Enquanto muitas pragas de jardim são visíveis a olho nu, os nematoides das galhas radiculares se escondem abaixo da superfície do solo. Essas pequenas criaturas semelhantes a vermes são tão pequenas que os jardineiros muitas vezes percebem seus danos antes de localizar as próprias pragas.
E, meu Deus, os danos são únicos! Como o nome sugere, esse grupo de nematoides causa crescimento nodoso nas raízes das plantas. Embora esses crescimentos de aparência sci-fi sejam fascinantes de se ver, eles são sinônimos de plantas fracas e atrofiadas. Se não forem tratados, essas pragas podem destruir grande parte do seu jardim.
Antes de levantar as mãos e declarar os nematoides das galhas radiculares como vencedores, saiba que existem maneiras de gerenciar e controlar essas pragas. Vou abordar maneiras de determinar se você está lidando com nematoides das galhas radiculares, e depois compartilhar algumas estratégias de prevenção e controle.
O Que São Nematoides?
O filo Nematoda inclui espécies benéficas e prejudiciais.
Nematoides são um filo de pequenos vermes que contém cerca de 25.000 espécies individuais. Embora você possa não ver nematoides, há toneladas deles presentes no mundo—alguns cientistas acreditam que há cerca de 60 bilhões de nematoides para cada ser humano na Terra! Mas não se preocupe, nem todas essas criaturas são nematoides das galhas radiculares prejudiciais.
Nematoides podem sobreviver em condições diversas e com muitas fontes de alimentos diferentes. Alguns nematoides comem fungos, bactérias ou outras criaturas microscópicas. Outros nematoides alimentam-se de ovos ou larvas de insetos, tornando-se uma adição bem-vinda ao jardim se você estiver lidando com pragas como lagartas e larvas de moscas-das-raízes.
Outro grupo de nematoides, incluindo o nematoide das galhas radiculares, alimenta-se de tecido vegetal e prejudica as plantas alvo. Esse grupo de nematoides causa sérios danos às culturas em todo o mundo.
O Que São Nematoides das Galhas Radiculares?
Esses nematoides prejudiciais causam inchaços semelhantes a galhas nas raízes.
Os nematoides das galhas radiculares pertencem todos ao gênero Meloidogyne. Embora a aparência e o habitat ideal das espécies variem, todos se alimentam de raízes de plantas. À medida que as pragas se alimentam, elas causam o desenvolvimento de pequenos inchaços arredondados conhecidos como galhas nas raízes. Esses “nós” são o que dão nome a esses nematoides.
Essa praga microscópica prejudicial afeta várias plantas, incluindo comestíveis e ornamentais. As plantas infectadas variam dependendo da espécie exata de nematoide. Algumas plantas são suscetíveis ao ataque de várias espécies. Outras atuam como plantas hospedeiras para algumas espécies, mas não para outras.
Alguns vegetais suscetíveis aos danos dos nematoides das galhas radiculares incluem:
- Tomates
- Pimentões
- Berinjelas
- Feijões
- Ervilhas
- Cebolas
- Cenouras
- Beterrabas
- Brócolis
- Abobrinhas
- Pepinos
Essas pragas também podem prejudicar plantas ornamentais, incluindo lilases, bocas-de-leão e rosas.
Ciclo de Vida
Essas pragas do solo têm seis fases de vida.
Todas as espécies de nematoides das galhas radiculares passam por seis fases de vida: ovo, quatro estágios juvenis e adulto. A maioria desses nematoides passa o inverno no solo frio como ovos. Quando o solo aquece acima de 18°C (65°F), os ovos eclodem e juvenis de segundo estágio emergem. Esses pequenos nematoides procuram raízes de plantas, se enterram e começam a se alimentar.
Os juvenis continuam a se alimentar das raízes das plantas, onde mudam através dos estágios juvenis restantes e eventualmente se tornam adultos. As fêmeas então põem centenas ou milhares de ovos em uma massa gelatinosa fora das raízes, e o processo recomeça.
Embora ovos possam passar o inverno no solo, eles podem completar seu ciclo de vida em apenas algumas semanas durante o verão. Essas futuras gerações de nematoides não viajarão muito longe por conta própria, mas podem infectar novas áreas quando os humanos os movem inadvertidamente com solo ou material vegetal. Chuvas fortes e escoamento também podem ajudar os nematoides a se deslocarem pela terra para novas áreas.
Espécies Comuns
Quatro espécies causam a maioria dos danos às plantas nos Estados Unidos.
As quatro espécies mais comuns são:
- Nematoide das galhas radiculares do sul (Meloidogyne incognita)
- Nematoide das galhas radiculares do norte (Meloidogyne hapla)
- Nematoide das galhas radiculares javanês (Meloidogyne javanica)
- Nematoide das galhas radiculares do amendoim (Meloidogyne arenaria)
Como Identificar Nematoides das Galhas Radiculares
Como os nematoides das galhas radiculares têm apenas alguns milímetros de comprimento, você não conseguirá ver as pragas a menos que pegue uma lupa e olhe de perto. Em vez disso, você deve ficar atento a vários sintomas que sinalizam a presença dessas pragas incômodas.
Muitos dos sintomas acima do solo se assemelham aos presentes com outros problemas de raízes, como murcha de Fusarium ou podridão radicular, então olhar para as raízes é muitas vezes a melhor maneira de verificar esses parasitas.
Crescimento Atrofiado
Essas pragas limitam a saúde das raízes, causando crescimento atrofiado nas plantas.
Quando os nematoides das galhas radiculares mastigam as raízes das plantas, eles limitam a saúde de todo o sistema radicular. As plantas afetadas não conseguem absorver adequadamente água e nutrientes, o que pode levar ao crescimento atrofiado. Se você notar que algumas plantas ou todo o seu jardim estão menores do que o normal, essas pragas podem ser a causa.
No entanto, não assuma que plantas atrofiadas significam que seu solo está repleto desses vermes prejudiciais. Muitos outros fatores podem levar ao crescimento atrofiado, incluindo falta de água, temperatura inadequada e falta de nutrientes adequados. É uma boa ideia verificar a saúde geral do seu jardim antes de culpar os nematoides das galhas radiculares por todos os problemas das suas plantas.
Tecido Murchado
Folhas e caules murchos podem indicar infestação.
Outro sinal potencial de nematoides das galhas radiculares é folhas e caules murchos. As raízes infectadas têm dificuldade em absorver água e nutrientes, o que pode fazer com que as plantas percam turgidez e pareçam que toda a umidade foi sugada delas. Mesmo que sua planta pareça saudável e rígida pela manhã, temperaturas quentes à tarde podem fazê-las murchar.
Assim como o crescimento atrofiado, plantas murchas não são um sinal certo de danos por nematoides. Falta de água, excesso de água, podridão radicular e outros fatores também podem levar a folhas murchas. Portanto, certifique-se de examinar suas práticas de rega e a saúde das raízes das plantas antes de decidir que está lidando com nematoides das galhas radiculares.
Galhas Redondas nas Raízes
Eles causam nós característicos nas raízes das plantas.
O sinal mais característico dos nematoides das galhas radiculares são os nós que eles formam nas raízes das plantas. Esses pequenos inchaços são verdadeiras galhas que fazem parte do tecido da planta. Ao contrário dos nódulos formados por bactérias fixadoras de nitrogênio, você não pode esfregar essas galhas das raízes.
As galhas variam em tamanho de alguns milímetros até uma polegada. No entanto, a maioria dos nós é menor.
Embora seja provavelmente óbvio, você precisa ser capaz de examinar as raízes da planta para inspecioná-las em busca de nós. Para verificar uma fileira de cenouras ou feijões, puxe uma única planta e procure sinais de danos. Se esta planta estiver infectada, as outras plantas também estão em perigo.
Se você não quiser arrancar uma planta maior como um tomate ou hibisco, pode arrancar plantas menores ao redor (incluindo ervas daninhas) e verificar suas raízes em busca de danos. No entanto, como nem todas as espécies de nematoides das galhas radiculares se alimentam de todos os tipos de plantas, isso pode não levar a um diagnóstico preciso. Outra opção é cavar cuidadosamente ao redor da borda do sistema radicular da planta até encontrar um pedaço de raiz que você possa inspecionar.
Teste de Nematoides
Envie amostras de solo e raízes de plantas para testes de nematoides para identificar espécies.
Se você acha que está lidando com nematoides, mas não tem certeza, pode enviar uma amostra do solo e das raízes das plantas para um laboratório para um teste de nematoides. Este teste dirá quais nematoides estão presentes e alertará sobre a presença de outros nematoides prejudiciais, como nematoides adaga e nematoides das lesões.
Como Prevenir Nematoides das Galhas Radiculares
Prevenir danos por nematoides das galhas radiculares envolve evitar a introdução da praga no seu jardim e criar um ambiente desfavorável. Aqui estão algumas maneiras de prevenir a infecção e os danos.
Inspecione Todas as Mudas
A prevenção envolve inspecionar as plantas em busca de nós antes de plantar.
A melhor maneira de prevenir uma infestação é manter essa praga fora do seu jardim desde o início. Mas como essas pragas são tão pequenas, isso é mais fácil de dizer do que fazer. Saber como elas entram no seu jardim é o primeiro passo para mantê-las fora.
Uma das maneiras mais comuns dessas pragas do solo entrarem em uma nova área é através de novas plantas. Então, antes de plantar as mudas de tomate ‘Cherokee Purple’ que você comprou no centro de jardinagem local ou transplantar aquela planta de erva-gateira que seu amigo dividiu para você, dê uma boa olhada nas raízes. Se você ver alguns pequenos nós nas raízes, evite adicionar essas plantas ao seu jardim.
Limpe Cuidadosamente Todas as Ferramentas Antes e Depois do Uso
Usar ferramentas em diferentes áreas espalha nematoides.
Embora você possa não pensar muito em pegar uma pá para cavar um buraco no seu jardim de vegetais no quintal e depois usar a mesma pá para plantar um arbusto de rosas na frente da sua casa, essa tarefa aparentemente inofensiva pode espalhar nematoides prejudiciais. Mover solo com pás, ancinhos, enxadas e outras ferramentas também move os nematoides que residem no solo.
Não estou dizendo que você deve desinfetar sua pá após cada uso. Em vez disso, esteja atento à quantidade de solo que suas ferramentas estão movendo. Se você sabe que uma área do seu terreno está fortemente infestada com nematoides das galhas radiculares, tente evitar transportar solo dessa área para outra área da sua propriedade.
Como Gerenciar
Os nematoides das galhas radiculares são difíceis de remover, mas nematoides benéficos podem ajudar a combater infestações.
Se você determinar que está lidando com nematoides das galhas radiculares, não há uma maneira fácil de removê-los do solo. No entanto, você pode tomar medidas para limitar sua disseminação e os danos que causam às culturas.
A maneira mais fácil de tratar nematoides das galhas radiculares é aplicar nematoides benéficos nas áreas infestadas. Eles são fáceis de encontrar no seu centro de jardinagem ou loja de ferragens local. O que mais importa é o momento da aplicação.
Você terá que tratar o solo com nematoides benéficos duas vezes para que sejam eficazes. Aplique dois tratamentos com duas semanas de intervalo em estações temperadas. Acerte o ponto ideal após o tempo de eclosão dos ovos de nematoides das galhas radiculares, mas antes do calor do verão. Se você fizer isso, não precisará se preocupar com nematoides das galhas radiculares por um tempo.
Solarize o Solo
Solarizar o solo com plástico transparente matará adultos e ovos.
Tanto os nematoides das galhas radiculares maduros quanto seus ovos não suportam temperaturas acima de 54°C (130°F), então aquecer o solo acima dessa faixa mata as pragas. A solarização é uma maneira de aquecer o solo a esse nível. Essa prática envolve umedecer o solo infectado e depois colocar uma folha de plástico transparente sobre o solo por algumas semanas no verão. O plástico prenderá o calor e fará com que a temperatura do solo aumente.
Como a solarização aquecerá apenas os 15-30 cm (6-12 polegadas) superiores do solo, não é uma solução a longo prazo para controlar os nematoides das galhas radiculares. No entanto, permitirá que você cultive vegetais e flores anuais saudáveis.
Aproveite as Estações de Crescimento Frias
Plantas tolerantes ao frio crescem antes que a praga se torne ativa na primavera.
Como os nematoides das galhas radiculares são inativos quando a temperatura do solo está abaixo de 18°C (65°F), eles não prejudicarão as plantas no início da primavera e no final do outono. Plantar plantas tolerantes ao frio, como ervilhas, alface e couve, no solo no início da primavera permitirá que as plantas cresçam antes que os nematoides prejudiciais se tornem ativos.
Quando o solo sobe acima de 18°C, os nematoides saem de seu sono de inverno e começam a se alimentar das plantas. No entanto, suas culturas de primavera precoce podem estar prontas para a colheita nesse ponto.
Escolha Plantas Resistentes
Plante espécies e variedades resistentes.
Como os nematoides das galhas radiculares podem ser difíceis de controlar e prevenir, é sempre uma boa ideia escolher espécies ou variedades resistentes. Embora essas pragas afetem uma ampla variedade de plantas, algumas espécies são resistentes ao ataque. Alguns tipos de flores de seda, sálvias e cravos-de-defunto são resistentes a várias espécies de nematoides das galhas radiculares. Eles podem ser ótimas plantas companheiras ou partes de suas rotações de culturas.
Além de plantar espécies resistentes, você também pode procurar variedades que sejam resistentes ao ataque. Vamos dar uma olhada nos tomates, por exemplo. Enquanto variedades como ‘Brandywine’ e ‘Sungold’ são suscetíveis ao ataque de nematoides, híbridos como ‘Sakura’ e ‘Mountain Merit’ podem resistir a esses vermes microscópicos.
Remova Raízes e Ervas Daninhas
Puxe as raízes do solo para retardar a disseminação.
Como esses nematoides se alimentam de raízes de plantas, limitar o número de raízes no solo ajuda a retardar seu crescimento e disseminação. Embora eu geralmente recomende deixar as raízes no solo para aumentar a quantidade de matéria orgânica, arranque quaisquer raízes infectadas com nematoides das galhas radiculares. Se você tiver uma pilha de compostagem ativa que aquece acima de 54°C (130°F), pode jogar as plantas na pilha. Caso contrário, é melhor colocar as raízes infectadas no lixo.
Além de remover raízes infectadas, mantenha as ervas daninhas sob controle. Muitas espécies de ervas daninhas são hospedeiras adequadas para esses nematoides, então às vezes mais ervas daninhas significa mais nematoides.
Deixe o Solo em Pousio
Deixe áreas infectadas descansarem ou plante culturas de cobertura resistentes a nematoides.
Como os nematoides das galhas radiculares se alimentam de raízes de plantas, eles não sobreviverão se não tiverem raízes adequadas para se alimentar. Se você tiver tempo e capacidade para deixar uma área infectada do seu jardim descansar por um ano, o número de nematoides diminuirá.
Uma opção é deixar seu jardim completamente em pousio. Isso significa que você não cultivará nada nessa área por alguns meses ou até um ano. Como os ovos de nematoides podem sobreviver até um ano no solo, um período de pousio mais longo terá um impacto maior do que um período mais curto. Se você decidir deixar um pedaço de terra em pousio, você pode cobri-lo com uma lona ou plástico para impedir o crescimento de ervas daninhas e, assim, limitar as fontes de alimento para os nematoides.