Ácaros-Aranha
Os ácaros-aranha são incômodos. Embora não sejam insetos, agem e vivem como outras pragas de insetos. Eles estão mais próximos dos aranhas e carrapatos do que dos insetos.
Esses ácaros semelhantes a aranhas infestam plantas secas. Eles tecem teias em folhas, caules e flores. Suas minúsculas teias se conectam para formar vastas extensões de fios sedosos. Você pode notar as teias antes de ver os ácaros microscópicos.
Não se preocupe se você vir suas teias. Elas são fáceis de remover, e muitas técnicas evitam que voltem. Seja em ambientes internos ou externos, os ácaros-aranha são prejudiciais! Aja rapidamente para combater os ácaros-aranha do outono e convide predadores que se alimentam deles.
Tipos de Ácaros-Aranha
Existem muitos ácaros, e alguns poucos se alimentam de plantas. Dois principais afligem jardins nos EUA: o ácaro do abeto e o ácaro-aranha de duas manchas. Fique atento a ambos em suas coníferas, vegetais, árvores frutíferas e nogueiras.
Acaro do Abeto
Esses ácaros são comuns em plantas de abeto.
Os ácaros do abeto causam danos em coníferas, como abetos, pinheiros, zimbros, abetos de Douglas e abetos anões de Alberta. São difíceis de ver a olho nu; use uma lupa para vê-los.
Antes de ver os ácaros, você notará folhas manchadas com descoloração amarela e bronze. Elas morrerão com o tempo, e finas teias aparecerão por toda a conífera.
Esses ácaros do outono são mais prejudiciais para jardins ornamentais do que para hortas e pomares. São particularmente nocivos para fazendas de coníferas onde muitas árvores e arbustos crescem juntos.
Ácaro-Aranha de Duas Manchas
Esses ácaros-aranha atacam uma variedade de culturas.
Explosões de ácaros-aranha de duas manchas são mortais para suas culturas! Esforços coordenados ajudam a combatê-los antes que suas populações cresçam ainda mais.
Esses ácaros do outono são um pouco maiores que os ácaros do abeto e têm duas manchas nas costas, como o nome sugere. Eles atacam ornamentais, vegetais e árvores frutíferas.
Plantas estressadas pela seca são especialmente vulneráveis a danos por ácaros. Fique atento a folhas amarelas, pontilhadas, bronzeadas e finas teias.
Combater Explosões de Ácaros-Aranha do Outono
Não deixe essas explosões saírem do controle! Desencoraje seu aparecimento e use abordagens direcionadas para remover os ácaros-aranha do outono sem prejudicar polinizadores e predadores benéficos. Antes de pegar a garrafa de pesticida tóxico, considere esses métodos táticos.
Regue Regularmente
Os ácaros atacam em condições secas.
Quanto mais sedenta sua planta estiver, mais provável é que ela sucumba aos ácaros-aranha do outono. Plantas estressadas pela seca carecem de vigor, e suas folhas são fáceis de perfurar pelos ácaros. Regue o jardim sempre que necessário para manter suas plantas felizes.
Algumas plantas requerem mais umidade que outras. Culturas comuns, como tomates, pimentões e milho, são sedentas! Elas precisam de mais água do que arbustos e perenes resistentes à seca.
Se você tem dificuldade em lembrar de regar, considere conectar uma mangueira a um aspersor com temporizador automático. Ajuste o alvo do aspersor para que o jardim receba a água necessária. Em seguida, programe o temporizador para que o aspersor ligue pela manhã ou à tarde.
Coloque Cobertura no Solo Exposto
Adicione uma camada espessa de cobertura em áreas abertas.
Parte do controle regular de umidade é a cobertura regular. Coberturas orgânicas se decompõem com o tempo. Enquanto se decompõem, alimentam e protegem as raízes das plantas. Coberturas como composto injetam organismos benéficos, como fungos e bactérias, para formar intrincadas teias de vida.
Quanto mais vivo o solo estiver, mais resistente ele será ao estresse hídrico. Mantenha-o coberto o tempo todo com uma camada de cobertura de dois a três centímetros de espessura. A água permanecerá abaixo da camada, onde vermes e microrganismos convertem matéria orgânica em húmus.
Se você não tiver composto, existem muitas alternativas de cobertura para combater os ácaros-aranha no outono. Folhas caídas são abundantes e funcionam bem. Palha, fibra de coco e lascas de madeira são outras alternativas.
Promova Insetos Predadores
Atraia insetos benéficos que se alimentam de ácaros-aranha.
Uma longa estação de crescimento termina no outono, à medida que as temperaturas esfriam e os dias encurtam. É um momento perfeito para dar um impulso ao jardim com a cor do outono de flores tardias. Plante plantas nativas para atrair predadores e adicione anuais e perenes floridas para fornecer alimento para todos os insetos.
Insetos predadores precisam de abrigo, alimento e água para sobreviver. Plantas não floridas, como samambaias e coníferas, também são benéficas! Elas fornecem locais de nidificação para vespas, espécies de ácaros predadores e aranhas. Não se preocupe; esses predadores não vão te machucar, pois estão famintos por pragas e não por humanos.
Evite pulverizar pesticidas para não prejudicar os predadores. Quanto menos pesticidas você usar, mais criaturas benéficas prosperarão. Elas combaterão as pragas para que você não precise se preocupar com suas flores, culturas e frutas.
Lave os Ácaros
Se você notar ácaros-aranha do outono, borrife-os das suas plantas.
Aqui está o truque! Os ácaros-aranha do outono odeiam condições úmidas. Eles precisam de folhagem seca e sedenta para sobreviver. Usando uma mangueira, você pode borrifá-los diariamente ou várias vezes ao dia para desalojá-los de suas plantas.
A pulverização repetida é necessária para combater essas pragas no outono. Não desista! Borrife diariamente ou com mais frequência onde quer que você note danos por ácaros. Eles se reproduzirão menos, e você derrubará os adultos das plantas para que não possam se alimentar mais.
Lavar pode não ser o melhor método para certas culturas no outono. Abóboras e uvas são suscetíveis ao oídio, e condições úmidas podem promover seu crescimento. Considere a planta em questão—se ela tolerar a pulverização com água, borrife!
Remova Folhas Infestadas
Elimine plantas altamente infectadas.
Se a explosão de ácaros-aranha do outono crescer demais, remova as folhas fortemente infestadas para salvar o restante da folhagem. As pragas se espalham quando ficam sem alimento, e deixar a folhagem infestada pode promover sua disseminação para plantas próximas.
Descarte as folhas em composto quente para matar as pragas ou enterre-as profundamente no solo. Cave um buraco de um pé de profundidade, coloque as folhas dentro e cubra com o solo removido. A população de ácaros morrerá no subsolo.
Evite remover muitas folhas, pois as plantas precisam delas para fotossintetizar e obter energia. Use a remoção como parte do seu plano de controle de ácaros junto com a pulverização com água e irrigação regular.
Não Use Pesticidas
Esses também afetam populações de insetos benéficos.
Antes de pegar a garrafa de pesticida, considere primeiro o dano que ele causa! Pesticidas de amplo espectro visam muitos insetos e ácaros, incluindo polinizadores e insetos predadores. Sem predadores, as populações de ácaros-aranha do outono experimentam explosões de crescimento.
Pesticidas orgânicos, como óleo de neem e sabão hortícola, também prejudicam polinizadores e predadores. Embora possam não parecer tão prejudiciais, também visam os predadores dos ácaros. Alguns pesticidas estimulam o crescimento de ácaros, fazendo com que mais cresçam em vez de menos!
Incentive insetos benéficos em vez de pulverizar inseticidas. Se optar por usar pesticidas, escolha óleo hortícola ou sabão inseticida. Pulverize as folhas no início da manhã ou no final da tarde e evite pulverizar flores ou botões para não prejudicar os polinizadores.