3 Benefícios das Vespas no Jardim

O que esperar nesse post

Vespas: Insetos Mal Compreendidos

As vespas são frequentemente mal compreendidas. Esses insetos de jardim são muitas vezes rotulados como agressivos. Como algumas delas picam como um mecanismo de autodefesa, tendemos a manter distância. Mas e se eu te dissesse que esses fascinantes insetos são, na verdade, ótimos para se ter por perto?

Antes de discutirmos seus benefícios, vamos desmistificar um equívoco comum sobre esses insetos. Primeiramente, há a questão das picadas. Muitos de nós já enfrentamos a ira de uma vespa cuja casa chegamos muito perto. Sentimos as picadas, então é fácil vê-las como inimigas. Mas elas podem não ser tão ameaçadoras quanto parecem.

Aqui estão alguns benefícios inesperados das vespas no jardim.

A Situação das Picadas

Muitas espécies ajudam silenciosamente os jardins sem causar nenhum dano.

A realidade é que muitas vespas não picam. As que picam geralmente têm uma razão legítima. Ou pelo menos, parece assim para elas. Elas não são naturalmente agressivas; apenas defendem seus ninhos.

Existem mais de 100.000 espécies conhecidas no mundo. Muitas delas são capazes de picar, mas há apenas cerca de 1.000 espécies globalmente que representam uma ameaça para os humanos. Entre estas estão as vespas de papel, vespas oleiras, vespas de cerâmica, vespões e marimbondos. Todas são sociais, ou seja, vivem em colônias.

Essas espécies sociais picam principalmente em defesa de seus ninhos e colônias. Se você se aproximar demais do ninho, elas provavelmente virão até você e possivelmente picarão. Mesmo nesses casos, são apenas as fêmeas que têm ferrões, então os machos só podem agir de forma ameaçadora.

Outros tipos, como espécies solitárias e parasitas, podem ser capazes de picar, mas não costumam picar humanos. Então, de todas essas espécies, há apenas algumas centenas que são responsáveis pelo nosso medo desses insetos.

Muitas vezes, percebemos elas como perigosas por causa dessa possibilidade. No entanto, elas são incrivelmente úteis no jardim. Se você puder manter distância, elas fazem alguns trabalhos importantes que facilitam as coisas para nós.

Benefícios das Vespas no Jardim

Entender de quais vespas se afastar, e em quais circunstâncias, torna mais fácil apreciá-las. Estar ciente de seus ninhos e desencorajá-las a nidificar em áreas de alto tráfego é benéfico. Se você puder manter uma relação harmoniosa com elas, há sólidos benefícios em sua presença.

Polinização

Buscadoras de néctar ajudam silenciosamente as flores a espalhar seu pólen.

Embora as vespas não sejam tão eficientes na polinização quanto as abelhas, elas ainda desempenham um papel essencial que pode beneficiar seu jardim. Elas não têm a mesma capacidade de carregar pólen que as abelhas, devido aos seus corpos lisos. Mas elas bebem néctar e, no processo, transferem algum pólen entre as flores.

Algumas delas polinizam incidentalmente; é apenas um resultado de sua busca por alimento. Outras, como as vespas de figo, realizam polinização especializada. Elas são as polinizadoras exclusivas das figueiras. São incrivelmente importantes para o ciclo de reprodução da figueira.

As vespas preferem flores planas, rasas e abertas, como mil-folhas, asclepias, ásteres e girassóis. Estas oferecem fácil acesso ao néctar. Elas não coletam pólen intencionalmente, como as abelhas, mas buscam néctar. Dessa forma, contribuem para a saúde e diversidade das plantas floridas.

Controle de Pragas

Pequenos caçadores gerenciam silenciosamente populações de insetos incômodos durante toda a temporada.

Quando se trata de controle de pragas, as vespas são as verdadeiras MVPs. Muitas espécies são parasitas ou predadoras. Elas se alimentam de insetos e seus ovos, ou colocam seus ovos nos corpos de insetos incômodos.

Espécies predadoras incluem marimbondos, vespas oleiras e vespas de papel. Se essa lista parece familiar, é porque essas são as espécies mais agressivas. Elas se alimentam de pulgões, lagartas, moscas-brancas, moscas e gafanhotos. Elas mastigam as pragas e as alimentam para suas larvas.

Sou fã de qualquer coisa que coma pulgões. Aposto que a maioria dos jardineiros compartilha desse sentimento. Infelizmente, essas espécies também comem lagartas e não discriminam entre elas. Então, acabam comendo larvas de borboletas, o que eu não gosto.

Vespas parasitas como Ichneumonidae, Trichogrammatidae e Braconidae colocam seus ovos dentro de insetos praga. Elas visam insetos como lagartas, ovos de mariposas e borboletas, pulgões e besouros, bem como suas larvas.

Os ovos das vespas parasitas eclodem dentro do corpo do hospedeiro. Então, as larvas se alimentam do hospedeiro por dentro. Um pensamento assustador, mas ajuda a manter essas populações sob controle.

Os benefícios das vespas parasitas no jardim são substanciais. Reduz a necessidade de pesticidas químicos no jardim. Isso é ótimo para outros insetos polinizadores. É um método de controle de pragas natural e sustentável que também beneficia você.

Suporte ao Ecossistema

Redes alimentares prosperam porque elas são tanto espécies caçadoras quanto presas.

Tanto a polinização quanto a predação são benéficas para o ecossistema do jardim. Como controle natural de pragas, elas ajudam a proteger suas culturas e outras plantas. Reduzem a necessidade de métodos de controle de pragas químicos e apoiam uma rede alimentar mais equilibrada.

Como polinizadoras, esses insetos beneficiam o jardim ajudando a sustentar a diversidade de plantas. Elas também fazem com que as plantas produzam sementes e frutos, que são alimentos para outros animais selvagens.

As próprias vespas são uma fonte de alimento para muitos animais. Pássaros, sapos, insetos maiores e alguns mamíferos são predadores de vespas. Elas beneficiam a rede alimentar em ambas as direções, como predadores e presas.

Finalmente, elas beneficiam o jardim através da ciclagem de nutrientes e auxiliando na decomposição. Espécies necrófagas, como marimbondos, vespões e algumas vespas de papel, alimentam-se de frutas em decomposição e insetos mortos. É por isso que você frequentemente vê essas espécies ao redor da cesta de piquenique.

Espécies necrófagas ajudam a decompor matéria orgânica, enriquecendo o solo. Elas limpam insetos mortos e restos de animais. Também reduzem a quantidade de resíduos em decomposição que podem transmitir doenças.

Conclusões Principais

Embora frequentemente pensemos nas vespas como insetos incômodos que podem causar dor, elas podem ser benéficas no jardim. Elas aumentam a diversidade de plantas e fornecem alimento para outros animais selvagens, além de reduzir populações de insetos incômodos. Elas reduzem a necessidade de controles químicos de pragas e até fazem um importante trabalho de limpeza!

Continue sua leitura aqui