Manejo Integrado de Pragas no Jardim de Outono

O que esperar nesse post

O Outono é Meu Momento Favorito no Jardim

O outono é minha época favorita no jardim. Não só é muito mais fácil estar ao ar livre do que no verão, mas também posso trabalhar com plantas que estão se recuperando do calor intenso. Durante o outono, há muita propagação e semeadura a fazer. É também o momento perfeito para o manejo integrado de pragas no outono.

Embora possa fazer sentido para alguns adotar uma política de terra arrasada e remover todas as plantas onde pragas e doenças se abrigam durante o inverno, essa não é a melhor abordagem. Manter o ecossistema do seu jardim é uma parte importante para manter as pragas afastadas. É um equilíbrio delicado, e há uma linha tênue entre muita ação e não o suficiente.

Mas, uma vez que você entra no ritmo do manejo integrado de pragas no outono, seu jardim praticamente fará o trabalho de gerenciar os problemas para você. O objetivo geral é promover a vida selvagem benéfica e reduzir as áreas onde pragas e doenças proliferam.

Passo 1: Limpar Detritos

Descarte folhas infectadas para proteger o jardim do próximo ano.

Esta é uma parte importante da sua estratégia de manejo integrado de pragas no outono. Onde as plantas são propensas a doenças que prosperam em detritos de jardim, remova-os e composte ou descarte-os.

Recolha e jogue fora as folhas de qualquer árvore frutífera que tenha adquirido míldio pulverulento ou infecções fúngicas. Folhas caídas de anuais de verão doentes ou infestadas por pragas também devem ser jogadas no lixo. Mantenha-as fora da pilha de compostagem para evitar que se espalhem de volta para o jardim. O mesmo vale para frutas caídas. Remova-as para evitar abrigar pragas.

Não limpe completamente o jardim ainda. Este é o momento de simplesmente considerar quais plantas são mais propensas a contrair pragas ou doenças e remover os detritos que permitem que pragas e doenças passem o inverno.

Passo 2: Descartar Plantas Gastas e Infestadas por Pragas

Limpar culturas gastas ajuda o novo crescimento a prosperar facilmente.

Se você é como eu, pode querer manter aquela planta de tomate por mais tempo do que deveria estar no jardim. À medida que o outono avança, você precisa de espaço para suas hortaliças de outono. Portanto, uma parte importante do manejo integrado de pragas no outono é remover as antigas. O velho ditado sobre o que não te serve mais é pertinente aqui.

Aquelas plantas que nunca te deram uma boa colheita, ou que simplesmente pegaram muitas pragas e doenças, também devem ir. Assim como os detritos que você acabou de ensacar e descartar, faça o mesmo com essas coisas. Não há necessidade de compostar e espalhar. Qualquer coisa que não tenha doenças ou pragas é boa para compostagem.

Deixe suas perenes amarronzadas que se renovam na primavera por enquanto, a menos que tendam a atrair pragas. Se o fizerem, corte-as ao nível do solo.

Passo 3: Deixe as Folhas

Pilhas de folhas criam naturalmente lares quentes para o inverno.

Deixar as folhas não só apoia invertebrados úteis, mas também fornece uma boa fonte de cobertura orgânica que regula a temperatura do solo e fornece nutrientes à medida que se decompõe. Quando dizemos “deixe as folhas”, queremos dizer aquelas que não são pestilentas. As folhas da maioria das árvores decíduas são boas para uso.

Há outras coisas que você pode fazer com essas folhas se sua associação de moradores exigir que você as recolha. Você pode gentilmente varrê-las para seus canteiros de jardim para cobrir o solo exposto durante o outono e inverno, ou triturá-las antes de fazer isso para garantir que se decomponham facilmente.

Outra emenda de solo realmente incrível que vem das folhas caídas é o mofo das folhas. Reúna todas as suas folhas e empilhe-as em canteiros de jardim vazios, sacos de empreiteiro ou até mesmo em pilhas. Durante o inverno, elas se decomporão e se tornarão quebradiças. Então, na primavera, incorpore um pouco delas na sua mistura de início de sementes.

Fazer isso dá a muitas criaturas um lugar quente para ficar quando está frio lá fora. Não são apenas insetos, mas anfíbios e répteis que controlam pragas para você nas estações mais quentes. Portanto, se você ainda não incluiu isso em sua rotina de manejo integrado de pragas no outono, faça isso este ano.

Passo 4: Dividir e Podar Plantas

Pode ramos agora para evitar que doenças se espalhem mais tarde.

Se você quer garantir que suas plantas estejam saudáveis e felizes na próxima primavera, reserve um tempo para dividir aglomerados superlotados. Plante as divisões e dê-as a amigos, ou plante-as em outra área do jardim. Dê uma boa poda em plantas crescidas demais e aquelas suscetíveis a doenças fúngicas.

Ferrugem, míldio e mofo são todas doenças comuns que se instalam quando as plantas estão muito próximas umas das outras. Pragas também proliferam em folhagens densas. Ao dar um pouco de espaço às suas plantas agora, você garantirá que esses problemas sejam menos prováveis quando esquentar.

Outra tarefa importante para o manejo integrado de pragas no outono é a poda leve de árvores frutíferas. A forma como você poda depende do tipo de árvore que está cultivando e da maneira como deseja que ela cresça.

Plantas da família Rosaceae (maçãs, pêssegos, peras, damascos, etc.) adoram uma leve remodelação nesta época. Concentre-se agora em ramos doentes, mortos e danificados, deixando a poda mais pesada para o final do inverno ou início da primavera.

Passo 5: Colher Sementes

Deixar algumas vagens alimenta os pássaros durante o inverno frio.

Remova as cabeças de sementes de plantas que tendem a auto-semearem em um ritmo condensado. Isso evita o superlotamento, que promove taxas mais altas de pragas no jardim. Se hortaliças anuais se tornarem supercrescidas no verão, pegue essas vagens e limpe-as para semear no próximo ano.

Enquanto você está colhendo sementes, deixe as cabeças naquelas que são menos vigorosas e permita que algumas permaneçam nas plantas que alimentam a vida selvagem. Muitas sementes nativas fornecem alimento para pássaros canoros no inverno. Algumas vagens de sementes oferecem abrigo para insetos úteis depois de terem liberado suas sementes. Vagens de sementes com cavidades substanciais são perfeitas (como a flor-de-feijão de Illinois).

Passo 6: Gerenciar Pragas de Outono

Insetos benéficos ajudam a reduzir insetos que danificam plantas.

Se você está em uma região amena, é provável que ainda haja algumas pragas por aí. Nesse caso, uma parte importante do manejo integrado de pragas no outono é manter o controle das pragas enquanto elas ainda estão por aí. Aqui no norte do Texas, pulgões, ácaros, cigarrinhas e mais estão por aí até o Dia de Ação de Graças.

Recorra a meios não químicos de controle primeiro, garantindo que você tenha plantado uma variedade de flores que atraem insetos benéficos que fazem o trabalho por você. Este é um ótimo momento para semear flores de inverno que podem amadurecer antes da primeira geada. Em seguida, use meios mecânicos, removendo áreas fortemente infestadas das plantas e borrifando algumas com um forte jato de água de uma mangueira.

Se tudo isso falhar, pesquise como controlar a praga em questão nas plantas que você está cultivando. Isso lhe dá uma visão das estratégias mais eficazes para manter as pragas sob controle. Sempre use sprays orgânicos (ou certificados pela OMRI) se necessário, e use-os de manhã cedo antes que os polinizadores estejam ativos para evitar prejudicá-los.

Passo 7: Proteger Plantas Sensíveis

Coberturas de fileiras protegem plantas delicadas durante noites frias.

Se você está cultivando no limite da estação e tem plantas que são tolerantes à geada, mas não resistentes ao congelamento, dê-lhes uma camada de proteção. Uma cobertura de fileira, estufa fria ou cloche manterá plantas mais delicadas seguras em uma geada. Remova as coberturas quando as temperaturas atingirem 10°C (50°F). A capacidade das suas plantas de enfrentar os elementos as torna mais fortes a longo prazo contra pragas.

Certifique-se de que todas as suas plantas estão no lugar certo. Amantes da sombra devem estar em canteiros sombreados, e amantes do sol precisam de bastante acesso à luz solar. O solo adequado também é importante para a resiliência. Se você notar que uma planta teve dificuldades neste verão, realoque-a para uma área com as condições certas. Em seguida, cubra com cobertura morta para manter suas raízes aquecidas no inverno.

Passo 8: Apoiar Invertebrados Úteis

Plantas hospedeiras oferecem lares para borboletas se reproduzirem.

Mencionamos deixar as folhas. Esta é uma ótima maneira de proteger borboletas, mariposas e outros insetos que melhoram seu jardim com sua presença. Reduzir o uso de pesticidas, deixar caules e cabeças de sementes e podar minimamente (apenas quando necessário) também são medidas de apoio.

Plante flores de outono para alimentar populações migratórias de borboletas e inclua plantas hospedeiras em seu jardim de outono para dar-lhes um lugar para se reproduzirem e viverem. Se possível, deixe áreas do quintal um pouco selvagens para dar aos insetos áreas não perturbadas para passar o inverno.

Essas áreas selvagens também adicionam habitat para insetos benéficos que controlam pragas.

Conclusões

Sim, o outono é um período de desaceleração para muitos jardins, mas ainda não é hora de colocá-lo para descansar! Aqui estão algumas coisas que você pode fazer nesta estação para garantir que seu jardim esteja protegido o ano todo:

  • Cuide dos materiais vegetais doentes e remova detritos de plantas e árvores propensas a pragas.
  • Divida e pode plantas para melhor espaçamento.
  • Continue gerenciando pragas de outono, removendo-as à medida que as vê, e fornecendo bastante néctar para insetos predadores.
  • Fortaleça suas perenes e proteja-as durante os períodos mais frios do ano para que floresçam no próximo ano.
  • Deixe as folhas e mantenha partes do jardim densamente plantadas e um pouco selvagens, se possível.

Continue sua leitura aqui