Por que as Folhas da Minha Planta de Oração Estão Murchando e Caindo?

No momento, você está visualizando Por que as Folhas da Minha Planta de Oração Estão Murchando e Caindo?

O nome “planta de oração” aplica-se a várias plantas comuns de interior, incluindo Maranta, Calathea, Ctenanthe e Stromanthe. Elas pertencem a gêneros distintos, mas suas folhas têm algumas características em comum.

Muitas têm uma bela variação de cores em tons de verde, branco, rosa, vermelho e, às vezes, chartreuse. As Marantas têm um hábito de crescimento rasteiro, enquanto Ctenanthe e Stromanthe geralmente crescem eretas e formam touceiras. As Calatheas podem ter qualquer um desses hábitos.

Há uma característica pela qual elas são mais conhecidas e da qual deriva seu nome comum. À noite, elas levantam suas folhas em direção ao céu, dando a aparência de mãos em oração. Pela manhã, elas as abaixam novamente.

Como muitas das plantas mais encantadoras, elas podem ser um pouco exigentes quanto aos cuidados e condições de vida. Com uma folhagem tão bonita e encantada, é natural se preocupar quando você vê sua planta de oração murchando ou caindo.

Vamos fazer uma pequena análise e discutir por que sua planta de oração está com uma aparência triste.

Resposta Rápida

Quando se trata de plantas de oração com folhas caídas ou murchas, o problema mais comum é a água. Elas são sensíveis aos produtos químicos na água da torneira, e tanto o excesso quanto a falta de água podem fazer com que a folhagem caia.

Algumas causas menos comuns de problemas nas folhas das plantas de oração incluem flutuações de temperatura e danos por frio ou baixa luminosidade, embora isso raramente seja o culpado.

Se sua planta ficar desidratada, ela vai avisar você murchando. Inicialmente, a folhagem começará a cair, e se você perceber a tempo, ela deve se recuperar rapidamente. No entanto, a desidratação crônica levará a pontas marrons e folhas amareladas.

Você pode notar que, além de penderem em direção ao chão, as folhas podem começar a enrolar nas bordas. Sem a rega adequada, é provável que ela pare ou diminua seu crescimento completamente. Se você estiver notando alguma dessas características, verifique o solo. Se a camada superior estiver seca, ela precisa de umidade. Você deve reduzir a rega no inverno, pois elas entram em um estado semi-dormente, diminuindo o crescimento e o uso de nutrientes.

Excesso de Água

Use um vaso com furos de drenagem para evitar a podridão das raízes e permitir que a água drene completamente.

É irônico que ambas as situações possam causar efeitos semelhantes, mas o excesso de água é outra causa comum de folhas murchas e com aparência doente. Este é mais um problema a longo prazo, pois leva tempo para que o solo encharcado cause danos. No entanto, no grande esquema das coisas, é mais difícil se recuperar desse problema.

O solo úmido é um ambiente propício para fungos e outros patógenos nocivos. A matéria em decomposição no solo faz com que as raízes se desintegrem, e elas apodrecem de baixo para cima. O triste é que, quando chega à folhagem, geralmente é tarde demais para salvar.

A melhor maneira de evitar raízes encharcadas é escolher um vaso ou recipiente com furos de drenagem adequados. Muitos recipientes decorativos de interior não têm furos para evitar danificar seus móveis. Se você tem um que adora, é fácil contornar esse problema. Basta colocar sua planta de oração em um vaso de viveiro de plástico que caiba dentro do decorativo. Quando for hora de regar, levante-o, regue-o e depois deixe drenar completamente antes de devolvê-lo ao seu lugar.

Produtos Químicos na Água

Água da chuva é ideal, mas água destilada ou purificada também evita o acúmulo de minerais.

Ainda não terminamos com os problemas de umidade. Há mais um significativo que pode causar um grande impacto nessas belezas tropicais. Elas são altamente sensíveis aos produtos químicos que costumam aparecer na água da torneira. Especificamente, flúor e cloro são inimigos dessas folhas.

Então, como resolver isso? Existem algumas maneiras, e elas variam na quantidade de esforço necessário. Algumas pessoas deixam a água da torneira descansar durante a noite na esperança de que o cloro evapore. Não posso garantir a eficácia desse método, mas ele deixa o flúor na água.

Água da chuva é, claro, o padrão ouro. Ninguém sabe cuidar de plantas como a Mãe Natureza. Se coletar chuva parece muito trabalho, pegue uma garrafa de água purificada ou destilada na próxima vez que for ao supermercado. Isso funciona tão bem quanto.

Temperatura

Mantenha as plantas de oração longe de correntes de ar frio, embora elas tolerem bem temperaturas internas quentes.

As plantas de oração são nativas de climas quentes e não toleram flutuações ou ondas de frio. Este é outro culpado por folhas moles e caídas. É possível se recuperar de um pouco desse tipo de dano, mas uma geada certamente matará essas plantas.

Mantenha-as longe de portas e janelas que abrem com frequência no inverno. Uma corrente de ar frio consistente pode ser prejudicial. Não se preocupe muito com o aquecimento excessivo em casa. Elas toleram bem temperaturas na faixa de 27-32°C.

Baixa Luminosidade

Embora a baixa luminosidade raramente cause queda, luz indireta moderada a brilhante ajuda a prosperar e florescer.

A baixa luminosidade é, às vezes, mas não frequentemente, a causa de folhagem caída. Como são plantas de sub-bosque, as plantas de oração ficam mais felizes com luz solar indireta moderada a brilhante. Se for suficientemente brilhante, muitas delas florescerão em ambientes internos. No entanto, as flores não são tão notáveis quanto a folhagem, então não é algo com que a maioria dos donos de plantas se preocupe.

Como elas não toleram luz solar direta (que as queima), pode ser fácil dar-lhes pouca luz. Se seus hábitos de rega estão em ordem e não houve mudanças significativas de temperatura, tente movê-la para mais perto de uma janela.

Umidade

Elas precisam de 40-50% de umidade para evitar ressecamento, escurecimento e enrolamento.

Como a maioria das outras habitantes de florestas tropicais, a umidade é uma parte importante do ambiente de uma planta de oração. Folhagem marrom e caída e folhas que parecem marrons e secas nas pontas podem ser resultado de produtos químicos. No entanto, também pode ser falta de umidade. Mantenha a umidade na faixa de 40-50%, e isso não deve ser um problema.

Hábito Natural

A planta de oração naturalmente se move ao longo do dia, levantando sua folhagem à noite e abaixando-a pela manhã.

Finalmente, vale a pena repetir que essas plantas têm um hábito interessante, onde suas folhas se movem para cima e para baixo conforme o horário do dia. Se você está preocupado porque sua planta de oração parece animada à noite, e pela manhã a folhagem cai, está tudo bem. Isso é apenas o que elas fazem, e faz parte de sua magia.

Desde que tudo o mais esteja em ordem e as folhas não estejam moles e enroladas, atribua qualquer variação à natureza. Esta é uma característica desejável e significa que ela está respondendo bem à quantidade de luz que está recebendo.