Cactos: Beleza e Contraste
Durante boa parte do ano, apreciamos os cactos por sua natureza de baixa manutenção. Eles adicionam textura e interesse tanto a jardins que economizam água quanto a coleções de plantas de interior. Uma vez por ano, a maioria dessas plantas espinhosas faz algo notável: elas florescem. Bem, talvez não seja notável no sentido de que a maioria das plantas faz isso. Mas, por algum motivo, um cacto florido tem um impacto diferente.
O contraste entre espinhos afiados e pontiagudos com a suave beleza de uma flor colorida faz deles um dos meus favoritos. A justaposição inesperada do perigo os torna intrigantes. Há suspense em esperar que esses botões se abram e se revelem como beleza entre os espinhos.
Embora as flores de cacto venham em uma variedade de cores, há algo no rosa que me encanta. Certamente, amarelo, laranja e vermelho são bonitos por si só. O rosa tem a conotação de suavidade e feminilidade e, para mim, contribui mais para a contradição da suavidade contra os espinhos. Aqui estão alguns dos meus cactos favoritos que produzem flores rosa perfeitas.
Ouriço ‘Primeira Luz’
Desfrute dos tons do amanhecer dessas cativantes flores matinais.
Echinopsis são plantas pequenas com um grande hábito de florescimento. ‘Primeira Luz’ é um híbrido deste gênero, conhecido especificamente por suas flores. Todos eles florescem, mas este tem flores excepcionalmente marcantes. Echinopsis são chamativos e grandes em comparação com seu hospedeiro. Eles se abrem pela manhã, e ver um deles é um começo incrível para qualquer dia. A planta tem um hábito de crescimento columnar e possui muitas costelas cobertas de espinhos.
As flores de ‘Primeira Luz’ são grandes e, através de cruzamentos seletivos, as cores são exclusivamente belas. Como o nome sugere, você encontrará aqui os tons do amanhecer. As pétalas variam de rosa mais escuro na parte externa a um suave blush no centro. Na base, há um brilho dourado sutil que as ilumina de dentro para fora.
Coroa ‘Carnaval’
Desfrute de flores vibrantes no topo de um cacto de baixa manutenção.
Coroa ou rebutia é um pequeno cacto arredondado e aglomerado. Pilhas de pequenas esferas espinhosas são de um verde profundo com explosões de espinhos brancos brilhantes em saliências elevadas por toda parte. Eles são fáceis de cuidar, mesmo entre outros cactos, e ótimos para iniciantes.
‘Carnaval’ nem sempre produz flores cor de rosa, elas também podem ser laranja, vermelhas ou amarelas, mas o rosa é perfeitamente adorável. Essas flores em forma de estrela são grandes em comparação com a planta, com um anel de pétalas mais escuras cobertas por um anel de pétalas mais claras. Elas têm uma coroa de estames amarelos pálidos que se revelam quando se abrem completamente.
Pó de Arroz
Pelos macios e flores vibrantes tornam este cacto único.
Pó de arroz é vencedor do Prêmio de Mérito de Jardim da Royal Horticultural Society. Ele recebe seu nome comum dos pelos macios, finos e brancos que aparecem como um emaranhado espalhado sobre a superfície espinhosa. Os pelos obscurecem parcialmente os espinhos, mas não se engane e manuseie-os com cuidado. Esses espinhos existem e podem machucar.
No topo das pequenas esferas verdes, este cacto forma botões rosa em um círculo semelhante a uma coroa. Eles se abrem em pequenas explosões de pétalas rosa pálido e escuro com um pequeno spray de estames no centro. Embora alguns sejam tolerantes à geada, o pó de arroz é sensível ao frio. Tenha cuidado ao deixá-lo ao ar livre quando houver possibilidade de temperaturas congelantes.
Pera Espinhosa ‘Cavaleiro Negro’
Pás azuladas e flores magenta brilhantes fazem uma declaração ousada.
Pera espinhosa é um cacto mais marcante com grandes pás planas marcadas por pequenos aglomerados uniformes de pequenos espinhos amarelos. Eles são mais fáceis de manusear porque os espaços entre os espinhos são grandes o suficiente para evitá-los. Grandes aglomerados ramificados dessas pás crescem até cerca de 38 centímetros de altura, às vezes mais.
As pás são azuladas e, no inverno, quando expostas a temperaturas frias, adquirem um tom roxo. A cor mais comum para flores de pera espinhosa é amarela, mas ‘Cavaleiro Negro’ é única. Esta variedade é criada para ter flores magenta brilhantes com uma coroa distinta e cheia de estames amarelos no centro.
Queixinho Anão
É uma planta adorável com flores marcantes que iluminam qualquer ambiente.
Este pequeno cacto é simplesmente adorável e faz uma excelente planta de interior. Também é vencedor do Prêmio de Mérito de Jardim da RHS e é excepcionalmente encantador. O pequeno caule arredondado é de um azul-esverdeado suave com costelas largas e segmentadas. Os espinhos são poucos, longos e pontiagudos.
Esses pequenos montes são conhecidos por sua estatura diminuta e suas flores maravilhosas. As flores são grandes, crescendo a partir das costelas em caules robustos. Elas são substanciais em comparação com o resto da planta. As rosas são de um tom suave que se destaca lindamente contra o azul-esverdeado do corpo.
Língua do Diabo
É uma planta resistente com espinhos impressionantes e flores vibrantes.
Este parece intimidador. Língua do Diabo é um cacto resistente com incrível tolerância ao calor e à seca. Também possui espinhos grandes e imponentes por todo o caule em forma de barril. Alguns deles são largos e achatados, lembrando uma língua pontiaguda. Alguns são vermelhos e outros são amarelos, tornando este um cultivar colorido.
As flores nem sempre são rosas, mas quando são, têm um tom magenta positivamente brilhante. Após a floração, pequenos frutos surgem, proporcionando uma ótima fonte de alimento para pássaros e outros pequenos animais. Este também é vencedor do Prêmio de Mérito de Jardim.
Almofada Espinhosa
É uma plantinha charmosa com uma adorável coroa de flores.
Esta é uma almofada espinhosa encantadora. Ela ganha seu nome com milhares de espinhos longos, afiados e rígidos que cobrem as pequenas esferas. Essas esferas se aglomeram ao longo do tempo, formando um pequeno aglomerado. Os brotos são fáceis de remover e usar para propagação, tornando este um bom exemplar para compartilhar.
Na primavera, um anel de flores rosas perfeitas forma uma coroa no topo arredondado. Eu adoro o visual deste com sua coroa; parece que poderia simplesmente abrir os olhos e ganhar vida.
Arco-Íris
Tem uma aparência marcante com anéis de cor e flores brilhantes.
Outro cacto com uma personalidade única é o Arco-Íris. Anéis de espinhos de cores diferentes decoram o corpo cilíndrico, fazendo jus ao seu nome. Ele ganha um Prêmio de Mérito de Jardim, e não é difícil entender por quê. Como cactos, este é marcante e se destaca na multidão.
Algumas plantas mais velhas criarão brotos, mas geralmente são solitárias por muitos anos. Elas podem produzir várias flores no topo de seu único caule, no entanto. As flores são grandes, em forma de funil, e magenta, com uma garganta branca brilhante e estames com pontas rosas.
Almofada de Neve
São belamente únicas com uma sensação de almofada e flores delicadas.
Este pode ser o cacto mais adorável que já vi. Almofada de neve é fofa como um botão. O globo de tamanho médio pode crescer até 30 centímetros de altura. Jatos de espinhos brancos são rígidos, mas densos, dando a aparência de formar uma almofada macia sobre a esfera. É, claro, vencedor do Prêmio de Mérito de Jardim da RHS.
O hábito de florescimento deste é simplesmente maravilhoso. Um anel de flores rosa suave forma uma coroa no topo, mas também pode aparecer em outras partes do corpo. A combinação de cores é delicada e adorável.
Almofada da Vovó
Pelos macios e flores vibrantes fazem este se destacar.
A vovó é outro cacto almofada e tem toneladas de pelos finos e macios que se misturam com seus espinhos afiados. Eles começam em forma de globo, mas crescem mais altos, eventualmente formando cilindros. Este nativo do México não é tolerante à geada como alguns cactos, então precisa ser levado para dentro no inverno.
A vovó é uma grande florista. Uma grande coroa de flores rosa-avermelhadas forma uma coroa distintiva ao redor do topo do caule. Após caírem, frutos vermelhos se formam em seu lugar, que são comestíveis e uma fonte de alimento para pássaros e pequenos animais.
Lírio da Páscoa
Esferas verdes impressionantes têm grandes flores vistosas no topo.
Você pode se lembrar do ouriço da minha primeira entrada acima, que é outro nome para o cacto lírio da Páscoa. Isso se refere à planta-mãe não híbrida daquele. Lírio da Páscoa forma um aglomerado de pequenas esferas globulares de verde brilhante. Elas têm costelas distintas pontilhadas com jatos de espinhos duros e afiados.
As flores são excepcionalmente grandes em comparação com a planta como um todo. As flores tubulares variam de branco a blush, com uma massa de estames brancos no centro. Este é um pouco mais tolerante ao frio e geralmente suporta uma leve geada.
Páscoa
Tropical e adorável, tem flores brilhantes que se destacam.
Todos os cactos de feriado são plantas bonitas com grandes flores chamativas. Páscoa faz parte da lista porque, embora todos tenham diferentes cores como opções, Páscoa produz principalmente diferentes tons de rosa. Uma fonte de caules planos e segmentados compõe o corpo deste, e as flores aparecem nas extremidades. É um epífito tropical em vez de uma planta terrestre.
Páscoa é distinta dos outros porque floresce na primavera em vez de no outono ou inverno. O nome diz tudo. As flores são substanciais, mas proporcionais, e se abrem em forma de estrela. No centro, há um pequeno aglomerado em forma de estrela de estames de cor creme.
Espinha de Peixe
Caules em zigue-zague únicos e flores que florescem à noite criam beleza.
Espinha de peixe também é chamado de zigue-zague e não é um cacto espinhoso tradicional. Em vez disso, tem longos caules em zigue-zague que pendem para baixo como um cacto de feriado. Há outra planta que leva o mesmo nome, que é semelhante em aparência, mas há diferenças na estrutura do caule. Você também pode conhecer este como cacto orquídea.
Espinha de peixe floresce à noite. Suas grandes flores exóticas e perfumadas se abrem à noite, liberando um perfume intoxicante. As flores ousadas, magenta e amarelas desbotam pela manhã, então podem ser difíceis de observar, mas são uma visão que vale a pena ficar acordado para ver.