15 Plantas em Vasos para um Pátio Luxuriante e com Estilo de Selva

O que esperar nesse post

Criando um Paraíso Tropical Fora dos Trópicos

Criar um paraíso tropical fora dos trópicos é possível com as plantas certas. Se você deseja transformar seu pátio em um refúgio semelhante a uma selva, adicionar plantas tropicais é a maneira perfeita de conseguir isso. Trata-se de criar um retiro exuberante e exótico que agrada aos sentidos e transporta você.

Para alcançar esse resultado, há alguns elementos a serem considerados. O primeiro, claro, é que você vai querer coletar alguns recipientes para suas plantas tropicais. A menos que você viva em um clima tropical, elas precisarão ser levadas para dentro de casa no inverno.

Ao selecionar plantas, procure aquelas com folhagem ousada e dramática. Uma selva tropical é, acima de tudo, dramática e colorida. Folhas grandes e com variação de cores são essenciais para esse espaço.

Paisagens tropicais têm muitas camadas, então escolha plantas de diferentes tamanhos e texturas. Você quer que as plantas sejam distintas em sua aparência individual, mas também trabalhem juntas harmoniosamente. Coloque plantas mais altas e com folhas grandes no fundo e as menores, de crescimento baixo, na frente.

Flores são outra característica das paisagens tropicais. Grandes flores de cores vivas devem ocupar o centro do palco neste paraíso tropical. Recursos aquáticos combinam bem com esse tipo de atmosfera. Elementos de design natural, como bambu e rattan, reforçam um ambiente autêntico.

Lembre-se de que plantas tropicais geralmente precisam de muita umidade, particularmente na forma de umidade do ar. Se você vive em um clima naturalmente árido, será mais difícil criar isso. Um recurso aquático pode ajudar. Tenha um borrifador à mão ou, melhor ainda, instale um sistema de nebulizadores.

Aqui estão algumas plantas para pátio em recipientes que ajudarão a transformar seu pátio em um oásis tropical exuberante.

Árvore de Banana Anã Cavendish

Planta de Baunilha

Árvore de Banana de Sorvete

Monstera

Precisa de suporte para escalar e luz indireta brilhante.

Monstera é uma planta essencial para criar uma atmosfera tropical. Essas populares plantas de interior também crescem bem ao ar livre durante os meses mais quentes. Elas crescem bastante e requerem uma estrutura para escalar, além de precisarem ficar fora da luz solar direta.

Monstera tem folhas grandes, distintas e fenestradas que são inconfundíveis. Enquanto a cor padrão das folhas é verde sólido, há também algumas variações impressionantes.

‘Thai Constellation’ tem variações irregulares de cor creme que lembram estrelas contra o céu noturno. ‘Albo’ tem manchas distintas e ousadas de cor creme. Esta variedade rara é difícil de encontrar e bastante cara!

Estrelícia

Precisa de bastante sol para florescer bem.

A Estrelícia se adapta facilmente à vida em recipientes. É uma peça de destaque com suas folhas longas, largas e em forma de pá. Elas crescem em forma de leque, adicionando muito drama e interesse arquitetônico. Esta planta prefere mais sol do que muitas plantas de pátio de selva. Precisa dele para produzir flores.

As flores são marcantes e distintas. Em tons de laranja, azul, vermelho, roxo e branco, elas se assemelham a um pássaro exótico em voo. Elas levam cerca de três anos para amadurecer o suficiente para florescer. Quando florescem, são espetaculares. Elas preferem estar com as raízes apertadas, então reenvase a cada três anos.

Árvore-da-Borracha

Prospera quando ligeiramente apertada nas raízes e bem podada.

A árvore-da-borracha é um tipo de ficus ou figueira. Tem folhas grandes, oblongas e brilhantes que variam de verde escuro a vermelho, e até mesmo rosa e creme variegadas. Esta planta impressionante se adapta bem à vida em recipientes e é uma planta de interior popular. Como planta de pátio de selva, ela crescerá significativamente mais rápido do que em ambientes internos.

Esta é uma planta de longa vida. Com os devidos cuidados, pode viver por décadas e crescer até três metros ou mais. Você pode podá-la para mantê-la mais baixa, se isso se adequar melhor ao seu espaço. Ela se sai melhor em um vaso se estiver ligeiramente apertada nas raízes. As raízes estabilizam a árvore-da-borracha à medida que ela cresce.

Bromélia

Brácteas e flores brilhantes mantêm a cor por semanas.

As bromélias são uma grande e diversificada família de plantas tropicais e subtropicais. Elas são conhecidas por sua folhagem resistente e ousada e flores brilhantes e duradouras. Relacionadas aos abacaxis, existem mais de 3.000 espécies de bromélias. Muitas delas são excelentes plantas para vasos.

As folhas de bromélia são grossas e coriáceas, e muitas vezes serrilhadas, então manuseie com cuidado. Elas crescem em roseta e frequentemente têm variações na forma de faixas coloridas que percorrem o comprimento das folhas. Suas flores são de tons brilhantes de rosa, laranja, vermelho, amarelo ou roxo. Elas são cercadas por brácteas igualmente coloridas para um espetáculo espetacular.

Alocasia

Pode entrar em dormência em condições mais frias e com pouca luz.

As alocasias são uma das várias plantas tropicais e subtropicais conhecidas como orelhas de elefante. Elas têm folhas grandes, impressionantes, em forma de coração, flecha ou escudo, que se erguem em hastes altas. Quando maduras, produzem grandes flores brancas que consistem em uma espata branca lisa envolvendo um espádice central de creme a amarelo.

Algumas alocasias entram em dormência quando as temperaturas e os níveis de luz diminuem. Regue-as com moderação durante esse período. Elas são favoritas para uso interno e externo, pois se adaptam bem à vida em recipientes.

Coloque variedades maiores na periferia do seu pátio, onde suas folhas impressionantes pendem sobre outras plantas de pátio de selva. Variedades menores são boas para o meio-terreno.

Colocasia

Folhas voltadas para baixo se adaptam a ambientes quentes e úmidos.

As colocasias são semelhantes em aparência às alocasias, e também são frequentemente chamadas de orelhas de elefante. Elas são ligeiramente mais tolerantes ao frio, e suas folhas geralmente pendem com a ponta para baixo. As alocasias frequentemente mantêm suas folhas eretas, com as partes pontiagudas das folhas voltadas para o céu.

Estas são plantas resilientes que se adaptam bem à vida em recipientes. Elas crescerão muito mais quando plantadas no solo, mas são manejáveis como plantas de casa e pátio quando cultivadas em recipientes. Suas cores cobrem uma ampla gama, com variedades e variações em rosa, branco, verde e até preto. Elas causam um impacto visual significativo, especialmente em um espaço menor.

Cordyline

O novo crescimento mostra tons mais brilhantes e vívidos.

Cordyline, também chamada de planta Ti, é uma planta ornamental conhecida por sua folhagem vibrante. Elas são versáteis em jardins e como plantas de recipiente, embora não sejam resistentes ao frio ao norte da zona 9. Elas funcionam excelentemente com uma estética tropical, adicionando textura e cor com sua folhagem em forma de tira.

Essas plantas começam como uma roseta de folhas longas e estreitas. Sua folhagem é comumente em tons de vermelho e roxo, algumas com variação e outras de cor sólida. As novas folhas são frequentemente mais brilhantes e vibrantes, adicionando um toque brilhante de cor entre os vizinhos verdes.

Hibisco

Floresce repetidamente durante os meses quentes.

O hibisco é uma planta de floração essencial que parece tropical, mesmo quando não é. Algumas espécies são tropicais e prosperam nas zonas 9-11. Elas precisam de proteção no inverno. Outras são resistentes ao frio e decíduas. Você pode deixá-las ao ar livre durante o inverno, e elas voltarão mais fortes na primavera.

Os arbustos de hibisco vêm em uma ampla gama de cores e tamanhos. Algumas variedades anãs têm apenas sessenta centímetros de altura, enquanto variedades maiores podem crescer até nove metros. Como plantas de pátio de selva, são fáceis de manter e geralmente permanecem de tamanho pequeno a médio. A única coisa que todas têm em comum são suas grandes flores chamativas e longa temporada de floração.

Caládio

Padrões brilhantes das folhas se destacam na sombra.

Os caládios são plantas compactas, cultivadas a partir de tubérculos, que se assemelham aos tropicais maiores de orelha de elefante. Devido ao seu sistema radicular e tamanho, eles são excelentes plantas de pátio de selva em recipientes. Suas folhas em forma de coração, de cores e padrões ousados, adicionam um toque tropical ao jardim de recipientes do pátio.

Embora os caládios produzam flores, eles geralmente não são cultivados para esse fim. Sua folhagem é a principal atração. As folhas vêm em combinações de verde, rosa, vermelho e branco, muitas vezes com manchas e veios contrastantes e ousados.

Orquídea

Precisa de umidade adicional nos meses secos ou frios.

Quando se trata de flores tropicais, poucas rivalizam com as orquídeas. Suas flores únicas e deslumbrantes são às vezes esparsas, mas enquanto duram, são a principal atração no jardim. Embora algumas espécies sejam resistentes ao frio, as que mantemos como plantas de interior são principalmente tropicais e subtropicais.

As orquídeas variam em termos de tamanho e necessidades de exposição. Algumas têm apenas alguns centímetros de altura, e outras, como as orquídeas de baunilha, são vinhas altas e trepadeiras. Algumas requerem muita luz, enquanto outras prosperam apenas com sol indireto.

As orquídeas podem ser difíceis de lidar em climas secos, e precisam de umidade durante o inverno também. Quando você as traz do frio, uma janela de banheiro é um bom lugar para mantê-las durante o inverno.

Dracena

Cresce bem em luz indireta brilhante em ambientes internos.

As plantas de dracena são excelentes adições tropicais para o pátio. Elas são atraentes, fáceis de cuidar e se adaptam bem à vida em recipientes. Sua forma ereta e folhagem chamativa podem trazer estrutura, altura e um toque tropical ao seu espaço. Também conhecidas como dumbcanes, elas crescem altas e com aparência de árvore ao longo do tempo.

As dracenas prosperam em luz indireta brilhante, mas se adaptam a situações de luz média. Isso as torna fáceis de cuidar durante o inverno, quando são levadas para dentro de casa. Sua folhagem ousada e ampla cria um pano de fundo perfeito para tropicais menores. O sol direto geralmente queima as folhas, então mantenha esta planta fora da exposição direta.

Bananeira

Folhas altas resistem bem ao sol forte.

As bananeiras são maravilhosas por sua folhagem deslumbrante. Alguns tipos ornamentais são excelentes plantas para vasos e permanecerão pequenas o suficiente para serem mantidas em seu pátio. Com a proteção adequada, elas podem passar o inverno até a zona 8, mas raramente frutificam ao norte da zona 10.

Essas perenes grandes e de crescimento rápido não são realmente árvores, mas grandes ervas. Seus troncos se formam a partir de folhas compactadas chamadas pseudocaules. Existem muitas variedades, algumas com folhas coloridas e decorativas. Essas plantas de pátio de selva crescem grandes e suportam sol direto, então são ótimas para as bordas ou fundo do paraíso tropical do pátio.

Planta-Aranha

Envia plantas bebês em longos caules arqueados.

As plantas-aranha são familiares; você pode já ter uma dessas e saber como são fáceis de cuidar. Sua forma única e divertida as torna excelentes para adicionar textura e interesse entre outras plantas tropicais. Folhas pontiagudas e variegadas têm mais contraste se mantidas em luz indireta. Elas desbotam com exposição excessiva.

Uma das coisas divertidas sobre as plantas-aranha é sua reprodução. Elas produzem pequenas mudas no final de longos caules, que você pode deixar intactas ou plantar em seus próprios recipientes. Elas também produzem pequenas flores brancas. Essas plantas de pátio de selva prosperam em ambientes internos, então trazê-las para dentro no inverno é sem estresse.

Palmira

Permanecem gerenciáveis com frondes verdes exuberantes.

As palmeiras trazem um verde tropical exuberante para áreas de convivência ao ar livre sem se tornarem esmagadoras em tamanho. Elas têm frondes plumosas e um hábito de crescimento em touceira. Sua folhagem cria um visual suave e elegante que complementa áreas de estar, entradas ou cantos sombreados.

Essas pequenas palmeiras são fáceis de manter em recipientes. Elas são uma excelente escolha para pátios em climas quentes e passam bem o inverno em ambientes internos em climas mais frios. As palmeiras são uma parte integral das paisagens tropicais, e esta é uma ótima escolha de baixa manutenção.

Filodendro Gloriosum

Espalha-se lentamente com grandes folhas aveludadas.

Este é um dos meus favoritos como planta de interior. Também funciona bem como planta de pátio de selva, como parte de uma estética tropical. Os filodendros podem ser exigentes em muitos casos, mas este é fácil de cuidar e cresce rapidamente. A folhagem é deslumbrante e há pouca manutenção envolvida.

O Gloriosum se espalha pelo chão, ao contrário da maioria dos filodendros, que tendem a ser trepadeiras. Ele envia hastes altas com grandes folhas em forma de coração. As folhas têm um brilho aveludado e veios que são brancos ousados ou verde pálido, dependendo do cultivar. É um pouco raro, mas se você encontrar um desses, compre. Você não vai se arrepender!

Continue sua leitura aqui