7 Ervas Daninhas Que São Realmente Boas para o Seu Jardim

O que esperar nesse post

Arrancar Ervas Daninhas

Não sei quanto a você, mas se há uma tarefa relacionada ao jardim que eu gostaria de delegar a alguém, seria definitivamente arrancar ervas daninhas. Por mais que eu tente, nunca consigo terminar sem desgastar os joelhos das minhas calças ou acordar com as costas doloridas no dia seguinte. Claro, aquelas almofadas de jardinagem podem ajudar, e as joelheiras fazem uma grande diferença. Mesmo assim, eu trocaria isso por plantar e regar qualquer dia da semana.

Mas o que é uma erva daninha afinal? A maioria das plantas que atribuímos esse nome são nativas que simplesmente prosperam em nosso ambiente. Por se sentirem confortáveis em nosso clima, elas surgem onde há espaço e podem sufocar as coisas que queremos em nossos canteiros. Algumas ervas daninhas, como a hera venenosa e os cardos, podem tornar sua tarefa extremamente dolorosa. É claro que essas precisam ser removidas. Mas algumas têm propriedades que as tornam mais úteis do que incômodas se você souber como usá-las.

Algumas das coisas que chamamos de ervas daninhas têm valor nutricional. Muitas são importantes fontes de alimento para polinizadores. Outras enriquecem o solo apenas por crescerem ali, tornando-o um lugar mais acolhedor para você cultivar outras coisas. Vamos dar uma olhada em algumas plantas comuns que têm uma reputação menos que estelar. Você pode se surpreender com a utilidade delas!

Dente-de-Leão

Suas flores amarelas brilhantes trazem um toque de cor no início da estação.

Os dentes-de-leão se espalham livremente, em grande parte graças aos desejos das crianças. Suas cabeças de sementes fofas há muito tempo são desejadas. Assim como as velas de aniversário, soprar nelas segue esses desejos, e as sementes voam despreocupadas na brisa até encontrarem um lugar para pousar. Se acontecer de pousarem em um local quente e ensolarado, e receberem um pouco de chuva, poof, elas germinam rapidamente e se instalam.

Como são resistentes em quase todas as zonas da América do Norte, todos nós estamos familiarizados com suas flores amarelas ensolaradas e suas bolas de desejo fofas. Não vou mentir; essas cabeças de sementes efêmeras ainda me atraem, e já fui conhecido por trazê-las para casa para espalhar pelo meu próprio quintal. Parece loucura, certo?

Talvez não seja tão louco, afinal. Como se vê, os dentes-de-leão são bastante úteis. Muitas pessoas até os cultivam de propósito. Como apicultor, reconheço a importância dessas flores como uma fonte de alimento vital para os polinizadores. Eles são uma das primeiras flores a florescer na primavera, e fornecem uma generosa oferta de néctar no início da temporada.

Os dentes-de-leão também servem como uma valiosa fonte de alimento para pássaros, coelhos e outros animais. Os beija-flores usam sua penugem para forrar seus ninhos. Que fofo, não é?

Além de apoiar um ecossistema diversificado, essas plantas são incrivelmente nutritivas! As folhas são ricas em nutrientes valiosos como as vitaminas A, B, C e D. Elas também contêm uma generosa quantidade de minerais como zinco, ferro e potássio.

Essas plantas humildes têm um extenso histórico de uso medicinal. Não posso falar muito sobre isso. Eu sei que elas são eficazes como diuréticas, para aqueles dias em que você se sente inchado, elas fazem um chá agradável. As raízes também são usadas para estimular o apetite. Embora você possa não gostar delas espalhadas por todo o seu gramado, elas definitivamente têm valor.

Trevo

Um fertilizante natural, eles adicionam nitrogênio para nutrir outras plantas.

Você pode ter dificuldade em encontrar um verdadeiro trevo de quatro folhas. O nome botânico desta planta deve te dar uma ideia do motivo. Trifolium vem das palavras latinas tri-, que significa três, e folium, que significa folha, porque eles têm folhas trilobadas. Não importa, na verdade, porque os trevos são sortudos para se ter no jardim de qualquer maneira.

Os gramados de trevo são populares em muitos lugares por sua tolerância à seca e hábitos de baixa manutenção. Os tipos de crescimento mais baixo, como o trevo branco holandês, não precisam ser cortados. Se você prefere a aparência de um gramado de grama bem cuidado, isso provavelmente não é para você. No entanto, se você gosta de coisas com uma aparência um pouco mais natural, adicionar trevo ao seu gramado pode ser a coisa certa a fazer.

O trevo, como muitas chamadas ervas daninhas, é uma importante fonte de alimento para os polinizadores, especialmente as abelhas. Isso por si só já é suficiente para alguns jardineiros, mas há outras ótimas razões para cultivar trevo.

O trevo é uma leguminosa, e as leguminosas são fixadoras de nitrogênio. São plantas que puxam o nitrogênio do ar e o levam para suas raízes. Como resultado, atuam como um fertilizante natural, adicionando valioso nitrogênio para alimentar outras plantas. É por isso que o trevo encarnado é uma cobertura vegetal tão popular.

Outro benefício do uso do trevo como cobertura vegetal é que ele sufoca outras ervas daninhas. Você pode cultivar isso em seus canteiros de jardim durante a entressafra para enriquecer o solo e manter outras ervas daninhas ao mínimo. Corte antes que as flores virem sementes se você não quiser que ele se auto-semeie. Em seguida, use os restos de corte como cobertura vegetal verde para a próxima temporada de vegetais.

Finalmente, o trevo tem um sistema radicular intrincado. Ele forma tanto uma raiz principal longa e profunda quanto raízes fibrosas adicionais que se estendem da raiz principal. Este robusto sistema radicular é ótimo para melhorar a estrutura do seu solo e prevenir a erosão. É também por isso que algumas espécies têm uma reputação de serem invasivas. No entanto, existem espécies nativas da América do Norte por aí.

Todas as partes da planta do trevo são comestíveis e frequentemente usadas para alimentar animais de pasto. Se você tem galinhas ou outros animais de criação, eles vão adorar petiscar as folhas e flores do trevo. Você também pode fazer chá com as raízes para consumo humano.

Bolsa-de-Pastor

Ferro e cálcio dão a esta pequena planta um valor impressionante.

A bolsa-de-pastor é uma plantinha fofa da família da mostarda ou Brassica. Esta pequena anual é nativa da região do Mediterrâneo e tem um longo histórico de uso medicinal. Embora não seja especialmente importante para o jardim, é uma ótima plantinha para forragear por seus benefícios à saúde e nutricionais.

A bolsa-de-pastor contém um composto chamado sulforafano. Este composto tem mostrado promessa como um agente anti-inflamatório. Historicamente, era usado para o tratamento de distúrbios menstruais, febre, disenteria e mais. Também mostra promessa na inibição do crescimento de tumores em estudos com animais.

Como outras brassicas, a bolsa-de-pastor é comestível, embora você possa exagerar. Em grandes quantidades, pode ter alguns efeitos colaterais desagradáveis. É improvável que você veja quaisquer problemas consumindo as folhas, brotos ou flores. Evite consumir as sementes. As partes vegetativas da planta são ricas em Vitamina C, além de ferro e cálcio.

Quenopódio

Os pássaros adoram suas cabeças de sementes como um petisco natural e saboroso.

Os quenopódios são plantas da família do amaranto e geralmente são considerados ervas daninhas. No entanto, em algumas áreas do mundo, eles são cultivados como culturas alimentares. A planta é nutritiva, contendo altos níveis de vitaminas A e C, bem como minerais como ferro, manganês, potássio, cálcio, riboflavina e niacina. As sementes germinadas são especialmente ricas em nutrientes.

No jardim, tem várias funções úteis. Primeiro, ele dissuade os mineiros de folhas. Se você já lidou com essas pragas, sabe que elas podem deixar as folhas de citros e outras folhagens de plantas com aparência terrível. Eles vão atacar seu jardim de vegetais também, então plante alguns quenopódios em seu canteiro de vegetais para afastar essas pragas.

Como é rico em nitrogênio e potássio, também enriquece o solo. Você pode usá-lo como cobertura vegetal verde para alimentar outras plantas. Porque ele adiciona nutrientes de volta ao solo e alimenta outras plantas, ajuda a controlar a erosão. Os pássaros gostam de comer as cabeças de sementes, que são uma fonte de alimento nutritiva para eles.

Mastruço

É ótimo para alimentar animais e melhorar a fertilidade do jardim.

O mastruço é outro membro da família Brassica, junto com o repolho, brócolis e couve de Bruxelas. Como essas plantas, é resistente à geada e tem ótimos usos no jardim.

Você pode cultivar mastruço como uma cobertura vegetal para melhorar a estrutura e a fertilidade do solo. O sistema radicular mantém o solo no lugar, o que evita a erosão. Ao prevenir a erosão, ajuda a proteger a qualidade da água também.

O mastruço é útil como alimento para mais do que as pessoas, embora seja uma fonte significativa de proteínas e aminoácidos. É semelhante à proteína de soja neste aspecto. Também é ótimo para fazer ração animal. As folhas e sementes são fontes de alimento nutritivas para humanos e animais.

Alguns outros produtos interessantes desta planta incluem biodiesel, que é feito a partir do processamento das sementes. A refeição de sementes restante pode ser transformada em combustível de aviação. Existem muitos usos valiosos para esta chamada erva daninha!

Artemísia

Esta planta repele insetos e nutre o crescimento próximo naturalmente.

Eu adiciono artemísia hesitante, pois ela pode ser alelopática, o que significa que pode inibir o crescimento de outras plantas próximas. Dito isso, ela faz um ótimo supressor para outras ervas daninhas, e você pode fazer adubo livre de animais a partir dela. O chá de artemísia fermentado é um fertilizante valioso para outras plantas.

A artemísia contém produtos químicos voláteis que repelem insetos, por isso é ótima para áreas próximas ao seu jardim, mas não faz uma boa cobertura vegetal. Evite usá-la em áreas onde você não quer que ela fique. É difícil se livrar dela.

O uso medicinal é o que normalmente torna a artemísia uma erva daninha popular. Ela é rica em antioxidantes, que podem proteger as células e reduzir o risco de muitas doenças. Você pode fazer um repelente de insetos eficaz a partir dela, por isso naturalmente reduz a ocorrência de doenças transmitidas por insetos.

A pesquisa é limitada, então não recomendamos para uso interno. Como preparação externa, há evidências mais conclusivas. É um bom repelente de insetos, então tem alguns usos benéficos.

Morugem

É rica em vitaminas e ótima para tratamentos de cuidados com a pele.

Como outras ervas daninhas floridas, a morugem é uma ótima fonte de alimento para os polinizadores. Ela faz uma boa planta companheira, pois preenche os espaços entre as fileiras e protege o solo, mantendo outras ervas daninhas afastadas. Como o nome sugere, as galinhas adoram comer esta planta.

A morugem tem raízes fibrosas, que melhoram a estrutura do solo e minimizam a erosão. As raízes são superficiais, então não competirão com raízes mais profundas por nutrientes. Algumas evidências também mostram que ela faz uma boa cobertura vegetal verde. Ela prefere solo fértil, então vê-la é um sinal de que seu solo é rico e saudável.

Em termos de consumo humano, a morugem tem um sabor agradável e contém muitos nutrientes. É rica em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. Devido ao seu alto teor de vitamina C, é boa para o sistema imunológico.

Historicamente, esta planta tem muitos usos medicinais. Pomadas feitas a partir das folhas e caules são anti-inflamatórias e são usadas para tratar muitas doenças de pele. Também tem sido usada para tratar certas infecções. Não temos nenhuma autoridade nesse departamento, porém, então sempre consulte um profissional de saúde antes de usar remédios à base de ervas.

Conclusões

Já ouvi dizer que uma erva daninha é uma planta que simplesmente tem mais sucesso do que as outras plantas que cultivamos. Embora você deva evitar as invasoras, muitas das ervas daninhas comuns que crescem em nossos jardins são mais úteis do que prejudiciais. Algumas até têm usos benéficos e fornecem nutrientes em nossa dieta, como outros vegetais.

Continue sua leitura aqui