É Divertido Ser Criativo ao Apoiar Suas Plantas!
É divertido praticar a criatividade ao apoiar suas plantas! Não é necessário sair correndo para comprar suportes, pois sua casa provavelmente contém todos os materiais de que você precisa para começar. Seja fazendo uma treliça, uma gaiola ou um poste, você pode personalizar os suportes para trabalhar a seu favor.
Embora postes e treliças sejam as opções mais óbvias, outros suportes também funcionam. Estantes de livros, quadros e cômodas ficam espetaculares com trepadeiras crescendo sobre eles. Você transformará um cômodo monótono em um exuberante oásis de selva!
Independentemente do método escolhido, suas plantas de interior beneficiarão do cuidado extra que você lhes dá. Em vez de crescerem rente ao chão, onde podem ser pisoteadas, elas crescerão eretas e vigorosas em sua casa. Use um destes nove suportes hoje para ajudar sua planta de interior a crescer da melhor forma.
Clipes de Parede
Fixe trepadeiras nas paredes com clipes ou pregos leves.
Paredes brancas oferecem o cenário perfeito para trepadeiras verdes e exuberantes. Plantas como jiboia, filodendro coração e mini monstera são ideais para serem fixadas nas paredes. Seus caules finos incham lentamente e se encaixam facilmente em pequenos clipes.
Clipes específicos, geralmente chamados de “clipes de plantas”, aderem à parede enquanto seguram os caules em crescimento. Você também pode usar clipes de moldura de fotos, pregos ou ganchos para manter as plantas erguidas. Coloque os caules nos sulcos dos clipes ou apoie-os nas extremidades dos pregos. Você também pode pregar os caules na parede, embora seja melhor evitar pregar caules finos, pois eles podem morrer antes de cicatrizar suas feridas.
Os clipes são o método ideal de treinamento para espécies trepadeiras que crescem rente ao chão ou no alto das árvores. Não funcionam bem para espécies pesadas com crescimento denso, como monsteras e filodendros arbustivos; use suportes mais fortes para mantê-los eretos.
Molduras de Quadros
Molduras vazias permitem que as plantas se tornem parte da arte.
Molduras de quadros transformam obras de arte simples ou fotos em peças deslumbrantes na parede. Uma boa moldura pode transformar uma peça sem graça em um ponto focal. Outra maneira de embelezar uma moldura é adicionar trepadeiras decorativas ao longo de seu comprimento. Elas brotarão folhas que atuam como adições ornamentais à peça.
Espelhos também são excelentes peças de parede que você pode usar para apoiar plantas de interior que se espalham. Eles refletem as partes traseiras das plantas, oferecendo uma visão que você não veria de outra forma. Espelhos redondos, quadrados e retangulares funcionam bem, especialmente aqueles com contornos ornamentados e sulcos para os caules das plantas.
Molduras vazias são outra opção, pois possuem múltiplas aberturas para as plantas de interior crescerem ao longo. As plantas atuam como o ponto focal, e as molduras delineiam seus caules! Combine uma moldura vazia com uma planta impressionante como a jiboia ‘Neon’ ou o filodendro ‘Pink Princess’.
Estantes de Livros
Plantas pendentes prosperam lindamente ao longo das bordas das prateleiras.
Estantes de livros vazias estão implorando por plantas! Por que não deixar uma trepadeira se espalhar ao longo de seus espaços vazios? As folhas do filodendro ‘Micans’ se misturam bem com capas de livros de couro—as folhas iridescentes brilham sob a luz indireta do sol.
Estantes de livros funcionam bem para apoiar uma variedade de plantas de interior. Espécies pendentes como a colar de tartarugas, colar de pérolas e plantas-aranha gostam de cair sobre as bordas das estantes de livros. Elas ficarão deslumbrantes ao lado de seus livros de poesia!
Prateleiras são ideais para espécies pendentes e trepadeiras devido ao seu tamanho. Outro motivo pelo qual são perfeitas para apoiar plantas de interior é suas bordas—elas seguram luzes de cultivo enquanto protegem o brilho dos seus olhos! Se suas estantes de livros estiverem em um local escuro, adicione uma trepadeira de jiboia e algumas luzes de cultivo para animá-las.
Postes de Musgo
A umidade ajuda as plantas a crescerem mais fortes em sua superfície de escalada.
Postes de musgo atuam como estacas esponjosas para plantas de interior tropicais. Eles são gaiolas de metal redondas com musgo ou fibra de coco dentro. As gaiolas têm buracos onde um caule brotará raízes. Isso os torna excelentes para espécies com raízes aéreas, como a monstera ‘Albo’ ou o filodendro ‘Silver Sword’.
Embora postes de musgo funcionem bem para espécies de raízes livres, não são ideais para todas as plantas. Plantas pendentes ou trepadeiras crescem melhor com estacas ou treliças do que com postes de musgo. Os postes também podem ser difíceis de manter; você deve borrifá-los ou regá-los frequentemente para evitar que sequem. O musgo é hidrofóbico quando seca, o que significa que repele a água.
Para evitar postes hidrofóbicos, garanta que o musgo permaneça úmido e nunca seque completamente. É útil fazer uma cavidade no topo. Dessa forma, quando você adicionar água, a umidade se acumula no topo e penetra no poste.
Varas de Bambu
Ajude as plantas a crescerem altas e firmes com estruturas de bambu.
Assim como os postes de musgo, varas de bambu oferecem uma estrutura vertical para as plantas crescerem. O bambu é muito mais barato do que as outras opções desta lista. É uma escolha econômica se você tiver dezenas de plantas de interior para apoiar.
Estacas de bambu funcionam bem sozinhas, embora usá-las com fitas para plantas ajude tremendamente. Amarre suavemente os galhos em crescimento às varas e eles permanecerão eretos à medida que amadurecem. Fita verde para plantas funciona bem, embora qualquer material de amarração sirva. Você pode ter que deixar a fita em espécies que não se sustentam; ela se esticará à medida que crescem.
Algumas plantas, como as monsteras, formam raízes aéreas para suporte. Se parecerem que vão se sustentar sem as amarras, você pode cortar a fita e deixar os caules se sustentarem sozinhos. Se eles balançarem ou caírem, amarre-os novamente e deixe-os por algumas semanas ou meses antes de outra inspeção.
Treliça
Deixe as plantas prosperarem com uma estrutura simples e robusta por perto.
Uma treliça é a maneira mais rápida e fácil de apoiar plantas de interior pequenas ou médias. Basta encontrar uma que você goste, comprá-la e colocá-la na terra. Arrume sua planta de interior para crescer nela e para cima, e ela o recompensará com novos brotos e botões exuberantes.
Outras treliças você fixa na parede para um suporte duradouro. Estruturas de metal são comuns, e por um bom motivo! Elas duram muito, e algumas marcas oferecem muitas cores e tamanhos para combinar com o estilo da sua casa.
Em vez de comprar uma, faça uma treliça! Com algumas tábuas de madeira quadradas, um serrote e alguns pregos, você pode facilmente pregar uma para ajudar seus exemplares a prosperarem. É fácil fazer no tamanho perfeito, já que você sabe exatamente o tamanho do seu espaço.
Gaiola
Uma estrutura de metal é funcional, mas escondida pela folhagem.
Gaiolas são menos atraentes do que as outras opções, pois geralmente são feitas de metal e parecem industriais! Gaiolas de tomate são as mais comuns, embora você possa usá-las como quiser em qualquer planta que escolher. Baratas e de suporte, gaiolas são perfeitas para apoiar plantas de interior que crescem ao ar livre no verão.
Embora as gaiolas sejam feias, os galhos e a folhagem atuam como uma cobertura para esconder suas barras de metal. Você nem saberá que há uma gaiola apoiando a planta! Você verá o metal no início, mas ele rapidamente desaparecerá à medida que novos crescimentos surgirem.
É melhor optar por uma estrutura de suporte diferente se você planeja remover a gaiola após uma ou duas estações. Remover gaiolas de metal pode danificar os caules delicados, especialmente se eles se entrelaçarem nas barras. Use algo menos invasivo, como uma vara de bambu ou uma treliça.
Fio e Barbante
Suportes DIY permitem que você adapte o crescimento ao seu espaço.
Quem disse que você não pode improvisar um suporte? Fio e barbante são materiais baratos que funcionam bem como suportes para espécies trepadeiras. Basta arranjar os fios como você preferir e enrolar os caules em crescimento ao longo de seu comprimento. O benefício do fio é sua flexibilidade; dobre-o para acomodar suas plantas à medida que florescem mais tarde na vida.
Adicione mais fios se as plantas superarem o sistema original. Comece enrolando as extremidades dos fios na estrutura antiga, depois arrume os caules das plantas dentro e fora dos novos suportes. Se eles caírem, amarre-os com fita ou fio macio.
Tome cuidado ao usar fio para não se machucar. Pode parecer difícil, mas prometo que não é! Já tive fios que me cutucaram no rosto e na pele. Use luvas ou óculos de proteção se estiver especialmente preocupado em se furar.
Outras Plantas
Deixe plantas mais altas nutrirem as menores em vasos.
Este método final é o meu favorito de todos os nove desta lista. Em vez de encontrar uma estaca de madeira ou uma treliça de metal, procuro outras plantas de interior altas que possam apoiar as menores! Monsteras, dracenas e comigo-ninguém-pode atingem proporções épicas. Quando felizes, podem crescer até três metros ou mais!
Trepadeiras como jiboias adoram escalar troncos e galhos. Basta plantá-las no mesmo vaso ou colocá-las perto dos exemplares altos em um vaso separado. À medida que se estendem, arrume-as ao longo das outras plantas altas para que cresçam sobre elas.
O efeito final é de tirar o fôlego! Você criará um centro de mesa semelhante a uma selva que evolui à medida que as duas espécies amadurecem. Vá além plantando plantas pendentes no vaso que se espalham e caem sobre as bordas.