Zingiber zerumbet: Uma Planta Ornamental Fascinante
Zingiber zerumbet é uma planta ornamental deslumbrante e interessante nativa das florestas tropicais da Ásia. Prefere áreas úmidas próximas a cachoeiras e outros cursos d’água, prosperando à sombra das grandes árvores que formam o dossel da floresta. Este fato é essencial para fornecer a iluminação correta para o gengibre de pinha.
No verão, esta planta, também conhecida como gengibre de xampu, desenvolve uma espiga de flores verdes que produz pequenas flores brancas. À medida que essas flores esparsas desaparecem, uma inflorescência vermelha brilhante permanece. É neste ponto que a espiga secreta a substância semelhante a xampu.
Se você decidiu cultivar esta planta ao ar livre no seu jardim sombreado ou dentro de casa durante todo o ano, não é difícil imitar suas condições naturais. Embora a iluminação varie dependendo de onde você a cultiva, as condições devem permanecer consistentes ao longo do ano.
Iluminação para Gengibre de Pinha
Essas plantas crescem naturalmente em florestas tropicais.
Antes de abordarmos os detalhes de como fornecer luz para esta perene, vamos discutir as especificidades de sua iluminação na natureza. A planta é resistente nas zonas 8 a 11 e geralmente morre em climas mais frios na zona 8. Em qualquer lugar onde haja geada, as folhas da planta morrerão.
Forneça sombra parcial para o seu gengibre de xampu. Isso é o que ele recebe na natureza. Cerca de quatro a seis horas de luz solar por dia são suficientes. Sol filtrado através das árvores e luz indireta brilhante também funcionam. Como esta é uma planta de crescimento baixo, é totalmente aceitável sombreá-la ligeiramente. Mas ela precisa de acesso a alguma luz.
Iluminação Interna
Use luzes de cultivo se você não tiver as condições de iluminação interna adequadas.
Quando plantas tropicais são trazidas para dentro de casa, às vezes suas necessidades mudam, e a iluminação do gengibre de pinha não é exceção a essa regra. Enquanto as plantas ao ar livre podem lidar com um pouco de sol direto, é melhor manter as internas em luz indireta brilhante. Existem várias maneiras de fazer isso.
Se você tiver acesso a uma janela ensolarada voltada para o sul ou oeste, simplesmente coloque seu gengibre de xampu próximo, afastando-o da linha direta de luz solar. Se você não tiver espaço para isso, use uma cortina translúcida para difundir os raios do sol.
Se você não tiver acesso à luz solar, use uma luz de cultivo. Mantenha o recipiente do gengibre de pinha fora da luz direta e posicione-o ao lado da luz de cultivo. Plantas que amam mais sol podem ficar embaixo, e o Z. zerumbet pode ficar ao lado delas.
Iluminação Externa
Conseguir a iluminação certa para o gengibre de pinha ao ar livre proporcionará muitas flores.
Ao ar livre, é muito mais fácil acertar a iluminação do gengibre de pinha. Encontre uma área do jardim que receba luz brilhante durante o dia, mas não mais do que quatro a seis horas de luz solar direta. Em áreas com verões quentes, mantenha a planta fora da luz solar direta. Em áreas mais amenas, um pouco de sol direto é aceitável.
Se o seu gengibre estiver em vaso, mantenha o recipiente sob a cobertura de árvores maiores. Se não houver árvores no seu quintal, coloque-o próximo a estruturas maiores onde não receba mais de seis horas de sol por dia. Se isso não for possível, um toldo de sombra é uma boa ideia.
Uma observação sobre plantas de gengibre ao ar livre em recipientes: independentemente de onde você mora, traga sua planta para dentro de casa assim que as temperaturas estiverem consistentemente abaixo de 10°C (50°F). Em seguida, ajuste sua iluminação para brilhante e indireta.
Iluminação na Dormência
Armazene as raízes em uma área protegida durante o inverno.
Se você cultivou sua planta ao ar livre no solo fora de sua faixa de resistência, deve remover os rizomas e armazená-los durante as estações mais frias. Espere as folhas morrerem, depois remova as raízes do solo e armazene-as em sacos de papel com turfa seca, fibra de coco ou serragem.
Nesse momento, evite que a luz alcance os rizomas. Eles estão dormentes, e a luz pode levá-los de volta ao crescimento ativo, especialmente se forem armazenados em condições temperadas. Este é um aspecto mais particular da iluminação do gengibre de pinha que pode ser facilmente esquecido.
Pontos Principais
A iluminação do gengibre de pinha não é difícil, e varia apenas ligeiramente dependendo da localização e da época do ano em que você o cultiva. Lembre-se destes princípios básicos para ter uma fonte próspera de xampu todos os anos:
Na natureza, essas plantas preferem sombra parcial.
Ao ar livre, sombra parcial a luz indireta brilhante é o ideal. Em áreas mais quentes, a iluminação indireta previne danos às folhas macias desta planta de gengibre.
Em ambientes internos, luz indireta brilhante é fundamental.
Na dormência, remova os rizomas dos jardins no solo e armazene-os para que não tenham acesso à luz.





