7 Doenças do Limoeiro: Causas e Curas

O que esperar nesse post

Você já esperou por uma colheita abundante de limões apenas para encontrar frutos podres, manchados e doentes? Árvores cítricas, como os limoeiros, são maravilhosas de cultivar, mas podem ser vítimas de várias doenças.

Algumas doenças afetam a aparência do fruto, mas não a qualidade interna. Outras podem destruir toda a sua colheita e até matar sua árvore. Para evitar isso, é preciso saber o que procurar e como tratar.

Abaixo estão as doenças mais comuns em limoeiros e como preveni-las e tratá-las. Nem todas são fatais para suas árvores. Se detectadas cedo, você pode salvar seus limões de apodrecerem.

Se notar alguma dessas doenças em sua árvore, entre em contato com o escritório de extensão local para relatá-las. Isso ajuda os serviços agrícolas do país no rastreamento de doenças e quarentenas locais. Além disso, isole sua árvore de outras plantas se ela contrair alguma das seguintes doenças.

Citrus Black Spot

Esta infecção fúngica não afeta o interior dos frutos.

O Citrus Black Spot é uma doença comum em limoeiros que causa pequenas manchas pretas nas folhas e frutos. Deixa lesões que prejudicam o valor estético dos seus limões. Agricultores a identificaram pela primeira vez na Flórida em 2010.

Devido a essa doença desagradável, agricultores descartam toneladas de colheitas todos os anos. Isso é lamentável porque o Citrus Black Spot não afeta o interior suculento do fruto.

O fungo Phyllosticta citricarpa causa a doença. Ela ocorre em todas as regiões de cultivo de cítricos dos EUA, incluindo Califórnia e Flórida. Infecções severas podem fazer com que os frutos da árvore caiam prematuramente.

Como Prevenir o Citrus Black Spot

Desinfetar podadores ou tesouras antes de usá-los evitará a propagação da infecção.

O Citrus Black Spot cresce nos frutos e folhas de limoeiros infectados. O fungo que o causa pode chegar às suas árvores através de folhas infectadas, respingos de chuva ou contato com plantas doentes.

Infelizmente, uma das formas mais comuns de propagação da doença é o uso de podadores não higienizados durante a poda.

Previna o Citrus Black Spot desinfetando seus podadores ou tesouras antes e depois de cada uso. Monitore áreas de quarentena verificando o site do USDA.

Mantenha toda a folhagem, detritos de plantas ou resíduos verdes de outros locais longe da sua árvore. Examine sua árvore com frequência para detectar a doença antes que se torne um problema.

Como Tratar o Citrus Black Spot

Trate infecções severas usando um fungicida de cobre orgânico.

Comece o tratamento do Citrus Black Spot esterilizando todos os seus podadores, luvas ou equipamentos que entrem em contato com sua árvore infectada. Se for uma infecção leve, você pode colher seus limões mais cedo.

Você pode tratar infecções severas pulverizando um fungicida de cobre orgânico nas áreas infectadas. Repita a cada 3 a 4 semanas até a colheita. Lave bem seus limões antes de usá-los para remover qualquer resíduo do fungicida de cobre.

Citrus Canker

Esta infecção bacteriana se espalha facilmente e precisa de alta umidade e temperaturas para crescer.

O Citrus Canker é causado pela bactéria Xanthomonas citri pv. citri. É mais comum na Flórida, mas pode aparecer no Texas, Alabama e Louisiana. Precisa de alta umidade e temperaturas para crescer, o que o mantém longe dos jardins e pomares californianos.

Limões infectados apresentarão lesões marrons e halos amarelos. As infecções são apenas superficiais e não afetam o interior do fruto. No entanto, se a infecção for severa, fará com que a árvore perca seus frutos e folhas.

Vento, respingos de chuva, folhas infectadas e equipamentos de jardim não limpos espalham a doença. Ela pode se mover rapidamente por pomares e jardins domésticos através de várias pragas de insetos também.

Como Prevenir o Citrus Canker

Mantenha detritos de plantas ou folhas longe da muda e desinfete ferramentas de jardim.

Como sempre, mantenha detritos de folhas e plantas longe da sua árvore. Sempre desinfete suas luvas, podadores e ferramentas após cada uso.

Verifique regularmente os mapas de quarentena do USDA para ver se outros cultivadores em sua área tiveram problemas. Verifique frequentemente os frutos para ver sinais da doença.

Como Tratar o Citrus Canker

Não há tratamento ou cura para a doença.

Infelizmente, não há tratamento ou cura para o Citrus Canker. Sua árvore infectada deixará de produzir frutos com o tempo.

Se você optar por descartar sua árvore infectada, mantenha as partes infectadas da árvore longe de outros limoeiros em seu jardim ou área. Não adicione nada disso ao seu composto. Isso evita que a doença infecte novos hospedeiros.

Citrus Greening

É a infecção mais destrutiva, sem cura ou tratamento, e é espalhada pelo psilídeo asiático dos citros.

O Citrus Greening é uma das doenças mais destrutivas que você pode encontrar em seu limoeiro. Em outras partes do mundo, é chamado de Huanglongbing (HLB). Não há cura ou tratamento, e uma vez que sua árvore está infectada, ela provavelmente morrerá em alguns anos. Em pomares nos EUA, o Citrus Greening matou milhões de acres de culturas cítricas.

Essa doença se espalha pelo pequeno psilídeo asiático dos citros. Este inseto tem cerca de 3 a 4 mm de comprimento e vive na parte inferior das folhas. Produz de 9 a 10 gerações em um único ano.

Quando os insetos sugam a seiva, deixam a bactéria Candidatus liberibacter asiaticus nas folhas. Após a infecção, seu limão pode permanecer assintomático por muito tempo enquanto infecta outras árvores.

Sintomas que se manifestam incluem folhas manchadas e assimétricas, e rendimentos menores que são deformados ou menores. Eventualmente, produzirá cada vez menos frutos até parar completamente a produção e os galhos da árvore morrerem.

Como Prevenir o Citrus Greening

Use inseticidas orgânicos semanalmente para controlar e prevenir a população do inseto psilídeo dos citros.

A melhor maneira de prevenir o Citrus Greening é impedir que o psilídeo asiático dos citros infecte sua árvore. Verifique frequentemente as pontas das folhas do seu limoeiro para ver sinais da praga. Os psilídeos e suas ninfas são incrivelmente pequenos, então tente usar uma lupa para detectá-los.

Tente usar inseticidas orgânicos como óleo de neem e óleo hortícola se detectar infecções. Pulverize semanalmente diretamente nos psilídeos. Tente evitar pulverizar quando outros polinizadores e insetos úteis estiverem por perto. Como esses óleos podem causar sensibilidade nas folhas e galhos, pulverize apenas em dias nublados, fora da luz solar direta.

A melhor prevenção é criar um ecossistema saudável de predadores naturais ao redor do seu limoeiro. Isso inclui insetos benéficos como joaninhas, aranhas, pequenos pássaros e vespas parasitas.

Como Tratar o Citrus Greening

Não há tratamento eficaz para a infecção.

Não há tratamento eficaz para essa doença prejudicial ao limoeiro. Assim que perceber que seu limão está infectado, entre em contato com o Diretor de Saúde Vegetal do Estado para relatar o problema.

Citrus Stubborn Disease

É uma infecção bacteriana com sintomas que lembram folhas danificadas pelo frio e má nutrição.

A Citrus Stubborn Disease é uma infecção em limoeiros que se assemelha ao Citrus Greening (HLB). A bactéria Spiroplasma citri causa a infecção, que pode devastar seu limoeiro.

O vetor mais comum para a bactéria são os insetos cigarrinhas. Uma vez que sua árvore está infectada, você verá sintomas que lembram folhas danificadas pelo frio e má nutrição. As folhas começarão a se enrolar para cima, e as flores podem aparecer fora de época.

Seus limões serão pequenos e terão formato de bolotas. Eles terão um gosto amargo e quase nenhum aroma.

Como Prevenir a Stubborn Disease

Use inseticidas orgânicos ou introduza insetos úteis como crisopídeos, joaninhas e aranhas.

A melhor maneira de prevenir a Stubborn Disease é eliminar seus vetores. Insetos cigarrinhas, como as cigarrinhas da beterraba, são os principais insetos que você pode tratar através de uma variedade de métodos.

Assim que vir cigarrinhas em seu jardim ou limoeiro, trate-as imediatamente. Inseticidas orgânicos, como sprays de óleo de neem, são uma ótima primeira defesa. Eles matam cigarrinhas juvenis, impedindo que alcancem a idade adulta.

A melhor prevenção é encorajar insetos úteis em seu jardim. Joaninhas, crisopídeos e aranhas se alimentarão de cigarrinhas antes mesmo de se tornarem um problema. Plantar uma ampla variedade de plantas de néctar e formas de flores em seu jardim próximo apoiará uma população saudável de insetos benéficos.

Como Tratar a Stubborn Disease

Não há tratamento para ela, mas pode ser controlada descartando as plantas infectadas e substituindo-as por saudáveis.

Infelizmente, não há tratamento para a Stubborn Disease em limoeiros. Uma vez que seu cítrico está infectado, você terá que substituí-los por mudas saudáveis.

Ao descartar sua árvore infectada, mantenha toda a folhagem longe de outras plantas e do seu composto. Isso impedirá que as cigarrinhas infectem outras plantas.

Armillaria Root Rot

Esta infecção fúngica é causada pela saturação excessiva.

A Armillaria Root Rot é uma doença causada pela família de fungos Armillaria. Frequentemente conhecida como fungo do mel, infecta limoeiros nas raízes.

A podridão radicular ocorre quando as raízes ficam encharcadas após receberem muita umidade. Às vezes, chuvas intensas ou rega excessiva podem causar isso. Os fungos prosperam em ambientes úmidos e rapidamente infectam as raízes do seu limoeiro.

Você verá sintomas como folhas amarelas ou marrons e crescimento atrofiado. Sua planta pode eventualmente morrer da infecção.

Como Prevenir a Armillaria Root Rot

Previna a propagação da infecção plantando sua muda longe da área infectada.

A melhor maneira de prevenir essa infecção é plantar seu limoeiro longe de uma área infectada. Remova quaisquer árvores infectadas em seu jardim ou quintal. Observe a área em busca de sinais do fungo, que incluem grandes aglomerados de cogumelos de mel no verão ou outono. Regue adequadamente, reduzindo a irrigação em temporadas particularmente chuvosas.

Como Tratar a Armillaria Root Rot

Desenterre as plantas infectadas e seque-as.

Não há cura eficaz para a Armillaria Root Rot. Uma vez que sua árvore está infectada, desenterre-a e seque-a. Alguns jardineiros criam uma pequena fogueira no local para matar os esporos e raízes infectadas.

Phytophthora Gummosis

Esta infecção fúngica da casca causa exsudação que leva à deterioração geral.

A Phytophthora Gummosis é uma doença comum da casca cítrica que causa exsudação do seu limão. Eventualmente, a casca se romperá, levando à deterioração dos galhos e da folhagem.

O fungo Phytophthora espalha a doença. Climas frios e úmidos criam condições favoráveis para o crescimento desse fungo prejudicial. Áreas como o norte da Califórnia podem ser especialmente suscetíveis.

Em muitos casos, a doença pode matar seu limoeiro em um ano. É importante tratá-la imediatamente antes que as lesões piorem.

Como Prevenir a Phytophthora Gummosis

A melhor prevenção é cultivar as plantas em solo bem drenado.

A melhor prevenção é cultivar sua planta em solo bem drenado. Isso evita o acúmulo de umidade e permite que o solo seque entre os eventos de chuva.

Se estiver frio e chuvoso, verifique a casca e o tronco frequentemente em busca de sinais de infecções. Evite regar em excesso, especialmente se o clima estiver frio e úmido.

Como Tratar a Phytophthora Gummosis

Corte a área infectada e aplique um fungicida de cobre orgânico.

Assim que detectar o cancro exsudativo no tronco, corte-o o mais rápido possível. Remova a camada externa com uma lâmina desinfetada. Continue removendo as camadas de casca até ver a casca verde por baixo.

Deixe a área cortada secar e aplique um fungicida de cobre orgânico. Monitore a área infectada para garantir que a infecção não volte. Se agir cedo, pode parar essa doença prejudicial em seu caminho.

Bacterial Blast

É uma infecção bacteriana que cria lesões pretas.

A Bacterial Blast é uma doença que cria lesões pretas nas folhas. A bactéria Pseudomonas syringae a causa ao entrar no tecido da planta através de aberturas e abrasões. É comum no inverno e na primavera em muitas áreas da Califórnia.

Se não tratada, as folhas da sua árvore murcharão e cairão. Às vezes, a bactéria infecta o fruto, causando lesões escuras na pele. Embora a doença seja alarmante, não matará sua árvore.

Como Prevenir a Bacterial Blast

Pode as plantas mortas e plante plantas que bloqueiem o vento ao longo da muda.

Existem várias maneiras de prevenir que a Bacterial Blast infecte seu limoeiro. A primeira linha de defesa é podar e limpar frequentemente os detritos de plantas mortas. Isso evita intensas descargas de folhas no outono, das quais a Bacterial Blast se alimenta.

A abrasão pelo vento é frequentemente a razão pela qual aberturas se formam em seus limoeiros no inverno. Plantar plantas que bloqueiem o vento ao redor do seu limoeiro pode prevenir infecções por Bacterial Blast.

Como Tratar a Bacterial Blast

Corte as partes infectadas e pulverize a folhagem com um fungicida de cobre orgânico.

Podar as partes infectadas da árvore após as chuvas de inverno ajudará a tratar a infecção. Tente pulverizar a folhagem com um fungicida de cobre orgânico antes das primeiras chuvas fortes no outono.

Considerações Finais

É importante estar atento à prevenção de infecções.

Não importa se você está cultivando limões Meyer ou variedades antigas, você deve estar atento à prevenção de doenças. Pode e remova regularmente os detritos mortos. Mantenha os detritos de plantas mortas longe da sua árvore.

Não há cura para algumas doenças, como a podridão radicular ou a Stubborn Disease. Por isso, a prevenção é sua melhor defesa.

Continue sua leitura aqui