Aranhas Boas e Ruins no Jardim: O Que Você Deve Saber

O que esperar nesse post

Se Você Não Gosta de Aranhas

Se você não é fã de bichos rastejantes, ver uma aranha no jardim pode ser suficiente para te fazer correr. Independentemente de seus sentimentos sobre aranhas, é importante reconhecer que muitas delas beneficiam seu jardim. Esses caçadores habilidosos se alimentam de pragas, protegendo suas plantas no processo.

A maioria das aranhas é benéfica para o jardim, mas saber a diferença entre aranhas boas e ruins é fundamental. Embora todas ajudem a manter suas plantas saudáveis, algumas representam perigo para os humanos.

Vou apresentar alguns tipos comuns de aranhas de jardim e compartilhar os benefícios que elas oferecem. Você também aprenderá como se proteger das perigosas e como manter as boas felizes.

O Que Determina Aranhas Boas e Ruins no Jardim?

Caminhadas matinais às vezes significam passar por teias pegajosas.

A grande maioria das aranhas são carnívoras que se alimentam de insetos e outros pequenos aracnídeos. Embora você possa se preocupar que essas criaturas estejam atrás de você, elas estão mais propensas a caçar formigas, besouros do pepino, moscas e outras presas pequenas. Muitas de suas presas são insetos que são pragas prejudiciais ao jardim, mas elas também podem se alimentar de insetos benéficos como joaninhas e sirfídeos.

As aranhas usam métodos diversos para capturar suas presas. Algumas espécies tecem grandes teias que capturam e prendem presas que as aranhas podem então consumir. Outros tipos esperam silenciosamente que a presa apareça antes de rapidamente emboscar os insetos desavisados.

Felizmente, não há muitas aranhas realmente ruins no jardim, mas você pode encontrar algumas que podem estragar seu dia.

A viúva-negra é uma espécie venenosa que muitas vezes se esconde em lugares escuros no jardim. Já as vi penduradas sob cabeças de alface que cortei para colher e escondidas sob tecido de paisagismo.

Felizmente, elas não vão te atacar, mas podem morder quando provocadas ou assustadas. Suas mordidas raramente são fatais, mas muitas vezes causam dor severa e espasmos musculares que requerem tratamento médico.

Outros tipos podem ser vistos como ruins devido à sua tendência irritante de tecer teias onde queremos caminhar. Embora não haja mal em passar por uma teia de manhã cedo, algumas pessoas acham isso extremamente desagradável e, portanto, rotulam essas aranhas tecedeiras como ruins.

No geral, é importante lembrar que as aranhas são uma parte valiosa do ecossistema geral do seu jardim. Elas ajudam a manter o número de pragas baixo e evitam que as populações de insetos saiam do controle.

Aranhas Comuns no Jardim

Uma vez que você começa a se familiarizar com os diferentes tipos de aranhas no seu jardim, fica mais fácil se apaixonar por elas… ou pelo menos respeitá-las à distância. Já vi todas as seguintes espécies no meu jardim e aprecio como elas embelezam a paisagem e contribuem para o ecossistema geral.

Aranha de Jardim Amarela

Caçadoras amarelas brilhantes tecem teias entre flores do jardim.

Se há uma aranha que pertence a um livro de histórias, é a aranha de jardim amarela, também conhecida como aranha escritora ou aranha zíper. As fêmeas amarelas e pretas brilhantes se destacam graças ao seu tamanho impressionante e sua habilidade de tecer grandes teias com um ziguezague característico no centro. Os machos são menores e de cor marrom opaca.

Você frequentemente verá as grandes teias em áreas ensolaradas levemente abrigadas que estão protegidas do vento. Já as vi surgirem entre tomates e zínias, e observei as fêmeas passarem meses no mesmo local.

As aranhas de jardim amarelas são não agressivas e não vão te incomodar se você não as incomodar. Quando deixadas em paz, suas grandes teias capturam insetos, incluindo pragas como besouros do pepino e percevejos.

Aranhas Caranguejo

Pequenos caçadores capturam insetos que visitam suas casas florais.

Esse grupo recebe seu nome de sua forma de caranguejo; as aranhas têm corpos grandes e redondos e pernas longas. Elas não tecem teias, mas se sentam nas flores e emboscam os insetos visitantes. Portanto, também são chamadas de aranhas de flores.

Muitas espécies de aranhas caranguejo são mestres do disfarce, com cores e padrões que lhes permitem se misturar às flores. Algumas espécies podem até mudar de cor para se adequar melhor ao ambiente! Já as vi em cosmos e brancas esperando na cenoura-brava.

As aranhas caranguejo não são prejudiciais aos humanos. No entanto, como gostam de ficar nas flores, verifique qualquer flor cortada antes de levá-la para dentro de casa.

Aranhas Lince

Emboscadores rápidos agarram insetos desavisados com pernas espinhosas.

As aranhas lince são um grupo de espécies da família Oxyopidae. Elas não fazem muito uso de teias, mas sim caçam suas presas. Muitas vezes, ficam em flores e esperam que a presa se aproxime.

Essas aranhas são extremamente rápidas, o que as ajuda a perseguir presas. Elas também têm cerdas nas pernas, que lhes permitem agarrar e segurar os insetos que capturam.

Muitas aranhas lince têm um corpo alongado, o que ajuda a diferenciá-las das aranhas caranguejo. As cores brilhantes ajudam-nas a se misturar com as plantas em que vivem e também as tornam uma alegria de encontrar no jardim. Adoro ver aranhas lince verdes se esconderem na folhagem das flores enquanto esperam por presas.

Aranhas Lobo

Caçadoras rápidas correm de tocas perseguindo insetos próximos.

Se você não está acostumado a ver aranhas lobo no jardim, elas podem ser um pouco alarmantes, especialmente quando você vê as fêmeas carregando seus grandes sacos de ovos.

Uma vez que os ovos eclodem, as mães carregam os filhotes nas costas por várias semanas antes que se tornem independentes. Não é incomum ver os filhotes se dispersarem rapidamente da mãe quando assustados.

As aranhas lobo não usam teias para capturar presas. Em vez disso, confiam em sua velocidade para caçar e capturar presas. Elas também podem se esconder em suas tocas e sair para emboscar insetos à medida que passam.

Aranhas de Porão

Elas exploram silenciosamente, limpando e caçando enquanto vão.

Esta ampla categoria de aranhas é distinguida por seus corpos pequenos e pernas longas e esbeltas. Você pode estar acostumado a chamá-las de pernas-de-pau ou opiliões.

Elas se alimentam de uma variedade de pequenos insetos, aranhas e vermes. Elas até atacam pequenas aranhas enquanto estão em suas teias! Elas não usam teias para capturar presas, mas sim se movem para caçar suas presas.

Ao contrário de muitas aranhas, os opiliões não são carnívoros. Eles são bastante oportunistas e se alimentam de material em decomposição se não conseguirem comida suficiente caçando. Isso significa que ajudam a limpar o jardim além de comer pragas.

Continue sua leitura aqui