Primavera
Os pássaros estão cantando, os narcisos estão florescendo e as plantas tropicais de interior estão se preparando para sua estação favorita. Uma das minhas partes favoritas da primavera é observar minhas plantas de interior se transformarem nas exuberantes e saudáveis plantas tropicais que nasceram para ser.
Embora as plantas de interior passem a maior parte de suas vidas dentro de casa, as horas de luz do dia mais longas e as temperaturas em ascensão sinalizam para as plantas que a primavera está próxima, e elas começarão a florescer e a crescer. É por isso que este é um momento essencial para preparar suas plantas de interior para o verão replantando, limpando, podando, fertilizando e fazendo um plano para movê-las para fora, se possível.
Antes de começar, faça uma avaliação geral das suas plantas. Há alguma que você gostaria de se desfazer para abrir espaço para novas?
Dica Profissional: Confira grupos locais no Facebook e viveiros de plantas para trocas de plantas que estão por vir. A primavera é uma época popular para esses tipos de encontros, que são uma ótima maneira de conseguir novas plantas de forma sustentável e barata.
A primavera também é um momento importante para determinar se alguma de suas plantas de interior parece doente, seca, alongada ou descolorida. A boa notícia é que todos esses problemas comuns podem ser resolvidos seguindo estes 5 passos para plantas de interior saudáveis na primavera.
Replante se Necessário
Primeira ordem do dia – veja se suas plantas ainda estão felizes em seus vasos. De modo geral, a maioria das plantas se beneficiará de ser replantada a cada um ou dois anos, embora isso se torne menos frequente à medida que amadurecem.
À medida que uma planta jovem cresce, ela pode ficar com as raízes apertadas e precisar de solo fresco ou um vaso maior. Se o crescimento da sua planta estiver atrofiado, o solo secar muito rápido ou houver raízes emergindo do orifício de drenagem ou circulando o vaso, é hora de aumentar o tamanho.
Seleção de Vaso
Dê às plantas de interior da primavera um novo começo saudável com um vaso limpo e ligeiramente maior.
O primeiro passo no caminho para o vaso perfeito – verifique se há orifícios de drenagem. Não importa o quão bonito seja um vaso, poucas plantas se dão bem sem acesso a uma drenagem adequada. Se você se apaixonar por um vaso sem orifícios de drenagem (uma tragédia que muitos de nós já experimentamos) e furar não for uma opção, um dos meus truques favoritos é usar um vaso de plástico de cultivo e colocá-lo dentro de um vaso maior. Às vezes, você pode encontrar viveiros ou jardins botânicos doando esses vasos. Apenas certifique-se de limpá-los primeiro (mais sobre isso a seguir).
Escolha um novo vaso que seja apenas ligeiramente maior que o seu atual. Uma boa regra é optar por um tamanho apenas um ou dois tamanhos maior. Por exemplo, passar de um vaso de um galão para um de três galões seria ideal para uma planta com raízes apertadas.
Sanitização do Vaso
Quanto ao tipo de vaso, há prós e contras tanto para vasos de barro quanto de plástico. O plástico é impermeável e sintético, enquanto o barro é permeável e natural, mas quebrável. Qualquer que seja a sua escolha, certifique-se de limpar bem qualquer vaso usado. Este é um passo importante porque material vegetal doente, fungos, insetos ou larvas podem permanecer nos vasos e infectar novas plantas. Desinfete bem os vasos mergulhando-os em uma solução de 1 parte de água sanitária para 9 partes de água por 10 minutos. Alternativamente, limpe-os individualmente com álcool isopropílico a 70% antes de enxaguar e deixar secar.
Vasos de terracota são propensos a acumular resíduos brancos no exterior e na borda interna. Esses são depósitos minerais geralmente causados por fertilizantes ou água dura. Esteticamente à parte, esses depósitos podem desidratar as raízes e prejudicar o crescimento. A boa notícia é que eles podem ser facilmente removidos com uma esponja de metal ou cuidadosamente raspados com uma faca para manchas mais teimosas.
Solo
Introduza mudanças lentamente após replantar para minimizar o estresse na sua planta.
A primavera também é a melhor época para fertilizar e renovar o solo. Embora o solo genérico para plantas de interior funcione, nem todas as plantas prosperarão em uma mistura única para todos. Você pode comprar misturas personalizadas prontas ou fazer a sua própria, se estiver se sentindo aventureiro. Misturar o seu próprio solo oferece uma ótima oportunidade para personalizar os materiais usados e incorporar fertilizantes orgânicos de liberação lenta diretamente na sua mistura.
Nota Importante: Replantar criará estresse para sua planta, então introduza mudanças lentamente. Após replantar e perturbar as raízes, mova sua planta para o local original por algumas semanas. Isso permite que ela se ajuste ao novo vaso e solo antes de passar para os próximos passos.
Limpeza de Primavera das Suas Plantas de Interior
Remova flores gastas e galhos mortos para prevenir doenças e pragas.
Plantas de interior saudáveis na primavera exigem uma boa limpeza, assim como tudo o mais. Com suas plantas recém-replantadas, é hora de ajudá-las a parecerem o melhor possível! Primeiro, limpe as folhas com uma esponja úmida ou pano de microfibra para livrar as folhas de poeira e sujeira que podem obstruir seus poros estomáticos e interromper a fotossíntese. Isso funciona bem para plantas com folhas cerosas, como pothos (Epipremnum aureum) ou figueira-lira (Ficus lyrata), mas suculentas, cactos e violetas africanas preferem ter suas folhas limpas com algo menor, como uma escova de dentes ou pincel.
Se sua planta tiver flores gastas ou galhos mortos, vá em frente e corte-os com tesouras limpas e afiadas. Embora não sejam inerentemente prejudiciais à planta, o excesso de material vegetal morto pode ser um terreno fértil para doenças e pragas.
Uma escolha final, mas opcional, é cobrir o solo com vermiculita, cascalho ou pedrinhas. Isso não só adiciona um visual polido, mas também pode ajudar a reter a umidade durante os meses quentes de verão e servir como um impedimento físico para pragas como esquilos e mosquitos de fungo – sem necessidade de produtos químicos agressivos.
Poda
A poda na primavera ajuda a manter plantas de interior saudáveis, estimulando o crescimento.
Os longos meses de inverno muitas vezes deixam as plantas de interior alongadas e desajeitadas enquanto procuram luz solar. Embora essa seja uma estratégia de sobrevivência incrível, sobreviver não equivale a prosperar. Caules longos e finos criam estresse para o sistema radicular de uma planta e são um sinal de que sua planta definitivamente precisa de mais luz. A primavera é o momento perfeito para encontrar um local mais iluminado para ajudar suas plantas de interior a desenvolverem um novo crescimento saudável.
Além disso, a primavera é a melhor época para incentivar sua planta a se ramificar à medida que entra em sua estação de crescimento cortando até um terço a um quarto da massa da planta. Use tesouras para cortar bem no nó (a interseção do caule e da folha). Trepadeiras como pothos ou hera inglesa (Hedera helix) são mais resilientes a uma poda mais intensa, e suas vinhas podem ser propagadas em um vaso de água limpa, embora plantas estressadas possam não enraizar tão facilmente quanto plantas saudáveis.
Se a poda parecer uma tarefa intimidante, beliscar é uma técnica pequena, mas impactante usada para controlar e incentivar um crescimento mais cheio em vez de mais alto. Em vez de remover uma grande porção de material vegetal em uma poda tradicional, ao beliscar, você removerá apenas 1-2 polegadas de novo crescimento das pontas dos galhos ou vinhas. Assim como na poda regular, belisque ou corte logo acima do nó, tomando cuidado com o crescimento tenro ou botões abaixo do nó. Com cada beliscada, sua planta empurrará dois novos caules abaixo, levando a um visual mais cheio.
Algumas plantas de interior, como o pinheiro-da-ilha-norfolk (Araucaria heterophylla), nunca devem ser podadas. Certas plantas com flores, como hortênsias de interior, mais comumente Hydrangea macrophylla, não devem ser podadas na primavera, outono ou inverno. Se você não tiver certeza se deve podar ou não, nunca é demais pesquisar antes de fazer o primeiro corte.
Mova as Plantas de Interior para Fora
Ajuste gradualmente as plantas de interior para áreas sombreadas ao movê-las para fora.
Plantas de interior saudáveis e de crescimento rápido geralmente passam parte da primavera e do verão ao ar livre. Uma vez que as temperaturas mínimas noturnas estejam bem acima de 10°C (50°F), lembre suas plantas de suas raízes tropicais colocando-as do lado de fora.
A grande mudança para fora é uma mudança importante para as plantas de interior, então elas precisarão se ajustar lentamente. A maioria das plantas tropicais se originam dos sub-bosques sombreados das florestas tropicais ao redor do mundo. Replique esse ambiente evitando a luz solar direta e colocando-as em áreas sombreadas, como debaixo de uma árvore, gazebo ou tela de sombra.
Mesmo que sua planta receba luz solar intensa dentro de casa, você ainda vai querer colocá-la inicialmente em uma área sombreada ao ar livre. Não tem problema se a área sombreada receber mais exposição à luz do que a maioria dos locais internos. À medida que se aclimatam ao novo ambiente, plantas que gostam de sol, como a ave-do-paraíso (Strelitzia reginae), podem ser movidas para áreas com sombra parcial. Fique de olho em queimaduras nas folhas ou descoloração. Se você vir esses sintomas, é hora de mover sua planta para uma área com menos exposição direta ao sol.
A segunda coisa a lembrar é que as plantas transpiram mais rápido ao ar livre, então precisarão ser regadas com mais frequência. No entanto, agrupá-las aumentará a umidade e reduzirá sua carga de trabalho de rega. Em dias especialmente quentes e ondas de calor, tente regar o solo ao redor de suas plantas tropicais para aumentar a umidade na área.
Fertilize
Dê às plantas de interior um impulso saudável de nutrientes na primavera e novamente no verão.
As plantas usam uma quantidade tremenda de energia ao empurrar novo crescimento na primavera. Se sua mistura de solo não tiver um fertilizante orgânico, março ou abril são os melhores momentos para fertilizar pela primeira vez na estação. Depois disso, fertilize a cada um a três meses até o outono. No entanto, essa frequência depende muito das necessidades individuais da espécie.
Embora escolher o fertilizante certo possa ser um pouco desafiador no início, uma vez que você conheça as necessidades da sua planta, é muito mais fácil escolher a melhor opção. Muitos jardineiros de interior usam um fertilizante equilibrado 5-5-5 ou 10-10-10, mas tudo depende dos nutrientes que sua espécie específica precisa. Existem ótimas opções orgânicas também, como húmus de minhoca, emulsão de peixe ou fertilizante de algas. Eu prefiro usar esses para mitigar o risco de superalimentação com fertilizantes sintéticos.
Errar no lado da cautela com a aplicação de fertilizantes, especialmente com fertilizantes sintéticos. É muito mais fácil para as plantas se recuperarem de uma subalimentação do que de uma queimadura de fertilizante resultante de superalimentação.
Pensamentos Finais
A primavera é a época perfeita para preparar suas plantas de interior para um crescimento saudável e sucesso no verão. Um pouco de atenção extra pode fazer uma grande diferença. Renove o solo e os vasos, dê-lhes uma dose de fertilizante e uma poda se estiverem alongadas. Limpe suas folhas e deixe-as absorver o calor e a umidade do ar livre. Finalmente, não se esqueça de aproveitar a mágica transformadora da primavera você mesmo!