5 Erros Comuns de Cuidados que Podem Matar sua Monstera

O que esperar nesse post

Por que as Monsteras são tão Amadas

Não é à toa que as monsteras são tão queridas. Elas têm uma estética particular que remete à era moderna do meio do século. Suas folhas fenestradas são únicas entre outras plantas de interior. No entanto, erros no cuidado com as monsteras são fáceis de cometer se você não souber o que está fazendo.

2025 foi considerado o Ano da Monstera pelo National Gardening Bureau. A planta conhecida como “costela-de-adão” explodiu em popularidade nos últimos anos, e é comum ver uma em casas ao redor do mundo. As saudáveis são bastante imponentes, e a sua prosperará facilmente uma vez que você garanta que está cuidando dela adequadamente.

Você pode cultivar uma planta pequena até atingir seu tamanho total de dois a três metros ao longo do tempo. Embora possam parecer dramáticas, elas não são tão sensíveis quanto algumas plantas de interior. Com uma pequena correção, a sua pode se recuperar rapidamente de erros no cuidado com monsteras.

Vamos discutir os erros mais comuns no cuidado com monsteras e como você pode corrigi-los antes que se tornem problemas sérios.

Iluminação Inadequada

A falta de luz faz com que os caules se estiquem.

Um dos erros mais comuns no cuidado com monsteras é não fornecer luz suficiente (ou fornecer luz em excesso). Errar na iluminação é um erro fácil de cometer. As monsteras são exigentes e precisam de luz brilhante, mas não de luz solar direta. Essas condições imitam as que receberiam na natureza.

Como a maioria das pessoas cultiva suas monsteras em ambientes internos, mantenha-as longe de janelas voltadas para o sul ou oeste que recebam luz solar direta. Em vez disso, desloque o vaso da planta de uma janela ensolarada. Uma cortina translúcida difunde a luz solar direta e fornece o brilho que as monsteras precisam. Da mesma forma, coloque-as perto, mas não diretamente sob luzes de cultivo.

Ao ar livre, elas precisam de cobertura constante, mas podem lidar com um pouco de luz solar filtrada. Lembre-se disso se você mantiver a sua do lado de fora por parte do ano ou o ano todo nos trópicos.

Rega Incorreta

O excesso de água é um dos erros mais comuns no cuidado com monsteras.

Existem dois princípios para regar sua monstera da maneira correta: considerar a época do ano e a frequência da rega. As monsteras, como todas as plantas, têm uma fase de crescimento ativo e um período de dormência. Essas fases são respostas diretas às mudanças de luz e precipitação que ocorrem à medida que as estações mudam.

Quando as monsteras estão crescendo ativamente na primavera e no verão, precisam de mais água do que no outono e inverno, quando entram em dormência. Certifique-se de que os primeiros dois a cinco centímetros de solo sequem entre as regas, e você estará regando corretamente. Você notará que sua planta não absorve tanta água no inverno enquanto está dormente, então não precisará regar tanto.

Entre os outros erros comuns no cuidado com monsteras, este pode ser o mais prejudicial se não for tratado rapidamente. Muita água leva ao apodrecimento das raízes, que é uma condição difícil de mitigar. Você pode tentar remover a planta do vaso e cortar quaisquer raízes apodrecidas e marrons, deixando as brancas. Em seguida, replante-a.

Pouca água leva a um crescimento lento e folhas amareladas e crocantes. Siga a regra dos dois a cinco centímetros de solo seco para manter as condições nas melhores possíveis. Felizmente, as monsteras são boas em avisar quando precisam de água. Procure por uma leve murcha e dê um pouco de água.

Uso do Solo Errado

Use um solo bem drenado para evitar o encharcamento.

A condição do solo que você fornece para sua monstera está diretamente relacionada à quantidade de rega que você precisa fazer. Ao contrário das plantas de interior mais fáceis, como pothos e filodendros, as monsteras precisam de solo grosso e bem drenado. Um solo para vasos comum, misturado com um pouco de casca de orquídea, é perfeito.

Se você fornecer um solo que compacte facilmente ou não drene bem, pode criar condições que levam ao apodrecimento das raízes, crescimento de fungos e até condições estranhas como acúmulo de sal. Assim como nas outras dicas de cuidado, olhe para o habitat natural da planta para informar as melhores condições para ela em sua casa. Evite os erros comuns no cuidado com monsteras no nível do solo e veja a sua prosperar.

Umidade em Excesso ou Insuficiente

A baixa umidade faz com que as bordas das folhas fiquem marrons.

Outro dos erros mais comuns no cuidado com monsteras é não fornecer a umidade correta. Algumas espécies de monstera são mais sensíveis e precisam de taxas de umidade mais altas do que outras. Mas, geralmente, com 50 a 60% de umidade, a maioria fica feliz.

Uma das melhores maneiras de evitar erros comuns relacionados à umidade é colocar a sua em um espaço que não esteja próximo a uma ventilação ou janela fria. Esses locais secam o ar. Se você mora em uma casa que tende a ser seca, um umidificador ou uma bandeja de pedras colocada perto do vaso da monstera deve ajudar. Lembre-se de trocar a água na bandeja de pedras à medida que evapora.

Um truque divertido que as pessoas gostam de fazer com suas monsteras (e outras plantas de interior) é colocá-las no banheiro. O ar quente e úmido tende a deixá-las muito felizes.

Se você não puder colocá-las no banheiro, dê-lhes um banho de vez em quando. Basta colocá-las no chuveiro e borrifá-las com água morna e suave. Depois, seque-as e coloque-as de volta onde recebam iluminação ideal.

Não Verificar Pragas e Doenças

Pragas e doenças são comuns em ambientes internos também.

Você pode pensar que uma planta de interior não está suscetível a pragas e doenças. No entanto, este é um dos erros mais comuns no cuidado com monsteras. Plantas internas são frequentemente expostas a ácaros, cochonilhas e outros insetos de escama, além de pulgões e moscas-das-frutas. Doenças internas também acontecem.

Mantenha uma verificação rápida de toda a sua planta em sua rotina. Você pode fazer isso quando regar ou quando der um banho na sua monstera (se for algo que você escolher fazer). Ao verificar, use um pano úmido para limpar as superfícies das folhas e remover qualquer poeira que possa ter se acumulado.

Fique atento a manchas nas folhas, murcha e oídio. Se você vir uma pequena parte da planta com um desses problemas, simplesmente corte a área com podadores esterilizados e afiados. Dê um banho na monstera se ela pegar pulgões ou ácaros. Use álcool (com força de 70% ou menos) para remover escamas. Replante plantas que foram infestadas com larvas de moscas-das-frutas.

Continue sua leitura aqui