Como Propagar Plantas de Filodendro

O que esperar nesse post

Propagação de Filodendros

Cultivar uma planta permite que você cultive várias ao longo do tempo. Se você sabe como propagar plantas de filodendro, aprende ainda mais sobre as espécies deste gênero e, o melhor de tudo, ganha mais plantas. Essas mudas podem ser presentes ou aumentar sua coleção.

Se você já está no mundo das plantas de interior há algum tempo, provavelmente conhece os filodendros. Os filodendros de folha-coração são plantas comuns, e o encantador cultivar ‘Brasil’ é visto frequentemente em lojas. Existem vários métodos de propagação que funcionam bem.

Os filodendros são um grupo vasto, com mais de 600 espécies. Embora variem bastante, há alguns tipos fáceis de identificar e adquirir. Aqui, focamos em propagar os filodendros mais comuns. Siga o passo a passo e, quando a primavera começar, multiplique sua coleção!

Determine o Seu Tipo

Variedades trepadeiras prosperam quando têm suporte de musgo ou treliças.

Existem dois tipos principais de filodendros: trepadeiras e não-trepadeiras. Se você tem uma planta madura, deve ser óbvio qual tipo está cultivando. Trepadeiras tendem a produzir novas folhas em vinhas, enquanto as não-trepadeiras crescem com caules eretos onde as folhas se desenvolvem.

Filodendros trepadeiras produzem raízes aéreas proeminentes que se agarram a superfícies enquanto sobem. Trepadeiras de interior crescem felizes em suportes de musgo e treliças em vasos. As espécies predominantes incluem folha-coração (Philodendron hederaceum) e filodendro de folha-vermelha (P. erubescens).

Tipos eretos – também chamados de “arborescentes” – ficam felizes em um vaso. Como não sobem, não precisam de acessórios extras. À medida que se desenvolvem, seus caules tornam-se semi-lenhosos. O mais comum é o filodendro-arbóreo (P. bipinnatifidum). Possui folhas fenestradas impressionantes, semelhantes a uma monstera. Produzem raízes aéreas, mas não para subir. Elas se agarram a árvores próximas para suporte.

Antes de propagar filodendros de interior, é necessário conhecer seu tipo. Aqui estão alguns dos mais comuns que você verá na loja e a categoria a que pertencem.

Filodendros Trepadeiras
Filodendros Não-Trepadeiras

Filodendro de folha-coração (P. hederaceum)
Filodendro-arbóreo (P. bipinnatifidum)

Filodendro espada-prateada (P. hastatum)
Filodendro de folha-vermelha (P. erubescens)

Filodendro folha-de-violino (P. bipennifolium)
Filodendro Birkin (P. ‘Birkin’)

Filodendro Burle Marx (P. burle-marxii)
Filodendro Hope (P. bipinnatifidum ‘Hope’)

A melhor época para propagar filodendros é durante o crescimento ativo, entre a primavera e o início do outono. À medida que o clima esfria e a luz diminui antes do meio do outono, a dormência se instala e o crescimento das raízes diminui. Embora não seja completamente proibido propagar durante a dormência, não é o melhor momento.

Divisão

Divisões saudáveis mostram pelo menos duas folhas fortes e vibrantes.

Quando você procura informações sobre como cultivá-los, é incomum encontrar a divisão como uma maneira viável de propagar filodendros de interior. No entanto, é possível fazê-lo, e ambos os tipos respondem bem a este método. Você pode fazer isso ao replantar plantas com raízes apertadas.

Você precisará de um par de luvas e uma boa faca afiada ou uma tesoura de poda. Certifique-se de que suas ferramentas estejam higienizadas. Remova a planta e a massa de raízes do recipiente. Em seguida, gentilmente remova o solo das raízes com as mãos. Procure áreas onde as raízes estão conectadas aos caules ou vinhas.

Separe as massas de raízes individuais ou corte-as com sua ferramenta preferida. Divisões ideais têm pelo menos um ou dois conjuntos de folhas. Transplante-as em novos recipientes não mais que alguns centímetros mais largos que a bola de raiz.

Propagar Estacas

Com as folhas inferiores removidas, a energia se concentra no novo crescimento.

Durante o crescimento ativo, propague filodendros por meio de estacas. Este método funciona para plantas trepadeiras e arborescentes, mas é melhor para trepadeiras. Se você está tentando cultivar novos filodendros-arbóreos por meio de estacas, selecione um caule de folha que ainda esteja verde, em vez de lenhoso. Para qualquer tipo, caules de três a seis polegadas são os melhores.

As raízes das estacas se desenvolvem na água ou no solo. Para propagação na água, troque a água diariamente para manter o meio de enraizamento limpo. Para ambos os métodos, remova todas as folhas inferiores da estaca, deixando um conjunto no topo. Isso desvia a energia da planta para o crescimento das raízes, em vez da produção de folhas.

Coloque a estaca na água e espere por pelo menos uma raiz substancial se formar, e então plante-a em um pequeno vaso. Para propagação no solo, faça um buraco em um pequeno recipiente cheio de solo para filodendros, cerca de duas polegadas de profundidade. Em seguida, coloque sua estaca e pressione o solo ao redor para mantê-la no lugar. Coloque uma cúpula sobre o vaso inicial para promover a umidade ambiente.

O tempo para o desenvolvimento das raízes varia amplamente. Alguns tipos desenvolvem raízes em uma semana, e outros levam até quatro semanas. Puxe suavemente as plantas propagadas no solo para ver se estão devidamente enraizadas. Quando sentir alguma resistência, você saberá que sua operação de propagação foi bem-sucedida.

Cultivando Brotos

Pequenos brotos devem ser separados cuidadosamente durante o replantio e manuseio.

Como os tipos trepadeiras tendem a se espalhar e crescer para cima ou para fora, eles não produzem brotos. Os tipos arbóreos, no entanto, produzem plantas bebês que podem ser separadas gentilmente de sua planta-mãe. Portanto, você pode propagar filodendros através de seus brotos se forem arborescentes.

Faça isso quando estiver replantando e transplantando seus tipos arbóreos. O processo é semelhante à divisão, mas em vez de cortar massas de raízes, use as mãos para puxar o broto. Em seguida, replante-o.

Alporquia

Seções cortadas se transformam em novas plantas ao longo do tempo.

Use diferentes tipos de alporquia para propagar filodendros. Tipos trepadeiras respondem melhor à alporquia por montículo, e não-trepadeiras se propagam mais facilmente por alporquia aérea. Depois de determinar o tipo que está cultivando, é fácil realizar qualquer um dos métodos.

Para trepadeiras, selecione um caule de vários centímetros de comprimento. Em seguida, encontre um local vazio no seu vaso. Simplesmente enterre uma seção do caule sem folhas, permitindo que o restante fique livre. Prenda o caule no solo com uma pedra ou grampo de paisagismo e cubra com solo. Com o tempo, raízes adventícias se desenvolvem. Desenterre a seção e destaque-a para transplantar.

A alporquia aérea é melhor para filodendros-arbóreos. Encontre uma área de caule novo e verde e corte parcialmente com uma faca ou tesoura de poda esterilizada. Em seguida, envolva a área com musgo de turfa hidratado ou fibra de coco. Fixe a envoltura com um pedaço de plástico ou um pod de alporquia. Dentro de uma ou duas semanas, as raízes se formarão, e a área enraizada pode ser transplantada como uma nova planta.

Pontos Principais

É fácil propagar filodendros porque são algumas das plantas mais fáceis de cultivar em ambientes internos. Se você está pensando em multiplicar sua coleção, lembre-se:

  • Determine se você tem um filodendro trepadeira ou não-trepadeira.
  • Divida plantas com múltiplas massas de raízes durante o replantio.
  • Propague estacas de qualquer tipo na água ou no solo. Tipos trepadeiras respondem melhor a este método de propagação.
  • Cultive brotos de não-trepadeiras.
  • Faça alporquia por montículo em filodendros trepadeiras e alporquia aérea em tipos arbóreos.

Continue sua leitura aqui