Besouros Japoneses
Em áreas ativas, besouros japoneses aparecem por quatro a seis semanas durante o verão, alimentando-se de mais de 300 plantas, desde frutas e vegetais até ornamentais. Enquanto árvores e arbustos maduros são menos propensos a sofrer além de danos estéticos e de frutos, plantas jovens podem ser vítimas de seus apetites vorazes. Os besouros adultos alimentam-se de folhas, botões, flores e frutos, enquanto suas larvas forrageiam sob a superfície do solo nas raízes da grama.
Felizmente, existem algumas plantas que os besouros japoneses detestam. Estas são plantas que evitam devido à toxicidade ou características pouco atraentes, como folhas espessas.
Outras opções são aquelas que afastam os insetos com qualidades repelentes ou de mascaramento. Elas podem ter óleos essenciais que afastam os besouros ou um aroma que cobre uma planta vizinha mais desejável. Esses companheiros servem para dissuadir pragas da área e podem ajudar a limitar os danos.
Com uma paleta tão ampla, incorporar plantas que os besouros japoneses detestam pode ajudar a criar uma barreira para aquelas que eles frequentam, ou pelo menos manter algumas intocadas por sua alimentação.
Gerânio
Pétalas tóxicas fazem pragas caírem e ficarem imóveis.
Os gerânios zonais lideram nossa lista de plantas que os besouros japoneses detestam, com uma toxicidade em suas pétalas que deixa os insetos imóveis por horas após se alimentarem. As flores contêm o composto tóxico ácido quisquólico que faz os besouros caírem no chão e ficarem de costas. A paralisia temporária os deixa vulneráveis a predadores, desidratação e a jardineiros que podem facilmente removê-los.
Gerânios são anuais duráveis (ou perenes em zonas sem geada, onde crescem ao ar livre o ano todo) que florescem todo o verão. As flores ricas e saturadas de cor e as folhas arredondadas do gerânio de jardim comum são clássicos favoritos, seja em vermelho cereja, coral, magenta ou branco. Caules espessos sustentam os aglomerados de flores vistosas acima dos ramos folhosos.
Para manter as flores de fácil cuidado, retire os aglomerados de flores gastas na base do caule para promover uma refloração mais rápida. Experimente gerânios de jardim como companheiros de arbustos e perenes que os besouros favorecem.
Gerânios passam o inverno em uma área protegida em climas com invernos frios. Mova os recipientes para dentro ou tente-os sem raízes em um espaço abrigado.
Lilás
Doce aroma atrai polinizadores e desencoraja danos.
Lilases encantam com seus aglomerados de flores em panícula maciça e fragrância intensamente doce, mas os besouros japoneses discordam. Eles atraem abelhas e outros polinizadores com seu néctar rico, enquanto dissuadem os insetos de carapaça dura. Eles não são uma fonte de alimento preferida para os besouros, seja devido à fragrância ou sinais visuais.
Existem centenas de cultivares de lilás prontas para encantar jardins de clima frio. Com flores simples ou duplas em branco cremoso, rosa e roxo, um único caule enche o ambiente com beleza perfumada. Para incentivar a refloração e o brotamento, remova as flores desbotadas.
Lilases dependem de invernos frios para desenvolver brotos e não prosperam em climas com calor e umidade elevados. Em zonas quentes, procure aqueles criados para melhorar a tolerância ao calor para a melhor chance de sucesso.
Crisântemo
Óleos naturais nas folhas ajudam a proteger flores próximas.
Margaridas de jardim resistentes são favoritas de longa data por sua exibição outonal florífera e fácil cuidado. Além de seu ornamento, elas têm defesas naturais que podem deter pragas como os besouros japoneses.
Crisântemos têm folhagem aromática que contém óleos essenciais. Enquanto suas flores atraem benéficos como joaninhas, moscas-das-flores e crisopídeos, suas toxinas aromáticas podem tornar a área circundante menos atraente para invasores.
Vá em frente e plante mais margaridas perenes neste outono ou primavera, pois as qualidades repelentes são melhores em números. Resistente ao frio, elas crescem e florescem vigorosamente por anos de cor recorrente. Crisântemos crescem melhor em solos úmidos e ricos em matéria orgânica. Belisque caules frescos duas ou três vezes na primavera e no início do verão para promover um hábito folhoso e brotamento uniforme.
Buxo
Folhagem dura e coriácea mantém pragas mastigadoras afastadas.
Como os lilases, os buxos são arbustos lenhosos que não são uma fonte de alimento preferida para os besouros japoneses. Os besouros japoneses detestam as plantas por causa de suas pequenas folhas coriáceas que são difíceis de mastigar. Se eles navegarem nos arbustos, provavelmente passarão rapidamente para uma seleção mais macia.
Buxos são sempre-vivas elegantes e um elemento básico em fundações, bordas e como sebes. As sempre-vivas estruturais e suas pequenas folhas verdes brilhantes e densas ramificações são versáteis no jardim. Nunca saem de moda, complementando arranjos formais ou informais.
Variedades favoritas incluem ‘Green Mountain’ e ‘Green Velvet’. ‘Green Mountain’ apresenta uma forma naturalmente piramidal e cresce até cinco pés. Os híbridos vigorosos mantêm sua cor verde fresca o ano todo. Para um cultivar em forma de monte, procure ‘Green Velvet’, que se mantém com cerca de três pés de altura.
Capuchinha
Aroma apimentado protege culturas próximas do interesse de insetos.
Com flores e folhagem apimentadas, a capuchinha mascara o aroma de plantas hospedeiras mais desejáveis. Um plantio de capuchinha como companheira aumenta o controle de pragas e atrai polinizadores, pois atraem insetos benéficos, incluindo vespas parasitas.
Além de suas qualidades repelentes, a capuchinha apresenta flores tubulares grandes e vistosas, favoritas dos beija-flores. As folhas e flores comestíveis fazem uma bela guarnição sazonal. A capuchinha cresce rapidamente a partir de sementes e tolera sombra parcial e condições secas uma vez estabelecida.
A capuchinha se sai melhor em climas com verões moderados que não são muito quentes. Cultive-as como anuais de estação fria na primavera ou no outono em áreas de calor intenso.
Cebolinha
Cheiro forte afasta pragas e atrai ajudantes do jardim.
Os besouros japoneses detestam essas plantas devido aos seus compostos de enxofre e fragrância forte. Isso inclui outros alliums como cebolas, alliums ornamentais, alho e mais. Entre o grupo, a cebolinha é uma companheira fácil de interplantar entre vegetais e ornamentais, incluindo rosas. Tolerante à geada, também é um dos vegetais mais fáceis de cultivar.
A cebolinha surge cedo na primavera e se pereniza por anos com lâminas e flores comestíveis. Flores de lavanda emergem na primavera e no início do verão, atraindo polinizadores e outros insetos.
Os vegetais de baixa manutenção e tolerantes à seca se saem melhor em solos úmidos e bem drenados. A cebolinha desbota em climas quentes com alta umidade, onde crescerá melhor com proteção de sombra à tarde.
Alho
Colheita fácil que naturalmente desencoraja a alimentação de insetos.
Adicione alho ao arranjo de plantas saborosas que os besouros japoneses detestam. Os bulbos fáceis de cultivar ocupam pouco espaço enquanto descansam durante o outono e inverno para crescimento na primavera. Plante alho-semente em setembro em climas frios. Espere até outubro ou novembro em zonas quentes para deixar as temperaturas esfriarem.
Dependendo do seu clima, você vai querer selecionar o melhor entre os tipos de pescoço duro ou mole. Os de pescoço duro têm um sabor de alho verdadeiro robusto, são fáceis de descascar e requerem um período de frio. Eles se saem melhor em climas frios. Variedades de pescoço mole são geralmente menores e funcionam bem tanto em climas frios quanto quentes.
Erva-gateira
Cheiro herbal protege plantas próximas da atenção de insetos.
Os felinos apreciam os óleos essenciais da erva-gateira, e ela faz um chá de ervas saboroso, mas os besouros japoneses não gostam de sua essência. Experimente interplantar a erva como um dissuasor e máscara. As folhas verdes macias e massas de flores brancas ou lavanda no início a meados do verão atraem outros insetos.
A erva-gateira pode ficar desleixada à medida que a estação avança e se re-semeia agressivamente em condições ideais. Remova as flores desbotadas para evitar a re-semeadura e belisque os caules (ou colha regularmente) para manter uma forma arrumada.
Experimente também a erva-dos-gatos, como um dissuasor de besouros e uma perene ornamental durável com compostos químicos semelhantes e folhagem aromática e peluda. Uma névoa de flores tubulares roxas suaves cobre as plantas em forma de monte no início do verão. Assim como as folhas são desagradáveis para insetos como pulgões e percevejos, também resistem a veados e coelhos.
Coreopsis
Flores ensolaradas florescem por meses com poucos problemas de pragas.
Coreopsis, com espécies de folhagem filiforme ou folhas espessas, é uma planta que os besouros japoneses detestam. A flor silvestre nativa da América do Norte apresenta uma temporada de floração prolongada, sendo uma das primeiras a mostrar cor no início da primavera e entre as últimas a desbotar no outono.
Em amarelo ensolarado, a perene de pétalas em raio é uma fonte principal de néctar e pólen para abelhas, borboletas e benéficos. Pássaros canoros forrageiam nas sementes durante o inverno.
Coreopsis lanceolada (Coreopsis lanceolata) tem pétalas douradas em raio com centros amarelos em caules esguios. A perene tolerante à seca forma touceiras, com uma almofada de folhas basais.
Coreopsis das planícies (C. tinctoria) tem pétalas amarelas com destaques vermelhos profundos e discos de botão marrons. Embora considerada anual, uma única planta pode florescer por dois a três anos. A nativa fácil se auto-semeia para expandir a colônia.
Magnólia
Folhas brilhantes e flores firmes resistem à maioria dos danos foliares.
Para uma árvore lenhosa que resiste a Popillia japonica, experimente a magnólia. Com folhas espessas e pétalas cerosas, são materiais difíceis de mastigar.
Espécies de magnólia nativas da América do Norte incluem magnólia-doce (M. virginiana) e magnólia-sulista (M. grandiflora). As árvores fáceis de manter são encantadoras na paisagem, com flores brancas cremosas, aroma de limão e folhagem elegante.
A magnólia-doce é uma árvore de espécime com múltiplos troncos, com folhas verde-prateadas e flores com aroma de baunilha. A espécie é menor que alguns de seus parentes e se adapta a uma variedade de tamanhos de jardim. M. grandiflora cresce grande e larga com uma saia cheia. Folhas brilhantes e flores em forma de taça são assinaturas do verão.
As folhas da magnólia-sulista têm lados inferiores marrons que se tornam aveludados no frio. Vagens de sementes seguem as flores e seus frutos vermelhos para estender o interesse.
Cercis
Flores de primavera atraem polinizadores antes de outras flores.
Os redbuds orientais têm propriedades internas que são pouco atraentes para os insetos de carapaça. As árvores de sub-bosque são nativas do leste da América do Norte e apresentam folhas cerosas em forma de coração. Um dos primeiros a florescer após o inverno, flores franjadas de rosa claro a magenta profundo alinham os galhos nus antes que as folhas surjam.
As flores de início de temporada fornecem uma fonte de néctar para beija-flores e outros polinizadores antes que outras flores surjam. Folhas novas e frescas começam verde brilhante com tons vermelhos e envelhecem para um verde mais profundo. No outono, a folhagem pode se tornar amarelo brilhante, com interesse multissazonal.
Cercis são de baixa manutenção. Eles se adaptam a várias condições de local, desde solos pobres até luz solar variável. Eles se saem melhor em solo médio, bem drenado, com umidade consistente, especialmente durante períodos prolongados de seca.