Como Eliminar Brocas da Íris em 7 Passos

O que esperar nesse post

Brocas de Íris: Pragas Significativas

As brocas de íris são as pragas mais significativas das íris. Elas podem devastar seus canteiros em um ano, transformando jardins magníficos em locais fracos e decadentes. O ciclo de vida delas começa quando a mariposa marrom, conhecida cientificamente como Macronoctua onusta, coloca ovos nas folhas. Os ovos eclodem em pequenas lagartas que começam a perfurar as íris.

Após escavar profundamente nas raízes rizomatosas, as lagartas comem o interior carnudo e deixam resíduos, ou fezes de inseto, para trás. Esses resíduos convidam mofo, bactérias e outras doenças que prejudicam ainda mais suas íris. É por isso que o controle e a prevenção das brocas são importantes — mantê-las afastadas evita que outras pragas e doenças ocorram.

Inspeção e Controle das Brocas

Para livrar suas plantas das brocas de íris, você deve inspecionar suas plantas a partir do início da primavera. Os ovos eclodem à medida que o clima esquenta e os dias se alongam, quando as folhas atingem de quatro a seis polegadas de altura. Capturá-las cedo impedirá que danifiquem espécimes próximos.

Passo 1: Identificar Brocas de Íris

As mariposas adultas marrons são difíceis de detectar, mas as larvas causam bordas marrons, buracos e manchas moles.

Antes de ver as brocas ou mariposas, você notará os sinais de sua chegada. As mariposas adultas marrons voam à noite, o que as torna difíceis de identificar. É mais fácil perceber o dano causado pelas larvas. Você notará bordas de folhas marrons, buracos de escavação e plantas fracas e amareladas. Algumas folhagens terão marcas encharcadas que são macias ao toque.

As lagartas deixam buracos marrons e apodrecidos onde perfuram caules e folhas. Dependendo da estação, os vermes podem ainda estar na folhagem ou já terem alcançado os rizomas sob o solo. Capturá-los cedo ajudará a mitigar alguns dos danos que causam.

Em outros casos, o dano pode ser difícil de ver até que seja tarde demais. Íris fortes e saudáveis podem não exibir folhas amarelas, marrons ou fracas por algum tempo após as infestações ocorrerem. É útil olhar de perto para as plantas; abaixe-se até o solo e inspecione as partes inferiores de sua folhagem.

Passo 2: Esmagar as Larvas Túnel

Esmague as larvas cedo entre as folhas em forma de leque antes que elas perfurem os rizomas inferiores.

As lagartas precisam de algum tempo para escavar das folhas superiores para os rizomas inferiores. Se você as pegar cedo, pode esmagá-las entre as folhas em forma de leque enquanto estão perfurando. Sinta as larvas redondas e macias e aperte-as até que estourem.

Este passo não é para os fracos de coração! Ao esmagar as larvas, considere a saúde de suas plantas. Quanto mais você esmagar, mais saudáveis suas plantas estarão.

Uma vez que as lagartas alcançam os rizomas, é tarde demais para esmagá-las. Você precisará escavar os rizomas para uma inspeção minuciosa antes de limpá-los ou descartá-los. Espere até que as flores terminem de florescer e, em seguida, prossiga com o próximo passo.

Passo 3: Desenterrar Rizomas Após a Floração

Desenterre qualquer íris com folhas fracas, marrons ou com buracos, e remova plantas próximas que possam estar infestadas.

É melhor esperar que as flores desbotem antes de verificar os rizomas. As plantas movem energia e nutrientes para cima quando estão florescendo, e desenterrá-las irá estressá-las ainda mais. Após a floração, você pode desenterrá-las e replantá-las com pouco impacto em sua saúde.

Desenterre qualquer íris que você suspeite ser alvo das brocas, como evidenciado por folhas amarelas, marrons ou fracas com buracos. Remova íris próximas que também possam ter infestações, pois essas lagartas às vezes se espalham para espécimes próximos.

Limpe-as de folhagem morta ou danificada e enxágue o excesso de solo preso às suas raízes. Quando limpas, coloque todas as íris desenterradas em uma caixa, recipiente ou vaso para uma inspeção mais detalhada.

Passo 4: Inspecionar Plantas Infectadas

Verifique os rizomas quanto à maciez, túneis ou resíduos, e observe lagartas brancas ou rosadas.

As brocas de íris têm uma geração por ano, o que significa que elas só se reproduzem uma vez durante a estação de crescimento. Se as brocas estiverem presentes em suas plantas, são de ovos eclodidos na primavera atual. Remover essas lagartas das raízes impede que elas passem o inverno, pupem e emergem como mariposas adultas no ano seguinte. Você impedirá que ovos apareçam.

Inspecione suas íris olhando para seus grandes sistemas radiculares bulbosos. Pressione-os para ver se estão moles, afundados ou apodrecendo. Procure túneis e buracos com resíduos de insetos ao redor das entradas. Você pode notar uma lagarta durante sua busca! Elas são brancas quando jovens e rosadas quando maduras, com uma cabeça marrom escura.

Separe as íris em duas pilhas: infestadas e não infestadas. Os espécimes não infestados estão prontos para o plantio; transplante, regue e cultive-os para que possam se estabelecer novamente em seu jardim. Mantenha os rizomas infestados para limpeza ou descarte.

Passo 5: Limpar ou Descartar Rizomas Infestados

Se o dano for leve, remova as larvas, limpe os rizomas, corte partes apodrecidas e replante cuidadosamente.

Algumas íris são recuperáveis se o dano não for muito severo. Você deve remover as lagartas, limpar as raízes e replantar as plantas danificadas após a limpeza. Comece localizando as feridas de entrada onde os vermes entraram no rizoma. Comece cortando as partes feridas ou apodrecidas até alcançar o verme.

Puxe o verme e descarte-o em água com sabão. Pode ser necessário remover muitas folhas ou partes rizomatosas para alcançar o verme. Limpe as raízes recuperáveis e livres de vermes para que fiquem livres de resíduos e detritos. Os resíduos nas feridas podem causar infecções mais tarde após o plantio, então é uma boa ideia limpá-los.

Se a planta tiver danos severos e faltar brotos, é melhor jogá-la fora em vez de limpá-la. Você não precisará se sujar encontrando as lagartas! Você pode jogar plantas infestadas na sua lixeira de resíduos verdes, embora deva evitar colocá-las em sua compostagem ou ao redor do jardim.

Se você matar os vermes primeiro, pode jogar as plantas infestadas em seu jardim. Basta colocar os rizomas em um saco de lixo plástico, selá-lo e deixá-lo sob luz solar direta no quintal por algumas semanas. A luz solar aquecerá o interior do saco e matará qualquer broca restante.

Passo 6: Remover Detritos no Outono

Limpe folhas mortas, caules e ervas daninhas no outono para evitar a eclosão de lagartas na primavera seguinte.

Depois de comer o interior das raízes, as brocas se movem para o solo circundante para puparem. Elas emergem como mariposas adultas no final do verão e início do outono para colocar ovos em detritos de íris. Esses ovos permanecem perto das íris até a primavera, quando eclodirão em pequenas lagartas.

O melhor momento para limpeza é imediatamente após a primeira geada forte no outono; as temperaturas de congelamento matam as mariposas adultas, impedindo-as de colocar mais ovos. Espere até que as temperaturas atinjam 28°F (-2°C) por quatro ou mais horas antes de remover qualquer detrito antigo.

Remover folhas mortas, caules e ervas daninhas próximas no outono reduz as chances de ovos eclodirem na primavera seguinte. É uma boa ideia limpar seu jardim de íris no outono para remover o máximo de ovos possível. Composte as folhas mortas para matar os ovos com calor ou jogue-as fora em uma lixeira de resíduos verdes.

Passo 7: Aplicar Pesticidas Orgânicos na Primavera

Seguir esses passos e usar spinosad orgânico na primavera pode ajudar, mas os polinizadores devem ser protegidos cuidadosamente.

Os passos de um a seis acima reduzirão significativamente as chances de infestações futuras de brocas. Se forem persistentes, alguns pesticidas orgânicos específicos para esses insetos podem ajudar a controlar as larvas na primavera. Spinosad é uma opção orgânica que funciona, embora também prejudique abelhas e outros polinizadores quando molhado.

Depende de você decidir se deseja ou não pulverizar, pois todos temos estilos de jardinagem diferentes. Aplique os sprays no início da primavera quando as folhas de íris crescerem entre quatro e seis polegadas de altura. Faça isso de manhã ou à tarde para evitar prejudicar polinizadores ativos ou insetos benéficos.

Siga sempre as instruções no rótulo do pesticida para dosagens e métodos de aplicação adequados. O rótulo é a lei, e é ilegal aplicar um pesticida ou herbicida de maneira inconsistente com seu rótulo. Proteja-se, seus animais de estimação e sua família dos pesticidas e use equipamentos de proteção durante o processo de aplicação.

Continue sua leitura aqui