5 Dicas para Folhas de Orquídeas Limpas e Brilhantes

O que esperar nesse post

Orquídeas: Como Cuidar das Folhas

As orquídeas florescem em diferentes épocas do ano, dependendo da espécie e das condições em que crescem. No restante do ano, elas exibem folhas largas e cerosas que também precisam de cuidados, assim como as flores. Saber como limpar as folhas das orquídeas é essencial para o cuidado delas.

Se você está cultivando orquídeas em ambientes internos, provavelmente está cuidando de uma orquídea-borboleta do grupo Phalaenopsis ou de uma orquídea-corsage do grupo Cattleya. Embora essas plantas sejam adaptadas para suportar condições internas, elas ainda precisam de atenção ao longo do ano.

Existem muitos benefícios (e nenhuma desvantagem) em limpar as folhas das suas orquídeas. A melhor estratégia é manter a simplicidade e usar as ferramentas que você tem à mão. Estabeleça uma rotina, e sua orquídea irá brilhar.

Mercury 1L Trigger Sprayer

Embora pequeno, o pulverizador Mercury é projetado para realizar o trabalho de forma rápida e eficiente. Ele possui um design simples e é fácil de usar.

Os pulverizadores Mercury incluem uma cabeça de pulverização de dupla ação única para um spray constante e fino com esforço mínimo!

Compre na Dr. Jardim Shop

Por Que Limpar as Folhas das Orquídeas?

Orquídeas limpas crescem melhor e atraem menos pragas.

Limpar as orquídeas abre as superfícies das folhas para a luz que elas precisam para prosperar e florescer. A poeira que se acumula na superfície das folhas interrompe a fotossíntese, causando um declínio gradual se não for removida. As folhas das orquídeas têm estômatos na parte inferior que ajudam a planta a processar gases do ar, importantes para a respiração.

Em ambientes internos, o inverno pode gerar mais poeira do seu sistema de HVAC, ou isso pode ocorrer em estações mais quentes. Aproximar-se das plantas também permite ver se as folhas estão caídas ou se precisam ser podadas.

Limpar as folhas remove qualquer praga que possa ter se acumulado, o que é mais provável quando a planta é movida de ambientes externos para internos. A limpeza regular também elimina doenças que não estão enraizadas nos tecidos das folhas.

Remova a Poeira

Limpe as orquídeas como faria com o restante da sua casa.

A maneira mais fácil de limpar as folhas das orquídeas é remover a poeira a cada semana ou mais. Use um pano de microfibra limpo ou um espanador para remover suavemente qualquer poeira e sujeira que se acumulou ao longo do tempo. Se você sabe que seu sistema de HVAC produz mais partículas em certas épocas do ano, aumente a frequência da limpeza nesse período.

O mais importante aqui: não use produtos químicos. Discutiremos o porquê mais adiante. Use panos completamente limpos e espanadores sem produtos químicos. Se a poeira se acumular enquanto você a remove, limpe seu espanador entre as passadas. Importante, limpe seu espanador entre as plantas para evitar a propagação de pragas e doenças invisíveis.

Água e Álcool

Isso também eliminará algumas pragas, se estiverem presentes.

Utilize um spray de álcool a 70% ou menos diluído a metade ou um quarto da força em água. Certifique-se de não usar álcool isopropílico a 90%, pois essa porcentagem é muito alta para as folhas sensíveis da sua orquídea. Semanalmente, borrife levemente as folhas para limpá-las. Isso não só elimina sujeira e poeira, mas também mata pragas e algumas doenças que se agarram às folhas.

Você não precisa de muito – apenas uma leve névoa. Especialmente se isso for um tratamento regular, essa quantidade será suficiente para limpar as folhas das orquídeas. Alternativamente, se você tiver uma planta que adora um bom banho, coloque sua orquídea no chuveiro com ela. Depois, seque as folhas.

Limpe com um Pano Úmido

Use materiais macios para evitar arranhar a superfície das folhas.

Para acúmulos mais teimosos, limpe suavemente as folhas da sua orquídea com um pano úmido. A microfibra é um material preferível, pois não tem a aspereza que poderia arranhar as superfícies das folhas. No entanto, até mesmo um pano de cozinha padrão funciona, desde que esteja limpo. Toalhas de papel também funcionam.

Sinta-se à vontade para usar água morna ou até mesmo uma solução de água e álcool. Se estiver usando um pano, mergulhe-o na água entre as limpezas e torça-o antes de limpar novamente. Mantenha seus implementos de limpeza estéreis para eliminar doenças e pragas, que podem proliferar nesse processo.

Produtos de Limpeza a Evitar

Verifique os ingredientes antes de decidir o que usar.

Há muita informação por aí sobre como limpar folhas de orquídeas, e nem tudo vale a pena considerar. Mencionamos o uso de álcool isopropílico a 70% ou menos, e usar uma porcentagem mais alta pode danificar as superfícies das folhas. O mesmo vale para qualquer produto químico.

Produtos químicos podem obstruir os estômatos na parte inferior das folhas, dificultando ou impossibilitando a respiração da sua orquídea e eventualmente bloqueando a fotossíntese. Portanto, embora possa ser tentador usar um limpador floral, as orquídeas não são adequadas para isso! Deixe-o fora do seu regime de limpeza.

Sabão em pó é frequentemente considerado uma solução para o jardim, mas é muito concentrado para orquídeas sensíveis. Da mesma forma, evite alimentos. Sim, o leite é um tratamento viável para o míldio, mas não é um bom limpador de folhas de orquídeas. Maionese não é um bom limpador. Se você não tiver álcool de menor concentração, basta usar água morna.

Principais Considerações

Se você ainda não instituiu uma rotina para limpar as folhas das orquídeas, ainda dá tempo de começar. Faça isso quando regar suas orquídeas. Antes de começar, lembre-se do seguinte:

Limpar as folhas garante que a planta esteja o mais saudável e feliz possível, removendo qualquer sujeira, pragas e doenças que possam bloquear a absorção de água e nutrientes.

Remover a poeira com um espanador limpo e estéril ou um pano de microfibra é uma ótima maneira de manter sua orquídea limpa.

Usar um spray de água ou uma diluição de água e álcool funciona bem para manter as folhas das orquídeas limpas.

Um pano úmido é outro implemento de limpeza perfeito.

Sempre higienize seu implemento de limpeza entre as limpezas para evitar a propagação de pragas e doenças entre as folhas e para outras plantas.

Evite álcool de alta porcentagem, sabão em pó, alimentos e produtos químicos.

Continue sua leitura aqui