Tomates e Pragas Comuns
Os tomates, sendo uma das culturas mais amplamente cultivadas, são suscetíveis a uma infinidade de pragas! Muitos insetos e pequenos aracnídeos gostam de comer suas folhas, frutos e caules antes que você possa colhê-los. Os ácaros do tomate são uma das pragas mais comuns no final da temporada de cultivo.
Você pode nunca ter ouvido falar ou visto essas pragas de tomate do final do verão, e isso porque são minúsculas e incrivelmente difíceis de ver! Você precisará de um microscópio ou lupa de joalheiro para vê-los. Você notará primeiro as manchas que eles causam, que atuam como um indicador de sua presença.
Táticas de prevenção funcionam bem para manter esses ácaros afastados, embora sejam desafiadores de controlar uma vez que chegam em força total. Aprenda como eles vivem, o que fazem e onde prosperam. Em seguida, use seu ciclo de vida contra eles para evitar que tomem conta.
O Que É Essa Praga de Tomate do Final do Verão?
O ácaro do tomate é um tipo de aracnídeo, e não um inseto. É microscópico e se reproduz rapidamente nas condições certas. Um pequeno grupo rapidamente se transforma em uma grande população se houver tomates suficientes para eles comerem.
O Ácaro do Tomate
Os ácaros se congregam na parte inferior das folhas e se espalham para os frutos.
Os ácaros são mais intimamente relacionados a aranhas do que a pulgões, apesar de seu comportamento semelhante. Eles se reúnem na parte inferior das folhas. Usam suas partes bucais para perfurar a planta e sugar seus sucos.
Essa ação de sucção cria pontos em toda a folhagem, caules e frutos de sua cultura de tomate. Você notará que as folhas inferiores ficam marrons, depois amarelas antes de caírem ou murcharem. Danos nos frutos podem fazer com que se tornem marrons, e alguns formarão rachaduras ao longo de sua pele.
Os ácaros se reproduzem rapidamente quanto mais se alimentam, e sua população cresce em tamanho. Sem controle, um pequeno grupo pode rapidamente se multiplicar em uma infestação incontrolável. Fique de olho em suas plantas de tomate para notar os sintomas antes que seja tarde demais.
Essa praga de tomate do final do verão é quase mundial em sua distribuição. Encontre-a presente onde quer que plantas da família das solanáceas estejam crescendo. Os únicos lugares onde você não a encontrará são nos polos, onde faz frio o ano todo.
Culturas Afetadas
Os tomates não são as únicas plantas que eles atacam.
Embora o tomate esteja em seu nome, os ácaros do tomate atacam uma ampla gama de plantas na família das solanáceas, Solanaceae. Eles são exclusivos da família, o que significa que apenas atacam culturas dentro dela. Encontre-os alimentando-se de outras plantas como batatas, tomatillos, pimentas, beladonas e ervas daninhas datura.
Espaçar essas plantas no jardim pode reduzir a propagação dessas pragas de tomate do final do verão. Eles não podem voar e dependem do vento ou de objetos em movimento para ir de uma área para outra. Eles usarão seus braços, seus animais de estimação ou suas ferramentas para alcançar novas áreas do jardim.
Para reduzir a propagação dos ácaros, considere intercalar tomates com cebolas, feijões e manjericão. Quanto mais variedade seu jardim contiver, mais resistente ele será a pressões de pragas e doenças.
Como Prevenir
A primeira defesa contra essa praga de tomate do final do verão é a prevenção. Em vez de esperar que as pragas cheguem para combatê-las, você pode colocar defesas antecipadamente para frustrar seus ataques. Mantenha um jardim de tomates saudável, pratique a sanitação básica das culturas e espere para transplantar seus tomates até que o clima esteja ameno.
Remova Detritos do Jardim
As pragas se escondem em detritos do jardim.
Muitas fontes mostram que a sanitação saudável do jardim é crucial na luta contra os ácaros do tomate. Essas pragas usam ervas daninhas próximas e detritos restantes para se esconder. Então, quando encontram uma planta hospedeira adequada, se reproduzem rapidamente.
Removendo detritos antigos do ano anterior, você evitará que os aracnídeos passem o inverno. Eles precisam de condições relativamente quentes para passar o inverno e se esconderão em estufas em jardins do norte. Corte todas as plantas de tomate no outono e descarte-as longe do local para evitar reinfestação.
Descarte adequadamente folhas, caules e frutos antigos de algumas maneiras diferentes. Você pode compostá-los a quente para matar a praga ou enterrar os resíduos a um pé ou mais abaixo do solo. Jardineiros com programas de resíduos verdes em suas cidades podem jogar os detritos na lixeira de resíduos vegetais para processamento adicional.
Puxe Ervas Daninhas
As ervas daninhas aumentam as populações de ácaros.
As ervas daninhas são a segunda coisa a considerar! Esses ácaros as usam para se alimentar antes de localizar plantas maiores para infestar. Qualquer erva daninha na família das solanáceas funcionará para eles, então é melhor ser diligente ao remover ervas daninhas do local.
Assim como ao descartar detritos do jardim, livrar-se de ervas daninhas infestadas de ácaros é uma tarefa importante. Composte-as a quente, enterre-as profundamente ou descarte-as na lixeira de resíduos verdes.
Sanitize Ferramentas
Sempre limpe suas ferramentas antes de usá-las em plantas saudáveis.
Sanitize suas ferramentas! Esse hábito tem uma longa lista de benefícios além de reduzir a propagação dessa praga de tomate do final do verão. A sanitização adequada mata doenças e pragas que usam suas ferramentas para se espalhar. Com podadores e tesouras limpas, você nunca se preocupará em infectar uma planta você mesmo.
O álcool isopropílico funciona bem para sanitizar e esterilizar, assim como o álcool etílico. Basta mergulhar as ferramentas no álcool e deixá-las secar ao ar—não é necessário esfregar!
Sanitize suas ferramentas anualmente antes de guardá-las no inverno e repita o ato tanto antes quanto depois de podar. Isso matará os ácaros e evitará que doenças como a requeima tardia se espalhem.
Cultive uma Cultura Saudável
Plantas saudáveis são menos propensas a sucumbir a danos por ácaros.
Plantas de tomate saudáveis resistem melhor a pragas do que as que estão lutando. Quando uma planta tem tudo o que precisa, usa seus mecanismos de defesa para desencorajar pragas e doenças. Folhas fortes e túrgidas são mais resistentes à perfuração do que as murchas e fracas.
Algumas práticas regulares garantem uma cultura próspera. Comece com a cobertura morta! A cobertura morta é incrivelmente benéfica. Ela alimenta, isola e protege o solo. Um bom solo leva a uma boa cultura, e os dois estão inextricavelmente ligados. Usando uma cobertura orgânica como composto ou palha, coloque uma camada de dois a três centímetros de espessura sobre o solo.
Além da cobertura morta regular, as plantas de tomate se beneficiam de estacas, alimentação e rega regular. Apoie-as com uma estaca ou treliça, a menos que esteja cultivando tipos de arbustos autoportantes.
Regue regularmente para manter o solo úmido, mas não encharcado. Alimente com um fertilizante orgânico específico para tomates. Adicione uma dose regular após o plantio e outra quando os frutos começarem a se formar.
Espere para Transplantar
Transplante na hora certa para evitar estresse.
O transplante choca as plantas! Elas devem se adaptar a um novo ambiente e simultaneamente brotar novos brotos e raízes. É melhor transplantar quando o clima está ameno e as temperaturas estão quentes, mas não excessivamente quentes.
Se for meio do verão, espere alguns dias para transplantar suas mudas. Você não quer colocá-las sob o sol escaldante e esperar que sobrevivam.
Ao transplantar, há algumas coisas que você pode fazer para garantir que as mudas se estabeleçam com sucesso.
A umidade consistente é o fator mais importante. Regue regularmente para manter o solo úmido, não encharcado. Uma ou duas semanas após o transplante, dê às mudas um impulso com uma dose regular de fertilizante orgânico.
Como Lidar com Isso
Vamos supor que você fez todas as etapas acima e ainda vê danos causados pelos ácaros do tomate. Não entre em pânico! Salve a cultura dessa praga de tomate do final do verão com essas técnicas de manejo.
Não Use Enxofre
Este remédio é ineficaz contra ácaros.
Muitas fontes afirmam que o enxofre mata esses ácaros. Estudos recentes mostram que é ineficaz como pesticida orgânico contra eles. Deixe o enxofre no galpão para outros usos.
Os pesticidas, em geral, têm efeitos duradouros no ambiente circundante. Eles podem matar a praga em questão; no entanto, também causam desequilíbrios predador-presa que levam a infestações futuras. Pesticidas de amplo espectro, como sabões e produtos abrangentes, matam indiscriminadamente e prejudicam abelhas, borboletas e pássaros.
Considere tentar o manejo integrado de pragas (MIP). Este sistema analisa todo o ecossistema. Considera controles biológicos, táticas de prevenção e armadilhas mecânicas que causam menos danos ao meio ambiente do que pesticidas tóxicos.
Molhe as Folhas
Os ácaros do tomate prosperam em ambientes secos.
Um simples jato de água é mais eficaz do que você imagina! Ele controla tripes, pulgões, ácaros e uma série de outras pragas. Muitas pragas preferem ambientes secos na folhagem, e molhá-las desencoraja os bichinhos incômodos de se instalarem.
Molhar a folhagem é melhor do que cortá-la. Essa praga de tomate do final do verão é tão pequena que você não pode ver onde está. Se você vir folhas danificadas, é provável que a população de pragas já tenha se mudado para um galho mais alto em busca de alimento fresco. A poda excessiva enfraquecerá a cultura em vez de ajudá-la.
Este método requer consistência para funcionar bem. Molhe as folhas diariamente, ou duas vezes ao dia, em todas as plantas onde você vê danos causados por ácaros do tomate. Molhe as partes inferiores das folhas, os caules e os frutos. Partículas de solo podem espalhar doenças, então tente ao máximo não respingar solo nas folhas.
Uma ou duas semanas de pulverização diária devem derrubar a maioria desses ácaros e desencorajá-los de se espalharem. As plantas poderão crescer grandes e fortes, e resistirão a infestações futuras.
Remova Plantas Infestadas
Remova plantas onde as populações estão fora de controle.
Ocasionalmente, a população de pragas cresce fora de controle e causa a queda de várias folhas. Nesse estágio, é melhor seguir em frente do que perder uma batalha difícil. É melhor começar com novas mudas do que tentar salvar uma planta infestada de ácaros.
Arranque as plantas de tomate infestadas e descarte-as longe do local de cultivo. Composte-as a quente, enterre-as profundamente ou descarte-as em uma lixeira. Nunca as deixe apodrecer por perto, pois os aracnídeos se espalharão dos detritos mortos para suas plantas de jardim.