Protegendo Suas Plantas no Inverno
Trazer suas plantas para dentro de casa durante o inverno é uma ótima maneira de proteger espécies tropicais e outras variedades sensíveis ao frio. No entanto, pode ser um período estressante e traumático para suas plantas se suas necessidades específicas não forem atendidas. Plantas que passam metade do ano dentro de casa e metade ao ar livre precisam de cuidados especiais.
A mudança do exterior para o interior não é algo que se faz em uma hora na noite anterior a uma geada. É um processo que deve começar bem antes do risco de queda de temperatura. Fazer a mudança muito cedo, tarde ou abruptamente pode causar problemas para suas plantas.
Naturalmente, sua região influenciará o momento. Quanto mais ao norte você estiver, mais cedo deverá começar a trabalhar nessa tarefa. Se fizer tudo certo, terá exemplares saudáveis e felizes para retornar aos seus espaços na primavera. Vamos falar sobre alguns erros comuns que as pessoas cometem ao trazer plantas para dentro de casa no inverno.
Esperar Demais
A geada pode estressar a folhagem sensível, mesmo acima de zero.
Obviamente, o principal erro que as pessoas cometem ao trazer plantas para dentro de casa é esperar demais e acabar com danos de geada em suas preciosas plantas.
A maioria das plantas se beneficia do tempo ao ar livre durante os meses mais quentes. Elas crescem mais rápido e aproveitam o calor e a umidade. No entanto, deixá-las ao ar livre por muito tempo pode causar estresse e até danificar algumas de suas folhagens. Isso pode acontecer mesmo que você as traga para dentro antes de uma geada real. Muitas plantas são tropicais e começam a sofrer em temperaturas frias que ainda estão bem acima de zero.
Comece o processo de trazer as plantas para dentro quando as temperaturas noturnas caírem para a faixa dos 10°C. Você quer que elas estejam dentro de casa bem antes de uma geada. Tropicais como alocásias, monsteras, begônias e ervas sensíveis começarão a mostrar sinais de estresse nos 4°C. Plantas semi-sensíveis estão bem ao ar livre até a primeira geada, mas é melhor se preparar com antecedência.
Se você estiver em dúvida sobre qualquer uma de suas plantas e como elas toleram o frio, recomendo agir mais cedo do que tarde. Arriscar pode acabar em desastre, especialmente se houver uma onda de frio inesperada ou precoce. Não cometa o erro de esperar demais e acabar com plantas mortas.
Trazer Pragas
Trate qualquer inseto encontrado antes de realocar as plantas para dentro.
Um erro bastante destrutivo que os donos de plantas cometem ao trazer plantas para dentro no inverno é negligenciar a inspeção de insetos. Uma vez, trouxe uma planta com ácaros, e levou um ano de diligência para me livrar deles! Não pule a inspeção de pragas.
Inspecione suas plantas cuidadosamente, especialmente olhando sob as folhas e ao longo dos caules. Esses são lugares comuns onde as pragas se escondem. Se encontrar insetos como ácaros, pulgões, cochonilhas e outros, trate-os antes de trazê-los para dentro. Óleo de neem ou sabonetes inseticidas são métodos geralmente eficazes para erradicar esses insetos incômodos e evitar esse erro.
Não Aclimatar Corretamente
Reduza gradualmente a luz para evitar choque repentino nas plantas.
Outro erro comum ao trazer plantas para dentro de casa é não dedicar tempo para aclimatá-las corretamente. Movê-las de luz intensa diretamente para condições de pouca luz pode enviá-las para um estado de choque. Isso pode resultar em queda de folhas, amarelecimento ou crescimento atrofiado.
Dedique tempo para reduzir gradualmente a quantidade de luz que suas plantas recebem na semana anterior à transição. Mova-as primeiro para um local parcialmente sombreado e, depois de alguns dias, traga-as para dentro, reduzindo a quantidade de luz que recebem.
Outra maneira de evitar esse erro é trazê-las para dentro por parte do dia e depois devolvê-las ao ar livre. Ao longo da semana, aumente o tempo que passam dentro de casa e diminua o tempo ao ar livre.
Excesso de Água
Regue com menos frequência para evitar problemas de solo encharcado.
Continuar regando suas plantas na mesma quantidade dentro de casa que fazia no verão é outro grande erro ao trazê-las para dentro. Existem várias razões para isso ser um problema. Primeiro, muitas plantas entram em semi-dormência durante o inverno. Elas não absorvem tanta água, então ela permanece no solo e leva ao apodrecimento das raízes.
A água também evapora mais lentamente dentro de casa do que ao ar livre. A temperatura mais regular, combinada com menos circulação de ar, significa que o solo naturalmente permanece úmido por mais tempo. Solo encharcado e úmido frequentemente desenvolve mofo, o que pode levar ao apodrecimento das raízes e à presença de mosquitos de fungo.
Sempre verifique o solo antes de regar. Não presuma que todas as plantas precisam de água ao mesmo tempo ou em um cronograma específico. A maioria das plantas está bem com o solo seco na superfície. Quando a superfície e a primeira camada estiverem secas, é hora de regar. O excesso de água é um erro que pode custar a vida da sua planta.
Negligenciar Necessidades de Umidade
Umidificadores evitam folhas enroladas e folhagem estressada dentro de casa.
As plantas adoram o aumento de umidade que estar ao ar livre traz durante os meses mais quentes. Tropicais, em particular, prosperam em níveis de umidade acima da média. O ar interno, especialmente no inverno, tende a ser mais seco, especialmente quando você está com o aquecimento ligado.
Negligenciar o aumento da umidade dentro de casa pode ser um grande erro para suas plantas. Você pode experimentar pontas marrons, folhas enroladas e estresse geral em suas plantas tropicais que amam umidade. A solução é aumentar a umidade dentro de sua casa.
Diferentes cômodos da casa terão diferentes níveis de umidade. O banheiro e a cozinha, por exemplo, terão níveis mais altos do que a sala de estar e os quartos (a menos que você complemente com um umidificador).
Falta de Luz
Luzes de cultivo suplementam a luz solar para locais internos com pouca luz.
Falamos sobre o erro de não aclimatar suas plantas à mudança de luz do exterior para o interior. Parte disso é movê-las gradualmente do sol para a sombra antes de trazê-las para dentro. No entanto, a quantidade de luz que recebem após serem trazidas para dentro é igualmente importante.
A maioria das plantas está semi-dormente no inverno, então não precisam de tanta luz quanto durante a estação de crescimento. No entanto, ainda precisam de alguma luz se você quiser que mantenham suas folhas verdes e saudáveis. Você pode controlar isso naturalmente ou artificialmente.
A solução natural para esse erro é trazer suas plantas e colocá-las em espaços bem iluminados. Se você não tiver muitas janelas boas para fornecer luz natural, pense em usar uma luz de cultivo para suplementar, especialmente para plantas que preferem muita luz.
Proximidade a Correntes de Ar e Ventilações
Evite pontas marrons evitando proximidade com aquecedores ou ventilações.
O erro final que muitos jardineiros cometem ao trazer suas plantas para dentro no inverno é a colocação. Você deve sempre evitar colocar suas plantas perto de uma ventilação de ar, aquecedor ou corrente de ar, pois todos causam estresse desnecessário.
Colocar sua planta perto de uma ventilação de aquecimento secará o ar e provavelmente causará pontas marrons nas folhas, ou pior. Colocá-las muito perto de uma janela também pode ser um erro. Quando a temperatura cai do lado de fora daquela janela, fica frio por dentro também. Já vi plantas sensíveis sofrerem danos pelo frio apenas por estarem muito perto de uma janela.
O mesmo vale para locais com correntes de ar e espaços próximos a uma porta externa que é usada com frequência. Rajadas constantes de ar frio colocarão sua planta em modo de estresse, causando danos às folhas e saúde geral ruim.





