Pragas da Batata
As pragas da batata são improváveis, embora gostem de atacar plantas fracas. Comece a fortalecer as defesas das suas batatas mantendo-as bem nutridas, hidratadas e com boa luminosidade. As batatas apreciam sol pleno, umidade regular e muitos nutrientes.
Outra coisa a se notar é que a maioria dos danos às plantas é causada por fatores abióticos (não vivos), não bióticos (vivos). Primeiro, certifique-se de que as plantas têm pragas antes de tratá-las, pois tratamentos desnecessários podem causar mais problemas do que resolver! Use cautela, pratique a observação e intervenha quando necessário.
A melhor maneira de fortalecer a colheita é adicionando regularmente composto. O composto contém nutrientes, micróbios e minhocas. Quando você o adiciona aos solos existentes, a vida do solo do composto se infiltra no jardim. Isso ajudará suas batatas a resistirem a pragas, patógenos e condições ambientais adversas.
Cultivo de Cobertura: Trevo Vermelho
Este trevo anual tem cabeças de flores maiores e alongadas com flores vermelhas profundas e duradouras que atraem insetos benéficos, como joaninhas e abelhas. Como outros trevos, o trevo vermelho fixa nitrogênio, mas cresce mais rápido para benefícios rápidos ao seu jardim. O trevo vermelho cresce melhor em clima fresco, por isso cultive-o como uma cultura de cobertura na primavera ou no outono.
Besouro da Batata do Colorado
Os besouros da batata do Colorado em vários estágios de vida danificam folhas, caules e flores de batata.
Uma das pragas de batata mais comuns, os besouros da batata do Colorado têm alguns estágios de vida que afetam o crescimento da sua colheita. Os besouros adultos são laranja-avermelhados com listras pretas, e as larvas são laranjas com pontos pretos. As larvas e os adultos se alimentam de folhas, caules e flores acima do solo.
A rotação de culturas é fundamental para gerenciar esses besouros. Os adultos passam o inverno no solo e emergem na primavera para colocar ovos em plantas da família das solanáceas, como berinjelas, tomates e pimentões. Alterne o local onde você cultiva essas culturas a cada três anos para evitar que os besouros formem grandes populações.
Quando os besouros da batata do Colorado aparecerem, a melhor coisa a fazer é removê-los manualmente das suas plantas. Aspiradores de plantas tornam essa tarefa divertida. Basta passá-los ao redor das suas plantas e sugar os besouros. Coloque os besouros em um balde com água e sabão, depois compostá-los ou enterrá-los após morrerem. Se eles não estiverem presentes no solo, você pode usar coberturas de fileiras no início da primavera para proteger as culturas dos adultos.
Cigarrinhas da Batata
As cigarrinhas sugam a seiva das folhas, tornando-as amarelas e marrons quando em grande número.
As cigarrinhas são pequenos insetos sugadores de seiva que são prejudiciais em grandes números. Algumas não prejudicarão suas plantas, embora grandes populações possam dizimar as colheitas. Você notará pontilhado ou manchas nas folhas onde elas frequentam. As pontas das folhas ficam amarelas e marrons após longos períodos de infestação.
As cigarrinhas geralmente atacam plantas maduras enquanto formam tubérculos no subsolo. Evite que cheguem usando uma cobertura de fileira em suas plantas quando os insetos estiverem abundantes. Um spray diário com um jato forte de água pode ajudar a derrubar os adultos das folhas.
A maioria das infestações em jardins domésticos não requer tratamento, pois essas pragas são mais um incômodo do que uma ameaça à sua colheita de batata. Deixe-as para que predadores benéficos possam vir e comê-las; muitos outros bichos acham as cigarrinhas saborosas!
Esses insetos saltadores podem ser problemáticos em ambientes internos ou em estufas. Trate infestações extensas com um sabão inseticida ou óleo hortícola orgânico, como o neem. Pulverize pela manhã ou à tarde para evitar prejudicar polinizadores que frequentam plantas de estufa. Remova as flores de batata antes de pulverizar para evitar que insetos benéficos toquem suas plantas após a pulverização.
Besouros Pulga
Eles mastigam buracos nas folhas enquanto as larvas danificam as batatas no subsolo.
Os besouros pulga atacam folhas, tubérculos e raízes como adultos e larvas. Os pequenos besouros adultos pretos e redondos se alimentam da folhagem, criando pequenos buracos redondos nas folhas infectadas. As larvas são pequenos vermes brancos que podem causar danos às batatas em grandes números.
A prevenção é a melhor maneira de manter essa praga longe das suas batatas. Remova ervas daninhas dos canteiros de jardim no final do inverno e início da primavera para remover besouros que passam o inverno. O uso de coberturas de fileiras flutuantes impede que adultos emergentes pousem em suas plantas em maturação.
O tratamento pode ser necessário se os vermes jovens e adultos forem persistentes. Pulverize tratamentos orgânicos que visem os besouros pulga e siga o rótulo no frasco para instruções adequadas.
Larvas de Fio
Elas cavam túneis nos tubérculos no subsolo, às vezes permanecendo no solo por anos.
As larvas de fio são larvas que visam batatas em crescimento no subsolo. Elas são brancas ou vermelhas e podem permanecer no solo por três a sete anos. Elas criam túneis nos tubérculos que convidam ao apodrecimento e infecções fúngicas. Embora sejam prejudiciais, geralmente não estão presentes no jardim doméstico, a menos que tenham sido um problema em anos anteriores.
Pratique a rotação de culturas para desencorajar a presença das larvas em canteiros existentes. Antes de tratar, primeiro teste o local para ver se elas estão presentes. Enterre um pedaço de batata no solo com uma bandeira saindo um mês antes do plantio. Desenterre a armadilha após 10 dias e inspecione o tubérculo para ver se as larvas estão presentes.
Se estiverem presentes, considere cultivar suas culturas em uma área separada onde não sejam abundantes. Use canteiros elevados, recipientes ou sacos de cultivo enquanto espera de três a sete anos. Teste o local a cada ano e espere para plantar nessa área até que as larvas não estejam mais lá.
Broca Europeia do Milho
Elas cavam túneis nos caules, passam o inverno como larvas e emergem como mariposas.
As brocas europeias do milho são vermes anelados que são as larvas de uma mariposa branca, amarela e marrom. As brocas cavam túneis nos caules e pupam, emergindo no verão como mariposas adultas. As mariposas põem ovos que eclodem em larvas; as larvas então passam o inverno até o próximo ano, quando emergem e iniciam o ciclo novamente.
Essas pragas raramente infectam batatas, a menos que suas populações sejam grandes e altamente presentes na região. Elas preferem milho, embora possam atacar plantas de batata próximas quando há muitas delas. Previna sua chegada com coberturas de fileiras para impedir que as mariposas ponham ovos.
Uma vez que as brocas cavem túneis nos caules, é tarde demais para tratá-las. Plante sua cultura em um novo local nos próximos dois ou três anos e colha tubérculos de plantas murchas antes que estraguem no solo.
Besouros de Bolha
Eles vêm em várias cores, e suas larvas comem ovos de gafanhoto.
Os besouros de bolha são besouros longos, esguios e escuros que parecem formigas gigantes. Algumas espécies têm listras laranja e pretas, enquanto outras são totalmente pretas ou marrons. Eles são um inseto complicado de tratar, pois seus jovens são benéficos; as larvas comem ovos de gafanhoto em campos agrícolas!
Embora esses insetos raramente sejam pragas no jardim doméstico, podem ser um problema quando os adultos emergem no início a meados do verão. Eles se alimentam das folhas e flores, dizimando plantas em crescimento. Você verá alguns deles e depois muitos de uma vez.
Se ocorrerem infestações pesadas, considere usar óleo de neem ou sabão inseticida nas áreas onde os insetos estão presentes. Pulverize pela manhã ou à tarde e evite pulverizar flores que os polinizadores frequentam.
Pulgões
Eles perfuram folhas tenras, multiplicando-se rapidamente e dominando as plantas se não forem controlados.
Os pulgões são pragas comuns de milhares de espécies de plantas, incluindo batatas! Eles são pequenos insetos de corpo mole com peças bucais sugadoras de seiva que perfuram folhas tenras. Eles são inofensivos em pequenos números, embora se reproduzam rapidamente e possam dominar após alguns dias de expansão descontrolada.
Os pulgões são difíceis de prevenir porque são pequenos e incrivelmente comuns. Predadores naturais de pulgões são uma grande vantagem no jardim, pois ajudam a manter as populações de pragas no mínimo. Joaninhas, percevejos piratas e vespas parasitas são todos úteis na batalha contra pulgões prejudiciais.
Se os pulgões aparecerem, tente borrifá-los das plantas diariamente com uma mangueira. Após uma ou duas semanas de pulverização diária, os insetos devem desaparecer. Não espere para borrifá-los, pois eles rapidamente explodirão em tamanho populacional após alguns dias.
Traça da Batata
As traças da batata entram nos tubérculos através de rachaduras no solo, alimentando-se de batatas próximas à superfície.
Uma mariposa cinza põe ovos que eclodem em traças da batata. Os vermes são larvas da mariposa e atacam tubérculos em crescimento enquanto amadurecem. Eles usam buracos e rachaduras no solo para entrar nos tubérculos nos dois centímetros superiores do solo.
Evite que as traças da batata cavem túneis nos tubérculos cobrindo-os com solo ou composto enquanto se formam. A cobertura de fileiras ajuda a evitar que as mariposas ponham ovos no início da primavera. Sempre plante sementes livres de doenças e pragas de um fornecedor confiável.
Tratamentos biológicos usam predadores naturais a seu favor. Nematóides são um desses predadores que são incrivelmente úteis para atacar os vermes. Encontre uma espécie como Hexamermis, Steinerma ou Heterorhabditis; eles comem as traças da batata e não são prejudiciais às suas plantas ou ao solo.
Gorgulho
Eles mastigam folhas, brotos e tubérculos de batata, causando declínio das plantas em regiões mais quentes.
Os gorgulhos são incômodos! Tanto os adultos quanto as larvas atacam tubérculos, brotos e folhagem. Essas pragas cavam túneis nas batatas, mastigam buracos irregulares nas folhas e causam o declínio das plantas de batata. Eles são mais ativos em estados do sul, como Califórnia, Arizona e Oklahoma, do inverno ao início do verão.
Previna infestações de gorgulhos plantando batatas no outono ou inverno em regiões amenas, quando eles estão menos ativos. Os adultos fazem marcas entalhadas nas folhas acima do solo quando estão ativos à noite. Se você é uma pessoa noturna, pode inspecionar suas batatas à noite e remover manualmente os gorgulhos das folhas.
Adicionar nematóides benéficos ao jardim pode ajudar a manter as populações de gorgulhos sob controle. Esta opção de tratamento é a menos prejudicial, pois os predadores benéficos transformam os gorgulhos em matéria orgânica para o solo. Se você decidir usar um pesticida orgânico, siga o rótulo para instruções adequadas sobre como usá-lo.
Larva Branca
Elas são as larvas dos besouros de maio e crescem de pequenos vermes brancos a larvas de quase uma polegada.
As larvas brancas são as larvas dos besouros de maio. Como o nome sugere, os besouros emergem por volta de maio quando as temperaturas estão esquentando e os dias estão se alongando. As larvas são pequenas e brancas quando jovens e quase uma polegada de comprimento quando maduras. Elas têm cabeças marrons e três pares de pernas.
Essas larvas são particularmente perigosas, pois podem se alimentar de batatas no subsolo por muitas semanas antes que a folhagem acima do solo mostre sintomas de declínio. A rotação de culturas é o método de controle mais eficaz, pois impede que populações que passam o inverno se acumulem no solo.
Os adultos raramente estão presentes na folhagem, e o problema são principalmente as larvas no subsolo. Pratique a rotação de culturas plantando feijões, ervilhas ou trevo por três anos antes de plantar batatas no mesmo local. A aragem pode expor as larvas aos pássaros em áreas onde eles frequentam.
Grilo-toupeira do Sul
Os grilos-toupeira usam suas pernas dianteiras em forma de pá para cavar e encontrar alimento no subsolo.
Os grilos-toupeira são insetos fascinantes! Eles se parecem com grilos, exceto que têm mãos de escavação em suas pernas dianteiras, como mãos de toupeira. Eles usam essas pernas para cavar no solo e encontrar locais adequados para alimentação, hibernação e postura de ovos.
Os ovos eclodem em ninfas que são como mini versões dos adultos, e as ninfas têm seis ou mais estágios de muda antes de se transformarem em adultos de tamanho completo. Eles são comuns em estados quentes do sul e raros em estados frios do norte.
Diversas moscas, nematóides e vespas são excelentes controles biológicos para os grilos-toupeira do sul. Libere-os de acordo com suas instruções para garantir que encontrem os grilos.