Como Plantar, Cultivar e Cuidar da Alocasia ‘Polly’ (Amazonica)

O que esperar nesse post

Se você está procurando uma planta de casa que se destaque entre folhas verdes pequenas, Alocasia ‘Polly’ é uma ótima opção. Essas plantas tropicais têm folhas grandes em forma de seta com margens onduladas e uma ponta afiada. Não só essa forma é impressionante, mas o contraste entre a folhagem verde escura e as veias brancas é marcante.

Embora não sejam as plantas de casa mais exigentes, ainda requerem cuidados para se manterem saudáveis. Manter o solo ligeiramente úmido, mas não encharcado é o aspecto mais desafiador, mas verificar regularmente a umidade do solo é uma maneira fácil de manter as plantas felizes.

Adicionar uma dessas plantas à sua coleção quebra um mar de verde e adiciona um toque dramático.

Visão Geral da Alocasia ‘Polly’

Tipo de Planta: Planta perene de interior

Família: Araceae (família Arum)

Área Nativa: Ásia subtropical e Austrália

Exposição: Luz indireta brilhante a média

Requisitos de Rega: Moderada

Pragas e Doenças: Ácaros, podridão radicular

O que é?

As pontas pontiagudas chamam a atenção em espaços mal iluminados.

Alocasia ‘Polly’ é uma planta tropical de interior deslumbrante conhecida por suas folhas verdes escuras dramáticas e veias brancas contrastantes. As folhas grandes têm uma forma de coração esguia com margens onduladas e uma ponta afiada. Quando você combina a forma e a cor da folhagem, ‘Polly’ se torna uma das plantas de casa mais impressionantes que você pode adicionar ao seu lar.

Características

Folhas grandes surgem graciosamente de tubérculos subterrâneos robustos.

Alocasia ‘Polly’ pertence ao gênero Alocasia. Essas plantas são conhecidas por suas grandes folhas que aparecem em longos pecíolos. Alocasia produz flores pequenas e pouco notáveis em uma espata e espádice, característica do gênero Araceae.

Você pode encontrar cerca de 90 espécies de Alocasia crescendo na natureza, mas criadores de plantas desenvolveram muitos híbridos populares como plantas de casa. Alocasia ‘Polly’ é uma dessas variedades híbridas.

Você também pode ouvir pessoas se referirem a esta planta como Alocasia x amazonica ou Alocasia x mortfontanensis. Nomes comuns incluem orelha de elefante amazônica e planta escudo africano.

Alocasia ‘Polly’ é uma planta de casa popular. Ela prospera em luz indireta brilhante e temperaturas quentes tipicamente encontradas em ambientes internos. Você também pode cultivá-la ao ar livre em áreas onde as temperaturas permanecem acima de 4°C durante todo o ano.

As plantas crescem entre 30 e 60 cm de altura e desenvolvem mais folhas à medida que envelhecem. Plantas jovens podem ter apenas três ou quatro folhas pequenas, enquanto plantas mais velhas e saudáveis podem produzir mais de uma dúzia de folhas que crescem até 45 cm de comprimento.

As folhas são grossas e coriáceas e emergem de um tubérculo, o que explica a capacidade da planta de tolerar breves períodos de seca. Cada folha tem topos verde-escuros, lados inferiores marrom-escuros e veias brancas espessas.

Área Nativa

Este híbrido se origina longe das florestas tropicais selvagens.

Como Alocasia ‘Polly’ é um híbrido, você não a encontrará crescendo na natureza. No entanto, você pode encontrar outros membros do gênero Alocasia crescendo na Ásia tropical e partes do leste da Austrália.

Plantio

Cultivar em vasos ajuda a controlar a umidade e o acesso à luz.

É melhor começar com uma planta pequena se você quiser cultivar Alocasia ‘Polly’. Você também pode começar com um cormo, mas uma planta em vaso é a opção mais fácil.

Recomendo cultivar esta planta em um recipiente, a menos que você viva em uma área tropical. Cultivá-la em um vaso permite mover a planta facilmente pela casa e também transferi-la entre ambientes internos e externos.

Plantio em um Recipiente

Orifícios de drenagem impedem que a água danifique as raízes delicadas.

Seu primeiro passo é escolher um recipiente adequado. Procure um vaso que seja apenas alguns centímetros maior do que o recipiente atual da planta. Você quer espaço suficiente para as raízes se expandirem, mas não tanto que o solo permaneça excessivamente úmido.

Vários materiais de recipiente podem funcionar bem, incluindo terracota, cerâmica esmaltada e plástico. Não importa qual opção você escolha, certifique-se de que o fundo tenha orifícios de drenagem.

Em seguida, encha metade do recipiente com uma mistura de envasamento bem drenada. Alocasia ‘Polly’ tem folhas grossas que criam tolerância à seca e raízes sensíveis à podridão, por isso as plantas são propensas ao excesso de água. Uma mistura feita com turfa ou fibra de coco, perlita e um pouco de composto funciona bem.

Remova suavemente sua planta de seu recipiente original, depois coloque-a no novo vaso para que a coroa da planta fique próxima ao topo do recipiente. Preencha o espaço vazio restante com mais mistura de envasamento e regue bem.

Plantio ao Ar Livre

Plante ao ar livre apenas onde as noites permanecem consistentemente quentes.

Se você vive em um clima tropical onde as temperaturas noturnas permanecem acima de zero durante todo o ano, você pode cultivar Alocasia ‘Polly’ ao ar livre no solo.

Escolha um local bem drenado que esteja em sombra parcial e livre de compactação. Se você estiver preocupado com a drenagem, pode aerar o solo com um garfo de escavação e adicionar composto e/ou turfa para aliviar a compactação.

Uma vez que o solo esteja pronto, cave um buraco que seja tão profundo quanto o torrão da planta. Coloque a planta no buraco e depois cubra com terra.

Como Cultivar

Alocasia ‘Polly’ não tem requisitos de cuidado complexos, mas aprecia umidade consistente juntamente com iluminação e temperatura adequadas.

Luz

Oito a dez horas de luz promovem crescimento saudável.

Esta planta de casa prefere luz indireta média a brilhante. Ela não gosta de sol direto, então mantenha-a longe de janelas voltadas para o sul que deixam entrar luz intensa. O meio de uma sala bem iluminada ou próximo a uma janela voltada para o leste são dois locais adequados.

‘Polly’ pode sobreviver em pouca luz, mas experimentará crescimento lento. Se sua planta permanecer do mesmo tamanho por mais de um ano, tente movê-la para um local mais iluminado.

Se você não tiver uma área iluminada em sua casa, pode utilizar luzes de cultivo para fornecer iluminação suplementar. Coloque as luzes cerca de um pé acima da sua planta e deixe-as acesas por oito a dez horas por dia.

Água

Regue apenas quando a camada superior do solo estiver seca.

A orelha de elefante amazônica requer uma quantidade baixa a moderada de água. Regar demais as plantas deixará as raízes suscetíveis à podridão, o que pode prejudicar gravemente ou até matar as plantas. Portanto, é melhor errar pelo lado da sub-irrigação.

Verificar o solo é a melhor maneira de determinar quando regar. Coloque o dedo no topo do solo perto da base da planta e regue apenas quando o terço superior do solo estiver seco. Adicione a água lentamente para que ela tenha a chance de penetrar no solo.

Solo

Solo que drena bem evita problemas de podridão radicular.

Alocasia ‘Polly’ cresce melhor em solo solto e bem drenado que permite que o excesso de água escape. Se você estiver cultivando uma dessas plantas em um vaso, escolha uma mistura de envasamento sem solo projetada para plantas tropicais de interior.

Temperatura e Umidade

Áreas com correntes de ar estressam plantas tropicais e retardam o crescimento.

Como os ancestrais dessas plantas evoluíram em climas tropicais, elas preferem temperaturas quentes e umidade moderada a alta. Procure manter a temperatura do ar entre 18 e 27°C e coloque as plantas longe de condicionadores de ar, portas externas e outras áreas frias e com correntes de ar. As plantas podem sobreviver a temperaturas de até 10°C, mas ficarão mais felizes quando mantidas aquecidas.

Umidade moderada a alta é ideal, mas as plantas podem tolerar breves períodos de baixa umidade. Desde que sua casa não esteja extremamente seca, elas ficarão bem. Se o ar parecer seco para sua pele, considere adicionar um umidificador para manter você e suas plantas de casa felizes.

Fertilização

Alimentação equilibrada uma ou duas vezes por ano melhora a saúde das plantas tropicais.

Alocasia ‘Polly’ não requer muito fertilizante, mas aplicações regulares de um fertilizante de plantas de casa de baixa dosagem fornecerão os nutrientes de que as plantas precisam. Procure um fertilizante líquido com uma proporção NPK de 1-1-1 e aplique uma vez no meio da primavera e novamente no meio do verão.

Evite aplicar fertilizantes fortes, pois podem causar queimadura de nutrientes. É melhor subaplicar nutrientes do que aplicar fertilizante em excesso.

Manutenção

Escolher o vaso certo evita problemas de aglomeração de raízes.

Essas plantas de casa requerem muito pouca manutenção. Fornecer a luz e rega adequadas quando o topo do solo estiver seco as manterá felizes.

À medida que as plantas envelhecem, podem ultrapassar o vaso atual. Quando isso acontecer, você deve replantá-la em um recipiente maior. Escolha um recipiente que seja apenas alguns centímetros maior do que o atual, remova qualquer solo antigo e reabasteça o novo vaso com mistura de envasamento fresca.

Propagação

Alocasia ‘Polly’ não é tão fácil de propagar quanto plantas de casa como pothos e filodendros rastejantes, mas criar uma nova planta é possível. As melhores maneiras de propagar Alocasia incluem dividir as plantas e desenterrar os cormos.

Divisão

Replante brotos jovens em solo fresco e bem drenado.

À medida que as plantas Alocasia ‘Polly’ crescem, elas frequentemente produzem novos brotos a partir da planta principal. Esses brotos são fáceis de distinguir, pois as folhas emergem de um novo ponto central. É quase como se alguém tivesse colocado uma pequena planta ao lado da planta maior com a qual você começou.

Separar esses brotos da planta-mãe permite que você propague uma nova planta. Comece removendo a planta inteira de seu vaso para ter uma boa visão do sistema radicular. Em seguida, use as mãos ou uma faca afiada para separar o broto do restante da planta; certifique-se de remover uma seção saudável de raízes com as folhas.

Replante o broto em um novo recipiente usando o mesmo tipo de mistura de envasamento bem drenada. Sua planta pode parecer murcha após a divisão, mas isso não é motivo de preocupação. Desde que você mantenha o solo ligeiramente úmido e evite estresse ambiental, a planta se recuperará.

Cormos

Cormos saudáveis produzem novas plantas para jardins internos.

Plantas Alocasia ‘Polly’ produzem pequenos cormos redondos sob a superfície do solo. Replantar é um ótimo momento para verificar a presença de cormos e removê-los para propagar em novas plantas.

Uma vez que você tenha seus cormos, seu objetivo é incentivá-los a brotar em novas plantas. Os cormos precisam de calor, luz e alta umidade para começar a brotar. Cada amante de plantas de casa tem seus métodos preferidos para brotar cormos, mas colocá-los em um prato raso com um pouco de água geralmente funciona bem.

Como os cormos são pequenos, você pode usar um recipiente tão pequeno quanto uma tampinha de garrafa ou tão grande quanto uma tigela. Adicione apenas água suficiente para cobrir o quarto inferior dos cormos. Coloque um prato transparente ou um pedaço de filme plástico sobre o recipiente para reter a umidade e, em seguida, coloque os cormos em um local quente e iluminado.

Os cormos devem começar a brotar dentro de algumas semanas a um mês. Uma vez que desenvolvam raízes, você pode replantá-los em um pequeno recipiente cheio de mistura de envasamento.

Problemas Comuns

Alocasia ‘Polly’ não é propensa a muitos problemas, mas isso não significa que seja imune. Aqui estão alguns problemas comuns para ficar de olho.

Ácaros

Quarentena novas plantas para evitar trazer ácaros para dentro de casa.

Ácaros são a praga de planta de casa mais comum a ser observada. Como essas pragas são tão pequenas, você pode notar suas teias semelhantes a aranhas em suas plantas antes de avistar os ácaros.

Depois de avistar os ácaros, remova-os imediatamente. Usar um pano úmido e ensaboado para limpar as pragas geralmente funciona bem, mas você também pode borrifá-los com óleo de neem ou sabão inseticida.

Os ácaros geralmente entram em casa em plantas infectadas, então verifique cada planta cuidadosamente antes de trazê-la para dentro. Você também pode quarentenar novas plantas em uma sala separada por algumas semanas para permitir tempo para detectar quaisquer pragas ocultas.

Podridão Radicular

Regue apenas quando o solo superficial estiver seco.

Podridão radicular é um termo genérico que se refere a vários tipos de fungos e bactérias que infectam as raízes das plantas. Esses patógenos causam raízes moles que lutam para absorver água e nutrientes. Portanto, plantas infectadas podem parecer murchas, mesmo que tenham acesso a bastante água.

A melhor maneira de prevenir a podridão radicular é evitar solo úmido. Use uma mistura de envasamento bem drenada e regue apenas quando o terço superior do solo estiver seco.

Se você suspeitar que suas plantas têm podridão radicular, reduza a quantidade de água que você dá a elas. Plantas moderadamente infectadas podem se recuperar, mas infecções graves podem matar a planta.

Perguntas Frequentes

Sim, essas plantas são moderadamente tóxicas quando ingeridas. Algumas pessoas também acham a seiva da planta irritante ao toque.

A vida útil da planta depende dos cuidados, mas plantas saudáveis podem viver por várias décadas. Replantar as plantas ajudará a mantê-las felizes e permitir que vivam por anos.

Continue sua leitura aqui