Novembro no Jardim
Novembro pode ser um mês lento no jardim. É natural voltar-se para suas plantas de interior para preencher o vazio da jardinagem. Existem algumas tarefas de cuidado que você pode realizar durante os meses mais frios. No entanto, a maioria das suas plantas de interior também está em um estado de pelo menos dormência parcial.
Replantio
Quando se trata de replantio, novembro não é o mês ideal para a maioria das plantas. Este é o momento em que elas naturalmente desaceleram seu crescimento. Enquanto estão nesse estado de dormência, é melhor não replantá-las. Durante a dormência, o crescimento das raízes desacelera, e as raízes são menos capazes de se recuperar do estresse.
Como o replantio é uma experiência estressante para suas plantas, é realmente melhor fazê-lo quando elas estão crescendo ativamente. É quando suas raízes se recuperam e se adaptam rapidamente ao novo ambiente. No entanto, há algumas exceções, e um punhado de plantas de interior que você pode replantar em novembro.
Condições de Replantio
Exceto pelas plantas que mencionarei abaixo, há apenas algumas razões para replantar suas plantas de interior em novembro. Às vezes, nos descuidamos durante a temporada de jardinagem e negligenciamos o jardim interno. Se você está percebendo alguma dessas coisas agora, pode ser aceitável quebrar as regras.
Raízes Enoveladas
Se você perceber uma planta com raízes saindo do topo ou do fundo do vaso, pode estar enovelada. Outro sinal de uma planta enovelada é quando a água passa direto pelos buracos de drenagem. Quando há muitas raízes e pouca terra, não há nada para segurar a água, então ela sai imediatamente!
Se a planta simplesmente parece estar crescendo demais para o recipiente, ou as folhas estão amareladas, pode precisar de espaço. Quando isso acontece, não há nutrientes suficientes para atender às suas necessidades. A folhagem sofrerá, e pode se tornar pesada na parte superior.
Problemas de Drenagem
A drenagem é importante para quase todas as nossas plantas de interior. Com o tempo, o solo pode se tornar compactado e denso. O solo denso pode reter muita umidade e ter fluxo de ar reduzido. Ambos os problemas levam ao apodrecimento das raízes. Da mesma forma, um solo muito solto não reterá umidade, e isso também é um problema.
Se sua planta está sofrendo de problemas de drenagem, é importante corrigir a situação e replantar suas plantas de interior em novembro. Mesmo quando não é uma boa ideia replantar, esse é um fator importante para a saúde da sua planta.
Problemas Fúngicos
Finalmente, se você detectar problemas fúngicos, especialmente no solo, é importante replantar as plantas de interior em novembro. Fungos estão associados a problemas de drenagem. Se você vir mofo branco no topo do solo, ou houver um cheiro estranho, é hora de replantar.
Se você deixar essa situação durante o inverno, é provável que piore, pois a planta não está absorvendo tanta umidade. A umidade fica no recipiente e apodrece as raízes. Em fevereiro, é provável que você tenha uma planta a menos para cuidar.
Exceto por esses problemas, geralmente é uma má ideia fazer grandes mudanças em novembro. No entanto, há algumas plantas que não entram em dormência no inverno, e essas estão ok para replantar em novembro.
Pothos
As plantas de pothos são tropicais, resistentes e adaptáveis, sendo excepcionalmente fáceis de cuidar. Embora possam desacelerar um pouco o crescimento à medida que as horas de luz diminuem, não entram em dormência completa. Desde que sua casa permaneça aquecida durante o inverno, novembro é um bom momento para replantar essas plantas de interior.
Isso é fácil, pois o pothos não requer replantio frequente. Você deve fazer isso apenas quando necessário, o que é a cada poucos anos. Se as raízes estão crescendo para fora dos buracos de drenagem ou se o solo está compactado, é hora de replantar.
Escolha um recipiente que seja uma ou duas polegadas maior que o atual. Use uma mistura de solo bem drenada, como um solo para plantas tropicais. Ou você pode adicionar perlita ou pedra-pomes à mistura de solo comum. Se seu pothos não precisar, não há motivo para se preocupar, mas se precisar, é bom replantá-lo em novembro.
Filodendro
Como muitas plantas tropicais de interior, o filodendro não entra em dormência completa. Ele desacelera seu crescimento ligeiramente no inverno, mas é bom replantá-lo em novembro. Este é um momento de baixo estresse para seus filodendros, desde que seus cuidados posteriores sejam bons.
Sempre que você replantar uma planta, a menos que tenha apodrecimento das raízes, regue-a no dia anterior. Uma planta hidratada se recupera mais rápido, e é isso que buscamos. Os filodendros têm seiva, que pode ser irritante para a pele, então luvas são úteis nesse processo.
Escolha um vaso que seja uma ou duas polegadas maior e uma mistura de solo bem drenada. Eles são semelhantes aos pothos em termos de necessidades. Tente inspecionar as raízes de qualquer planta enquanto a tiver fora do recipiente. Use uma tesoura ou podador limpo e afiado para remover qualquer tecido de raiz não saudável.
Planta-Aranha
As plantas-aranha facilmente se tornam enoveladas. Essas plantas de interior têm sistemas radiculares substanciais que começarão a circular o vaso e crescerão para fora dos buracos de drenagem se não tiverem espaço. Isso resulta em deficiência de nutrientes, pois não há solo suficiente para a planta se alimentar.
Como não entra em dormência completa, novembro é um bom momento para replantar essas plantas de interior. No entanto, se parecer que não precisa, você pode esperar até a primavera para melhores resultados. Desde que você não faça isso no auge do inverno, sua planta-aranha deve se recuperar muito bem.
Aumente uma ou duas polegadas no tamanho do recipiente. Use uma mistura de solo leve e bem drenada e misture um pouco de composto e perlita para dar um impulso. Se você replantar essas plantas de interior em novembro, evite fertilizar imediatamente. Espere suas plantas de interior começarem a crescer ativamente novamente na primavera.
Lírio da Paz
É importante lembrar que novembro não é o momento ideal para replantar muitas plantas de interior. O crescimento desacelerado e as horas reduzidas de luz solar tornam mais difícil para as raízes se estabelecerem. Mas, para plantas como os lírios da paz, que não entram em dormência completa, geralmente é aceitável.
Se seu lírio da paz está crescendo demais para o recipiente, vá em frente e replante. Um sinal de que sua planta está grande demais para o recipiente é a murcha. Um lírio da paz enovelado não terá acesso a água suficiente, e ele avisará você ao cair e murchar.
Aumente uma ou duas polegadas no tamanho do recipiente. Quanto maior a planta, mais espaço você tem aqui, e pode usar um recipiente maior. Certifique-se de que o que você escolher tenha boa drenagem. Use uma mistura de solo leve e solta, como uma mistura tropical com um pouco de casca de orquídea ou fibra de coco misturada.
Violeta Africana
As violetas africanas crescem e florescem o ano todo sob as circunstâncias certas. Desde que permaneçam aquecidas e recebam luz suficiente, são perfeitamente seguras para replantar em novembro. Na verdade, podem ser as plantas de interior ideais para essa lista.
As violetas africanas apreciam uma renovação regularmente. Elas se recuperam rapidamente, então é aceitável replantá-las a cada 6 a 12 meses. A estação não importa. Elas gostam de ficar apertadas em seus recipientes, mas também adoram solo fresco. Uma mistura leve e arejada é a melhor.
Ao replantar essas plantas de interior, lembre-se de que a coroa nunca deve ficar abaixo do nível do solo. Isso fará com que apodreça. Mantenha-a aquecida depois e não se preocupe se parar de florescer brevemente. Ela está apenas se acostumando ao novo lar.
Monstera
As monsteras são outras plantas de interior que, assim como o pothos e o filodendro, podem lidar com isso. Mas, replantar em novembro não é ideal, então se você puder adiar até a primavera, faça isso. Se estiver enovelada ou com solo esgotado, vá em frente!
Sua monstera ficará bem se você replantá-la agora, desde que a mantenha aquecida e a mova um pouco mais perto da fonte de luz. Ela vai querer mais luz à medida que as horas de luz do dia diminuem no inverno. As monsteras gostam de uma mistura de solo com pedaços, casca, perlita e turfa. Suas raízes gostam de bastante circulação de ar.
Aumente uma ou duas polegadas no tamanho do vaso. Novamente, se sua planta for grande, você pode aumentar três tamanhos, pois ela vai crescer mais rápido. Depois de replantá-la, regue levemente e coloque-a em luz brilhante, mas indireta. Não fertilize até a primavera.
Samambaia
As samambaias são um misto de plantas de interior quando se trata de replantio em novembro. Alguns tipos lidam bem com o pouco de estresse nesta época do ano. Outros, nem tanto. As samambaias comuns que toleram bem isso incluem:
- Azevinho
- Chifre-de-veado
- Pé-de-coelho
- Botão
- Rainha Kimberly
- Ninho-de-pássaro
- Boston
A maioria delas tolera baixa umidade ou é geralmente mais adaptável. Após replantar qualquer uma delas, dê um pouco de luz extra para ajudar na recuperação. A maioria das samambaias prefere luz indireta, mas no inverno, quanto mais brilhante, melhor. Isso as manterá crescendo.
A maioria das samambaias gosta de um ajuste apertado; elas preferem que o recipiente fique próximo. Aumente apenas uma ou duas polegadas no tamanho do vaso. Muitas preferem uma mistura de solo solta com boa retenção de água. Se você quiser dar uma ajuda extra na recuperação das suas plantas de interior, coloque-a em um banheiro bem iluminado ou use um umidificador.





