A Maneira Fácil de Fazer Sua Hoya Florescer

O que esperar nesse post

Eu adoro cultivar hoyas por suas lindas folhas cerosas. Se isso fosse tudo que elas oferecessem, eu já estaria feliz o ano todo. Mas se você conseguir acertar as condições, essas plantas de interior têm um bônus adicional: flores.

As flores cerosas e agrupadas são deslumbrantes quando finalmente aparecem, mas muitas hoyas parecem perfeitamente contentes em apenas crescer folhas ano após ano sem nunca formar botões.

As hoyas não são tão exigentes para florescer, mas elas precisam das condições certas para isso. A maioria das variedades florescerá de forma confiável com a mudança ambiental certa, e há um método em particular que funciona surpreendentemente bem sem muito esforço.

Quando as Hoyas Florescem?

As hoyas só florescem após alguns anos de crescimento.

Elas geralmente florescem na primavera e no verão, quando estão crescendo ativamente, embora algumas variedades possam florescer esporadicamente ao longo do ano, uma vez que estejam maduras o suficiente.

A palavra-chave aqui é “madura”. Hoyas jovens não florescerão, não importa o que você faça. A maioria precisa atingir de dois a três anos de idade antes de serem capazes de florescer, e algumas variedades de crescimento mais lento demoram ainda mais.

Uma vez que uma hoya floresceu de um determinado ponto em uma videira (chamado de pedúnculo ou esporão), ela frequentemente florescerá desse mesmo ponto novamente em anos futuros. Por isso, você nunca deve remover completamente os caules das flores gastas. Apenas deixe as flores caírem naturalmente e mantenha o esporão intacto.

A janela de floração varia por espécie. Hoya carnosa e suas variedades tendem a florescer no final da primavera até o verão, enquanto Hoya pubicalyx pode florescer quase o ano todo em condições ideais. Se sua hoya está madura o suficiente para florescer, mas ainda não o fez, provavelmente está faltando um dos sinais ambientais que desencadeiam a formação de botões.

A Maneira Fácil de Fazer uma Hoya Florescer

Um leve estresse incentiva a planta a produzir novas flores.

Aqui está o método que funciona melhor e requer menos esforço contínuo: deixe a planta secar mais entre as regas. O excesso de água é comum com essas plantas de interior, o que afeta a saúde e a floração.

As hoyas são semi-suculentas com folhas grossas que armazenam umidade e, na verdade, se saem melhor com secagens ocasionais do que com umidade constante. Mais importante, esse leve estresse hídrico muitas vezes as leva a florescer como uma resposta de sobrevivência.

Em vez de regar quando a camada superior do solo estiver seca, como você faria com muitas plantas de interior, espere até que as folhas comecem a parecer menos firmes antes de regar novamente. Elas não devem estar completamente murchas ou enrugadas, mas uma leve maciez indica que a planta usou suas reservas de água e está pronta para mais.

Durante o final do inverno e início da primavera, quando você está tentando incentivar a floração, prolongue esse período seco. Deixe o solo secar e espere alguns dias extras antes de regar. Você está criando apenas estresse suficiente para desencadear o instinto reprodutivo da planta sem realmente prejudicá-la.

Outros Métodos

Se reduzir a rega sozinho não desencadear a floração, há outras abordagens que valem a pena tentar.

Ajuste a Iluminação

Certifique-se de que elas tenham bastante luz solar.

As hoyas precisam de luz brilhante e indireta para florescer bem. Com pouca luz, elas crescerão lentamente sem flores, concentrando toda a energia na sobrevivência em vez da reprodução. Se sua hoya está a mais de alguns metros de uma janela ou em um quarto voltado para o norte, a luz insuficiente pode ser o problema.

Mova a planta para mais perto de uma janela voltada para o leste ou oeste, onde ela recebe várias horas de sol direto suave pela manhã ou no final da tarde. Você também pode usar uma luz de cultivo se a luz natural for limitada.

Mais luz sozinha nem sempre desencadeia a floração. Mas a luz inadequada definitivamente impedirá a floração, então vale a pena abordar isso, mesmo que não seja a solução completa.

Aumente a Umidade

Aumente a umidade para criar as condições tropicais que elas adoram.

Embora as hoyas tolerem a umidade média das residências, níveis mais altos de umidade podem apoiar uma saúde geral melhor e potencialmente incentivar a floração. Muitas hoyas vêm de ambientes tropicais onde a umidade permanece consistentemente elevada, e replicar essas condições ajuda a planta a prosperar.

Você pode aumentar a umidade ao redor da sua hoya agrupando-a com outras plantas, colocando-a em uma bandeja de seixos cheia de água (certificando-se de que o vaso não fique diretamente na água) ou usando um umidificador próximo. Almeje níveis de umidade em torno de 60% se possível, embora mesmo um aumento pequeno em relação aos níveis internos típicos possa fazer diferença.

O benefício de uma umidade mais alta é mais sobre criar condições ótimas para a planta em geral do que desencadear diretamente a floração.

Fertilize

Nutrientes extras também promoverão a floração.

As hoyas florescem mais facilmente quando estão bem alimentadas, particularmente com fertilizante que seja mais rico em fósforo (o número do meio nos rótulos de fertilizantes). O fósforo apoia a produção de flores, enquanto o nitrogênio promove o crescimento das folhas.

Use um fertilizante balanceado diluído a metade da força a cada duas a três semanas durante a estação de crescimento, ou mude para uma fórmula que estimule a floração com maior teor de fósforo quando você estiver tentando ativamente incentivar a floração. Pare de fertilizar no inverno, quando o crescimento naturalmente diminui, e retome na primavera.

O fertilizante sozinho não forçará uma hoya a florescer se outras condições não estiverem corretas, mas a deficiência de nutrientes pode certamente impedir isso. Fertilizar apoia a capacidade da planta de florescer em vez de desencadear diretamente a floração.

Pontos Principais

De todos esses métodos, a abordagem de reduzir a rega é a que eu tentaria primeiro. Ela requer menos preparação e ajuda a criar um melhor cronograma de rega para cultivadores que tendem a regar em excesso.

Se sua hoya ainda não florescer, comece a tentar os outros métodos, como melhor iluminação, maior umidade e fertilização adequada.

Continue sua leitura aqui