Como Plantar, Cultivar e Cuidar de Alocasia ‘Jacklyn’

O que esperar nesse post

O Gênero Alocasia

O gênero Alocasia contém inúmeras espécies e cultivares de plantas deslumbrantes com folhas grandes. Embora essas plantas sejam nativas de várias áreas da Ásia, pessoas em todo o mundo as mantêm como plantas de interior.

A Alocasia tandurusa é uma espécie particularmente chamativa. Também conhecida como Alocasia ‘Jacklyn’, a planta apresenta margens de folhas profundamente lobadas e uma combinação de folhagem verde clara e escura.

Vamos aprender mais sobre as características e requisitos de cuidado desta planta.

Visão Geral da Alocasia ‘Jacklyn’

Tipo de Planta: Planta perene de interior

Família: Araceae (família Arum)

Área Nativa: Sudeste Asiático, particularmente Indonésia e Malásia

Exposição: Luz indireta brilhante a média

Requisitos de Rega: Moderada

Pragas e Doenças: Ácaros, podridão radicular

O Que É?

A Alocasia ‘Jacklyn’ é o nome dado a um tipo particularmente impressionante de alocasia com margens de folhas distintamente onduladas.

Há algumas discussões sobre o nome da planta. Tecnicamente, é chamada de Alocasia tandurusa, mas muitas pessoas a chamam de Alocasia ‘Jacklyn’. Algumas também a chamam de Alocasia sulawesi, mas esta não é uma espécie atualmente reconhecida.

Características

Esta é uma espécie rara e difícil de encontrar.

A Alocasia ‘Jacklyn’ é membro do gênero Alocasia. Você pode ouvir as pessoas se referirem a essas plantas como orelhas de elefante, mas esse nome comum é mais frequentemente usado para plantas do gênero Colocasia.

Existem cerca de 80 espécies de Alocasia crescendo na natureza, e muitas dessas variedades são populares como plantas de interior. A Alocasia tandurusa é particularmente procurada devido à sua beleza.

A Alocasia ‘Jacklyn’ era rara e difícil de encontrar, mas está se tornando mais comum e fácil de adquirir. Apresenta folhas em forma de seta com margens de folhas dramaticamente onduladas. O nome da espécie tandurusa vem das palavras indonésias ‘tanduk rusa’, que significam chifres de veado.

As folhas são verde claro com veias verde escuro que parecem se espalhar pelo resto da folha. Quando a luz brilha através dos diferentes tons de verde, as folhas parecem quase iridescentes.

As plantas podem crescer até oito pés de altura, mas geralmente permanecem abaixo de quatro pés quando cultivadas em ambientes internos. Cada planta produz várias folhas a partir de sua base, resultando em um hábito de crescimento aberto.

Área Nativa

Como outras alocasias, é nativa de florestas tropicais.

A Alocasia tandurusa é nativa de partes da Indonésia e Malásia, onde cresce em florestas tropicais.

Plantio

Procure um vaso um pouco maior do que o atual.

Comprar uma planta pequena é a melhor maneira de começar a cultivar esta planta tropical de interior. Está se tornando mais fácil encontrar plantas de Alocasia ‘Jacklyn’, então você pode conseguir localizar uma em sua loja de plantas de interior ou estufa local.

Depois de selecionar uma planta, é hora de escolher o recipiente adequado. Procure um vaso que seja apenas alguns centímetros maior do que o recipiente atual da planta e certifique-se de que o fundo tenha furos de drenagem.

Preencha metade do recipiente com uma mistura de envasamento bem drenada e rica em matéria orgânica. Usar uma mistura padrão para plantas de interior é bom, mas você também pode encontrar uma mistura projetada especificamente para aroides. Essas misturas costumam ser mais grossas e têm melhor drenagem do que outras misturas.

Coloque a planta no recipiente enquanto garante que o topo do torrão esteja nivelado com o topo do solo. Regue lentamente para ajudar a planta a se estabelecer em seu novo lar.

Como Cultivar

Embora a Alocasia ‘Jacklyn’ seja uma planta de interior um tanto rara, não é mais difícil de cuidar do que outros tipos de alocasia.

Luz

O sol direto pode queimar as folhas e deixar marcas marrons.

Quando você mantém esta planta em ambientes internos, procure fornecer luz indireta brilhante. O sol direto pode queimar as folhas, então mantenha-a longe de peitoris de janelas voltadas para o sul e outros locais que a exponham a raios intensos.

Alguns locais adequados para a planta incluem o meio de uma sala bem iluminada ou perto de uma janela voltada para o leste. As plantas podem tolerar luz fraca, mas experimentarão uma diminuição no crescimento e um declínio geral na saúde da planta.

Água

Mantenha o solo levemente úmido, mas não encharcado.

Como a maioria dos tipos de alocasia, ‘Jacklyn’ requer uma quantidade moderada de umidade. As plantas são suscetíveis à podridão radicular, então evitar o excesso de água é uma parte essencial para mantê-las saudáveis.

Como a luz, a temperatura e a umidade costumam flutuar ao longo do ano, não regue suas plantas em um cronograma fixo. Em vez disso, verifique a umidade do solo para determinar se sua planta precisa de água.

Coloque o dedo no topo do solo perto da base da planta. Se os dois primeiros centímetros estiverem secos, é seguro regar. Se você detectar qualquer umidade, evite regar até que o solo seque mais.

Use um regador para aplicar água lentamente perto da superfície do solo. Esse fluxo lento permitirá que a umidade percole pelo solo sem transbordar.

Solo

Escolha uma mistura bem drenada e rica em matéria orgânica.

Esta planta de interior prefere solo bem drenado e rico em matéria orgânica. O solo deve reter umidade enquanto permite que o excesso de água drene.

Um solo grosso imita as condições em que crescem naturalmente, sendo uma boa ideia adicionar chips de casca de coco ou casca de orquídea a misturas de envasamento pré-misturadas. Você também pode selecionar uma mistura projetada para aroides, como a Alocasia ‘Jacklyn’.

Temperatura e Umidade

Mantenha essas plantas de interior protegidas de quedas súbitas de temperatura.

Como a Alocasia ‘Jacklyn’ é nativa de regiões tropicais do Sudeste Asiático, não é surpresa que ela goste de alta umidade e temperaturas quentes.

Se você a mantém em ambientes internos, temperaturas médias domésticas a manterão feliz. Temperaturas entre 18 e 29°C são ideais. Certifique-se de manter sua planta longe de áreas com correntes de ar, como perto de portas externas ou saídas de ar condicionado.

Umidade moderada (cerca de 50%) é suficiente, mas se a umidade cair abaixo de 30%, elas podem desenvolver problemas como bordas de folhas secas. Adicionar um umidificador melhorará o ar e ajudará a manter as plantas felizes.

Algumas pessoas também sugerem o uso de bandejas de seixos ou borrifadores para melhorar a umidade, mas essas são soluções de curto prazo que aumentam a umidade apenas ligeiramente. Se você está sério sobre manter plantas tropicais de interior, um umidificador é um investimento que vale a pena.

Fertilização

Alimente com um fertilizante balanceado para repor os nutrientes perdidos.

Plantas de Alocasia não são grandes consumidoras, mas se beneficiam de uma aplicação regular de um fertilizante balanceado durante a estação de crescimento. Adicione uma pequena dose de um fertilizante com uma proporção NPK como 1-1-1 ou 2-2-2 uma vez por mês, do meio da primavera até o final do verão.

Evite aplicar fertilizante em excesso, pois isso pode levar a queimaduras de nutrientes. Você também deve parar de aplicar fertilizante no outono para evitar crescimento excessivo durante os meses de inverno.

Manutenção

Replante apenas quando a planta ultrapassar o recipiente.

Felizmente, a Alocasia tandurusa é fácil de manter. As plantas requerem pouca manutenção além do replantio.

Plantas de Alocasia ‘Jacklyn’ são mais sensíveis ao replantio do que muitas outras plantas de interior, então você deve movê-las para um novo recipiente apenas quando for necessário. Se você vir raízes crescendo para fora do fundo do vaso ou notar que as folhas estão sem espaço para crescer, mude a planta para um vaso maior.

Não se preocupe se a sua parecer um pouco caída ou descolorida nas semanas após o replantio. Desde que você forneça o ambiente adequado e resista à tentação de regar em excesso, as folhas voltarão ao normal.

Propagação

Como essas plantas de interior podem ser difíceis de encontrar, propagá-las é uma habilidade valiosa. Você pode compartilhar novas plantas com amigos ou manter uma extra à mão caso sua planta original comece a declinar.

As duas principais maneiras de propagar alocasia incluem dividir plantas maduras ou desenterrar e separar novas estruturas reprodutivas.

Divisão

Divida plantas maiores no momento do replantio.

Dividir é a maneira mais fácil de propagar uma nova planta de Alocasia ‘Jacklyn’, mas requer uma planta grande. Se sua planta ultrapassou seu vaso, considere dividi-la quando movê-la para um novo recipiente.

Comece removendo a planta de seu recipiente. Este pode ser um processo bagunçado, então você pode querer colocar uma toalha ou completar o processo ao ar livre. Depois que o torrão estiver livre do recipiente, inspecione as raízes em busca de sinais de doença e corte as partes infectadas.

Verifique a planta em busca de brotos, que são pequenas plantas crescendo separadamente da planta-mãe. Você pode remover cada uma dessas pequenas plantas para crescerem sozinhas. Remover pequenos brotos à mão é geralmente fácil, mas você pode precisar usar uma faca para separar plantas maiores. Certifique-se de que cada seção tenha folhas e raízes.

Depois de separar os brotos, replante-os em seus próprios recipientes e regue bem. As plantas podem demorar para se estabelecer em seus novos lares, mas manter um ambiente estável durante esse período ajudará na transição com o mínimo de estresse.

Cormos

Ao replantar, procure os pequenos cormos no solo.

Remover e propagar cormos (estruturas reprodutivas subterrâneas semelhantes a bulbos) é outra maneira de formar novas plantas. Este método leva mais tempo do que a divisão, mas permite que você cultive muitas novas plantas de uma vez.

Embora muitos proprietários de plantas usem o termo cormo para se referir a essas estruturas subterrâneas, tecnicamente são rizomas terminais. Independentemente de como você escolhe chamá-los, eles se parecem com pequenos nódulos marrons redondos que aparecem perto do rizoma. Quando essas estruturas reprodutivas estão maduras, elas se separam facilmente do restante da planta-mãe.

Depois de remover os cormos, seu objetivo é incentivá-los a brotar. Colocá-los em um ambiente quente e úmido acelera esse processo. Alguns cultivadores gostam de colocar os cormos em perlita úmida, enquanto outros acham que musgo de turfa úmido funciona bem. Experimente alguns substratos para encontrar o que funciona melhor para você.

Você deve ver novo crescimento começar a surgir dentro de um mês. Nesse ponto, você pode replantar a planta em seu próprio recipiente.

Problemas Comuns

Felizmente, esta planta não apresenta muitos problemas, mas você deve ficar atento à podridão radicular e pragas comuns de interior.

Podridão Radicular

O excesso de água ou a falta de drenagem causam podridão radicular.

A podridão radicular refere-se a um grupo de doenças fúngicas e bacterianas que afetam as raízes das plantas. Se você notar que suas plantas estão descoloridas ou podres, provavelmente estão infectadas com podridão. À medida que a doença progride, a planta terá dificuldade em absorver água e nutrientes.

A boa notícia é que a podridão radicular é fácil de prevenir. Sempre comece com uma mistura de envasamento limpa para evitar a introdução acidental de patógenos indesejados em suas plantas. Evitar o excesso de água é a outra chave para manter sua planta livre de podridão.

Se você notar que sua planta está infectada com podridão radicular, pode cortar as seções infectadas e replantar em uma nova mistura de solo. Certifique-se de manter o solo apenas levemente úmido para permitir que a planta se recupere.

Pragas Sugadoras de Seiva

Pequenas pragas sugadoras de seiva causam murcha e descoloração das folhas.

A Alocasia tandurusa é suscetível a muitas das pequenas pragas que afetam outras plantas de interior. Ácaros, moscas-brancas e tripes podem se tornar problemáticos se entrarem em casa.

Embora essas pragas pareçam diferentes, todas prejudicam as plantas ao perfurar suas folhas e beber a seiva. Limpar os insetos com um pano úmido e ensaboado é um método fácil e eficaz de remoção.

Perguntas Frequentes

Esta planta já foi difícil de encontrar no comércio de plantas de interior, mas se tornou mais difundida devido ao aumento da coleta ilegal de plantas e vendas ilegais, bem como aos esforços de reprodução aumentados. Embora às vezes possa ser desafiador encontrá-la, tornou-se comum em lojas e grupos de plantas de interior.

Não, essas plantas não são particularmente difíceis de cuidar. Embora as plantas permaneçam vivas desde que você forneça o ambiente e os cuidados adequados, é preciso mais prática e paciência para ajudá-las a prosperar.

Continue sua leitura aqui