Transição das Plantas de Casa para o Inverno
À medida que as temperaturas caem, nossas plantas de casa fazem a transição do exterior para o interior para passar o inverno. Nesse processo, elas precisam se ajustar às mudanças sazonais e às condições do ambiente de cultivo. Mesmo as plantas de casa que ficam o ano todo dentro de casa precisam se adaptar a variações de temperatura e condições internas.
Embora iluminação, rega e temperatura sejam condições culturais chave para as plantas de casa, a umidade desempenha um papel importante na saúde e vigor. Muitas das nossas espécies favoritas são nativas de climas tropicais e subtropicais, incluindo florestas tropicais, onde a umidade é abundante.
Embora a umidade relativa média em nossas casas geralmente seja suficiente para apoiar o crescimento delas, o inverno traz condições secas que reduzem a umidade do ar disponível. Seja ficando dentro de casa durante a estação fria ou como residentes de longo prazo, existem medidas que podemos tomar para aumentar a umidade para as plantas de casa no inverno.
Ar Seco de Inverno e Plantas de Casa
As plantas se animam lentamente quando colocadas longe de correntes de ar.
Depende da espécie, mas muitas plantas de casa se dão bem com uma umidade relativa de cerca de 50-60%, que é a média em nossas casas. No inverno, o ar frio retém menos umidade. Dentro de casa, usamos ventiladores, aquecedores e lareiras, secando o ar ao redor. A menor umidade geral pode cair abaixo do limite cultural para nossa coleção de plantas de casa.
As plantas absorvem umidade das raízes através dos caules e folhas, liberando-a por poros minúsculos na superfície das folhas. A perda de água acontece mais rapidamente quando a umidade é baixa, ou em sol direto, altas temperaturas ou correntes de ar. No inverno, as folhas podem apresentar bordas e pontas marrons e secas, uma indicação de que não conseguem acompanhar a perda de umidade pela transpiração devido à baixa umidade ou condições de correntes de ar.
A primeira medida para manter a umidade ao redor das plantas de casa no inverno é evitar colocar vasos perto de uma fonte de calor (radiadores, lareiras, saídas de aquecimento central). Mantenha-os longe de correntes de ar frio perto de portas abertas, que podem ser secantes, mas mais ainda prejudiciais devido a flutuações repentinas de temperatura.
Dicas para Aumentar a Umidade
É tentador borrifar folhas e caules, mas isso só aumenta a umidade ao redor das plantas de casa no inverno por um curto período, evaporando em poucos minutos. Isso também pode aumentar problemas de doenças devido a condições úmidas.
A menos que a planta se beneficie disso, borrifar não é uma maneira confiável de aumentar a umidade relativa por longos períodos. Aqui estão algumas maneiras confiáveis de aumentar a umidade para as plantas de casa no inverno.
Use um Umidificador
As folhas se animam rapidamente perto de um umidificador funcionando suavemente.
Um umidificador é a maneira mais confiável de aumentar a umidade para as plantas de casa no inverno de forma consistente. No ar seco do inverno, o aumento da umidade ajuda tanto as plantas quanto os humanos.
Coloque um umidificador portátil perto das plantas, especialmente em salas grandes, para que se beneficiem da umidade imediata. Ele pode funcionar por várias horas ao dia para ser eficaz, e um com monitor e timer pode facilitar o uso.
Para ambientes áridos ou particularmente secos, um umidificador instalado no sistema HVAC pode ajudar a manter a umidade média do ar.
Agrupe as Plantas
As folhas ficam mais felizes quando os vasos estão agrupados.
Como pássaros de uma mesma plumagem, plantas de casa com requisitos de umidade semelhantes devem ficar juntas. Agrupe plantas tropicais para que se beneficiem da transpiração e evaporação de seus vizinhos e da umidade do solo. Aumentar a umidade imediata com processos naturais das plantas ajuda a sustentar o grupo.
Agrupar vasos é especialmente útil em espaços pequenos, onde a umidade permanece próxima. Vale a pena tentar em espaços maiores também, seja sozinho ou combinado com outras medidas de aumento de umidade. Quanto mais vasos, melhor quando se trata de agrupamento.
Crie uma Bandeja de Pedras
As pedras sustentam os vasos sem tocar na água, evitando solo encharcado.
Uma bandeja de pedras e água adiciona um pouco de umidade ao ar seco do inverno. Use um prato de dois a três centímetros de profundidade, dois a três centímetros mais largo que o vaso, e coloque o vaso de forma que fique próximo à bandeja. Certifique-se de que o recipiente não fique na água para evitar absorção excessiva de umidade e problemas como apodrecimento das raízes.
À medida que a água evapora da bandeja, pode aumentar a umidade ao redor da folhagem. Encha o prato conforme necessário e limpe-o toda semana ou mais para evitar mofo e bolor. Use o método da bandeja de pedras em conjunto com outras dicas, como agrupar plantas de casa para criar um pequeno microclima.
Mova-as para um Cômodo Úmido
Cômodos úmidos dão às folhas um impulso suave para prosperar.
Um cômodo que retém mais umidade, como a cozinha ou um banheiro, é uma boa opção para uma única planta de casa ou um grupo de plantas de casa. Os níveis de umidade variam conforme o tamanho do espaço, frequência de uso de água, fluxo de ar e outros fatores, mas oferecem um bom cenário em comparação a cômodos com falta de umidade.
Mesmo com maior umidade, os cômodos devem receber exposição suficiente à luz para apoiar a fotossíntese e requisitos específicos de crescimento.
Use uma Cúpula
Recipientes transparentes criam uma bolha quente e segura.
Para proteger espécimes individuais que amam umidade contra o ar seco do inverno, uma simples cúpula de vidro ou plástico forma uma miniestufa. Um recipiente plástico, como uma garrafa transparente de dois litros, torna-se uma cobertura isolante. Ela captura a umidade da transpiração e do solo para aumentar a umidade ambiente.
Um terrário ou um aquário retém a umidade da mesma forma. Permita a circulação de ar e reduza o acúmulo excessivo de umidade removendo a cobertura ocasionalmente. Deixar o ar circular e permitir que a umidade escape ajuda a reduzir problemas fúngicos causados por condições úmidas.
Cuidados Adicionais no Inverno
As folhas brilham mais após uma lavagem cuidadosa e suave.
Assim como aumentar a umidade para as plantas de casa em condições de inverno, ajustar o regime de rega é essencial para a saúde das plantas de casa. À medida que as temperaturas esfriam e o crescimento naturalmente desacelera, as plantas absorvem menos umidade. A água evapora menos rapidamente do solo (a menos que em calor elevado ou ar seco e com correntes de ar).
Regue com base na secura do solo em vez de um cronograma semanal, usando um teste de toque para avaliar as necessidades de água. Depende da espécie, mas solo seco a uma profundidade de um ou dois centímetros geralmente indica que é hora de regar.
Esvazie o prato de coleta após os vasos terem tempo de drenar, cerca de 15 minutos após a rega. Assim como manter os recipientes acima de uma bandeja de pedras, remover o excesso de água evita solos encharcados e preserva a saúde das raízes.
As plantas de casa podem se beneficiar de um banho periódico. Embora isso só aumente a umidade a curto prazo, limpar a folhagem serve a outros propósitos. Remova a poeira com um enxágue de água ou limpando ambos os lados das folhas com um pano úmido. Folhas limpas aumentam a receptividade à luz para a fotossíntese e também reduzem pragas como ácaros que se proliferam em situações secas e empoeiradas.
Evite fertilizar espécimes internos no inverno, pois não estão na estação de crescimento ativo. Fertilizar agora pode levar a um excesso de nitrogênio, promovendo um crescimento novo e fraco quando as plantas deveriam direcionar energia para as raízes e sustentar o crescimento existente.




