Como Plantar, Cultivar e Cuidar de Plantas Polka Dot

No momento, você está visualizando Como Plantar, Cultivar e Cuidar de Plantas Polka Dot

Um Toque de Cor no Jardim: Hypoestes phyllostachya

Um toque de cor no jardim ou um vaso ao lado de outras plantas dentro de casa são sempre características atraentes. É por isso que a Hypoestes phyllostachya (planta confete) se tornou popular no mundo das plantas de interior. Em regiões mais quentes, pode ser cultivada como anual ao ar livre.

Essas plantas são fáceis de cuidar, desde que você forneça a luz correta, uma boa quantidade de umidade e uma alimentação regular durante a estação de crescimento. A folhagem rosa suave faz dela uma adição delicada, mas colorida, a qualquer coleção de plantas de interior.

Visão Geral da Planta

Espécie: Hypoestes phyllostachya

Área Nativa: África do Sul, Madagascar, Ásia Oriental

Altura e Largura: Até 75 cm de altura e largura

Manutenção: Beliscar as pontas de crescimento para torná-las mais arbustivas

Exposição: Luz indireta brilhante, sombra parcial no jardim

Pragas e Doenças: Mosca-branca, pulgões, cochonilhas, oídio e podridão radicular

Tipo de Solo: Rico e bem drenado

Época de Floração: Verão ao outono

O Que é a Planta Confete?

Hypoestes phyllostachya é uma perene ou anual folhosa com flores insignificantes cultivada por sua folhagem especial salpicada de rosa. Esta planta ornamental é nativa dos trópicos e pode iluminar um terrário ou coleção de plantas de interior.

Em climas frios, esta perene sensível à geada cresce melhor dentro de casa, mas em climas quentes, pode ser cultivada ao ar livre em vasos ou cestas suspensas como anual.

Área Nativa

Ela se origina em Madagascar, mas se espalhou para regiões tropicais da América do Norte e do Sul.

As origens da Hypoestes phyllostachya estão principalmente em Madagascar, mas também é nativa da África do Sul e da Ásia Oriental. Foi introduzida em regiões tropicais da América do Norte e do Sul, bem como em partes da Índia.

Esta é de longe a planta mais popular do gênero Hypoestes. No entanto, existem mais de 200 outras variedades de Hypoestes, variando de plantas de cobertura do solo a grandes arbustos. Muitas têm padrões semelhantes em suas folhas e são nativas de outras áreas tropicais e subtropicais do mundo.

Características

A planta é conhecida por suas folhas coloridas e pequenas flores roxas.

As folhas salpicadas são o que diferencia esta planta. A folhagem vem em uma variedade de cores, desde verde e rosa claro, verde escuro e rosa escuro quase vermelho, até branco e verde. As folhas são macias e peludas.

Se não confinadas a um vaso, podem crescer até 75 cm de altura. Normalmente, no entanto, as plantas permanecem bastante pequenas, com cerca de 15 a 20 cm.

As flores são pequenas e tubulares roxas. Podem surgir no verão e no outono. O nome Hypoestes origina-se do grego— hypo significa ‘sob’ e estia significa ‘uma casa’, referindo-se às flores que estão escondidas sob brácteas e são pouco perceptíveis.

Esta espécie única é uma vencedora do cobiçado Prêmio de Mérito de Jardim da Royal Horticultural Society.

Plantio

Seja plantada no jardim, em um vaso para uso como planta de interior ou em um terrário, esses são os requisitos que esta espécie precisa para prosperar. Plantas estressadas são mais propensas a pragas e doenças, então o cuidado adequado previne problemas no futuro.

Transplante

Elas preferem mínima perturbação das raízes durante o replantio.

As plantas confete odeiam ter suas raízes perturbadas, então é melhor replantar apenas se necessário. Aumente o tamanho do vaso no máximo em dois centímetros. Ao transplantar para um novo solo, perturbe as raízes o mínimo possível ou elas sofrerão choque de transplante. É melhor replantar na primavera.

Cultivo a partir de Sementes

Comece as plantas dentro de casa para obter mais sucesso.

Essas plantas são facilmente cultivadas a partir de sementes. Se você planeja plantá-las ao ar livre, comece a semeadura dentro de casa ou em uma estufa 8-10 semanas antes da última geada. Mantenha a temperatura em torno de 20°C, e as sementes devem germinar em 4-5 dias.

Uma vez que as plantas tenham atingido cerca de 7 cm de altura e tenham dois conjuntos de folhas verdadeiras, podem ser plantadas em vasos individuais. Se você pretende semear sementes para plantas de interior, pode propagar em qualquer época do ano.

Como Cultivar

Essas plantas de interior fáceis de cuidar têm requisitos de cultivo simples e diretos.

Luz

Elas prosperam em luz indireta média a brilhante.

Para manter a folhagem bonita e brilhante, essas plantas precisam de luz indireta média a brilhante. Elas toleram áreas de pouca luz, mas sua folhagem pode perder a cor em espaços sombreados. Evite luz solar direta, que pode queimar as folhas e desbotar as cores.

Água

Forneça solo consistentemente úmido sem ficar excessivamente seco ou molhado.

Essa nativa tropical tem requisitos médios de água. Solo uniformemente úmido é o melhor. Evite solo excessivamente seco ou molhado. Não permita que as plantas fiquem na água; em vez disso, deixe a água drenar livremente do vaso antes de colocá-lo de volta em coberturas de vasos ou bandejas. Regue mais em condições quentes e secas. Qualquer sinal de folhagem murcha será um indicador de que precisa de mais água.

Solo

Plante em solo comercial bem drenado.

Em vasos, esta espécie se dá bem com um solo comercial padrão que seja bem drenado. Adicione vermiculita ou perlita à mistura para aumentar a drenagem. O pH do solo pode ser ligeiramente ácido a neutro.

Se plantada no jardim, elas preferem um solo rico e bem drenado. Evite solo argiloso ou melhore-o com bastante material orgânico extra e composto. Ao plantar, adicione uma boa quantidade de composto à área e mantenha bem regado enquanto os transplantes se estabelecem.

Temperatura

Elas prosperam dentro de casa a 17-27°C, mas só podem crescer ao ar livre nas zonas 10-11 do USDA.

A faixa de temperatura ideal para essas plantas tropicais é muito quente, entre 17-27°C. Isso é facilmente alcançado em um ambiente interno; apenas certifique-se de que as plantas estejam fora do alcance de correntes de ar frio vindas de fora.

Elas só podem ser cultivadas ao ar livre nas zonas de resistência 10-11 do USDA. Fora dessas zonas, cultive-as em vasos e leve-as para dentro quando as temperaturas caírem no outono.

Umidade

Níveis altos de umidade são melhores para esta espécie tropical.

Como nativas tropicais, essas plantas gostam de umidade extra com borrifos diários. Elas preferem níveis de umidade de 50% ou mais.

Fertilização

Alimente a cada duas semanas com fertilizante líquido para plantas.

Alimente essas plantas de interior a cada duas semanas da primavera ao outono com um fertilizante líquido para plantas. Evite alimentar no inverno. Para plantas ao ar livre, alimente como faria com outras anuais e plantas de cama usando um fertilizante de liberação lenta de uso geral ou fertilizante líquido para plantas.

Manutenção

Apare os pontos de crescimento para mantê-las arbustivas.

À medida que essas plantas de interior envelhecem, podem ficar desengonçadas. Para evitar isso, belisque os pontos de crescimento para torná-las mais arbustivas. Eventualmente, algumas plantas precisam ser substituídas por novos crescimentos frescos. Você pode tirar estacas para propagar mais.

Propagação

Estacas de caule são o método preferido e a maneira mais fácil de propagar plantas confete. No entanto, elas também podem ser cultivadas a partir de sementes.

Estacas de Caulem

Propague tirando estacas de caule de cerca de 10 cm.

Use tesouras afiadas e esterilizadas para tirar estacas de cerca de 10 cm de um caule com vários nós visíveis (pontos de crescimento). Remova todas as folhas, exceto as duas ou três superiores, e coloque cada estaca em água limpa. Você pode segurá-las em um recipiente de vidro cobrindo a parte superior com filme plástico, preso com um elástico, e depois fazer furos no plástico para cada estaca.

Não aglomere muitas estacas em um recipiente. Dê-lhes espaço e fluxo de ar. Troque a água duas vezes por semana. Quando as raízes tiverem cerca de 6 cm de comprimento, transplante-as para vasos com solo fresco.

Você também pode cultivar estacas em mistura para mudas, vermiculita ou areia grossa. Faça um buraco no substrato usando a parte de trás de um lápis ou um palito de madeira. Insira a estaca e preencha. Mergulhar as extremidades em hormônio de enraizamento pode acelerar o processo.

Mantenha as estacas regadas e quentes. Dentro de duas a três semanas, elas devem ter raízes suficientes para serem transplantadas. Dê um puxão suave nas plantas para verificar se enraizaram. Se parecerem firmemente presas ao solo, estão prontas para ir!

Variedades Populares

Existem muitas variedades populares, mas todas têm requisitos de crescimento muito semelhantes.

‘Confetti’

Esta variedade apresenta crescimento compacto e folhagem vibrante.

‘Confetti’ é uma planta compacta com folhagem bonita em cores que variam de branco brilhante e verde escuro, vermelho rubor e verde, a rosa bebê e verde escuro. Às vezes, são um rosa muito escuro intenso a vermelho com um fundo verde floresta escuro.

‘Splash’

Uma variedade compacta chamada ‘Splash’ apresenta marcas uniformes e um hábito de crescimento em montículo.

‘Splash’ é uma variedade compacta com marcas uniformes e um hábito de crescimento em montículo.

‘Pink Brocade’

Manchas rosa quente em folhas verdes fazem esta variedade se destacar.

‘Pink Brocade’ é uma variedade mais salpicada em rosa e verde com crescimento vigoroso.

‘Hippo’

Esta variedade apresenta folhas grandes e coloridas e crescimento exuberante.

‘Hippo’ tem folhas grandes e coloridas e crescimento exuberante em combinações de cores brilhantes.

Problemas Comuns

Essas plantas de interior são bastante tranquilas, mas aqui estão alguns problemas que você pode encontrar e como resolvê-los.

Luz Excessiva ou Insuficiente

Evite tanto a exposição excessiva quanto a insuficiente à luz.

Quando as folhas começam a perder a cor e a ficar pálidas, secas ou quebradiças, a planta está recebendo muita luz solar direta. Ela também perderá a cor em áreas com pouca luz. O meio-termo é o melhor para esta planta manter a folhagem vibrante. Mova sua planta para uma área de sua casa a alguns metros de uma janela brilhante.

Frio Excessivo

Evite colocar plantas perto de correntes de ar ou em temperaturas abaixo de 10°C.

Se as plantas forem expostas a temperaturas abaixo de 10°C, podem sofrer danos pelo frio e começar a perder suas folhas. Mantenha-as longe de áreas com correntes de ar, condicionadores de ar e janelas abertas.

Excesso de Água

Ajuste a frequência de rega e melhore a drenagem para evitar a podridão radicular.

Excesso de água pode causar o amarelecimento das folhas. Para resolver o problema, reduza o ciclo de rega e verifique a drenagem do solo. A planta também pode sofrer de podridão radicular se o solo não drenar bem. Remova quaisquer folhas amarelas, reduza a rega e replante se necessário.

Falta de Água

Folhas murchas indicam necessidade de água.

Quando você vê folhas murchas, a planta está dizendo que precisa de água. Isso é fácil de resolver, mas pode levar um tempo para se recuperar, então fique de olho nela.

Pragas e Doenças

Essas plantas de interior podem enfrentar problemas de pragas devido a fatores ambientais.

Essas plantas não são incomodadas por muitas pragas, a menos que estejam estressadas por muita luz, falta ou excesso de água ou temperaturas frias. Na rara ocasião em que você tiver problemas, fique atento a cochonilhas, pulgões e moscas-brancas. Limpe as folhas com uma solução diluída de neem para remover as pragas.

Oídio e podridão radicular também são problemas que podem surgir quando as plantas são regadas em excesso. Essas duas doenças também atacam em substratos que não drenam bem. Para o oídio, remova as folhas danificadas à medida que surgem e replante em solo fresco se o problema persistir. O mesmo pode ser feito para a podridão radicular após remover as raízes danificadas.

Perguntas Frequentes

A frequência de rega depende da época do ano, tipo de solo e níveis de umidade. A melhor maneira de saber se você precisa regar é verificar o solo. Se estiver úmido, deixe por mais um dia ou dois. Mas se o solo estiver seco ao toque, adicione água. Em média, verifique a umidade das suas plantas a cada 4 dias durante o verão.

Você pode dividir essas plantas, mas elas crescem tão bem a partir de estacas que geralmente é desnecessário. Elas não gostam de perturbação das raízes, então a propagação por estacas é a melhor. Se sua planta ficar desengonçada, pode ser hora de aposentá-la para a pilha de compostagem.

A maioria viverá como plantas de interior por até cinco anos em condições ideais. Antes que esse tempo acabe, é melhor fazer algumas estacas para cultivar mais plantas.

Esta planta é considerada não tóxica. É completamente segura para animais de estimação como gatos, cães e cavalos e também não é tóxica para humanos. No entanto, não é comestível e você não deve comê-la.

Considerações Finais

As cores das plantas confete as fazem se destacar. A combinação decorativa de folhas rosa e verde as torna muito populares. Também há algo a ser dito sobre plantar muitas variedades juntas em uma cesta suspensa para iluminar um espaço. Não se esqueça de fornecer bastante calor, umidade e luz indireta para ajudar essas plantas a prosperar.