Lagartas do Tomate
Lagartas do tomate são criaturas vorazes que surgem aparentemente do nada, causando estragos nas plantas de tomate com seu apetite.
As lagartas se camuflam no caule, mas seu tamanho robusto e os danos nas folhas as denunciam. As lagartas são larvas da mariposa esfinge (também conhecida como mariposa beija-flor), nativa da América do Norte e polinizadora noturna.
O primeiro controle das lagartas é removê-las manualmente das plantas e relocá-las para longe dos seus tomates. Óleo de neem e controles biológicos de BT (Bacillus thuringiensis) e terra de diatomáceas são outros métodos para eliminar as lagartas.
Para repelir as lagartas do tomate desde o início, o plantio companheiro é uma forma de organizar plantas que se beneficiam mutuamente. Isso reduz os danos causados por pragas através de repelentes benéficos, e embora não seja uma ciência exata, pesquisas apoiam combinações complementares.
Plantas companheiras, assim como as melhores condições culturais para tomates, oferecem a melhor base para colheitas vigorosas e resilientes. Intercalar a paisagem comestível com plantas repelentes é uma maneira de afastar uma variedade de pragas comuns enquanto atrai benéficos para um sistema de jardim equilibrado.
Manjericão Genovês Italiano
Esta erva germina rapidamente e está pronta para a colheita em semanas.
O manjericão é um favorito culinário de verão com tomates. A erva oferece não apenas um saboroso complemento para saladas caprese frescas, pizzas e massas, mas também serve para repelir lagartas do tomate.
Estudos mostram uma redução em tripes de ambos os parceiros, e as folhas aromáticas são um impedimento para as lagartas (Manduca quinquemaculata). Como um bônus adicional, o manjericão pode até promover o crescimento do tomate.
A erva saborosa prospera em clima quente, crescendo rapidamente para colheitas abundantes durante todo o verão. Originária da Índia, viajou pelo mundo para se tornar proeminente em pratos italianos e tailandeses. Do ‘Genovês’ ao limão, os perfis de sabor variados iluminam qualquer prato de verão.
O manjericão compartilha os mesmos requisitos de cultivo que os tomates. Cultive-o em pleno sol com solo organicamente rico e bem drenado e colha as folhas regularmente. Remova os picos de flores quando surgirem para preservar o sabor, pois as flores consomem energia das folhas. O manjericão é delicado e morre com uma leve geada. É uma das ervas mais fáceis de cultivar e cresce rapidamente a partir de sementes.
Cravos-de-defunto
Essas flores lidam com o calor com facilidade.
Os cravos-de-defunto são uma marca registrada da paisagem comestível como planta companheira para inúmeras culturas. Eles também trazem suas alegres flores em forma de pompom em amarelo ensolarado, dourado, marfim e granada para energizar o arranjo.
Na família das margaridas (Asteraceae), têm flores e folhagens aromáticas com óleos essenciais e propriedades repelentes.
Seja signet, francês, africano ou mexicano, os cravos-de-defunto são celebrados em todo o mundo por seus usos versáteis e benefícios aromáticos. No jardim de vegetais, repelem lagartas do tomate, percevejos, tripes e moscas-brancas, entre outros, e atraem insetos benéficos. As flores de cravo-de-defunto também são comestíveis, fazendo uma guarnição brilhante ou chá de ervas calmante quando secas.
Borragem
Esta flor cresce com estilo e aparece ano após ano.
A borragem é uma erva com flores azuis estreladas impressionantes e uma longa história na culinária e medicina herbal. As flores ricas em néctar e pólen são favoritas das abelhas, além de abelhas nativas e outros polinizadores. As folhas e flores são comestíveis com um sabor que lembra pepino.
Cultive borragem no perímetro ou na extremidade dos canteiros para repelir lagartas do tomate. Ela também pode melhorar o crescimento e a resistência a doenças entre as solanáceas. Os compostos naturais da borragem repelem pulgões e atraem vespas parasitas, um predador essencial de ovos e larvas de lagartas.
A borragem se ressemeia facilmente em suas condições ideais. Remova as flores gastas para limitar a ressemeadura, ou deixe-as no lugar para uma futura rodada.
Capuchinha
As folhas redondas e pétalas apimentadas roubam a cena do jardim.
Uma combinação de capuchinha aumenta o controle de pragas e atrai polinizadores. Elas são faróis para insetos benéficos para controle natural de pragas, incluindo joaninhas, moscas-das-flores e vespas parasitas.
A principal razão para plantá-las para repelir lagartas do tomate é que atraem braconídeos, uma vespa predadora que deposita ovos nas lagartas e as elimina. Plante-as ligeiramente afastadas das solanáceas como planta armadilha para pulgões, atraindo-os para longe da colheita.
A capuchinha traz folhas e flores comestíveis, as vibrantes flores tubulares que beija-flores e outros polinizadores acham irresistíveis. Elas crescem rapidamente a partir de sementes e toleram sombra parcial e condições secas uma vez estabelecidas.
A capuchinha se desenvolve melhor em climas com verões moderados (não quentes). Em climas quentes, cultive-as na primavera ou no outono para desfrutar como anuais de estação fria e apoiar as mudas enquanto se desenvolvem.
Cebolinha
Plante um pouco agora, e você desfrutará muito durante toda a estação.
Cebolinhas, também chamadas de cebolas de primavera, de cacho ou verdes, são fáceis de cultivar e usar na cozinha. Seu cheiro pungente afasta pragas, incluindo a mariposa esfinge. Afastar a mariposa pode impedir que elas depositem ovos em hospedeiros Solanaceae próximos.
Em geral, Allium é um excelente companheiro como repelente de pragas, incluindo alho e cebolas. Para manter uma boa relação com mudas de tomate, plante cebolinhas em sucessão em climas com verões frescos. Elas germinam melhor em solos de 16-29°C (60-85°F). Plante-as a cada duas a quatro semanas para uma colheita contínua.
‘White Lisbon,’ uma herança de 1700, está pronta em 60 dias e é confiável em várias condições. Tem boa tolerância ao calor e ao frio para suportar mudanças sazonais. ‘Tokyo Long’ tem um sabor suave, doce, de cebola e caules longos e esguios. ‘Tokyo Long’ é resistente a doenças, tolerante ao calor e à geada, e amadurece em cerca de 65 dias.
Sálvia
Espigas de lavanda atraem abelhas enquanto as folhas fazem a guarda.
A sálvia é uma erva perene clássica, e com seu aroma terroso e folhas aveludadas, também tem qualidades repelentes. Deixe-a florescer para atrair predadores benéficos e repelir lagartas do tomate.
A nativa do Mediterrâneo prefere sol pleno, mas, como os tomates, se beneficia de sombra à tarde em climas quentes. Solos bem drenados são essenciais.
Procure por S. officinalis ‘Berggarten’ (também chamada de ‘Herrenhausen’) para uma variedade com maior resistência ao míldio. Apresenta folhas largas, prateadas e espigas de flores de lavanda no verão (as flores de sálvia também são comestíveis).
‘Berggarten’ ganhou o Prêmio de Mérito de Jardim da Royal Horticultural Society por sua beleza e desempenho. Outros no gênero Salvia são adoráveis para plantar entre vegetais e são um grande atrativo para polinizadores que aumentam a frutificação.
Calêndula
Florescem em apenas um mês.
A calêndula floresce por muito tempo e produz flores brilhantes em amarelo rico, laranja, rosa, marfim e bicolores. As folhas e flores herbais são comestíveis como guarnição fresca ou secas para chás e panificação.
Pelos finos nos caules e folhas aromáticas e almiscaradas são desagradáveis para pragas que pastam, e repelem lagartas do tomate, besouros, nematoides, pulgões e tripes. Elas também atraem joaninhas, crisopídeos e moscas-das-flores que se alimentam das pragas comuns.
A calêndula é uma anual tolerante à geada que é fácil de cultivar, exceto no calor intenso do verão. As plantas desbotam em condições quentes. Em áreas moderadas, elas se recuperam quando as temperaturas mais frescas chegam. A calêndula cresce rapidamente a partir de sementes, florescendo em apenas 30 dias após a germinação, e é uma excelente candidata para semear com rodadas sucessivas de tomates.
Mil-folhas
Achillea tem um charme nativo que floresce em beleza natural que atrai insetos.
O mil-folhas, nativo da América do Norte, é ideal para atrair abelhas e borboletas, bem como joaninhas e vespas braconídeas para se alimentarem de ovos e lagartas de lagartas. A perene traz folhagem plumosa e grandes cabeças de flores planas que se tornam plataformas de pouso para insetos voadores.
A espécie cresce alta com flores brancas leitosas, e numerosos cultivares variam em tamanho e cor. O mil-folhas é uma perene de baixa manutenção, tolerante à seca e de pleno sol. Não precisa de muito mais do que um local ensolarado com solo bem drenado para florescer. Plante-o no perímetro da paisagem comestível ou com espaço para se espalhar ao redor dos vegetais para experimentar seus méritos.
Salsa
Esta erva cresce melhor em temperaturas amenas com umidade constante.
A salsa é outra erva fragrante que atrai insetos que se alimentam das lagartas suculentas. Seu aroma também serve como uma máscara para as folhas de tomate e pode ajudar a despistar as pragas do rastro de seu hospedeiro.
A salsa prospera em condições frescas e é um enchimento bonito entre os comestíveis, além de seu sabor fresco e herbáceo. As folhas em leque são planas ou encaracoladas, dependendo da variedade.
Cultive a salsa como anual para desfrutar de suas folhas do primeiro ano. No segundo ano, as bienais produzem flores, e as folhas se tornam amargas antes de morrerem após a semeadura.