Como Eliminar o Oídio nas Folhas de Árvore de Bordo

O que esperar nesse post

Vejo Oídio nas Folhas de Bordo

Vejo oídio nas folhas de bordo em todos os meus passeios pela natureza. No Oregon, temos bordos de folhas grandes que crescem selvagens por todo o estado. Combine a folhagem abundante de bordo com clima úmido e chuvoso, e você terá explosões de crescimento de oídio!

Embora o crescimento branco e pulverulento seja desagradável, raramente mata as árvores de bordo. A maioria das espécies de bordo perde suas folhas no outono e brota novas na primavera. A nova folhagem cresce livre de oídio, apesar da infecção do ano anterior.

O pior que o oídio pode fazer é deixar sua árvore com uma aparência desagradável. Ele geralmente ocorre no final da estação de crescimento, quando o verão se transforma em outono. Como raramente se espalha na primavera e no verão, você pode não precisar se preocupar muito.

O oídio nas folhas de bordo é fácil de prevenir, mas difícil de controlar. Uma vez que chega, se espalha rapidamente. Usa o vento para empurrar seus esporos pelo ar até as folhas das árvores de bordo. Uma vez lá, eles germinam e crescem, criando grandes manchas que funcionam como fábricas de esporos.

Podar Folhas Infectadas

Corte as folhas afetadas para evitar a propagação.

Podar as folhas infectadas é uma ótima maneira de começar a combater o oídio nas árvores de bordo. Qualquer mancha atuará como um banco de esporos, espalhando-os por toda a árvore. A manutenção contínua ajuda a controlar os surtos quando são pequenos.

Obviamente, você não pode remover cada folha. Pode as infectadas quando as manchas aparecerem e observe diligentemente para ver se mais aparecem. Remova no máximo um terço das folhas totais da árvore.

Tenha cuidado ao podar mudas jovens e transplantes frescos. Elas não toleram podas excessivas e precisam da energia de suas folhas para sobreviver ao inverno. Pode-as com moderação e certifique-se de que sejam podadas adequadamente para que recebam boa circulação de ar durante o ano.

Molhar as Folhas (Ou Não)

Às vezes, a água ajuda, mas pode ser mais prejudicial.

A água funciona de maneira interessante com o oídio. Ela lava os esporos das manchas para torná-los inúteis, mas move os esporos para o solo, onde proliferam. Também aumenta os níveis de umidade ao redor do oídio. Esta condição fúngica prospera com calor e umidade, e o excesso de água evapora para ajudar a doença a se espalhar.

Em áreas como o Noroeste do Pacífico, onde o oídio é abundante, considere regar com um método diferente do que irrigação aérea. Aspersores aéreos são fáceis de configurar e usar, mas molham as folhas no processo.

Em vez de aspersores aéreos, use irrigação por gotejamento, rega manual ou potes de olla. Seja criativo! Os potes de olla são ferramentas únicas para regar, pois liberam a umidade lentamente quando as plantas precisam. Enterre os potes no solo, encha-os com água e cubra-os com uma tampa. Eles vão molhar o solo em vez das folhas de bordo.

Regue pela Manhã

O horário em que você rega impacta a saúde do jardim.

Regar as folhas durante o meio-dia pode lavar os esporos e impedir que se espalhem para o resto da árvore, mas lavará os esporos para o solo abaixo. Molhar as folhas no início da manhã, à tarde ou à noite pode acelerar a propagação do fungo. O melhor horário para regar é no meio da manhã, antes que o sol suba alto no céu.

Regue pela manhã, e a umidade penetrará no solo para alcançar as raízes das plantas. O sol nascente fará a umidade evaporar rapidamente. A evaporação rápida é fundamental para controlar a propagação do oídio.

À medida que a estação do outono se aproxima, ajuste seus aspersores para regar com menos frequência. As temperaturas frias permitem que a água permaneça no solo por mais tempo, e as chuvas de retorno naturalmente umedecem o solo. Você precisará irrigar muito menos no outono do que na primavera ou no verão.

Evite Fungicidas

O oídio pode rapidamente se tornar resistente aos fungicidas.

Seu primeiro impulso pode ser pegar um spray fungicida que mate o oídio nas árvores de bordo. Você ficará surpreso ao saber que não há muitas opções que funcionem, pelo menos para nós, jardineiros domésticos. Agricultores podem usar fungicidas sintéticos tóxicos para proteger suas colheitas, mas esses produtos são incrivelmente prejudiciais e, em alguns estados, ilegais para uso doméstico.

Os fungicidas também levam à resistência ao oídio. Os fungos evoluirão para resistir ao spray, e você precisará de um diferente, mais potente no futuro. O uso contínuo cria super-cepas que se espalham fora de controle.

Existem alguns produtos orgânicos listados para uso em jardins domésticos. No entanto, esses produtos não matam o oídio. Eles ajudam a controlar sua propagação. É melhor não usá-los se a doença já estiver disseminada.

Se as manchas forem pequenas, você pode usar bicarbonato de potássio, óleo de neem ou spray de leite nelas. Essas soluções de tratamento matam os esporos, embora não matem o oídio uma vez que está crescendo nas folhas de bordo. Considere usar medidas preventivas em vez de pulverizar fungicidas anualmente.

Limpe os Detritos do Outono

Os esporos se escondem nos detritos e se espalham pelo jardim.

Este fungo pulverulento passa o inverno nos detritos de bordo caídos. As folhas abrigam as estruturas fúngicas de inverno e liberam novos esporos no ano seguinte. Esses esporos flutuam no ar e pousam em folhas novas e saudáveis de bordo.

Limpar as folhas caídas é a melhor maneira de controlar o oídio nas folhas de bordo em seu jardim. Isso evitará surtos generalizados no próximo ano e você verá infecções muito mais tarde na estação de crescimento.

Não jogue fora essas folhas! Use-as em vez disso. Composte-as a quente a pelo menos 60°C para matar o oídio, ou enterre-as profundamente no solo, longe do bordo. Considere doá-las para um programa de compostagem da cidade se você não tiver espaço para deixá-las decompor em casa.

Não Exagere na Adubação

Alimentar demais torna o bordo mais vulnerável ao oídio.

Fertilizantes, especialmente os ricos em nitrogênio, levam ao rápido desenvolvimento de raízes e brotos. Muito nitrogênio causa desenvolvimento de folhas à custa de raízes, flores e frutos. Isso não é bom quando se tenta se livrar do oídio, pois condições apertadas levam à sua rápida propagação.

Evite adubar em excesso a todo custo e considere usar composto em vez de fertilizante. Adições repetidas de composto alimentam o solo, que por sua vez alimenta suas plantas. O composto se decompõe lentamente e alimenta as plantas em um ritmo controlado.

Ou, use um teste de solo para ver quão fértil ou pobre está a terra. Uma vez que você conheça os níveis de nutrientes, poderá adubar nas quantidades adequadas e evitar crescimento excessivo de folhas.

Espaçar as Plantas

A circulação de ar é crucial para prevenir a propagação de doenças.

Para reduzir condições apertadas, espaçe adequadamente suas árvores de bordo ao transplantá-las. Considere seu tamanho maduro, não o quão grandes são agora. Muitos bordos atingem alturas impressionantes, alguns com mais de 30 metros de altura!

Se for outono, é a época perfeita para transplantar. Mova mudas jovens de bordo agora se estiverem muito próximas. Desenterre-as, transplante-as e regue-as bem.

Se as árvores forem maduras, tente podá-las para melhorar a circulação de ar. Remova madeira morta, danificada ou doente e retire galhos cruzados ou mal formados.

Encare a Situação

O oídio nas folhas de bordo não é o fim do mundo.

Na minha área, lidamos com o oídio nas árvores de bordo. Medidas preventivas impedem que o fungo se espalhe, mas há pouco a ser feito uma vez que ele chega. É um fato da vida de jardinagem, especialmente se você vive em uma área úmida e quente no final do verão.

Mitigue os danos, plante bordos resistentes ao oídio e considere viver com a doença. É inevitável e é menos prejudicial para os bordos do que para culturas como abóboras e uvas. Sua árvore não morrerá. Ela se recuperará na primavera!

Principais Conclusões

O oídio adora calor e umidade. Controle a umidade e use sistemas de rega diferentes dos aspersores aéreos.

Pode as folhas quando as manchas brancas aparecerem para evitar a propagação dos esporos.

A circulação de ar é crucial! Espaçe adequadamente os bordos e pode os maduros para aumentar a circulação de ar.

Evite fungicidas. Eles criarão oídio resistente a fungicidas e não matarão a doença. Apenas a controlarão.

O oídio não matará sua árvore de bordo. Considere viver com a doença.

Continue sua leitura aqui