Se você já teve que lidar com moscas-serra no jardim, sabe o quanto esses insetos podem ser uma dor de cabeça. Um dia, as folhas das suas plantas estão verdes e robustas. Então, sem aviso, você se depara com folhas feias, marrons e mastigadas por toda parte. No meu jardim, as zínias são as vítimas mais prováveis.
As moscas-serra, e mais especificamente suas larvas, podem ser incrivelmente destrutivas no jardim. Felizmente, com um pouco de conhecimento sobre como esses insetos funcionam, podemos minimizar os danos que causam às nossas preciosas plantas.
O que são Moscas-Serra?
Elas se parecem com lagartas, mas geralmente têm menos de uma polegada de comprimento.
As moscas-serra são um grupo de insetos relacionados às abelhas e vespas. Elas recebem esse nome devido ao formato de sua parte do corpo usada para depositar ovos, que se assemelha a uma serra. Embora não sejam picadoras, esse ovipositor em forma de serra se parece com um ferrão.
As larvas das moscas-serra se assemelham muito às lagartas. No entanto, são menores na maioria dos casos, raramente crescendo mais de uma polegada de comprimento na maturidade. A mosca-serra do olmo pode crescer até duas polegadas de comprimento. São essas larvas que podem causar muitos danos às suas plantas. Um grupo desses insetos pode desfolhar uma planta rapidamente.
Esses insetos vivem muito mais tempo em seu estágio larval do que como adultos. Eles podem viver até um ano no total, com apenas uma geração eclodindo em um ano. Algumas espécies passam o inverno no solo como ovos ou como pupas em casulos.
Reprodução
O número de ovos que uma fêmea põe depende da espécie.
A fêmea adulta da mosca-serra usa seu ovipositor para cortar folhas e depositar ovos. A maioria das moscas-serra são fêmeas, com apenas raros machos. Muitas espécies são partenogenéticas, o que significa que não precisam de machos para se reproduzir. Como adultos, esses insetos vivem por um tempo muito curto. A maioria vive apenas alguns dias em seu estado adulto.
O número de ovos que uma fêmea pode pôr depende da espécie. Algumas colocam apenas um ovo por folha, enquanto outras podem colocar até 100. O tempo de eclosão varia de acordo com a espécie. Em geral, leva de duas a oito semanas para os ovos eclodirem.
Por que são Ruins para as Plantas?
A extensão dos danos depende do número de insetos e do tamanho da planta.
Em uma palavra, desfoliação. Eu já vi um grupo desses pequenos insetos derrubar uma grande planta de zínia da noite para o dia. Uma manhã, as folhas estão viçosas e verdes, e na próxima, parecem rendas marrons esfarrapadas. Não é uma visão bonita e pode ser muito desanimador ver isso acontecer no seu jardim.
Diferentes espécies causam diferentes tipos de danos. Algumas mastigam a folha inteira até a nervura central, enquanto outras comem o tecido entre as veias de uma folha. As moscas-serra do pinheiro preferem comer agulhas de pinheiro antigas. Minadores de folhas se alimentam do tecido entre as superfícies das folhas.
A quantidade e a gravidade dos danos dependem do número de insetos e do tamanho da planta. Uma planta grande provavelmente sofrerá apenas danos cosméticos. Um grande grupo pode devastar completamente uma planta menor.
Como Identificar
Elas são frequentemente encontradas na parte inferior das folhas que habitam.
Os adultos são solitários e discretos. Eles se parecem com pequenas vespas sem ferrão. Identificar as larvas das moscas-serra é bastante simples. Elas se parecem com pequenas lagartas e frequentemente se alimentam em grandes grupos. Quando perturbadas, um grupo de larvas pode se levantar, erguendo a parte frontal de seus corpos. Este é um mecanismo de defesa para assustar predadores.
É fácil localizar esses insetos pois seus danos são tipicamente óbvios aos olhos. Eles tendem a permanecer na parte inferior das folhas que se alimentam. Virar uma folha parcialmente comida geralmente revelará um grupo dessas pequenas larvas.
Características
As moscas-serra se assemelham a lagartas lisas e sem pelos, com seis pares de prolegs e cores variadas.
As moscas-serra adultas se parecem com pequenas vespas. A principal diferença em sua aparência é sua seção média. Em vez de ter uma cintura definida como uma vespa, elas têm um formato de coluna, aproximadamente da mesma largura de ponta a ponta.
Elas têm olhos grandes e separados e dois pares de asas. As asas são transparentes com veias. As asas traseiras são sempre menores e mais curtas que as asas dianteiras. Seu ovipositor, o tubo de deposição de ovos em sua extremidade traseira, é em forma de serra e se assemelha a um ferrão.
Embora seja incomum ver os adultos, é muito provável que você veja as larvas das moscas-serra em algum momento no seu jardim. Esses insetos comuns são fáceis de detectar pois geralmente aparecem em grupos. As larvas de diferentes espécies têm aparências ligeiramente diferentes.
As larvas se assemelham a lagartas, mas em vez de cinco ou menos pares de prolegs, esses insetos têm seis pares. Essas pequenas larvas em forma de verme têm colorações diferentes que correspondem às suas espécies. Elas são tipicamente lisas, sem pelos e cerca de uma polegada de comprimento quando estão totalmente crescidas.
Sinais de Danos
Suas larvas danificam coníferas ao se alimentarem das superfícies das agulhas.
Os danos causados pelas larvas das moscas-serra variam de acordo com a espécie e são amplos. Muitas vezes, esses insetos comem o tecido das folhas entre as veias, deixando a aparência de janelas. Eles podem esqueletonizar folhas inteiras, que ficarão brancas e eventualmente marrons. Eles também podem minerar as folhas, fazendo com que se enrolem ou se curvem, deixando um caminho branco por onde passaram.
Algumas espécies de moscas-serra se alimentam de coníferas. Inicialmente, elas se alimentam da superfície das agulhas. Isso se apresenta como agulhas descoloridas, geralmente marrons e parecidas com palha. Elas podem consumir agulhas inteiras à medida que amadurecem. Em plantas menores, podem causar queda prematura das folhas. Elas geralmente comem todas as folhas ou agulhas de um galho antes de passar para o próximo.
7 Maneiras de Gerenciar e Remover
Embora uma infestação de moscas-serra geralmente não mate uma planta grande, pode causar muitos danos às menores. Também pode deixar alguns danos desagradáveis, mesmo em plantas e árvores maiores. Agora que sabemos o que procurar, vamos falar sobre as diferentes maneiras de lidar com as larvas das moscas-serra. Quanto mais cedo você lidar com esses insetos, melhor. Como apicultor e ávido jardineiro de polinizadores, sempre defendo métodos não inseticidas sempre que possível.
Remoção Manual
Verifique regularmente a parte inferior das folhas e áreas circundantes em busca de larvas.
Se você conseguir detectar o problema cedo, a remoção manual é uma maneira fácil de eliminar esses insetos. Se você sair para o jardim uma manhã e vir uma folha esquelética com pequenas larvas na parte inferior, arranque-a. Certifique-se de descartá-la longe de suas outras plantas.
Verifique também as folhas vizinhas. Se elas já estiverem quase terminando com as mais óbvias, algumas provavelmente já se mudaram. Verifique a parte inferior das folhas na área circundante e retire qualquer larva que você veja.
É uma boa ideia esmagar as que você retirar. Não sou bom em fazer isso com as mãos, então pisar nelas serve. Jogá-las em outro lugar do jardim apenas transfere o problema para outra planta.
Certifique-se de ficar de olho naquela área do jardim nos próximos dias. Remova qualquer outra larva que você notar. Alguns desses insetos não podem causar muitos danos. Mas, quanto menos larvas restarem no jardim, menos adultos haverá para pôr mais ovos.
Poda
Remova completamente a folhagem afetada e descarte-a separadamente para evitar a propagação.
Se a infestação estiver além do ponto em que a remoção manual é conveniente, você pode precisar pegar suas tesouras de poda. Isso provavelmente não é o método mais eficaz se você estiver lidando com plantas menores. Funciona melhor em arbustos e árvores.
As larvas das moscas-serra se alimentam juntas em grupos, o que as torna um pouco mais fáceis de lidar. Se você notar grandes porções de folhagem afetada, é uma boa ideia removê-las. É melhor remover mais do que você precisa do que menos. Certifique-se, novamente, de descartar essas partes da planta longe de outras plantas. Destrua-as sempre que possível para matar os insetos.
Borrifar com Água
Empregar regularmente este método pode minimizar efetivamente os danos potenciais dos insetos.
Pode não parecer muito eficaz, mas você pode eliminar muitos desses pequenos insetos com água. Um jato forte da mangueira derrubará um número significativo deles da planta. Uma vez no chão, eles não voltarão a subir na planta.
Se você fizer isso consistentemente, é provável que prevenirá grande parte dos danos que esses insetos podem causar. Não recomendo este método em plantas menores, no entanto, pois você pode danificar a planta no processo.
Predadores Naturais
Os crisopídeos são predadores onívoros que consomem outros insetos.
Se você quiser se livrar desses insetos e mantê-los afastados, atraia predadores para o jardim. Vários insetos adoram fazer uma refeição das larvas das moscas-serra. Besouros de solo, crisopídeos e joaninhas todos comem esses insetos e não causarão nenhum outro dano no seu quintal.
Os crisopídeos adultos são fáceis de atrair para o jardim. Eles se alimentam de pólen e néctar, então serão atraídos por fontes desses alimentos. Suas larvas se deliciarão com as larvas das moscas-serra.
As joaninhas adultas são onívoras e são atraídas por flores ricas em pólen. Elas gostam particularmente de flores que crescem em umbelas, como a cenoura-brava ou o milefólio. Elas também comem outros insetos, e suas larvas são carnívoras e predadoras vorazes.
Os besouros de solo, outro predador das moscas-serra, são atraídos por lugares onde podem encontrar abrigo durante o dia. A cobertura morta e as folhas no chão lhes proporcionarão um lugar para se esconder. Eles também gostam de umidade.
Terra de Diatomáceas
Aplicar terra de diatomáceas sob as folhas elimina efetivamente várias infestações.
A terra de diatomáceas é um pó feito a partir dos esqueletos triturados de organismos aquáticos fossilizados. Quando os insetos rastejam por ela, ela danifica a camada externa de seus corpos e os mata rapidamente.
Pulverize a parte inferior das folhas com terra de diatomáceas para acabar com praticamente qualquer infestação. Você pode usar um pulverizador ou um baster de peru para aplicar uma camada fina desse pó. É seguro para humanos e animais também.
No entanto, inalar o pó pode causar problemas respiratórios. Tenha cuidado e evite inalar o pó. A única desvantagem deste método é que a terra de diatomáceas deve permanecer seca. Não funciona bem em climas úmidos. Reaplique após a chuva.
Argila de Caulim
Considere aplicar este tratamento natural regularmente após chuvas fortes.
A argila de caulim é outra maneira natural de deter pragas das suas plantas. Misture este pó fino com água e borrife a solução nas suas plantas como uma barreira. Isso deterá os insetos de comer as folhas e de pôr ovos.
Isso pode ser um tratamento trabalhoso, pois você precisará reaplicá-lo após uma chuva forte. No entanto, é natural e não prejudicial para humanos e polinizadores, então recomendo isso em vez de pesticidas.
Óleo Horticultural e Sabão Inseticida
Borrife produtos inseticidas à noite para minimizar a exposição aos polinizadores.
O uso de óleo horticultural, sabão inseticida e óleo de nim é eficaz no combate às moscas-serra e suas larvas. Como esses produtos também podem danificar suas plantas e prejudicar insetos benéficos, use-os apenas como último recurso. Eles também não são bons para humanos, então evite o contato, se possível.
Borrife esses produtos à noite para reduzir o contato com polinizadores. Uma névoa fina é suficiente. Você não precisa que suas plantas estejam pingando óleo. Repita este tratamento uma vez a cada semana a dez dias até que você não veja mais sinais dos insetos.
Os inseticidas de contato residual são produtos que permanecem eficazes por um longo tempo. Embora eliminem seus problemas de pragas, eu não os recomendo. Esses produtos são prejudiciais para insetos benéficos, incluindo polinizadores e potenciais predadores das moscas-serra. Eles também não são seguros para contato humano.
Como Prevenir Infestação de Moscas-Serra
Tratar essas pragas é possível, mas e se pudermos evitá-las desde o início? Bem, pode não ser infalível, mas certamente há maneiras de nos esforçarmos. Se protegermos nossas plantas desde o início, podemos prevenir as moscas-serra ou minimizar os danos que elas podem causar. Alguns desses métodos são mais ou menos os mesmos que as opções de tratamento.
Incentive Predadores Naturais
Atraia insetos benéficos para o seu jardim plantando abundante néctar.
Esta é sempre minha primeira recomendação para manter as pragas do jardim afastadas. A maioria das pragas que comem nossas plantas são alimentos para as larvas de outros insetos. Ao atrair esses insetos para o quintal, podemos impedir as populações de pragas desde o início.
Encher seu quintal com muita comida para os insetos adultos os trará para o seu jardim. Eles se reproduzem onde sabem que podem alimentar a si mesmos e suas larvas. Forneça a esses insetos muitas plantas com flores que forneçam néctar para energia e pólen para proteína. As vespas também são predadoras naturais das moscas-serra, então evite borrifar ninhos de vespas, se possível.
Inspecione as Plantas Regularmente
Monitore as folhas das suas plantas em maio e junho para detectar larvas de moscas-serra cedo.
Ao observar as larvas das moscas-serra, você pode impedi-las desde o início, por assim dizer. Preste atenção às folhas das suas plantas por volta de maio e início de junho. É quando elas eclodem e começam a se alimentar. Se você puder identificar seus danos em um estágio inicial, será mais fácil removê-las fisicamente e minimizar seus danos.
Trate o Solo
Minimize os problemas de moscas-serra tratando o solo com inseticida dinotefuron.
As moscas-serra adultas passam o inverno no solo. Se você puder tratar o solo e impedi-las de emergir e pôr ovos, poderá minimizar significativamente o problema. Isso envolve encharcar o solo com um inseticida, como o dinotefuron. Infelizmente, isso também pode prejudicar polinizadores que passam o inverno, como abelhas, besouros e mariposas que hibernam no solo.
Melhore a Saúde do Solo
Isso apoia o crescimento robusto das plantas e a resiliência contra insetos.
Melhorar a saúde do solo melhorará a saúde geral das suas plantas. Plantas fortes são mais capazes de tolerar alguns danos de insetos. Ao manter um ambiente geral saudável no jardim, você pode apoiar suas plantas. Solo saudável é uma grande parte de incentivar um bioma saudável no jardim.
Escolha Plantas Nativas
Elas requerem menos manutenção e podem suportar melhor alguns danos de pragas.
Plantas nativas são aquelas que crescem naturalmente no seu ambiente. Essas plantas são adaptadas às pragas e doenças presentes e, portanto, resistem melhor a elas. Muitas são grandes atrativos para insetos benéficos de todos os tipos: polinizadores, predadores e mais. Plantas nativas requerem menos cuidados em geral. Novamente, plantas saudáveis são mais capazes de tolerar alguns danos de pragas.
Plante Culturas Armadilha
As larvas das moscas-serra são atraídas por certas plantas. Cultivar culturas armadilha pode ajudar a desviar essas pragas das plantas que você deseja proteger. Escolha plantas que você está disposto a sacrificar, pois elas serão usadas para atrair as moscas-serra para longe das suas plantas mais valiosas. Coloque essas plantas armadilha em locais estratégicos ao redor do jardim para maximizar sua eficácia.