amplo espectro não é um método preferido com essas ou quaisquer pragas. A razão é que eles também matam as populações de insetos benéficos. Então, você não tem proteção natural contra os insetos incômodos.
Se a infestação for pequena e localizada, um cotonete embebido em álcool é uma boa ferramenta para remoção. Basta usar o cotonete para limpá-las. Se a infestação for mais extrema, o óleo de neem e os óleos hortícolas são tratamentos válidos. O óleo hortícola é melhor aplicado no final do inverno, enquanto as cochonilhas estão dormentes. Este é o momento em que os jovens cochonilhas estão ativos e fáceis de matar.
Ácaro-Aranha
Previna danos com boa higiene e rega adequada.
Eu não desejo uma infestação de ácaros-aranha para nenhum jardineiro. Essas pragas podem ser particularmente problemáticas em plantas de interior devido à falta de predadores em casa. Eles têm muitos predadores naturais no jardim, então não dominam da mesma forma, mas ainda são um incômodo.
Os ácaros-aranha causam problemas semelhantes aos das cochonilhas. Eles perfuram as membranas das folhas e sugam a seiva, prejudicando a saúde geral. Eles são tão pequenos que muitas vezes passam despercebidos até que o dano se torne óbvio. Uma pequena infestação é improvável de prejudicar uma malva-real madura, mas uma grande infestação pode.
Identificação e Controle
Como os ácaros-aranha são tão pequenos, são difíceis de detectar por conta própria. Felizmente, eles constroem teias finas sob as folhas e em outros locais abrigados nas plantas que infestam. Procure nas junções entre folhas e caules e em outros lugares que proporcionariam abrigo. Se você vir essas teias, provavelmente tem ácaros-aranha.
Em termos do que eles fazem às suas presas, as folhas podem ficar bronzeadas na parte superior. Pequenos pontos brancos ou amarelos podem aparecer na folhagem. Certas plantas podem ter folhagem distorcida, especialmente as folhas novas. As folhas cairão em estágios avançados.
Boa higiene é importante para prevenir ácaros-aranha. Mantenha seus canteiros limpos e arrumados. Os ácaros-aranha não gostam de umidade, então são principalmente um problema nos meses secos. Mantenha suas plantas bem regadas, pois plantas estressadas pela falta de água são mais suscetíveis a danos.
Os ácaros-aranha podem ser um desafio para se livrar uma vez que estabelecem uma população em uma planta. Borrifar álcool isopropílico é uma maneira confiável de matá-los. Canela, hortelã e óleo de neem também funcionam. Fazer isso muitas vezes secará suas malvas-reais, então não deixe o álcool por muito tempo.
Um jato forte de água reduzirá a população de ácaros, mas não completamente. Miticidas são uma opção melhor do que outros inseticidas, pois os ácaros-aranha podem rapidamente se tornar resistentes a eles.
Cochonilha-Farinhenta
Para proteger suas malvas-reais, mantenha a vigilância e incentive predadores naturais.
As cochonilhas-farinhentas são pequenas pragas brancas que sugam a seiva e têm uma aparência fofa. A “fofura” é na verdade um revestimento ceroso, que torna esses insetos mais resistentes aos pesticidas. Como outra espécie de cochonilha, elas têm comportamento muito semelhante. Elas se congregam na folhagem e deixam uma bagunça pegajosa, drenando o hospedeiro de nutrientes. Estas são uma ameaça à saúde geral da planta e precisarão ser tratadas para mantê-la viva.
Identificação e Controle
As cochonilhas-farinhentas são fáceis de