Estratégias Naturais de Controle de Pragas para Lagartas do Repolho no Outono

O que esperar nesse post

As lagartas do repolho são algumas das pragas mais comuns e prejudiciais no jardim de outono. Embora possam parecer lagartas inofensivas, elas podem rapidamente danificar suas plantas.

Já vi lagartas do repolho devorarem brassicas, transformando colheitas robustas em folhas rasgadas e rendadas. Infestações grandes podem até consumir mudas inteiras em uma única noite!

Felizmente, lidar com as lagartas do repolho no outono é fácil. Familiarizar-se com a aparência e o ciclo de vida dessas pragas é um bom começo. Depois, você pode passar a preveni-las e controlá-las no seu jardim.

Tipos de Lagartas do Repolho

Existem algumas espécies diferentes de lagartas do repolho, e conhecer cada uma pode ajudá-lo a controlá-las no seu jardim. Aqui estão alguns tipos dessas lagartas que frequentemente se tornam pragas no jardim de outono.

Lagarta do Repolho Importada

Este é o tipo mais comum de lagarta do repolho no outono.

Quando as pessoas falam sobre lagartas do repolho, geralmente estão se referindo à lagarta do repolho importada (Pieris rapae). Esta espécie é nativa da Eurásia, mas é uma praga comum na América do Norte.

As pequenas borboletas brancas põem ovos cilíndricos, amarelos e minúsculos nas folhas das brassicas. Eventualmente, esses ovos eclodem em pequenas lagartas verdes que imediatamente começam a se alimentar da folhagem das brassicas. As lagartas continuam a se alimentar, mudar de pele e crescer até formarem uma pupa verde-clara algumas semanas depois.

As lagartas pupam por uma a duas semanas, depois emergem como adultas. Elas então começam seu ciclo de vida novamente. Em ambientes quentes, as lagartas do repolho importadas podem formar cinco gerações a cada ano.

Lagarta do Repolho com Listras Cruzadas

Essas lagartas coloridas são fáceis de identificar.

As lagartas do repolho com listras cruzadas causam danos semelhantes às lagartas do repolho importadas, mas diferem na aparência. As lagartas têm corpos cinza-ardósia, com topos levemente listrados e uma única faixa amarela e preta grande ao longo de cada lado. Suas cabeças são laranjas.

Os adultos são mariposas marrons que são principalmente ativas à noite. Elas põem aglomerados de ovos pequenos, redondos e amarelos na parte inferior das folhas das brassicas. Esses ovos eclodem em algumas semanas, e as larvas começam a se alimentar das culturas.

Pragas Semelhantes

Outras pragas semelhantes afetam as culturas no outono.

Numerosos outros tipos de larvas de borboletas e mariposas são pragas das culturas de outono. Embora essas pragas não sejam lagartas do repolho, elas se parecem e atacam as mesmas culturas.

A lagarta medideira (Trichoplusia ni) é uma lagarta verde pequena que é a forma juvenil de uma mariposa marrom. Você pode distingui-las de outras larvas pela maneira como se movem, arqueando o corpo.

As larvas da mariposa-das-crucíferas (Plutella xylostella) são verde-claras com um corpo que afina em direção à cabeça e à cauda.

Quais Culturas as Lagartas do Repolho de Outono Afetam?

As brassicas são vítimas comuns dos danos causados pelas lagartas do repolho de outono.

As lagartas do repolho se alimentam de membros da família das Brassicas. Infelizmente, um grande número de culturas de outono são brassicas.

Aqui estão algumas das culturas que as lagartas do repolho de outono comem:

  • Rúcula
  • Bok choy
  • Brócolis
  • Couve-de-bruxelas
  • Repolho
  • Couve-flor
  • Couve
  • Folhas de rabanete
  • Folhas de rutabaga
  • Folhas de nabo

Como Controlar as Lagartas do Repolho de Outono

As lagartas do repolho podem se tornar uma praga importante no jardim de outono, mas praticar algumas medidas de controle e prevenção evita que se tornem um problema sério.

Monitore as Culturas

Remova as lagartas assim que as avistar.

O primeiro passo para controlar as lagartas do repolho de outono é monitorar regularmente seu jardim em busca das pragas. As larvas pequenas não causam muitos danos às culturas, mas mesmo algumas lagartas grandes podem rapidamente dizimar couve, brócolis e outros vegetais de outono. Detectar as lagartas quando são pequenas permite removê-las antes que causem danos sérios às suas plantas.

Reserve pelo menos um dia por semana para caminhar pelo seu jardim e procurar lagartas do repolho. Lembre-se de procurar os ovos, bem como as larvas. Embora as borboletas brancas não danifiquem as brassicas, avistá-las significa que as lagartas podem aparecer em breve.

Como os ovos e as larvas gostam de se esconder na parte inferior das folhas, vire as folhas para verificar a presença das pragas. Você também deve inspecionar as fendas no meio das plantas, já que as larvas gostam de se esconder nesses espaços protegidos. Se você vir buracos em suas plantas, dê uma olhada mais de perto em busca das pragas.

Incentive Predadores Naturais

Convide insetos benéficos para o seu jardim.

Grandes surtos de lagartas do repolho de outono significam que você precisa agir, mas você não é o único que pode ajudar a manter o número de pragas baixo. Predadores naturais se alimentam das lagartas do repolho e impedem que suas populações saiam do controle.

Os predadores naturais incluem pássaros que comem as larvas e adultos, bem como insetos que se alimentam dos ovos e larvas. As vespas parasitas são a principal praga das lagartas do repolho, mas vespas, larvas de crisopídeos, aranhas e besouros terrestres também podem se alimentar dessas pragas.

Se você encontrar aglomerados de ovos que parecem estar cobertos por uma teia, significa que os insetos benéficos estão em ação. Esses aglomerados são os casulos das larvas parasitas que se alimentam das lagartas em desenvolvimento dentro dos ovos. Após as larvas das vespas consumirem as lagartas, elas emergem de seus casulos e continuam seu ciclo de vida.

Aqui estão algumas maneiras de incentivar predadores naturais a visitar e permanecer em seu jardim:

  • Plante uma diversidade de plantas com flores que forneçam alimento para predadores adultos. Ásteres, goldenrod, coentro, endro e alyssum-doce são algumas plantas que você pode adicionar ao seu jardim de outono.
  • Forneça uma fonte de água para os predadores. Um banho de pássaros é uma opção simples e eficaz.
  • Evite pulverizar inseticidas de amplo espectro que prejudicam indiscriminadamente os insetos. Em vez disso, escolha opções direcionadas e pulverize apenas as pragas que deseja eliminar.

Exclua Fisicamente as Pragas

Cubra as culturas suscetíveis para protegê-las.

Se você sabe que as lagartas do repolho de outono provavelmente se tornarão um problema em suas culturas, uma das maneiras mais fáceis de preveni-las é cobrir suas plantas. Tecido de cobertura ou rede de insetos manterão os adultos afastados das culturas e impedirão que ponham ovos nas plantas. Se você quiser usar este método, é importante cobrir suas plantas imediatamente após o plantio ou transplante.

Você pode usar coberturas leves para suas plantas durante os meses mais frios do outono, mas esteja ciente de que essas coberturas podem reter muito calor em dias quentes e ensolarados. A rede de insetos mantém os insetos afastados sem reter calor, por isso é frequentemente uma opção melhor se você quiser manter suas plantas frescas.

Você pode cobrir diretamente suas plantas ou estender as coberturas sobre arcos de metal. Independentemente da opção escolhida, use pesos para fixar as extremidades no chão, mantendo as coberturas no lugar e impedindo que as pragas entrem. Tijolos, sacos de areia e pedras grandes funcionam bem.

Remova as Lagartas do Repolho Manualmente

Retire as lagartas que você vê à mão para reduzir as populações.

Se você deixou suas plantas expostas às formas adultas das lagartas do repolho, pode em breve ver as lagartas rastejando em suas plantas. A inspeção regular permite detectar as lagartas quando ainda são pequenas e fáceis de controlar.

Uma das maneiras mais fáceis de remover algumas lagartas do repolho de suas plantas é retirá-las à mão. Basta pegar as lagartas com os dedos e colocá-las em um recipiente com água e sabão. Você também pode tentar sacudir as lagartas das plantas para a solução de sabão.

Lagartas menores podem ser difíceis de remover das plantas, mas você pode facilmente esmagá-las contra as folhas. Colocar luvas antes de realizar essa tarefa torna-a mais tolerável.

Pulverize com Inseticidas Orgânicos

Use produtos direcionados para infestações grandes.

Se você tem um jardim grande ou uma infestação significativa, remover as pragas manualmente pode não ser viável. Em vez de passar horas removendo as pragas à mão, você pode pulverizar as plantas infectadas com um inseticida orgânico.

Bacillus thuringiensis var. Kurstaki (Btk) é uma bactéria do solo naturalmente presente que funciona como um controle eficaz contra as lagartas do repolho. As bactérias afetam apenas membros da família Lepidoptera, que inclui todas as larvas de borboletas e mariposas. Não prejudica outros insetos como abelhas, joaninhas e crisopídeos.

O Btk atua interrompendo o sistema digestivo das larvas e impedindo-as de se alimentar. Os insetos devem ingerir a toxina para que seja eficaz, por isso é importante cobrir completamente todas as superfícies das plantas infectadas. As lagartas do repolho demoram alguns dias para morrer após ingerirem o Btk, então não se preocupe se ainda as vir em suas plantas logo após a pulverização.

Você frequentemente encontrará formas concentradas de Btk que exigem diluição antes da aplicação. Siga as instruções do pacote para misturar a proporção correta de água e pesticida, depois pulverize suas plantas pela manhã ou à noite. Um pulverizador de névoa fina permite cobrir facilmente todas as superfícies das culturas sem aplicar em excesso.

O Btk será lavado pela chuva e gradualmente degradado com a exposição à luz solar. Planeje reaplicar a substância a cada sete a dez dias se as pragas ainda estiverem presentes.

Continue sua leitura aqui