O que Está Atacando Minhas Dálias? 8 Pragas para Ficar de Olho

O que esperar nesse post

Dálias

As dálias são perenes vibrantes e chamativas. Elas são valorizadas por suas grandes, coloridas e intrincadas flores que fazem lindos arranjos. Não são o que eu chamaria de plantas de baixa manutenção, mas são deslumbrantes e valem o esforço.

As flores de dália variam em uma ampla gama de cores, tamanhos e formas, desde pequenos pompons até grandes belezas do tamanho de um prato. Elas são comestíveis, com um sabor levemente doce e picante. Como a maioria das flores comestíveis, não são apenas atraentes para os humanos, mas também muito procuradas por várias pragas de jardim.

Nunca esquecerei meu primeiro ano plantando dálias e observando aqueles botões espetaculares incharem. Com toda a expectativa de uma criança no primeiro dia de aula, fui colher minhas lindas flores ‘Creme de Cassis’. Imagine minha decepção ao descobrir que alguém, ou algo, havia comido buracos naquelas deslumbrantes pétalas roxas.

Como o azar quis, as tesourinhas destruíram minhas flores e não parou por aí. A próxima flor, e a seguinte, foram todas comidas antes que eu tivesse tempo de cortá-las. Vários anos depois, aprendi alguns truques e descobri quais pragas mais gostam de dálias.

Vamos falar sobre quais pragas estão comendo suas dálias e o que você pode fazer a respeito.

Pulgões

Essas pragas comem quase tudo no jardim, incluindo dálias.

Os pulgões são uma das pragas de jardim mais comuns. Esses insetos incômodos comem quase tudo no jardim e podem realmente causar estragos. Essas pragas que comem dálias sugam a seiva das plantas e deixam para trás uma bagunça pegajosa e doce chamada melada.

A melada é um problema tão grande quanto os insetos que a excretam. Este excremento doce atrai formigas e fornece um local perfeito para o crescimento de fungos de fuligem preta. Este fungo interfere na fotossíntese. Assim, suas plantas não apenas sofrem com a falta de nutrientes, mas também não produzem a clorofila tão importante.

Os pulgões são fáceis de identificar e são uma praga de dália razoavelmente comum. Eles são pequenos (cerca de 1-3 mm de comprimento) com corpos macios. Aparecem em tons de vermelho, verde, rosa, amarelo, preto ou verde, mas todos têm características semelhantes. Têm pernas longas e tubos curtos que se projetam de suas orelhas, embora seu tamanho dificulte a visualização.

Você os encontrará principalmente em caules e na parte inferior das folhas. Eles se aglomeram em grupos e normalmente preferem o crescimento novo e tenro. Eles fazem as folhas enrolarem e murcharem, deixando para trás melada que desenvolve fungos de fuligem preta.

É difícil prevenir completamente os pulgões no jardim. Mas há práticas positivas que mantêm suas populações baixas. Incentive insetos benéficos, como joaninhas, crisopídeos e vespas parasitas. Todos gostam de se alimentar de pulgões. Evite a superfertilização, pois eles preferem o crescimento novo e tenro que o excesso de nitrogênio produz.

A remoção física é eficaz. Um jato forte de água os derrubará das plantas. Mas as dálias podem ser sensíveis, então isso nem sempre é a melhor ideia. Se a infestação for pequena, removê-los manualmente também é eficaz. Óleo de neem e sabões inseticidas os eliminarão. No entanto, estes não são bons para polinizadores, então evite usá-los perto ou nas flores.

Incentivar insetos benéficos é uma ótima maneira natural de controlá-los a longo prazo. Plante uma grande diversidade de plantas com flores para atraí-los.

Ácaros

Reproduzindo-se rapidamente, os ácaros podem dominar seu jardim se não forem controlados.

Os ácaros são um verdadeiro incômodo e, embora sejam menos comuns, você pode encontrar essas pragas comendo dálias também. Eles são mais comuns durante o clima quente e seco. Esses pequenos insetos perfuram o tecido das folhas e sugam o fluido de suas dálias. Eles podem ser seriamente danosos se não forem controlados.

Os ácaros são minúsculos, então são difíceis de detectar. Você pode ver suas teias finas na parte inferior das folhas ou nos pecíolos. Os sinais de infestação incluem pontuações nas folhas, pequenos pontos amarelos ou brancos. Folhagem seca com descoloração amarelada ou bronze é outro sinal.

A umidade é inimiga dos ácaros, então a umidade é a melhor prevenção. Mantenha suas plantas bem regadas e saudáveis, e borrife a folhagem de vez em quando. Isso é útil durante períodos secos. É importante manter o espaçamento adequado e a circulação de ar.

Os ácaros têm muitos predadores naturais. Você pode atrair esses insetos predadores com flores ricas em néctar, o que é uma ótima maneira de combater essas pragas. Óleo de neem, óleo hortícola e sabão inseticida também são tratamentos eficazes.

Tripes

Essas são uma das pragas de dália mais destrutivas.

Os tripes são pequenas pragas que comem dálias com asas. Eles geralmente não têm mais de 1/16 de polegada de comprimento, então são difíceis de ver. Apesar de seu pequeno tamanho, podem ser bastante destrutivos. Eles perfuram as células das plantas e sugam o conteúdo, deixando as plantas sem nutrientes e umidade.

Os tripes são pequenos, então são difíceis de detectar. Eles deixam listras prateadas ou descoloridas nas folhas, e você pode identificá-los por seus excrementos. Eles deixam pequenos pontos pretos, geralmente na parte de trás das folhas. Folhas, botões e flores enrolados ou deformados são outro sinal de sua presença.

Mantenha suas dálias saudáveis e inspecione-as regularmente. Você pode usar óleo de neem como preventivo, mas a melhor defesa são os insetos predadores benéficos. Atraia-os com flores ricas em néctar.

Armadilhas adesivas amarelas são altamente eficazes contra tripes, mas também têm potencial para prejudicar insetos benéficos. Eles são atraídos pela cor e depois ficam presos e não conseguem escapar. O óleo de neem é um tratamento eficaz para uma infestação.

Lagartas

Buracos grandes indicam um possível problema com lagartas.

Existem várias lagartas que são pragas de dálias e têm o potencial de causar danos significativos. Lagartas do repolho, lagartas do milho, lagartas do exército e lagartas cortadeiras todas comem folhas de dália, e algumas vêm também para os botões. Elas deixam sua folhagem mastigada e irregular, e mastigam os botões das flores, deixando centros ocos.

As lagartas são tipicamente fáceis de ver. Elas são lentas e passam a maior parte do dia comendo. Se você notar folhas mastigadas e pequenos excrementos em forma de pelotas, elas são o culpado mais provável.

As lagartas do exército são um pouco mais difíceis porque são pequenas e seu dano tem uma aparência diferente. Essas pequenas lagartas trabalham em grandes grupos e comem o tecido de suas folhas, deixando para trás um esqueleto marrom e rendado.

As lagartas são complicadas porque seus equivalentes adultos geralmente voam e colocam ovos onde seus filhotes podem se alimentar. É difícil prevenir isso. Barreiras físicas são ótimas para essas e algumas outras pragas que destroem suas flores. Eu uso sacos de organza para cobrir minhas flores. Isso as mantém perfeitas para corte.

Como são fáceis de ver e tipicamente localizadas, a coleta manual é uma maneira eficaz de erradicar essas pragas de dálias. Atraindo insetos predadores pode ajudar a manter as populações sob controle. Você também pode aplicar Bacillus thuringiensis, que é um inseticida bacteriano natural. É tóxico para lagartas, mas não prejudica os polinizadores.

Tesourinhas

Essas pragas também são insetos benéficos no jardim.

As tesourinhas são uma praga que come dálias, mas também servem como predadores de outras pragas de dálias. Elas podem ser benéficas dessa forma, mas também podem destruir suas flores. Elas se alimentam à noite, então às vezes é difícil identificá-las.

Se você não está familiarizado com elas pelo nome tesourinha, também são comumente chamadas de percevejos de pinça. Elas têm cerca de meia polegada de comprimento, são marrons escuras e têm pinças assustadoras na frente de suas cabeças.

O dano que deixam geralmente é nas flores. Elas mastigam as bordas das pétalas, deixando rasgos e buracos irregulares. Elas também podem mastigar a folhagem, mas tipicamente perto do solo, onde não é perceptível. Seu dano acontece durante a noite.

Essas pragas são a verdadeira razão pela qual uso esses sacos de organza em minhas flores. Elas destroem flores, o que é triste, mas comem outros insetos incômodos, então são boas dessa forma. Cobrir os botões com esses sacos permite que as flores desabrochem e mantém fora as pragas que as mastigariam.

Terra de diatomáceas polvilhada ao redor da base da planta é geralmente uma boa maneira de afastar insetos rastejantes. Você pode removê-las manualmente ou criar barreiras com armadilhas adesivas ou fita ao redor dos caules para evitar que subam.

A coleta manual e a armadilha são os melhores métodos de eliminação. Encha recipientes rasos com óleo vegetal e molho de soja. Coloque-os perto de suas dálias durante a noite. As tesourinhas entrarão e se afogarão.

Lesmas e Caracóis

Atacando à noite, lesmas e caracóis podem rapidamente desfolhar plantas de dália.

Lesmas e caracóis estão entre as pragas mais danosas que você encontrará comendo dálias. Eles gostam especialmente de clima fresco e úmido. Eles são atraídos pelos caules crocantes, folhagem tenra e pétalas. Eles causam mais danos a plantas jovens e podem rapidamente arruinar suas dálias se você não os pegar a tempo.

Lesmas e caracóis são pragas maiores e você pode geralmente vê-los se estiverem presentes quando estiver examinando a planta. No entanto, eles tendem a se alimentar à noite, então você pode apenas ver os buracos irregulares que deixam e seu resíduo viscoso deixado na noite anterior. Eles podem mastigar completamente os brotos jovens.

Caracóis e lesmas tendem a se esconder em camadas espessas de cobertura morta e outros detritos, especialmente quando o solo está úmido. Mantenha o solo limpo sob suas dálias para manter essas pragas afastadas. Você pode polvilhar terra de diatomáceas ou cascas de ovo ao redor da base das plantas para manter essas e outras pragas de corpo mole afastadas.

A coleta manual funciona se você conseguir encontrá-los; é melhor fazer isso à noite ou de manhã cedo. Basta pegá-los e colocá-los em uma tigela com água e sabão. Armadilhas de cerveja também são eficazes. Um prato raso, enterrado ao nível do solo e cheio de cerveja, os atrairá. Eles cairão e se afogarão.

Cigarrinhas

Embora menos comuns, as cigarrinhas são bastante danosas.

As cigarrinhas são pequenas, rápidas e danosas para as dálias. Essas pragas de dálias gostam de clima quente e seco. Elas são menos comuns do que algumas outras pragas que comem dálias, mas podem causar estresse e espalhar doenças. Elas carregam vírus que são danosos para as plantas, embora as dálias não sejam especialmente suscetíveis.

Procure por pontuações pálidas ou manchas nas folhas. Aparecem principalmente ao redor das veias. As folhas podem ter uma aparência queimada e parecer amarelas ou marrons. Elas também podem parecer desbotadas. Infestações severas podem resultar em folhas enroladas e distorcidas.

Evite a superfertilização de suas dálias. O excesso de nitrogênio atrai essas e outras pragas que se alimentam de seiva. Coberturas de fileiras flutuantes são eficazes, mas podem ser desafiadoras de trabalhar. Incentive insetos benéficos que se alimentam de cigarrinhas e seus ovos.

Algumas fontes dirão que você pode espirrálas com um jato forte de água, mas é provável que voltem. Sabão inseticida e óleo de neem são eficazes contra cigarrinhas em seu estado de ninfa. Você vai querer repetir este tratamento em intervalos de cinco a sete dias até que sejam erradicadas.

Percevejos Manchados

Os percevejos manchados são difíceis de capturar e controlar.

Finalmente, os percevejos manchados são uma praga que come dálias que você pode não estar ciente, e podem ser bastante destrutivos. Esses insetos sugadores de seiva podem danificar seriamente suas dálias, e são difíceis de capturar. Os pequenos insetos ovais são marrons, bronzeados ou verdes com marcas amarelas. Eles têm uma marca de triângulo distinta nas costas.

Essas pragas são facilmente reconhecíveis por sua coloração e aquela marca de triângulo distinta nas costas. Os sinais de que estão presentes incluem botões de flores enegrecidos ou deformados, listras marrons nas pétalas e folhagem deformada. Onde perfuram o tecido, injetam enzimas para liquefazer e sugar a seiva. Isso deixa pequenas manchas afundadas e necroses nas bordas.

Evite a superfertilização, pois esses são pragas que sugam seiva das dálias. Incentive predadores benéficos, como libélulas e aranhas, para ajudar a manter as populações escassas. Inspecione suas plantas regularmente para detectar qualquer problema cedo.

Remova o material vegetal danificado para desencorajar seu retorno e prevenir a propagação de outras pragas. Pela manhã, você pode aspirar as folhas, pois eles estão letárgicos no início do dia. Sabões inseticidas e óleo de neem são tratamentos eficazes contra percevejos manchados.

Continue sua leitura aqui