Hoya carnosa ‘Krimson Princess’
A Hoya carnosa ‘Krimson Princess’ é uma das mais populares do gênero por seus caules trepadores e folhas grossas e cerosas que se espalham com um apelo suave e escultural. As semi-suculentas são adaptáveis e uma das plantas de interior mais fáceis de cultivar em várias condições. Com poucos requisitos, são ideais para iniciantes, mas também um item essencial na coleção de plantas de casa de qualquer colecionador.
Os caules da ‘Krimson Princess’ são lindamente variegados com folhas de marfim e bordas verde-escuras. Um toque rosado destaca a folhagem cremosa para a mais doce mistura de três cores. Para uma planta de interior de fácil cuidado e longa duração que encanta cestos suspensos ou se espalha ao longo da lareira, confira a Hoya ‘Krimson Princess’ e como melhor cultivar sua forma atraente, folhagem e flores.
Visão Geral da Hoya carnosa ‘Krimson Princess’
Área Nativa: Ásia e Austrália
Exposição: Luz brilhante e indireta
Requisitos de Rega: Baixos
Pragas e Doenças: Cochonilha, pulgões, ácaros-aranha, podridão radicular, botrytis, oídio
Tipo de Solo: Leve e bem drenado
O Que É a Hoya ‘Krimson Princess’?
Folhas grossas e cerosas mantêm a cor como mármore polido.
As Hoyas são favoritas de longa data por seu apelo ornamental e adaptabilidade a ambientes internos. Cerca de 500 espécies e seus cultivares em diversas cores e formas as tornam versáteis em vários espaços. A Hoya carnosa é comumente conhecida como planta de cera, flor de porcelana e planta de mel.
Além das folhas marcantes da ‘Krimson Princess’, há flores rosadas e brancas que podem aparecer em exemplares maduros no verão. As flores estreladas e impecáveis têm centros vermelho-magenta e aparecem em cachos. Mesmo sem as flores, a folhagem empolgante faz valer a pena cultivá-la.
A ‘Krimson Princess’ é semelhante à sua parente ‘Krimson Queen’. A ‘Queen’ tem a mesma forma e floração, com um padrão inverso de folhas. As folhas são principalmente verde-escuras com bordas brancas cremosas e tons rosados. Elas também são ligeiramente mais finas. As condições de cultivo se sobrepõem para ambas as seleções valiosas.
Tanto a ‘Krimson Princess’ quanto a ‘Krimson Queen’ são mutações estáveis da espécie. A espécie original recebeu o Prêmio de Mérito de Jardim da Royal Horticultural Society por seu crescimento vigoroso, folhagem ornamental e flores deslumbrantes.
Características
Quanto mais sol recebe, mais brilha.
A Hoya ‘Krimson Princess’ de longa vida apresenta folhagem cerosa com bordas verde-escuras e centros brancos cremosos, às vezes salpicados com rosa (especialmente em luz brilhante). As folhas grossas são semi-suculentas e retêm água para sustentar a planta e suas raízes epífitas durante curtos períodos de seca. Os caules trepadores são de um vermelho-rosado escuro.
A ‘Krimson Princess’ e suas folhas multicoloridas contêm menos clorofila em suas partes mais claras. Menos clorofila significa fotossíntese e crescimento mais lentos do que em variedades de folhas verdes típicas. Como as margens das folhas contêm a maior parte da clorofila, elas precisam de acesso a muita luz para completar os processos energéticos. Elas também provavelmente não florescerão em pouca luz; a floração é mais confiável à medida que a luz aumenta.
As flores estreladas, rosadas e pálidas surgem nos meses quentes, embora geralmente não floresçam até amadurecer e possam não florescer em ambientes internos. Se você tiver a sorte de ter uma hoya feliz e estabelecida, desfrutará dos cachos de pétalas grossas e cerosas, perfeitamente dispostas e semelhantes à porcelana.
Área Nativa
Ela se espalha ao longo dos troncos como se estivesse passeando por uma selva.
A Hoya carnosa se origina principalmente na Ásia tropical e na Austrália. Elas crescem naturalmente em sub-bosques subtropicais, onde se espalham como coberturas de solo e sobem pelos troncos.
As Hoyas prosperam em alta umidade e temperaturas amenas. Em suas selvas nativas, as temperaturas médias ao longo do ano ficam na faixa dos 80°F, com mínimas nos 60°F e máximas raramente nos 90°F (entre 16-32°C).
Plantio
Esta espécie prefere temperaturas amenas, mas se adapta facilmente à vida em casa.
A Hoya ‘Krimson Princess’ sobrevive ao inverno em climas que não caem muito abaixo de 50°F (10°C). Em todos os outros lugares, elas desempenham bem em vasos nos ambientes temperados de nossas casas. Elas apreciarão passar meses amenos ao ar livre ou crescer em ambientes internos durante todo o ano.
Para cultivar as tropicais trepadeiras em um recipiente, opte por um cesto suspenso para apreciar os caules suspensos. Em um vaso, treine-os ao longo de um pequeno suporte. Instale o suporte no momento do plantio para evitar perturbar as raízes mais tarde. Sem uma estrutura de suporte, os caules trepadores se espalham, caem e se arrastam sobre a borda do recipiente (você sempre pode podá-los para manter uma forma folhosa e arrumada).
Transplante
Replantar a cada poucos anos as mantém felizes e saudáveis.
As Hoyas raramente precisam ser replantadas. Elas gostam de suas raízes um pouco apertadas e se saem bem quando ligeiramente confinadas, vivendo no mesmo vaso por anos. Isso pode até promover a floração quando as raízes atingem seu espaço de crescimento ideal e direcionam energia para a reprodução (floração).
Plantas jovens merecem ser replantadas a cada dois anos, enquanto exemplares maduros só precisam disso a cada três a quatro anos. Mesmo que o vaso seja do tamanho ideal para o cultivador estabelecido, o substrato precisará de uma renovação para aeração e nutrientes.
Aumente para um recipiente maior se as raízes saírem pelos orifícios de drenagem ou aparecerem acima da superfície do solo. Escolha um vaso que seja apenas um ou dois tamanhos maior que o recipiente existente. Evite ir muito grande, pois o volume extra de solo retém umidade e causa saturação prolongada. A podridão radicular é um problema comum para a ‘Krimson Princess’ em solos encharcados.
Como Cultivar
Nas condições certas, as hoyas ‘Krimson Princess’ se adaptam bem ao cultivo em climas temperados e são plantas de interior de fácil cuidado. Dê-lhes bastante luz, umidade moderada e umidade, e elas prosperam com pouca manutenção.
Luz
Elas adoram luz brilhante, mas sem raios fortes da tarde.
Por causa de suas folhas coloridas e falta de clorofila, a Hoya ‘Krimson Princess’ precisa de muita luz brilhante e indireta. A luz alta ajuda a reter a coloração e a produzir aqueles bonitos tons rosados. Um pouco de sol da manhã é ideal. Em ambientes internos, uma situação próxima a uma janela voltada para o leste fornece sol da manhã e luz indireta à tarde. Muita luz solar direta, especialmente os raios da tarde, pode queimar as folhas e os caules.
Como as hoyas são naturalmente cultivadoras de sub-bosques, cultive-as ao ar livre em sombra parcial (como sob a copa de uma árvore) com luz filtrada e proteção contra o sol da tarde.
Água
Essas plantas preferem um pouco de secura entre as regas.
As Hoyas têm baixas necessidades de água e preferem solos que sequem ligeiramente entre as sessões, mas dependem de umidade com moderação. Na selva, as hemi-epífitas absorvem a chuva e a umidade do ar e do solo.
Regue lentamente e completamente quando o solo estiver seco a dois centímetros abaixo da superfície. A frequência geralmente é uma vez por semana ou duas, dependendo do ambiente de cultivo, estação e tamanho da planta/recipiente. Prefira o lado seco em vez de regar em excesso.
Regar em excesso é fácil de fazer para essas semi-suculentas. O excesso de umidade causa podridão radicular e leva à incapacidade de absorver água e nutrientes.
Solo
Uma mistura de solo de qualidade com perlita ou casca ajuda as raízes a respirarem.
A Hoya carnosa ‘Krimson Princess’ se sai melhor em solos soltos, bem drenados e com boa aeração. Para recipientes, use uma mistura de envasamento de alta qualidade e enriqueça-a com casca ou perlita. A mistura de casca de orquídea também funciona bem como meio. Renove o solo a cada sessão de replantio.
Temperatura e Umidade
Uma bandeja de umidade faz maravilhas para adicionar umidade nas proximidades.
As temperaturas ideais de cultivo diurno para as trepadeiras tropicais estão entre 75-85°F (24-29°C), com temperaturas noturnas entre 65-85°F (18-29°C).
A umidade é uma condição cultural chave em seu ambiente natural, e as hoyas se saem melhor com umidade acima de 50%. Este nível é médio para a maioria das casas, mas pode variar dependendo da estação e de outras condições, como clima árido, calor e ar condicionado. As Hoyas adoram um nível de umidade mais próximo de 70%.
Para aumentar a umidade, coloque o vaso em uma bandeja de seixos cheia de água. A água aumenta a umidade do ar ao redor da planta. Aglomeração de plantas de interior também aumenta a umidade ao redor. A maneira mais segura de controlar os níveis é com um umidificador.
Fertilização
Comece a alimentar no início da primavera e pare quando o tempo esfriar.
A ‘Krimson Princess’ precisa de pouca fertilização, embora as plantas de interior recebam um impulso de fórmulas equilibradas, de baixa concentração e diluídas. Comece a fertilizar no início da primavera com uma aplicação mensal durante a estação de crescimento. Opte por um fertilizante líquido orgânico para plantas de interior (como 5-5-5) e use-o em metade da concentração.
Pare de fertilizar no início do outono, quando o crescimento naturalmente desacelera e as temperaturas esfriam.
Manutenção
Apare logo acima do nó da folha para novo crescimento.
Esta planta de interior de baixa manutenção tem poucas necessidades nas condições culturais adequadas. Corte o crescimento danificado ou folhas amareladas a qualquer momento. Apare os caules se ficarem desordenados para promover caules folhosos e gerenciar o tamanho. Ao podar, corte os caules logo acima de um nó da folha para gerar novo crescimento.
Propagação
A Hoya ‘Krimson Princess’ se propaga mais facilmente através de estacas de caule. A estratificação simples é outro método para expandir a coleção (ou compartilhar!).
Estacas
Enraizar estacas em água para crescimento rápido e sucesso.
O melhor momento para tirar estacas é na primavera e no verão, durante a estação de crescimento ativo, embora você possa tentar em qualquer época do ano. Corte um pedaço saudável de caule abaixo de um nó, com uma a três folhas intactas. Coloque o caule em um frasco limpo e transparente com água rasa para cobrir o nó. Em uma ou duas semanas, as raízes se desenvolvem. Quando tiverem mais de uma polegada de comprimento, plante a estaca em um pequeno vaso com mistura de envasamento úmida e bem drenada.
Você também pode pular o enraizamento em água e colocar a estaca fresca em um pequeno vaso cheio de mistura de envasamento úmida. Mantenha o solo consistentemente úmido e coloque o vaso em um local claro e quente, longe da luz solar direta.
Estratificação
Deixar um caule enraizar no solo cria novas plantas.
Outra maneira de propagar as trepadeiras é através da estratificação. Na paisagem, os caules naturalmente estratificam-se enraizando-se quando os nós repousam na superfície do solo. Os caules rastejantes e enraizantes expandem a colônia enquanto utilizam recursos da planta-mãe até desenvolverem raízes autossustentáveis.
A estratificação simples é uma técnica que funciona para espécimes trepadores. Encha um pequeno vaso com solo ou use uma cápsula de estratificação e coloque-o abaixo de um nó de um caule trepador (ainda preso à planta-mãe). Enterre o caule a alguns centímetros de profundidade no vaso. Em seguida, prenda-o no lugar e mantenha o solo úmido.
Se estiver usando uma cápsula, simplesmente preencha-a com turfa ou fibra de coco umedecida e fixe-a ao redor do caule. Quando as raízes se desenvolverem e o caule resistir a um puxão suave (após cerca de dois a três meses), corte a estratificação da planta principal.
Problemas Comuns
As plantas de interior tropicais têm poucos problemas com pragas e doenças, mas insetos sugadores de seiva como ácaros-aranha, cochonilhas, pulgões e cochonilhas são visitantes ocasionais. A podridão radicular devido ao excesso de rega é um problema fúngico evitável.
Pragas
O melado pegajoso dos pulgões leva a mofo preto e fuliginoso.
As cochonilhas geralmente aparecem na parte inferior das folhas e caules como pontos pretos, cinzas ou prateados. A folhagem pode amarelar e cair, com os caules morrendo em infestações pesadas. Para pequenos números, passe um cotonete embebido em álcool isopropílico nas folhas e caules.
As cochonilhas são de corpo mole e aparecem como algodão nas folhas e caules. Em uma infestação, você notará os próprios insetos e folhas amareladas, murchas ou atrofiadas.
Os ácaros-aranha são comuns em plantas de interior e vivem na parte inferior das folhas, indicados por teias e leve amarelecimento das superfícies das folhas.
Os pulgões são pragas em forma de pera que se aglomeram em grande número para se alimentar dos tecidos. Eles são vetores de doenças e vírus e deixam um melado pegajoso. O resíduo se torna um mofo preto e fuliginoso em condições úmidas. As folhas podem enrolar e amarelar em surtos.
Cochonilhas, cochonilhas, pulgões e ácaros-aranha gravitam em direção a espécimes estressados por sub ou excesso de rega. Para pequenas populações, passe as plantas sob um jato de água para deslocá-las. Óleos hortícolas como o neem são eficazes como tratamentos mais potentes. Remova as cochonilhas e cochonilhas da planta com um cotonete embebido em álcool isopropílico a 70% ou menos.
Doenças
A podridão radicular transforma as raízes em marrons e moles, prejudicando o crescimento.
A podridão radicular é uma doença fúngica comum que faz com que as raízes fiquem marrons e moles; à medida que se deterioram, não conseguem funcionar para sustentar o crescimento.
Plantas em meios excessivamente encharcados e com pouca circulação de ar podem apresentar folhas amareladas e murchas. Se suspeitar de podridão, retire a ‘Krimson Princess’ do vaso para verificar as raízes. Corte qualquer raiz que esteja marrom ou danificada.
É nessas condições que doenças fúngicas como oídio e botrytis podem surgir também. Substâncias pulverulentas nas folhas e flores são indicações dessas doenças. Corte áreas da planta que apresentem esses sinais para manter essas doenças sob controle.
Replante usando meios frescos e regue completamente, iniciando um regime que previna a saturação prolongada. Se detectado cedo, você pode ver o crescimento se recuperando. Como essas plantas tropicais se propagam facilmente a partir de estacas de caule, tire algumas saudáveis caso as raízes não se recuperem.
Perguntas Frequentes
A Hoya carnosa ‘Krimson Princess’ pode não florescer até a maturidade, levando vários anos para produzir um dos cachos perfumados, especialmente em cultivo interno. O ciclo normal de floração é nos meses quentes. Para promover a floração, use um fertilizante líquido ligeiramente mais alto em fósforo no final da primavera e início do verão.
A Hoya carnosa não é tóxica, mas a seiva leitosa pode causar irritação na pele em pessoas sensíveis. É considerada não venenosa e segura para cultivar em ambientes internos ao redor de crianças e animais de estimação.
As plantas de interior de longa vida podem viver por três ou mais décadas em condições de cultivo ideais. Como plantas de interior de fácil cuidado, o investimento inicial vale anos de recompensas com os devidos cuidados.