Criando uma Parede de Filodendros: Técnicas de Cultivo Vertical

O que esperar nesse post

Paredes Vivas

As paredes vivas, também chamadas de jardins verticais, são espaços que exibem as plantas que mais amamos. Elas são uma maneira de criar a sensação de um ambiente tropical e exuberante, seja em ambientes internos ou em áreas externas.

Filodendros são plantas ideais para esse projeto, pois há uma grande variedade para escolher, e elas têm hábitos de crescimento perfeitos.

Uma parede vertical de filodendros faz mais do que melhorar esteticamente um espaço. Certamente, é algo belo, mas também tem muitos propósitos práticos. Essas paredes integram a beleza da natureza com os benefícios de melhorar a qualidade do ar, reduzir o calor e fornecer isolamento acústico. Elas também criam uma sensação de calma e nos conectam com o exterior.

Criar uma parede vertical de filodendros requer paciência e planejamento, mas pode ser um projeto extremamente gratificante. Escolher as espécies certas e saber como planejar, plantar e manter são fatores a considerar. Faça bem, e você terá uma parede viva vibrante que exibe a linda folhagem dos filodendros.

Dentro ou Fora?

Muitos jardineiros estão limitados a cultivar essas plantas em ambientes internos.

Antes de começar, você precisará determinar se está construindo essa parede em ambientes internos ou externos. Se você vive ao norte da zona 10, essa é uma decisão fácil. Filodendros não sobrevivem ao inverno em climas frios. A maioria não é resistente à geada; no entanto, há algumas que são resistentes nas zonas 8 e 9.

Na maioria dos casos, se você não vive em uma região livre de geadas, você está limitado a cultivar essas plantas em ambientes internos. Se você vive em uma região tropical, tem a opção de cultivar ao ar livre. Se tiver um bom local ao ar livre, será mais fácil cuidar dessa forma. Regar e fertilizar serão menos complicados.

Escolha uma Parede com a Iluminação Certa

Luz indireta brilhante proporciona o melhor crescimento.

Ao escolher sua parede, há várias considerações a serem feitas. A mais importante é a luz. Filodendros são plantas de sub-bosque tropical. Eles gostam de muita luz, mas o sol direto pode queimar suas lindas folhas. Enquanto alguns podem tolerar um pouco de sol direto pela manhã, luz indireta brilhante é boa para quase todas as espécies.

Ao ar livre, uma parede que recebe um pouco de sol pela manhã é boa. Uma que recebe apenas luz indireta é melhor. Em ambientes internos, você tem mais opções porque a luz artificial está disponível. Uma parede perto de uma janela grande voltada para o leste ou norte é ideal. Se não tiver essa situação, pode complementar com luzes de cultivo.

Filodendros são plantas que amam umidade, então o material da parede é um fator. As melhores superfícies são tijolo, concreto, azulejo, pedra ou madeira selada. Drywall e madeira não selada precisarão de tratamento considerável para impermeabilizá-los. Caso contrário, você corre o risco de mofo e bolor.

Se você não tem uma parede feita de um material que possa tolerar a umidade, instale uma barreira de umidade. Você pode usar um forro de lagoa, uma folha de plástico pesada ou uma placa de suporte impermeável para fazer isso.

Se este for um projeto permanente, recomendo fortemente remover o drywall e substituí-lo por uma placa de suporte de concreto. Este é o material que você usaria para construir um chuveiro. É fácil de impermeabilizar e resiste muito melhor do que o drywall.

Ao ar livre, uma fonte de água próxima é útil. Em ambientes internos, você vai querer instalar algum tipo de bandeja de drenagem na parte inferior. Um sistema de irrigação por gotejamento economizará uma quantidade considerável de tempo em ambos os casos. Eles não precisam ser elaborados ou caros para serem eficazes.

Certifique-se de que está usando uma parede de suporte de carga. As plantas ficam pesadas. Adicione a isso o substrato e a água, e você tem uma situação bastante pesada. Certifique-se de que sua parede suportará essa pressão.

Instale Contêineres ou Treliças

Uma treliça dá aos filodendros em uma parede vertical algo para escalar.

Os dois métodos mais populares de conter ou suportar suas plantas são uma treliça ou vasos de bolso. Ambos funcionam e têm vantagens. Também é perfeitamente aceitável incorporar ambos, caso em que você vai querer começar com a treliça primeiro.

Uma treliça ou parede de musgo é uma ótima maneira de fazer isso funcionar. Ela cria um grande espaço vertical para ancorar as plantas, facilita a manutenção da umidade e acomoda muitas plantas. Você quer uma treliça robusta, de preferência feita de metal, para suportar a pressão.

Monte sua treliça na parede com âncoras que suportem pelo menos três vezes o peso que você antecipa. Depois de montar sua parede de filodendros, você não quer que ela caia e se quebre no chão. Isso não só pode danificar seu piso e móveis próximos, mas também esmagará suas plantas.

Preencha os espaços em sua treliça vertical com musgo esfagno ou fibra de coco. Este é o seu substrato. Se você não quiser montar contêineres, essa é a maneira de ir. Cria uma aparência contínua e também fica mais bonito à medida que sua parede toma forma. Você não a preencherá com folhagem imediatamente; isso leva tempo. Uma parede de musgo criará a aparência de melhor cobertura.

A outra opção é montar contêineres na parede. Usar vasos de bolso é o caminho a seguir aqui. O plástico é um bom material para usar porque é leve e impermeável. Ao ar livre, o feltro é outro bom material. Estes você preencherá com uma mistura de envasamento solta e bem drenada.

Escolha as Espécies Certas

A maioria dos filodendros é fácil de cuidar.

Agora é hora de escolher suas plantas: a parte divertida! Com centenas de espécies de filodendros existentes, isso pode ser uma tarefa assustadora. Claro, nem todas as espécies estão disponíveis no seu varejista local de plantas. Então, vou me ater às mais comuns e populares que você provavelmente encontrará sem muita dificuldade.

Eu começaria com o coração-de-negro (P. hederaceum) e Philodendron micans. Ambas são plantas bonitas, de baixa manutenção e resilientes. Ambas têm folhas em forma de coração, mas o coração-de-negro tem uma folhagem ligeiramente brilhante, enquanto as folhas de P. micans têm um brilho aveludado. Ambas são rastejantes e fáceis de propagar. Se você comprar uma planta substancial, pode fazer mais em pouco tempo. Elas também podem ser cultivadoras verticais.

Philodendron brasil se parece muito com pothos. Tem folhas verdes brilhantes com variação de cor limão. Tipos maiores como a princesa rosa e o cavaleiro branco são mais inclinados a serem cultivadores verticais. Isso ainda é fácil de conseguir em uma parede de musgo.

Espécies maiores como P. xanadu são mais do tipo auto-sustentável que funciona melhor perto do chão. É uma planta maior.

Eu não poderia deixar de mencionar minha espécie favorita, Philodendron gloriosum. Eu sou parcial à forma escura. Esta espécie corre ao longo do chão, enviando grandes folhas com o brilho aveludado de P. micans, mas muito maiores e com veios brancos brilhantes. É absolutamente deslumbrante e notavelmente fácil de cuidar.

Cuidado e Manutenção

Regue regularmente para manter as folhas exuberantes.

Uma vez estabelecida, uma parede vertical de filodendros é fácil de manter. No entanto, não é algo que você pode montar e esquecer. Ela precisará de cuidados consistentes. Você escolheu um local com a iluminação certa, e esse fator não mudará muito. No inverno, você pode querer complementar com uma luz de cultivo.

Se você instalou um sistema de irrigação, regar será fácil. Caso contrário, você precisará regar regularmente. Você precisará regar com frequência se estiver usando musgo como substrato, pois ele seca mais rápido.

A maneira mais fácil de fazer isso é pulverizando o musgo com água. Nebulizar não será suficiente; você vai querer um borrifador que emita um jato mais forte. A cada poucos meses, misture um fertilizante equilibrado com sua água para ajudar as plantas a produzirem crescimento constante e cor rica nas folhas. Se o ambiente estiver seco, certifique-se de colocar um umidificador para manter o ar úmido.

Finalmente, propague! Suas plantas precisarão de uma poda de vez em quando, e quando isso acontecer, cria mais plantas. Quando você podar seus filodendros, enraíze as estacas na água e depois trabalhe-as em sua parede vertical. Você terá uma parede viva de filodendros linda, vibrante e próspera antes que perceba!

Continue sua leitura aqui