Arbusto Sempre-Verde
O arbusto sempre-verde prospera em meia-sombra e prefere solo ácido. Os principais tipos de camélias que você provavelmente encontrará em quintais e jardins são a Camellia japonica e a Camellia williamsii. Independentemente da espécie que você plantar, flores que variam de branco, rosa a vermelho embelezam seu jardim do final do outono ao início da primavera.
Regue sua camélia abundantemente durante o verão para que seus novos botões de flores cresçam adequadamente. Com esses fundamentos, você pode plantar e cultivar suas camélias em declarações altas e marcantes para o seu jardim. Saiba mais sobre como cultivar e cuidar de camélias aqui.
Como acontece com qualquer planta, é importante estar atento a qualquer praga de jardim que possa prejudicar a planta e impactar a saúde geral do seu jardim. Vamos explorar as pragas às quais as camélias são propensas, como identificá-las e o que você pode fazer para prevenir e gerenciar esses insetos e criaturas incômodas.
Aphids (Pulgões)
Monitore pequenos insetos que podem prejudicar suas plantas.
Esses insetos de corpo mole usam suas bocas — moldadas como longos tubos de alimentação — para perfurar e sugar a seiva das camélias. Os pulgões são pequenos, em forma de pêra, e comumente verdes ou pretos, embora você possa encontrá-los em vermelho, amarelo ou marrom. Eles andam sobre pernas longas e têm antenas. Também conhecidos como piolhos de planta, os pulgões são uma praga comum entre muitas plantas. Infelizmente, sua camélia não é exceção.
Geralmente, os pulgões não causam danos drásticos ou fatais, mas isso não significa que você pode baixar a guarda. Além de sugar a seiva da planta, eles também podem transmitir doenças. Fique atento na primavera, ou na estação de crescimento da camélia, pois os pulgões se alimentam do novo crescimento tenro. Se você notar que as novas folhas estão se enrolando ou parecendo murchas, provavelmente encontrou pulgões em sua camélia.
Outro sinal de que sua camélia tem pulgões (ou uma praga semelhante) é se suas folhas ficarem pretas. Os pulgões secretam um resíduo líquido pegajoso chamado melada. Embora a melada seja clara, o mofo fuliginoso, um tipo de fungo, que frequentemente se desenvolve na melada, cobre as folhas com uma substância preta em pó.
Deixar as colônias de pulgões explodirem pode causar muitos danos às suas camélias e ao seu jardim. A boa notícia é que um jato forte da mangueira do jardim pode cuidar dos pulgões. Eles também têm vários predadores naturais, como joaninhas e vespas, então considere plantar plantas que atraem insetos benéficos.
Beetles (Besouros)
Fique atento a insetos noturnos que danificam a folhagem da sua planta.
As pragas da camélia podem ser divididas em duas categorias amplas: pragas que perfuram as folhas com suas bocas e sugam a seiva da planta e pragas que simplesmente comem as folhas. Os besouros se enquadram na segunda categoria. Existem cerca de 2.000 espécies de besouros de folha na América do Norte, mas os que afetam seus arbustos provavelmente são pretos ou marrons. Os dois culpados comuns são as espécies Rhabdopterus deceptor e Rhabdopterus praetextus.
Eles ferem as camélias cavando buracos longos em toda a folhagem. A American Camellia Society explica que a noite é quando os besouros de folha se alimentam. Durante o dia, eles se escondem na cobertura morta na base da planta.
Para o jardineiro diligente, use uma lanterna à noite para pegar essas pragas noturnas em ação e remova-as manualmente. Armadilhas adesivas são outra opção para capturar besouros.
Caterpillars (Lagartas)
Monitore larvas que podem danificar a folhagem do seu jardim.
Apesar de sua natureza faminta retratada na literatura infantil, as lagartas não são uma grande ameaça para as camélias, mas ainda é importante levá-las em conta enquanto estiver no jardim. Algumas espécies para ficar de olho: a borboleta branca da couve (Pieris rapae) e a mariposa da maçã (Cydia pomonella). As larvas da borboleta branca da couve são verde-limão com acentos pretos, enquanto a lagarta da mariposa da maçã é marrom e se assemelha vagamente a uma lesma.
Essas larvas procuram comida antes de entrarem em suas metamorfoses em mariposas e borboletas. Isso significa que a folhagem da sua camélia está no menu. Se não tratadas, as lagartas podem fazer com que as folhas caiam e enfraqueçam a saúde geral da planta.
Você pode remover as lagartas manualmente, escová-las ou borrifá-las da planta, ou introduzir insetos benéficos que podem ajudá-lo a removê-las. Bt é um remédio comum para lagartas no jardim também.
Deer (Veados)
Cercas podem proteger suas plantas da vida selvagem faminta.
Insetos não são as únicas pragas que afetam as camélias. Embora os veados geralmente não comam os arbustos ornamentais, este jardineiro já os viu mastigando as folhas escuras e brilhantes no inverno, quando outras fontes de alimento são escassas. Se você vive próximo à vida selvagem, considere cercas ou cercados para proteger sua camélia de pragas, independentemente do tamanho!
Grasshoppers (Gafanhotos)
Use barreiras e casas de pássaros para proteger seu jardim.
Outro inseto comedor de folhas, o gafanhoto, não é uma ameaça comum para sua camélia. Encontrar um ou dois no seu jardim não é motivo de preocupação, mas se uma infestação se desenvolver, pode devastar todo o seu jardim. Por exemplo, uma primavera excepcionalmente úmida pode criar condições ideais na Califórnia e em outros estados ocidentais para grandes populações de gafanhotos impactarem colinas e pastagens.
Instale barreiras físicas como coberturas de fileiras para deter os gafanhotos. Além disso, pendure casas de pássaros ao redor do seu jardim para colaborar com um dos predadores naturais do inseto.
Mealybugs (Cochonilhas)
Fique atento a massas algodonosas que sinalizam uma possível infestação.
As cochonilhas são mais frequentemente identificadas pelas massas brancas e algodonosas que aparecem nas folhas. Isso vem de uma secreção farinácea que cobre os corpos dos insetos e suas massas de ovos. As espécies de cochonilhas (que são um tipo de inseto de escama) que são mais propensas a atacar camélias são a cochonilha dos citros (Planococcus citri) e a cochonilha de cauda longa (Pseudococcus longispinus). Esses insetos de movimento lento se alimentam da planta, fazendo com que as folhas fiquem amarelas, murchem ou caiam. Assim como os pulgões, as cochonilhas também secretam melada que pode levar ao mofo fuliginoso na folhagem da camélia.
De acordo com a American Camellia Society, as cochonilhas são uma praga menos comum para as camélias, mas ainda há medidas a serem tomadas se você as encontrar. Borrife as folhas para remover as cochonilhas. Certos sprays de óleo, como o óleo de neem, também podem ajudar a controlar as cochonilhas, mas tenha cuidado ao usar sprays para não prejudicar insetos benéficos no processo.
Scale (Escamas)
Fique atento a manchas brancas e finas nas folhas e caules.
As camélias sofrem mais danos nas mãos (ou bocas) dos insetos de escama. As escamas são outro inseto de corpo mole que suga a seiva, enfraquecendo a planta e deixando melada, o que leva ao mofo fuliginoso. Se os insetos de escama tomarem conta de uma planta sem tratamento, sua camélia pode morrer.
Embora existam muitos tipos de escamas que afetam as plantas, a camélia é mais suscetível à escama do chá (Fiorinia theae) e à escama de camélia algodonosa (Pulvinaria floccifera). Semelhante às cochonilhas, as escamas aparecem brancas e finas. Elas aparecem na parte inferior das folhas ou no novo crescimento.
Para gerenciar uma pequena infestação de escamas, raspe ou escove os insetos dos caules. Esta é a abordagem mais eficaz e ambientalmente consciente. Para infestações maiores, podar garante que você está removendo insetos que podem se esconder em locais de difícil acesso. Se possível, tente isolar sua camélia do resto do seu jardim para evitar a propagação das escamas.
Spider Mites (Ácaros)
Verifique as folhas em busca de pontilhados e teias para uma detecção precoce.
Como o nome indica, os ácaros são relacionados às aranhas e tecnicamente não são insetos. Muitas espécies têm até a capacidade de produzir teias de aranha. O que os torna prejudiciais às camélias é o seu tamanho. Muitas vezes, eles são tão pequenos que você não os vê até que haja uma grande infestação em suas plantas. As camélias são mais suscetíveis ao ácaro vermelho do sul (Oligonychus ilicis), ao ácaro vermelho do chá (Oligonychus coffeae) e ao ácaro de duas manchas (Tetranychus urticae).
Quando afetam as camélias, eles podem cobrir ambos os lados das folhas. Eles são como muitos de seus colegas pragas, pois suas bocas perfuram as folhas para sugar a seiva. Eles deixam as plantas com aparência pontilhada ou manchada. Fique atento a folhas amareladas e até mesmo teias.
Embora sejam pequenos, verificar suas plantas rotineiramente garante que você detecte ácaros e outras pragas cedo. Muitas vezes, um jato forte da mangueira do jardim pode resolver o problema. Mantenha suas camélias no solo e umidade adequados como uma forma básica de prevenção.
Weevils (Gorgulhos)
Use armadilhas adesivas para monitorar e controlar essas pragas.
Semelhante aos besouros, os gorgulhos também ferem as camélias comendo sua folhagem. Um dos principais tipos de gorgulhos que afetam as camélias é o gorgulho da videira preta (Brachyrhinus ovatus). Ele também é um alimentador noturno e pode representar uma ameaça mais séria para as camélias, pois as larvas comem as raízes e danificam os troncos subterrâneos. Isso pode matar a planta.
As táticas para gerenciar os gorgulhos são as mesmas que você usaria para os besouros. Se você não quiser assumir o turno da meia-noite e caçar gorgulhos quando eles estão se alimentando à noite, armadilhas adesivas podem ajudar a capturá-los. Introduza nematoides benéficos (vermes microscópicos integrais aos ecossistemas do solo) no seu solo para comer as larvas de gorgulho entre as raízes.
Considerações Finais
Agora que você está equipado com as principais pragas e métodos de manejo, está preparado para manter sua camélia saudável e florescendo. Está se perguntando se sua camélia está sofrendo de outra coisa? Você pode ler sobre as várias doenças e problemas aos quais as camélias são propensas aqui. Também temos um ótimo guia para otimizar o crescimento e a beleza da sua camélia.
Esses arbustos são investimentos valiosos: são resistentes, bonitos e podem crescer até 15 metros de altura com o tempo e os cuidados adequados. É por isso que pode ser tão irritante quando você descobre que pragas estão se alimentando deles! Uma das melhores linhas de defesa é manter-se observante. Esta é uma regra básica para qualquer jardineiro, e se aplica à sua camélia.
De estação para estação, de secas a tempestades excessivas, do novo crescimento ao declínio de uma planta, sua capacidade de perceber como suas plantas respondem pode iluminar as melhores maneiras de cuidar delas. Um observador atento faz um jardineiro habilidoso.