De Hibiscos Tropicais a Espécies Perenes Resistentes
De hibiscos tropicais a espécies perenes resistentes, as grandes flores cativam com suas cores no verão. Bem adaptados para cultivo em vasos, são relativamente fáceis de cuidar, desde que recebam bastante luz solar e umidade regular.
Para continuar o espetáculo, traga os hibiscos em vasos para dentro de casa e ofereça proteção no inverno para preservar espécies delicadas e limítrofes para outra estação de crescimento.
Os hibiscos tropicais trazem um visual exuberante para exibições ensolaradas de verão. Eles crescem ao ar livre o ano todo em climas sem geadas e como anuais ou plantas de casa em regiões mais frias. Espécies resistentes como o hibisco rosa oferecem anos de cor recorrente e são um belo destaque em vasos ou no solo.
Quando trazer os hibiscos em vasos para dentro de casa está relacionado principalmente à temperatura e à geada. Garanta que os vasos tenham boa drenagem e um substrato de qualidade para uma aeração, retenção de umidade, drenagem e nutrição ideais. Verifique a presença de insetos antes de mover, e lave bem as folhas e caules, tratando conforme o tipo de praga (pulgões e ácaros são comuns).
Depois disso, o melhor cuidado durante sua permanência como planta de casa, atendendo aos requisitos de cultivo interno, trará outra rodada de flores exuberantes no próximo verão.
Protegendo Hibiscos Tropicais no Inverno
Os hibiscos tropicais não sobrevivem ao ar livre em zonas mais frias.
O hibisco chinês (Hibiscus rosa-sinensis) vem da Ásia tropical com uma exibição exuberante de flores largas e delicadas em cores que abrangem o espectro. Folhas verdes brilhantes com margens serrilhadas formam um belo fundo para a forma ereta e as flores em disco maciço.
O hibisco chinês sobrevive ao inverno ao ar livre em climas sem geadas das zonas 9-11 do USDA. Em zonas mais frias, trazê-los para dentro de casa permite que descansem com proteção até voltarem para fora na primavera. Esses hibiscos anuais podem crescer como plantas de casa durante todo o ano, mas se desenvolvem melhor passando os meses quentes crescendo ativamente ao ar livre. Quando falamos em trazer hibiscos em vasos para dentro de casa no inverno, geralmente nos referimos a esses tipos delicados.
O hibisco chinês geralmente cresce de três a cinco pés de altura, com variedades anãs de apenas um a dois pés. Gerenciáveis em vasos, a portabilidade facilita a movimentação para dentro de casa. Embora o crescimento naturalmente desacelere na estação fria, eles trazem um pouco dos trópicos para nossos interiores de inverno.
Protegendo Hibiscos Resistentes no Inverno
Os hibiscos resistentes podem sobreviver ao inverno com alguma proteção.
Os hibiscos perenes resistentes ao frio têm uma faixa de cultivo mais ampla, geralmente perenizando nas zonas 4-9 do USDA por anos de exibição. Hibiscos que voltam todos os anos incluem o hibisco rosa (Hibiscus moscheutos) e o hibisco-da-síria (Hibiscus syriacus).
Embora diferentes espécies caiam na categoria de “hibiscos resistentes”, o termo geralmente se refere ao hibisco rosa. O tratamento de inverno dos hibiscos perenes em vasos difere de seus parentes sensíveis à geada.
O hibisco rosa traz o visual tropical em forma perene com flores giratórias do tamanho de pratos. Ao contrário dos hibiscos tropicais delicados, os híbridos resistentes derivam de malvas nativas da América do Norte (principalmente H. moscheutos, H. laevis e H. coccineus), com durabilidade, resistência ao frio e combinações de cores únicas.
O hibisco-da-síria (Hibiscus syriacus), do Leste Asiático, é um arbusto vigoroso com flores de hibisco caracteristicamente vistosas. Cresce maior que as malvas perenes, com flores um pouco menores. Algumas variedades produzem abundantes vagens de sementes que facilmente se disseminam e se tornam invasivas, com cultivares estéreis ou sem sementes disponíveis para reduzir a propagação.
Quando Trazer Hibiscos para Dentro de Casa
Os hibiscos tropicais devem ser movidos para dentro de casa quando as temperaturas começam a cair.
É hora de trazer os hibiscos tropicais para dentro de casa quando as temperaturas noturnas caem abaixo de 10°C (50°F). Para a maioria das zonas de cultivo, isso ocorre entre setembro e novembro.
Os espécimes delicados podem sobreviver a temperaturas mais baixas, até mesmo a -4°C (24°F), mas não se sairão melhor por isso. É uma boa regra mover a maioria dos habitantes tropicais para dentro de casa quando as noites estão nos 4°C (40°F).
Os hibiscos resistentes suportam temperaturas mais baixas e entram em dormência com a aproximação do inverno. Uma maneira confiável de determinar se deve deixar os espécimes em vasos ao ar livre é sua resistência além de sua zona de cultivo. Plantas em vasos enfrentam maior exposição às temperaturas frias do ar e devem ser resistentes a duas zonas mais frias para sobreviverem ao inverno ao ar livre.
No solo, o hibisco rosa suporta temperaturas tão baixas quanto -34°C (-30°F). Em vasos, eles precisam de proteção antes que as temperaturas caiam tanto. Planeje protegê-los antes que as temperaturas caiam abaixo de zero (-12°C ou -10°F). No solo, o hibisco-da-síria é resistente a -12°C (-10°F) e precisa de proteção antes dessas baixas se estiver em vasos.
Avaliar Geada Intensa
Se você precisar trazer hibiscos resistentes para dentro de casa, faça isso após a primeira geada.
Os hibiscos chineses são sensíveis à geada, e uma geada intensa pode causar danos frios às raízes e galhos. Planeje trazer os hibiscos em vasos para dentro de casa antes da primeira data prevista de geada no outono.
Os hibiscos resistentes e o hibisco-da-síria toleram geadas e podem ser trazidos para proteção no inverno após a geada, quando em dormência, e conforme as temperaturas exigirem.
Protegendo Hibiscos Tropicais Dentro de Casa no Inverno
Exponha gradualmente o arbusto a novas condições ao trazer hibiscos para dentro de casa no outono.
Para suavizar a transição ao trazer hibiscos para dentro de casa, aclimate-os gradualmente a condições de luz mais baixa. Mova-os para mais sombra a cada poucos dias ao longo de duas a três semanas. Este período de aclimatação ajuda a minimizar a queda de folhas e botões e reduz o tempo de recuperação.
É comum que os hibiscos percam suas folhas em resposta a mudanças de luz, temperatura e umidade. Após um período de ajuste, as folhas devem reaparecer.
Dentro de casa, coloque o vaso em um local claro com bastante luz aberta. Uma janela voltada para o sul ou oeste oferece a melhor exposição ao sol, idealmente com quatro a cinco horas diárias. Uma situação voltada para o leste oferece um bom sol da manhã para sustentar a energia, particularmente em climas do sul, onde os raios da tarde podem ser muito intensos. Janelas voltadas para o norte recebem menos luz; luzes de cultivo são uma opção se os níveis forem muito baixos para sustentar um hibisco interno.
Reduza a rega à medida que o crescimento naturalmente desacelera na estação fria, e as raízes não estão absorvendo umidade ou nutrientes tão prontamente. Quando a superfície do solo estiver seca a uma profundidade de um a dois centímetros, regue profundamente. O vaso parecerá mais leve além do solo seco na superfície quando for hora de regar.
Verifique a umidade do solo a cada duas semanas para evitar que as raízes sequem completamente. Tome cuidado para não regar em excesso, o que faz com que as raízes fiquem em situações encharcadas por períodos prolongados. Problemas fúngicos como a podridão radicular podem se desenvolver como resultado.
Mantenha os hibiscos tropicais em vasos aquecidos dentro de casa com temperaturas acima de 13°C (55°F). Temperaturas ambientes entre 18-24°C (65-75°F) são ideais. Mantenha-os longe de correntes de ar aquecidas ou resfriadas para evitar ressecamento excessivo. Para aumentar a umidade ambiente, coloque o vaso em uma bandeja de seixos cheia de água ou opte por um umidificador.
Proteção Contra o Frio para Hibiscos Resistentes em Vasos
Coloque os vasos em uma área protegida ao ar livre no inverno.
Com sua zona de resistência determinada, há várias maneiras de proteger hibiscos resistentes em vasos no inverno. Se não forem resistentes a duas zonas mais baixas que a sua, planeje oferecer proteção no inverno.
A maneira mais confiável de proteger contra extremos de inverno é movê-los para um espaço não aquecido, como uma garagem, porão, galpão ou estufa fria. Aqui, eles podem experimentar a dormência sem preocupação com o vento e o ar frio, e as temperaturas do solo. Para espécimes em vasos sob cobertura, verifique a umidade do solo a cada poucas semanas para garantir que as raízes não sequem completamente.
Para deixar espécimes em vasos ao ar livre enquanto fornece proteção extra, agrupe os vasos contra uma parede, adicione cobertura morta ou cerque-os com folhas empilhadas ou ensacadas. Existem várias maneiras criativas de proteger perenes em vasos e isolá-los do frio intenso, de acordo com seu clima e seleção.
Reaclimatação na Primavera
Na primavera, mova lentamente os vasos para fora novamente para evitar choque.
Para mover os hibiscos em vasos de volta para fora, siga o processo de aclimatação gradual. Após a ameaça de geada passar e as temperaturas noturnas estarem acima de 10°C (50°F), mova-os para um local sombreado, como uma varanda coberta ou debaixo de uma árvore.
Introduza-os a mais luz a cada poucos dias ao longo de duas a três semanas. Fique atento às noites frias na primavera e traga os vasos para dentro se as temperaturas caírem para os 10°C (50°F).
Para hibiscos chineses e resistentes, pode qualquer galho comprido no final do inverno para estimular o crescimento à medida que as temperaturas aquecem. Para gerenciar o tamanho e uma forma arbustiva, eles suportam uma poda pesada de cerca de um terço do tamanho. Corte os galhos até um nó de folha. Com um corte mais pesado, espere que a brotação demore enquanto o novo crescimento surge primeiro.
Se as plantas estiverem no substrato original do viveiro, replante com um substrato de alta qualidade na primavera. Opte por um vaso uma a duas polegadas maior que a bola de raiz e replante a cada poucos anos. Para os tropicais, comece a fertilizar uma vez por mês na primavera, à medida que o novo crescimento emerge. Aplicações de um fertilizante líquido bem equilibrado (como 10-10-10) diluído à metade da força suportam os alimentadores pesados.
Para os hibiscos rosa, o novo crescimento na primavera é lento para aparecer. Uma vez que surge, ele emerge rapidamente para a folhagem e o interesse de floração do verão seguinte. Os perenes robustos florescem no calor do verão até o início do outono. Cada flor de hibisco se abre por apenas um dia, mas com abundantes botões, a floração é contínua.





