“`html
Estou sempre fascinado pelos nomes comuns das plantas, que variam do fofo (galinhas e pintinhos) ao dramático (coração sangrento) e até o simplesmente estranho (língua-de-barba??). Certamente podemos adicionar o cacto ossos dançantes a essa lista também!
Botanicamente referido como Hatiora salicornioides (anteriormente Rhipsalis salicornioides), o cacto ossos dançantes é um arbusto membro da família Cactaceae. E, se “cacto ossos dançantes” não fosse suficientemente caprichoso, esta planta é conhecida por vários outros nomes comuns divertidos, incluindo sonho do bêbado, ossos dançantes, cacto de especiarias e cacto garrafa. Todos esses nomes referem-se aos caules nodosos em forma de garrafa desta planta.
Jardineiros em nossas zonas de cultivo mais quentes podem cuidar deste cacto da selva ao ar livre durante todo o ano, pois ele é resistente nas zonas USDA 9-11. No entanto, esta espécie é mais amplamente cultivada como planta de interior. Parece ser uma daquelas plantas que todo mundo tem, mas ninguém parece se lembrar de como ela chegou lá; as pessoas “sempre a tiveram”! Bem, é hora de colocar um rosto nesta planta apropriadamente nomeada. Continue lendo e aprenda como cultivar o cacto ossos dançantes.
Visão Geral de Hatiora salicornioides ‘Cacto Ossos Dançantes’
Exposição
Luz brilhante e indireta
Requisitos de Rega
Moderado
Pragas e Doenças
Pulgões e cochonilhas
Tipo de Solo
Bem drenado e solto
O Que É?
É uma epífita. Epífitas são simplesmente plantas que crescem sobre outras plantas.
Junto com os primos distantes cacto de Páscoa e cacto de Natal, o cacto ossos dançantes é um cacto da selva epifítico. Ao contrário dos cactos do deserto, que preferem condições quentes e secas, os cactos da selva são adaptados à alta umidade das florestas nubladas de alta elevação.
Esta planta é uma epífita. Epífitas são simplesmente plantas que crescem sobre outras plantas (geralmente árvores). As plantas epífitas absorvem a umidade do ar enquanto obtêm nutrientes da serrapilheira e matéria orgânica que tendem a se acumular nas fendas dos galhos das árvores. Epífitas não são parasitas e não danificam a planta hospedeira; os troncos e galhos das árvores que as plantas epífitas ancoram servem apenas como estrutura.
Características
Este cacto é uma espécie de dia curto, o que significa que floresce após receber longos períodos de escuridão ininterrupta.
Esta espécie tem um hábito de crescimento único e semi-imprevisível. Sua forma arbustiva e densa é carregada de caules ramificados em forma de garrafa. Os caules segmentados crescem desordenadamente e, quando cultivados em condições ideais, arqueiam-se para baixo. Embora muitas vezes vendidos em viveiros comerciais como uma pequena planta em vaso com apenas alguns centímetros de altura, plantas maduras podem ostentar caules de até 3 pés de comprimento!
Caules jovens produzirão flores tubulares amarelo-douradas no final do inverno ou início da primavera. Esta espécie é uma planta de dia curto, o que significa que floresce após receber longos períodos de escuridão ininterrupta, tipicamente pelo menos 12 horas.
Área Nativa
Embora cresçam principalmente em troncos de árvores (epífitas), às vezes são encontradas ancoradas em penhascos rochosos.
Esta fascinante plantinha é nativa do sudeste do Brasil, onde é encontrada escondida em florestas e campos de alta elevação situados entre 600-5.700 pés (200-1.750 metros) acima do nível médio do mar. Embora cresçam principalmente em troncos de árvores (epífitas), os cactos ossos dançantes às vezes são encontrados ancorados em penhascos rochosos também (litófitas).
Plantio
Plantas jovens são arbustivas e crescem principalmente eretas.
Este é um excelente planta para vasos. Plantas jovens são arbustivas e crescem principalmente eretas. À medida que a planta amadurece, seus caules segmentados e indisciplinados se alongam e se espalham para baixo, tornando-a bem adequada para um vaso alto ou uma cesta suspensa.
Como Cultivar
Esta espécie recompensará você com encantadoras flores amarelas e muitos caules peculiares.
O cacto ossos dançantes é uma planta de baixa manutenção e fácil de cultivar. Desde que seja mantido em solo bem drenado sem risco de temperaturas frias, esta planta recompensará você com encantadoras flores amarelas e muitos caules peculiares.
Luz
Coloque-o em um cômodo voltado para o sul ou oeste se estiver dentro de casa.
Luz solar brilhante e indireta, imitando a luz filtrada que atravessa o dossel da floresta tropical, funciona melhor para esta planta. Coloque-o em um cômodo voltado para o sul ou oeste se estiver dentro de casa. Plantas cultivadas ao ar livre devem receber proteção do sol forte e direto da tarde; posicione seu cacto ossos dançantes perto de um telhado de varanda protetor ou árvore para que os caules não queimem.
Água
Regue quando a camada superior do solo estiver seca ao toque.
Ao contrário de um verdadeiro cacto do deserto, que pode sobreviver com muito pouca água, esta espécie não é totalmente resistente à seca. Regue quando a camada superior do solo estiver seca ao toque. Esta planta não é tímida em avisar se precisa de mais água; os caules suculentos em forma de garrafa são rápidos em murchar se esta planta for deixada muito seca.
Solo
Esta planta cresce melhor em um solo “granuloso” que tenha muitos bolsões de ar.
Plante em solo solto e muito bem drenado. Lembre-se, esta é uma epífita e evoluiu para crescer nas condições úmidas e arejadas encontradas nos dosséis das árvores tropicais. Esta planta cresce melhor em um solo “granuloso” que tenha muitos bolsões de ar. É altamente suscetível à podridão radicular se plantada em solo denso e compactado. Plante-a em um solo especial para cactos e suculentas ou crie seu próprio meio de plantio com uma mistura 1:1 de terra para vasos com pedra-pomes, casca de árvore ou perlita.
Temperatura e Umidade
Coloque-o em um banheiro com vapor ou borrife a planta regularmente, especialmente durante os meses de inverno.
Embora tenham a palavra “cacto” em seu nome, esta peculiar plantinha prefere alta umidade. Coloque-a em um banheiro com vapor ou borrife a planta regularmente, especialmente durante os meses de inverno, quando você tem o aquecedor ou fogão a lenha ligado.
Jardineiros nos climas mais quentes (zonas USDA 9-11) podem manter o cacto ossos dançantes ao ar livre durante todo o ano. No entanto, esta planta é amplamente cultivada como planta de interior. Esta espécie não é resistente ao frio. Mantenha as plantas cultivadas em ambientes fechados longe de portas e janelas com correntes de ar durante o inverno e certifique-se de manter o ambiente a pelo menos 50°F (10°C).
Fertilização
Elas se beneficiarão de uma aplicação mensal de fertilizante durante a estação de crescimento (verão e outono).
Os cactos ossos dançantes não são grandes consumidores, embora se beneficiem de uma aplicação mensal de fertilizante durante a estação de crescimento (verão e outono). Pause a fertilização durante os meses de inverno. Use um fertilizante balanceado 10-10-10 ou um fertilizante com baixo teor de nitrogênio 2-4-8 diluído à metade da força. Muito nitrogênio tem mostrado impactar negativamente os cactos epifíticos.
Propagação
Fazer estacas é geralmente considerado o método mais rápido e simples para iniciar novas plantas.
Esses cactos podem ser cultivados a partir de sementes ou propagados por estacas. Nenhum dos métodos é complicado, no entanto, fazer estacas é geralmente considerado o método mais rápido e simples para iniciar novas plantas.
Estacas
Escolha um caule saudável e maduro da sua planta e faça um corte logo abaixo de um segmento.
O cacto ossos dançantes pode ser facilmente propagado através de estacas que enraízam (quase) imediatamente no solo.
Escolha um caule saudável e maduro da sua planta e faça um corte logo abaixo de um segmento. A estaca deve ter alguns centímetros de comprimento.
Deixe a estaca endurecer por um ou dois dias. Isso ajuda a selar a “ferida” aberta na estaca e evitar que a podridão tome conta.
Plante a estaca em solo fresco para vasos. Certifique-se de usar uma mistura de solo para cactos e suculentas que permita uma boa drenagem.
Coloque a nova estaca em luz brilhante e indireta e mantenha o solo úmido até que novas raízes surjam.
Cultivo a Partir de Sementes
Os cactos são notoriamente de crescimento lento e pode levar semanas ou meses para que as sementes germinem.
É possível cultivar esta espécie a partir de sementes, no entanto, você precisará ser paciente. Os cactos são notoriamente de crescimento lento e pode levar semanas ou meses para que as sementes germinem.
Deixe suas sementes de molho em água morna durante a noite antes de semear.
Preencha uma bandeja com mistura de sementes umedecida, garantindo que tenha orifícios de drenagem adequados na parte inferior para evitar solos encharcados. Deixe uma pequena lacuna no topo para cobrir mais tarde.
Polvilhe uniformemente as sementes na bandeja, garantindo que não estejam muito aglomeradas. Elas precisam de espaço para crescer uma vez que germinem.
Cubra levemente as sementes com uma fina camada de vermiculita e coloque a bandeja em uma área quente com luz solar indireta e brilhante. Você pode querer colocar um tapete térmico por baixo para aumentar o calor.
Coloque uma tampa transparente ou filme plástico sobre a superfície da bandeja para manter a umidade adequada. Borrife a superfície do solo a cada poucos dias se notar que a mistura de sementes está secando.
Schlumbergera lutea
Possui flores amarelas brilhantes e caules ramificados e suculentos.
Como seu parente, esta planta possui flores amarelas brilhantes e caules ramificados e suculentos. Ela era chamada de Hatiora epiphylloides, mas análises moleculares recentes a relacionaram estreitamente à Schlumbergera, e assim esta planta agora é classificada como Schlumbergera lutea. Esta planta também é nativa das florestas úmidas e de alta elevação do sudeste do Brasil.
Hatiora herminiae
Semelhante ao cacto ossos dançantes, este cacto epifítico possui caules cilíndricos e segmentados que se ramificam profusamente. Flores rosa brilhante a magenta florescem no início da primavera. As flores são autoférteis e as plantas desenvolvem vagens verde-claras após a floração. Esta espécie é bastante rara e foi listada como ameaçada devido à coleta excessiva de suas belas flores.
Problemas Comuns
Problemas ambientais e pragas ocasionais podem afetá-lo.
Poucas doenças afetam este cacto resistente e de baixa manutenção. No entanto, problemas ambientais e pragas ocasionais podem afetá-lo. Saiba como solucionar problemas desta planta!
Excesso de Água
Muita água ou solo compacto e pesado pode levar à podridão radicular, que pode rapidamente matar uma planta.
Um dos problemas mais comuns que afetam todos os cactos é o excesso de água. Muita água ou solo compacto e pesado pode levar à podridão radicular, que pode rapidamente matar uma planta. Caules moles e amarelados são um sinal de que seu exemplar está sofrendo de podridão radicular. Se apenas uma pequena parte da planta parecer infectada, faça algumas estacas saudáveis e plante-as em uma nova mistura de solo. Como sempre, certifique-se de que seu recipiente tenha orifícios de drenagem na parte inferior.
Baixa Umidade
Como um tipo de cacto da selva adaptado à alta umidade, esta espécie rapidamente murchará ou enrugará em ar excessivamente seco.
Embora esta planta não tolere raízes constantemente úmidas, ela aprecia ar muito úmido. Como um tipo de cacto da selva adaptado à alta umidade, esta espécie rapidamente murchará ou enrugará em ar excessivamente seco. Coloque este cacto em um cômodo com umidade naturalmente alta (ou seja, um banheiro) ou considere instalar um umidificador. Se necessário, borrife esta planta regularmente.
Pragas
Alguns insetos atacam esta planta de interior.
Cochonilhas
Elas são especialmente atraídas por suculentas, alimentando-se das folhas e caules cheios de seiva.
Cochonilhas são hóspedes frequentes em estufas, pois gostam do calor e umidade. Como tal, elas chegam a muitas casas através de plantas de interior cultivadas comercialmente, incluindo cactos ossos dançantes. Cochonilhas são especialmente atraídas por suculentas, alimentando-se das folhas e caules cheios de seiva. A remoção começa com a retirada dos insetos das folhas e caules com um cotonete embebido em álcool de baixa concentração. Siga com uma aplicação de óleo de neem, que sufocará os insetos restantes e seus ovos.
Pulgões
Essas pragas produzem uma substância pegajosa semelhante ao mel enquanto se alimentam, o que atrai formigas e encoraja o mofo.
Pulgões são outra praga potencial que pode afetar os cactos ossos dançantes. Assim como as cochonilhas, eles se alimentam das folhas cheias de seiva. Os pulgões produzem uma substância pegajosa semelhante ao mel enquanto se alimentam, o que atrai formigas e encoraja o mofo. Remova os pulgões do seu cacto ossos dançantes borrifando as plantas com um jato constante de água. A pressão suave da água deve ajudar a remover os insetos das folhas e caules. Siga a água com uma aplicação de óleo de neem ou uma solução de álcool isopropílico a 70%.
Perguntas Frequentes
Como outros cactos da selva da mesma família, o cacto ossos dançantes é não tóxico para gatos e cães. No entanto, como sempre, é recomendado que todas as plantas de interior sejam mantidas fora do alcance de animais de estimação e crianças.
O cacto ossos dançantes é apenas resistente nas zonas USDA 9-11. Jardineiros em climas mais frios podem mover seu cacto ossos dançantes para fora durante os meses quentes de verão, no entanto, este cacto da selva precisará ser levado de volta para dentro se as temperaturas caírem abaixo de 50°F (10°C). Esta planta não é tolerante à geada.
Como uma epífita, o cacto ossos dançantes é naturalmente encontrado crescendo nos recantos das árvores, onde suas raízes estão expostas a muito ar tropical úmido. Muito raramente é encontrado crescendo diretamente no solo. Ele não crescerá bem em solo de jardim denso e compactado. Sua melhor aposta é plantá-lo em um recipiente cheio de solo solto e bem drenado.
“`