Plantas de Interior
As plantas de interior ajudam a purificar o ar, embelezar nossos espaços e aliviar o estresse de nossas vidas agitadas. Então, por que a maioria de nós se compromete além do que pode e cultiva plantas sensíveis que exigem mais atenção do que nossos animais de estimação?
Como jardineiros, adoramos um bom desafio. Mas às vezes, vamos longe demais. Quando as plantas de interior exigem tanto cuidado que nos causam estresse, isso derrota o propósito da jardinagem.
De samambaias tropicais sensíveis a orquídeas exigentes, essas plantas de interior de alta manutenção podem dar dor de cabeça até mesmo aos jardineiros experientes. Abaixo estão 13 plantas de interior difíceis de manter que podem não valer o esforço.
Sementes de Lavanda Inglesa Alta/Vera
Esta é a lavanda alta, tradicional e maravilhosamente perfumada, que é uma erva doméstica extremamente valiosa e fácil de usar, um ingrediente importante em sachês de fragrância e potpourris, uma excelente flor cortada e seca para arranjos, e um componente muito útil em inúmeros projetos de artesanato.
Orquídea Habenaria
Elas produzem flores de cores neon e são difíceis de cultivar devido às suas necessidades rigorosas de dormência.
As orquídeas Habenaria são principalmente espécies terrestres que produzem algumas das flores mais vívidas e quase de cores neon de qualquer orquídea. Existem quase 900 espécies neste enorme gênero, com a maioria dos híbridos vindo da Ásia. Elas são uma das orquídeas mais difíceis, graças ao seu período de dormência e necessidades caprichosas de água e temperatura.
Elas precisam de um meio bem drenado que seja rico em perlita ou casca de orquídea. Você deve manter o solo delas consistentemente úmido durante o período de crescimento, ou elas secarão rapidamente.
No outono, geralmente por volta de novembro, as orquídeas habenaria começam a desaparecer e entram em seu período de dormência. Quando a folhagem fica amarela, você deve parar de regá-las completamente. Você pode remover os tubérculos e colocá-los em um saco com meio de cultivo seco ou mantê-los em seus recipientes. Se você cuidar bem delas, elas devem crescer novamente na primavera.
Samambaia de Boston
Essas samambaias precisam de calor, umidade e umidade consistentes; mudanças repentinas facilmente as estressam e matam.
Não me entenda mal, adoro cultivar samambaias de Boston. Sua folhagem cheia e aparência de selva as tornam irresistíveis quando estão saudáveis. No entanto, essas plantas de interior exigentes podem dar dor de cabeça aos jardineiros ocupados.
Elas são das florestas tropicais da América Central e do Sul, onde as temperaturas permanecem quentes e consistentes. Elas não respondem bem a mudanças de temperatura, umidade, luz ou recipientes. A maioria dos jardineiros falha miseravelmente ao cultivá-las muito perto de luz intensa e áreas onde a temperatura cai.
Essas belas samambaias também são muito sensíveis aos níveis de água. A maioria dos jardineiros, incluindo eu, já destruiu nossas samambaias de Boston ao dar-lhes muita ou pouca água. Se a umidade cair, isso também pode estressar essas plantas de interior de alta manutenção. Então, se você adora um desafio ou simplesmente adora essas plantas, vá em frente! Caso contrário, as samambaias de Boston podem não valer o esforço.
Orquídea Dracula
Orquídeas epífitas crescem em árvores, absorvem nutrientes do ar e requerem alta umidade e luz indireta.
As orquídeas Dracula incluem a estranha orquídea cara de macaco e cerca de 120 outras espécies. Elas são algumas das orquídeas mais estranhas e cativantes que você pode cultivar como plantas de interior. Elas também são bastante difíceis de não matar, especialmente se você for um cultivador de orquídeas novato.
Essas plantas são epífitas, o que significa que crescem em árvores e outras plantas na natureza. Elas consomem nutrientes e água do ar em vez do solo. Elas são plantas simpodiais e crescem a partir de um rizoma central.
Essas orquídeas precisam de um meio de cultivo que possa reter a umidade, como musgo esfagno ou fibra de coco. Elas não respondem bem à luz direta. Regue-as um dia antes de o meio de cultivo secar completamente. Mantenha-as entre 60 e 80°F (16-27°C) com alta umidade, ou elas rapidamente mostrarão sinais de estresse.
Planta Zebra
Mantenha a umidade do verão em 60%-70%, regue consistentemente e reduza a rega ligeiramente no inverno.
As plantas zebra sempre me deram trabalho, especialmente quando eu morava em uma casa com correntes de ar no norte de Michigan. Essas plantas de interior tropicais de alta manutenção são das florestas úmidas da América do Sul. Elas não respondem bem a mudanças nos níveis de água ou quedas de temperatura.
Durante o verão, mantenha um cronograma de rega consistente e evite saturar demais o solo. Mantenha os níveis de umidade altos em torno de 60% a 70% usando um umidificador ou um recipiente de água perto de suas plantas. No inverno, regue um pouco menos, mas mantenha umidade suficiente no solo para evitar que seque.
Se você conseguir mantê-las vivas, as plantas zebra adornam sua casa com folhas grossas e brilhantes com padrões de zebra marcantes.
Banana ‘Cavendish’
As bananas Cavendish precisam de espaço; cultive variedades anãs em ambientes internos ou as de tamanho normal em climas quentes ao ar livre.
As bananas Cavendish são as bananas mais comuns cultivadas comercialmente por seus frutos. Por mais comuns que sejam globalmente, elas são plantas de interior complicadas. Enquanto algumas variedades anãs prosperam como plantas de interior, a Cavendish de tamanho normal provavelmente lhe dará mais problemas do que vale a pena.
Essas plantas tropicais são nativas do Sudeste Asiático e precisam de muito calor, umidade e luz. Elas também crescem incrivelmente altas se você não souber como gerenciar sua altura. Elas precisam de muita água para crescer e de solo rico e bem drenado.
Para a maioria dos jardineiros, as bananas Cavendish ocupam muito espaço em ambientes internos. Mesmo que você consiga cultivá-las, não espere que produzam frutos. Em vez de variedades de tamanho normal, experimente a Cavendish anã ou outras variedades anãs. Se você vive em climas quentes, tente cultivar a Cavendish ao ar livre.
Figueira-Lira
As figueiras-lira precisam de luz, umidade e temperatura estáveis, ou elas perderão folhas e terão dificuldades.
As figueiras-lira são plantas de interior populares, mas se você for como eu, passará muito tempo tentando mantê-las felizes. Essas plantas de interior de folhas largas parecem perder suas folhas com o menor estresse. Se a temperatura, a luz ou os níveis de umidade não estiverem exatamente do jeito que elas gostam, elas perderão suas folhas e murcharão.
Mesmo que você lhes dê todos os cuidados possíveis, notará manchas marrons em suas folhas e áreas amarelas. Isso as torna incrivelmente decepcionantes se você estiver esperando uma folhagem com aparência tropical com pouco trabalho.
Se você insistir em cultivá-las, mantenha a temperatura, a umidade e os níveis de luz o mais estáveis possível. Cultive-as em solo bem drenado e rico em nutrientes. Mesmo quando as condições de cultivo vão bem, não se desaponte se pulgões ou insetos escama destruírem seu progresso.
Orelha-de-Elefante
Essas plantas tropicais precisam de solo bem drenado, espaço amplo e manuseio cuidadoso devido à sua seiva.
As orelhas-de-elefante são plantas de interior de alta manutenção nativas da Polinésia. Elas produzem culturas alimentares como o taro, que é amassado para fazer o alimento reconfortante poi no Havaí. Suas folhas também são cozidas no vapor e consumidas em muitas culturas ao redor do mundo.
Por mais importantes que sejam para a alimentação, elas são plantas de interior incrivelmente exigentes. Isso é especialmente o caso com sua ingestão de água. Elas precisarão de grandes recipientes, cheios de solo bem drenado para conter a quantidade de água que precisam para prosperar.
Elas podem ocupar muito espaço, e antes que você perceba, já ultrapassaram o espaço interno. Se você tiver que replantá-las, os cristais de oxalato de cálcio em sua seiva podem irritar suas mãos como a hera venenosa. A menos que você esteja dedicado, esses comestíveis tropicais são melhores em jardins externos em climas quentes.
Planta Milagrosa
Vinhas tropicais de crescimento rápido precisam de poda, luz abundante e proteção contra sua seiva irritante.
As plantas milagrosas, ou Tradescantia, são plantas de interior populares que muitos jardineiros novatos tentam cultivar. Elas têm lindas folhas em forma de coração, roxas e verdes, que irradiam de caules semelhantes a vinhas. Se você as viu pendendo de prateleiras ou cestos suspensos em salas de estar, pode querer cultivá-las em sua casa.
Mas antes de começar a plantá-las, é importante saber que essas vinhas tropicais não são tão fáceis de cultivar quanto você pensa. Primeiro, elas crescem muito rápido e podem tomar conta de sua casa e de outras plantas. Se não receberem luz suficiente, produzirão um crescimento desordenado e pouco atraente.
Você terá que podá-las regularmente para controlar seu crescimento descontrolado. Quando fizer isso, use luvas limpas para proteger sua pele da seiva irritante.
Gardênia
Gardênias precisam de luz estável, umidade e solo ácido para florescer, ou rapidamente declinarão.
As gardênias têm a reputação de serem desafiadoras, mas muitos jardineiros não resistem à sua folhagem verde brilhante e aroma delicioso. Por mais encantadoras que sejam, são incrivelmente sensíveis a mudanças de luz, temperatura e umidade. Se você não for diligente, perderá rapidamente essas delicadas flores.
Elas precisam da quantidade certa de luz para florescer e apenas água suficiente durante seu período de crescimento. Elas preferem solo ácido, que seja bem drenado e úmido. Você pode precisar fertilizá-las com um fertilizante de baixo pH para obter as melhores flores.
Mesmo que tudo esteja indo bem, você terá que podar e remover as flores murchas consistentemente. Em vez de cultivá-las como plantas de interior, você pode plantá-las ao ar livre nas zonas 7 a 11. Elas crescem relativamente facilmente como arbustos ao ar livre.
Figueira Chorona
Figueiras choronas precisam de alta umidade, movimento mínimo e um umidificador para evitar a queda de folhas.
As figueiras choronas são das selvas tropicais do Sudeste Asiático e da Austrália. Em seu ambiente nativo, recebem luz filtrada através de copas de árvores sempre-verdes altas. O clima é úmido, quente e estável.
Se você for como eu, seu ambiente interno não é nada parecido com isso. Essas pequenas árvores se dão bem em ambientes internos quentes e estáveis, com a quantidade perfeita de luz filtrada e umidade. Se a temperatura interna cair abaixo de 65°F (18°C), elas mostrarão sinais de estresse.
Alta umidade é outra necessidade das figueiras choronas que a maioria das casas nos EUA não pode fornecer. No inverno, você precisará de um umidificador ou um borrifador para manter o ar úmido. Você também não deve movê-las, a menos que queira uma pilha de folhas mortas no chão. Claro, o estresse ambiental de sua casa não as matará, mas mantê-las saudáveis e com a melhor aparência requer muito trabalho.
Calathea
Imite as condições nativas com luz filtrada, umidade estável e solo bem drenado para um crescimento ideal.
Calathea é um gênero de plantas tropicais populares que produzem algumas das folhagens mais bonitas de qualquer planta de interior, mas podem ser muito exigentes. Muitas espécies agora são reclassificadas sob o gênero Goeppertia. Independentemente disso, tanto Calathea quanto Goeppertia são difíceis de manter.
Se você ama essas plantas, pode fazê-las prosperar imitando seu habitat nativo. Isso envolve cultivá-las em solo leve e bem drenado, dando-lhes uma quantidade delicada de luz filtrada e encontrando seu cronograma de rega ideal. Elas também adoram crescer em alta umidade.
Se você vive em uma casa com controle ambiental com temperaturas estáveis e alta umidade, essas plantas deslumbrantes não serão um problema. No entanto, se o clima interno da sua casa flutua ou esfria de vez em quando, considere cultivar outra coisa.
Azaleia
Azaleias internas requerem condições frescas e úmidas e rega cuidadosa para evitar ressecamento ou encharcamento.
Azaleias são algumas das flores mais fáceis e radiantes em seu jardim ao ar livre. Como plantas de interior, podem ser incrivelmente temperamentais. Elas precisam de temperaturas frescas e úmidas para florescer. Se sua casa estiver acima de 65°F (18°C), você terá dificuldade em fazer essas lindas flores prosperarem.
Além de manter sua casa consistentemente fresca, você terá que monitorar seu cronograma de rega. Muita água e o solo rapidamente se tornará encharcado. Pouca água e sua folhagem secará, dando-lhe uma planta de interior com aparência patética.
Se você tiver uma estufa com outras plantas de clima frio, sua azaleia se sairá bem. No entanto, não há nada como cultivar um arbusto de azaleia ao ar livre. Você pode cultivá-las como plantas de interior, mas é melhor deixá-las florescer ao ar livre.
Lavanda
A lavanda prospera ao ar livre, mas tem dificuldades em ambientes internos devido à necessidade de períodos de dormência fria.
A lavanda é um arbusto perene aromático que é uma das ervas mais amadas do mundo. Suas folhas e flores transformam chás, misturas de especiarias, bolos e lattes caros em criações mágicas. Elas são fáceis de cultivar como arbustos ao ar livre em ambientes frescos e ensolarados. Como plantas de interior, são bastante difíceis de acertar.
Você terá que recriar seu ambiente nativo em ambientes internos. Primeiro, você precisa de muita luz solar direta. Ela também precisa de solo rochoso e pobre, não o solo típico de plantas de interior.
O maior problema com a lavanda em ambientes internos é que ela gosta de temperaturas frias durante sua fase de dormência no inverno. Aumentar o aquecimento fará com que ela cresça nova folhagem prematuramente. Fazer essa erva prosperar em ambientes internos geralmente não vale o esforço. Se você tiver espaço em seu jardim, tente cultivá-la ao ar livre.
Principais Considerações
Embora essas 13 plantas de interior sejam difíceis de cultivar como plantas de interior, isso não significa que você não deva tentar. Algumas plantas, como a lavanda, crescem facilmente ao ar livre.
Se você está dedicado a essas plantas de interior, ignore esta lista e divirta-se. Se você ficar impaciente, considere cultivar plantas de interior mais fáceis.