Orquídeas podem ser misteriosas, especialmente para aqueles que são novos no hobby. Esses epífitos não crescem no solo na natureza como a maioria das plantas de casa comuns, então suas necessidades fundamentais são um pouco diferentes. Como replantá-las e quando fazer isso?
Ao replantar uma orquídea em crescimento, uma regra geral é buscar um novo recipiente que seja um tamanho maior que o anterior. Isso significa cerca de cinco centímetros mais largo em diâmetro. Você deve sempre usar casca fresca ou mistura de plantio.
Existem alguns sinais claros de que é hora de mover sua orquídea para um vaso maior e mais fresco. Há também uma lista de indicadores não tão óbvios, incluindo situações onde o replantio pode ajudar uma planta em dificuldade a florescer novamente. Considere os seguintes sinais de que é hora de replantar sua orquídea.
Raízes Aglomeradas
Transfira-as para recipientes maiores com base nas raízes para evitar o excesso de aglomeração.
Enquanto as pessoas frequentemente cometem o erro de escolher o tamanho do vaso com base no tamanho e formato das plantas, você deve realmente selecionar os vasos com base no tamanho do sistema radicular. Mas com orquídeas, os tamanhos dos vasos devem ser especificamente baseados no volume das raízes.
Se você olhar para o seu vaso e descobrir uma massa emaranhada de raízes aglomeradas, é hora de replantar. Claro, isso pode ser um pouco complicado, pois espécimes saudáveis podem ter muitas raízes aéreas fora do vaso, crescendo acima do meio de cultivo.
Independentemente das raízes aéreas fora da mistura de plantio, você não quer que aquelas dentro do vaso fiquem muito aglomeradas.
Se a proporção de raízes para o meio estiver desequilibrada, com muitas raízes em um vaso e pouco meio, pode não haver o suficiente da sua mistura grossa para reter a umidade para a planta. Você pode se ver tendo que regar cada vez mais frequentemente para manter a planta feliz.
Falta de circulação de ar no vaso de um epífito também nunca é uma boa ideia. Quanto mais aglomerado tudo estiver dentro do vaso, mais provável é que você experimente crescimento de fungos ou apodrecimento.
Planta Pesada no Topo
Elas podem se tornar muito pesadas no topo e cair sem a manutenção adequada.
Embora o volume de raízes deva determinar principalmente o tamanho do vaso, você também pode precisar replantar uma planta pesada no topo.
Esses epífitos naturalmente crescem de maneira horizontal na natureza. A menos que sejam frequentemente girados, eles provavelmente crescerão dessa maneira em vasos também. Com o tempo, isso leva a eles “caírem” do vaso. Um espécime com folhas grandes e pesadas pode facilmente tombar, especialmente em um vaso leve ou pequeno.
Se você tem uma planta pesada no topo que continua caindo ou parece estar em perigo de fazê-lo, avalie suas raízes. Elas estão um pouco aglomeradas? Se sim, é definitivamente hora de atualizar.
No entanto, se elas parecem se encaixar perfeitamente e você tem uma mistura de orquídea fresca e saudável no seu vaso, o que você deve fazer? Embora não pareça o momento tradicionalmente correto para replantar, você certamente não quer que sua planta caia.
O que você pode fazer nesse caso é replantar em um vaso do mesmo tamanho que seja muito mais pesado. Isso ancorará sua planta pesada no topo no lugar. Materiais como cerâmica e terracota podem funcionar. Apenas certifique-se de que seu novo vaso tenha muitos orifícios de drenagem e aberturas para aeração.
Meio Antigo
Melhore sua saúde transferindo-a para um novo vaso com meio de cultivo fresco.
Um dos aspectos mais complicados de cultivar orquídeas para entusiastas de plantas de casa é acertar o meio de cultivo, já que é tão diferente do solo de envasamento que você usaria tradicionalmente para uma Monstera, um lírio da paz ou um cacto.
Uma vez que você finalmente tem o equilíbrio certo, seja criando sua própria mistura de casca de orquídea e outros meios ou simplesmente comprando uma “mistura de envasamento para orquídeas” de alta qualidade, fique de olho no meio dentro do vaso. Com o tempo, ele começará a se decompor.
Meio de envasamento antigo e decomposto que está se decompondo pode levar ao apodrecimento das raízes. À medida que a casca se decompõe, ela retém umidade excessiva. Também pode abrigar crescimento bacteriano ou fúngico.
Mesmo que pareça que as raízes se encaixam perfeitamente no vaso atual, você precisa proteger sua planta saudável do meio antigo. Se o vaso atual ainda for do tamanho certo, você pode remover a planta, jogar fora ou compostar o meio antigo e replantar a orquídea no mesmo vaso com meio fresco. Apenas certifique-se de limpar e desinfetar o vaso primeiro.
Se o meio estiver velho, com cheiro ruim e se decompondo, e sua planta também estiver um pouco grande demais para o vaso atual? Replante com meio fresco em um recipiente maior.
Falta de Flores
Muitos problemas podem causar escassez de flores.
Vamos ser honestos. Existem muitas razões pelas quais as orquídeas podem não florescer tão frequentemente ou tão prolificamente quanto você gostaria. Falta de luz, falta de fertilizante, temperaturas incorretas, correntes de ar, raízes não saudáveis e outros problemas podem fazer com que uma planta pare de florescer.
Se a sua não floresceu em um ou dois anos, há muitos possíveis culpados. Primeiro, você deve ser um detetive, passando lentamente pela lista de razões pelas quais a floração parou.
Certifique-se de que está recebendo a quantidade adequada de luz, água e fertilizante. Garanta que está alojada no meio apropriado com bastante fluxo de ar. Confirme que sua técnica de rega está correta. Investigue realmente todas as possíveis causas.
Na minha experiência, a falta de luz tende a ser o culpado final. Você pode pensar que sua orquídea está recebendo luz suficiente perto da sua janela preferida ou sob uma luz de crescimento, mas talvez não esteja. Mova-a para um local realmente mais claro, e você pode ver uma nova folha dentro de semanas, e um talo de flor a seguir mais tarde.
Se você fez sua devida diligência, simplesmente acredita que não há mais nada que você possa fazer e esperou pacientemente por mais de um ano, então tente replantar. Talvez um vaso mais arejado ou meio fresco resolva o problema.
Crescimento Atrofiado
Elas podem precisar de mais luz para crescer e se desenvolver corretamente.
Semelhante ao sinal de “falta de flores”, muitos fatores podem causar crescimento atrofiado. Orquídeas precisam da quantidade certa de água, fertilizante aplicado corretamente e mais luz do que você imagina para crescer adequadamente.
Com o tempo, seu epífito pode experimentar crescimento atrofiado. Isso pode ser especialmente aparente quando você teve uma planta por muito tempo e está familiarizado com a rapidez com que ela cresceu no passado. Se você tem certeza de que sua orquídea desacelerou, é hora de considerar um replantio.
Talvez não haja tanto espaço no recipiente atual quanto necessário. Talvez isso esteja causando falta de absorção de água ou nutrientes. Talvez o meio não esteja exatamente apodrecendo, mas não está tão fresco quanto sua planta gostaria. Essas plantas podem ser exigentes!
Se sua orquídea cresceu consistentemente por anos e está em uma posição excelente para exposição solar adequada, mas de repente começou a crescer muito mais lentamente, considere replantá-la. Movê-la para um recipiente ligeiramente maior com meio fresco pode resolver o problema.
Isso também lhe dará a oportunidade de investigar de perto quando você estiver mudando de um recipiente para outro.
Folhas Enrugadas
As folhas podem enrugar quando falta água.
Folhas enrugadas em uma orquídea de outra forma saudável são um indicador de que as folhas não estão absorvendo tanta água quanto gostariam, levando à aparência enrugada e enrugada. Essas folhas provavelmente também estão moles e lutam para manter sua forma.
Claro, a primeira coisa que você deve fazer para uma orquídea com folhas enrugadas e murchas é regá-la. No entanto, se você descobriu que suas folhas continuam a aparecer dessa maneira, apesar de um cronograma de rega estelar, é hora de investigar a causa raiz.
Orquídeas que superaram seu recipiente secarão muito mais rápido. O meio em seus recipientes só pode conter uma certa quantidade de umidade cada vez que você rega. Se as plantas cresceram maiores com significativamente mais raízes, elas não terão acesso a umidade suficiente.
As raízes também podem ser incapazes de absorver muita umidade ou nutrientes de um meio em decomposição, o que pode levar a folhas enrugadas. E finalmente, ironicamente, se você regou demais e com muita frequência, as raízes podem ter apodrecido. Isso significa que elas não podem absorver água, levando a folhas enrugadas.
Considere replantar em um recipiente ligeiramente maior com meio fresco. Se suas raízes de orquídea estiverem podres, remova cuidadosamente as raízes para corrigir o apodrecimento das raízes, replante em um recipiente de tamanho apropriado e tome medidas para evitar o apodrecimento no futuro.
Raízes Expostas em Excesso
Raízes expostas são normais, mas podem indicar problemas de saúde da planta.
É totalmente normal que orquídeas tenham raízes aéreas expostas. Na natureza, essas plantas não estariam crescendo no solo. Elas não estariam crescendo em nada que se pareça com “casca de orquídea” ou “mistura de envasamento para orquídeas” também. Como muitas orquídeas são epífitas, elas florescem quando estão presas a árvores ou outras plantas.
Suas raízes têm múltiplas funções. Elas não apenas absorvem água e nutrientes, mas também se enrolam e se fixam na casca, galhos de árvores e outras superfícies para manter as orquídeas no lugar.
Como tal, faz todo o sentido que elas enviem raízes em direções selvagens, nem todas direcionadas para baixo no meio. Você pode até ter descoberto algumas grudadas nas suas paredes ou móveis.
Embora raízes expostas sejam normais e naturais, uma quantidade excessiva delas pode significar que é hora de replantar. Mais e mais podem estar crescendo além do meio porque o recipiente está muito aglomerado.
Em resumo, sua orquídea superou seu recipiente. Ao atualizar para o próximo recipiente, escolha um que possa conter mais raízes. Tenha cuidado para não quebrar nenhuma durante a transição.
Flores Gastas
Escolha o momento certo ao planejar transferi-las para novos vasos.
Se sua orquídea acabou de terminar de florescer—ou seja, as flores caíram e o caule ficou marrom—pode ser hora de replantar. Isso não é porque o recipiente atual causou o desbotamento das flores, mas porque o período pós-floração é o momento mais seguro para a manutenção da planta.
As flores podem durar de dois a três meses, e então seu tempo acaba até o próximo ano. Isso é uma parte normal e saudável do ciclo de vida da planta e não deve preocupá-lo. Para a maioria dos cultivadores, as flores são a principal razão pela qual cultivam essas plantas.
Replantar orquídeas enquanto estão produzindo um talo de flor ou florescendo ativamente pode ser estressante para a planta, fazendo com que os caules ou flores desbotem. É por isso que o melhor momento para replantar, por qualquer motivo, é logo após a floração para evitar danos.
Não fique triste com as flores gastas. Em vez disso, aproveite essa janela de tempo para replantar sua orquídea com segurança sem danificar nenhuma flor.
Talvez você tenha notado que ela está lentamente superando seu recipiente atual ou que o meio está ficando meio velho. Talvez você apenas tenha um novo vaso atraente que gostaria de usar. Agora é a hora de fazer a mudança.
Problemas de Pragas
Diferentes pragas podem atacar essas plantas.
Existem várias pragas com as quais as orquídeas podem lutar, especialmente quando cultivadas em meio antigo e em decomposição que não foi renovado em alguns anos. Cochonilhas, escamas e outras pragas comuns de plantas de casa podem invadir sua planta querida.
Se você está tendo problemas com pragas, a primeira coisa que você precisa fazer é identificar a praga e pesquisar a melhor maneira de lidar com ela. É muito provável que parte desse processo envolva remover a planta, inspecionar suas raízes e substituir o meio.
Depois de lidar com a praga da maneira apropriada, provavelmente é uma boa ideia replantar sua planta completamente. Por que arriscar o vaso antigo ou o meio antigo que ainda pode estar um pouco infestado?
Comece com um vaso limpo e não utilizado. Obtenha uma mistura de envasamento para orquídeas ou casca fresca. Escolha um recipiente com excelente circulação de ar que seja apenas um pouco maior que a massa radicular. Sua orquídea passou por muita coisa; por que não tratá-la com uma nova casa limpa?
Raízes Podres
Raízes podres podem ser comuns devido ao excesso de rega.
Existem algumas razões pelas quais as raízes da sua orquídea podem estar apodrecendo. A mais comum é o excesso de rega, que pode ocorrer quando você rega a planta com muita frequência, quando o meio retém muita água, ou ambos.
Outra causa de apodrecimento das raízes é meio em decomposição, que incentiva o crescimento de fungos que levam ao apodrecimento das raízes. Matéria em decomposição não é um bom lugar para as raízes de orquídeas ficarem no ar estagnado dentro de uma casa.
Seja qual for a razão, se suas raízes apodreceram, então é hora de um replantio refrescante. Tome as medidas apropriadas para remover as partes apodrecidas, usando tesouras afiadas e limpas para cortá-las da planta hospedeira.
Uma vez que as partes apodrecidas estejam removidas, avalie o tamanho da massa radicular restante. Escolha um novo recipiente que seja do tamanho certo. Dependendo de quanto você removeu, o novo vaso pode ser do mesmo tamanho que o antigo, ou possivelmente até um pouco menor.
Determine por que o apodrecimento ocorreu em primeiro lugar. Você regou com muita frequência? O meio retinha muita água? Se você precisar ajustar o tipo de mistura de plantio, faça isso agora durante o replantio.
Vaso de Viveiro Ruim
Verifique se o vaso tem drenagem adequada.
Finalmente, às vezes você recebe uma nova orquídea na loja ou recebe uma como presente, apenas para perceber imediatamente que ela parece condenada desde o início. Pode estar em um vaso sem drenagem, em solo de envasamento tradicional ou plantada muito profundamente com uma coroa enterrada.
Seja qual for a razão, provavelmente não é tarde demais para salvá-la. Basta replantar sua nova planta imediatamente. Lembre-se de que orquídeas em floração podem perder suas flores se perturbadas, então prossiga com esse replantio por sua própria conta e risco. Você precisa pesar a importância das flores com a precariedade da situação atual da planta.
Se a orquídea estiver em uma situação decente—não ideal, mas não fatal—considere esperar até que as flores estejam gastas, então replante. Se você acha que a situação atual pode apodrecer a planta após um mês ou dois, então você provavelmente deve movê-la para um vaso apropriado imediatamente.
Se não estiver florescendo para começar, então por que não replantá-la agora? Dê uma semana ou mais para se aclimatar à sua casa, e então mova-a para um recipiente adequado com mistura de plantio fresca e arejada.