Oídio: Um Problema Comum nos Jardins
O oídio é uma das doenças mais comuns nos jardins. Na verdade, você pode já ter se deparado com ele! É causado por vários fungos que proliferam em ambientes úmidos, abafados e com folhagem densa. A doença cobre a folhagem com uma camada branca e fofa que impede a madressilva de realizar a fotossíntese.
Em infestações extremas, o oídio pode impedir a formação ou floração das flores de madressilva. Um tratamento rápido pode evitar problemas mais tarde na estação de crescimento. Você não quer sacrificar flores por causa do oídio!
Embora esses nove passos removam, tratem e previnam o oídio na madressilva, eles podem não resolver todos os sinais da doença. Mesmo os agricultores mais experientes precisam lidar com isso em suas plantações. Aprenda a identificar o oídio cedo e use essas técnicas especializadas para tratar seus sintomas e evitar que se espalhe.
Felco Tesoura de Poda Ergonômica
Felco Luvas de Jardim 701
Palha Orgânica Epic Garden
Passo 1: Identifique os Sinais e Sintomas
Manchas brancas nas folhas geralmente indicam um problema com o oídio.
Os oídios são facilmente reconhecíveis por seus sinais comuns e os sintomas que causam. Existem muitas espécies diferentes da doença, e cada uma ataca um grupo específico de plantas. Algumas focam em videiras, enquanto outras preferem maçãs ou rosas.
As madressilvas do gênero Lonicera são alvos comuns dessa condição. Você notará que suas folhas têm manchas brancas e fofas. Se você observar a mancha diariamente, perceberá que ela cresce e pode ver novas manchas surgindo longe da original.
O fungo pode crescer nas partes superiores e inferiores das folhas de madressilva e pode se espalhar para botões de flores, frutos e flores abertas. Você também pode notar manchas pretas, plantas deformadas e crescimento novo fraco.
Passo 2: Reavalie o Ambiente
Gerenciar o ambiente é o primeiro passo para resolver o problema.
Uma vez que você saiba que o problema é, de fato, o oídio, é hora de avaliar o jardim e suas condições. As doenças precisam de três coisas para estar presentes: um patógeno, um hospedeiro e um ambiente propício. Remova qualquer uma dessas três coisas, e você evitará que o oídio se espalhe na sua madressilva.
Essa doença precisa de temperaturas quentes, condições úmidas e crescimento folhoso abundante para prosperar. Prefere áreas com baixa circulação de ar, como ao lado de uma parede ou sob uma árvore densa. Sabendo do que ela precisa para crescer, você pode agora alterar o jardim para remover essas condições favoráveis.
Você também pode tentar remover o hospedeiro infectado e tentar novamente com uma variedade resistente. Muitos novos híbridos e cultivares de madressilva são resistentes ao oídio. Eles podem crescer melhor no mesmo local que sua planta atual.
Você pode se perguntar, por que não simplesmente remover o patógeno? Embora isso pareça uma boa ideia, não aborda as condições subjacentes que causam a propagação da doença. O vento pode soprar novos esporos em suas plantas e causar outra rodada de infecções.
Alvo todos os três fatores para obter os melhores resultados. Remova os hospedeiros infectados, trate as manchas fofas e mude o ambiente para que seja hostil ao patógeno.
Passo 3: Pode as Folhas Infectadas
Remova as folhas infectadas para impedir que o oídio se espalhe.
Para começar, localize quaisquer folhas que estejam completamente cobertas por crescimento fúngico fofo. Elas atuarão como focos para infecções futuras, e é difícil remediá-las uma vez que o fungo está presente. Para salvar sua madressilva do oídio, pode ou corte qualquer parte com sinais de fungo.
Evite cortar a folhagem se as plantas tiverem crescimento esparso ou falta de folhagem saudável. Elas podem não se recuperar! Em vez disso, altere o ambiente para criar condições hostis ao crescimento fúngico.
Recolha as plantas podadas e os detritos e descarte-os longe da sua madressilva. As folhas infectadas atuam como hospedeiros para a doença mais tarde na estação. Se você deixá-las por perto, verá muitas manchas de oídio no ano seguinte. Composte os detritos em alta temperatura para destruir os fungos, enterre-os a um pé de profundidade ou descarte-os no lixo.
Passo 4: Aumente a Circulação de Ar
Melhorar a circulação de ar reduz a propagação do oídio.
A circulação de ar é outro componente chave na remoção e prevenção do oídio na madressilva. Os esporos preferem condições densas e aglomeradas para se espalhar facilmente. Quando você remove folhas em excesso e espaça adequadamente a madressilva, cria um ambiente hostil para os oídios.
O primeiro passo é plantar madressilvas com o espaçamento adequado. Certifique-se de que cada uma tenha um suporte vertical, como uma treliça, para crescer, e espaçá-las a alguns metros umas das outras.
Após o plantio, use poda e desbaste para aumentar a circulação de ar. Remova o crescimento folhoso em excesso e pode qualquer caule morto ou doente à medida que os notar ao longo do ano.
Passo 5: Reduza a Sombra
Plante a madressilva nas condições de luz adequadas para sua variedade.
Madressilvas que amam o sol são especialmente suscetíveis ao oídio quando crescem na sombra. Locais sombreados promovem um crescimento fúngico abundante que se espalha rapidamente sem limites. Sempre plante madressilvas sob luz solar suficiente, seja em sombra parcial ou sol pleno.
Se você tem uma madressilva que gosta de sombra, evite dar mais sol do que ela precisa. O segredo é fornecer um lar adequado para a espécie ou variedade que você tem. Diferentes espécies de madressilva têm necessidades diferentes, e atender a essas necessidades reduzirá o número de pragas e doenças que você verá.
Às vezes, você não pode transplantar uma madressilva para um local mais adequado. O meio do verão é um momento difícil para transplantar, pois o calor intenso e o clima seco dificultam a adaptação das madressilvas. Em vez de movê-las, pode árvores ou arbustos mais altos acima delas para aumentar a quantidade de luz solar na área.
Passo 6: Ajuste a Irrigação
A irrigação por gotejamento impede que a água fique nas folhas, incentivando a doença.
A irrigação pode ajudar ou prejudicar esses fungos fofos. Folhas úmidas e molhadas criam condições ideais para a propagação do oídio, embora jatos fortes possam desalojar os esporos das folhas. Você pode usar irrigação aérea, desde que a aplique em um bom momento para desencorajar o oídio.
Evite usar irrigação aérea no início da manhã ou à tarde, pois você deixará a água nas folhas por longos períodos. Em vez disso, use irrigação aérea de aspersores ou mangueiras no meio da manhã, quando as temperaturas estão subindo e a luz solar é abundante.
Os oídios não gostam de contato direto com a água, mas preferem condições úmidas para prosperar. Você pode abandonar a irrigação aérea completamente e optar por irrigação por gotejamento ou uma solução semelhante para ajudar. Regar o solo, e não as folhas, evitará que os patógenos se espalhem.
Passo 7: Adicione Cobertura Morta
A cobertura morta tem vários benefícios, incluindo evitar que a água respingue nas folhas.
A cobertura morta orgânica é a arma secreta do jardim. Ela protege e isola as raízes, promove plantas saudáveis e evita que doenças e pragas se espalhem. Alimenta o solo, que por sua vez alimenta sua madressilva.
Uma camada de cobertura morta também evita que gotas de água respinguem partículas de sujeira nas folhas. Isso evitará que o oídio na madressilva se espalhe. Use uma cobertura morta orgânica, como composto ou mofo de folhas. Palha, fibra de coco e folhas caídas também funcionam bem.
Evite usar folhas de madressilva como cobertura morta, pois elas podem já ter esporos! Descarte as folhas infectadas por oídio e nunca as use ao redor do local de crescimento da madressilva.
Passo 8: Quando Tudo Mais Falhar
Evite fungicidas sempre que possível e opte por outros tratamentos.
Apesar de seus melhores esforços, essa condição fúngica pode se espalhar descontroladamente. Você provavelmente verá algum nível dela anualmente, embora não deva ver infestações extremas. Quando tudo mais falhar, considere usar um spray de tratamento para evitar que a infecção se espalhe.
É melhor evitar fungicidas, pois eles têm efeitos devastadores na rede alimentar do solo. Muitas vezes, prejudicam fungos e bactérias benéficas além dos patógenos em questão. Se você decidir usar um fungicida, siga suas instruções para taxas de aplicação e diretrizes adequadas.
Alguns outros tratamentos não tradicionais ajudam a reduzir a propagação desse patógeno fúngico. Experimente um spray de leite ou considere usar uma solução com bicarbonato de sódio, sabão seguro para jardins (não detergente) e água. Pulverize pela manhã ou à tarde para evitar prejudicar insetos benéficos e evite especialmente pulverizar madressilvas em plena floração.
Passo 9: Previna Futuros Surtos
O ambiente certo reduz o risco de futuros problemas com o oídio.
Então, você enfrentou o oídio na madressilva e protegeu suas flores. E agora? Agora que você sabe do que a doença precisa para prosperar, pode modificar seu jardim para evitá-la no futuro.
Nunca cultive madressilva em sombra total e garanta que haja circulação de ar regular no local de cultivo. Se o oídio reaparecer anualmente, considere mover sua madressilva para um local onde a condição seja menos prevalente. Ou, livre-se do seu espécime antigo e substitua-o por uma variedade resistente ao oídio. Reserve um tempo neste outono para remover folhas caídas e detritos folhosos para evitar infecções futuras.
Com algum cuidado, um pouco de atenção e um olhar atento, você pode controlar o oídio em seu jardim. Não deixe que ele leve a melhor sobre você! É o seu jardim, e você tem todas as ferramentas necessárias para evitar que a doença cause estragos.