Planta de Confrei: Melhorador de Solo e Atrativo para Polinizadores

No momento, você está visualizando Planta de Confrei: Melhorador de Solo e Atrativo para Polinizadores

Usada como cobertura morta, fertilizante, acelerador de compostagem, atrativo de polinizadores e quebrador de solo argiloso, a planta de confrei é uma adição inestimável a qualquer jardim.

Os primeiros brotos de confrei aparecem na primavera. Em junho, ela já cresceu até a altura da cintura, com uma infinidade de lindas flores em forma de sino, de cor rosa a roxa, cada uma com uma pequena abelha se deliciando com o rico néctar do confrei.

Deixo as abelhas se alimentarem por algumas semanas antes de fazer minha primeira colheita. Os caules são cortados ao nível do solo, picados grosseiramente e adicionados como um impulso necessário de nitrogênio ao meu composto frio e rico em carbono.

Dentro de algumas semanas, novas folhas brotam, medindo de 30 a 38 cm de comprimento, e estão prontas para serem colhidas para alimentar as agora famintas culturas de vegetais e frutas. A folhagem do confrei é rica em potássio e minerais traço, magnésio e cálcio, perfeita para tomates, pimentões e abóboras.

E assim, o ciclo começa para pelo menos mais duas colheitas. São pelo menos 3-4 colheitas por temporada. O que não amar no confrei?

Bons Produtos na Amazon para Cultivar Confrei:

Guia Rápido de Cuidados

A planta de confrei é uma potência no jardim que vale a pena cultivar. Fonte: London Permaculture

Nome Comum: Confrei, Knitbone, Bruisewort, Knitback, Church bells, Russian

Nome Científico: Symphytum officinale, Symphytum x uplandicum

Família: Boraginaceae

Altura & Espalhamento: 90-120 cm de altura, espalhamento indefinido

Luz: Prefere solos úmidos, mas também é tolerante à seca

Solo: Argiloso, bem drenado, retentor de umidade

Água: Regar semanalmente

Pragas & Doenças: Lesmas, caracóis, oídio, ferrugem do confrei

Tudo Sobre o Confrei

O confrei é uma planta herbácea perene resistente e membro da família Boraginaceae, que inclui Borragem, Miosótis, Echium, Brunnera e Cerinthe. Existem duas espécies principais de confrei, Symphytum officinale, também conhecido como confrei comum e nativo da Europa e Ásia, e o confrei russo, Symphytum x uplandicum, um híbrido natural descoberto pela primeira vez em Upland, Suécia, no século XIX. O S. x uplandicum é um cruzamento entre o confrei comum e o Symphytum asperum, o confrei de flores azuis originário da Rússia.

O confrei comum tem sido cultivado desde os tempos antigos gregos e romanos, quando era usado medicinalmente principalmente como cataplasma para curar ossos quebrados, contusões e outras lesões, daí os nomes comuns knitbone, knitback e bruisewort.

Embora semelhantes em aparência e cultivo, existem algumas diferenças chave entre o confrei comum e o confrei russo. O confrei comum pode se reproduzir por dispersão de sementes, tornando-se potencialmente invasivo. As flores do confrei russo são estéreis, portanto, a propagação é feita por estacas e divisão. As folhas do confrei russo são maiores, produzindo rendimentos mais altos.

Os primeiros brotos verdes do confrei emergem do seu canteiro de jardim como crescimento basal da sua coroa no meio da primavera. Ele rapidamente forma um grande tufo com folhas de 30 a 35 cm de comprimento, em forma de lança, verdes e com textura áspera, com muitos pequenos pelos espinhosos que podem causar irritação na pele.

À medida que a primavera avança e as temperaturas sobem em direção ao verão, caules floridos grossos e ramificados surgem da coroa com folhas menores. Aparecem cachos de flores tubulares em forma de sino, pendentes, variando em cor de amarelo, rosa, roxo e azul, dependendo da espécie. Na altura máxima, o confrei pode atingir de 90 a 120 cm.

O confrei morre naturalmente após a floração. Os caules pesados muitas vezes colapsam e são rapidamente substituídos por novos brotos. Cortar a planta antes que ela floresça acelerará o processo de rebrota. As temperaturas frias do outono iniciam a dormência de inverno.

Espécies de confrei a serem observadas incluem:

Bocking 14: Uma excelente variedade para usar como cobertura morta ou fertilizante líquido para culturas frutíferas devido ao seu alto teor de potássio. Este confrei contém 7,09% de potássio em comparação com 3,09% de outras variedades de confrei comum.

Hidcote Blue: Uma atraente perene de borda que cresce aproximadamente 50 cm de altura e 60 cm de largura.

Axminster Gold: Um cultivar variegado com longas folhas verdes com margens amarelas, atingindo 46 cm.

O confrei floresce em uma variedade de cores, como estas roxas. Fonte: UnconventionalEmma

Usos Permaculturais do Confrei

O confrei é a estrela de qualquer jardim de permacultura, especialmente a variedade Bocking 14. O único problema com o cultivo do confrei é acompanhar a colheita no seu jardim. Aqui estão algumas maneiras de usar o confrei em seus espaços de jardim como uma planta multifuncional!

Mulch: As coberturas mortas ajudam a reter a umidade e adicionar volume e nutrientes ao solo. A cobertura morta de confrei faz tudo isso com um mega impulso de nitrogênio e potássio. Simplesmente corte e deixe no solo!

Fertilizante de chá de confrei: Isso é feito deixando as folhas de molho em água por até seis semanas. Você saberá que está pronto quando a mistura se tornar viscosa e cheirar a ovos podres. Coe o líquido e dilua na proporção de 1:10. Quanto mais tempo as folhas ficarem de molho, mais forte e escuro será o chá.

Fertilizante concentrado de confrei: Isso leva um pouco mais de tempo do que o chá de confrei, mas pode ser armazenado por até um ano. O fertilizante concentrado é feito comprimindo as folhas com pesos durante vários meses para produzir um líquido concentrado espesso e escuro. Você pode comprimir as folhas em um balde ou tubo e drenar o líquido concentrado em uma garrafa para armazenamento. Dilua o concentrado na proporção de 1 parte de concentrado para 40 partes de água.

Composto: Folhas frescas ajudam a equilibrar a proporção de nitrogênio/carbono no composto e aceleram a decomposição.

Confrei em pó: Folhas secas de confrei são fáceis de esfarelar para produzir pó de confrei. Revolva o pó em um canteiro preparado algumas semanas antes de plantar.

Adubo verde: O confrei pode ser cultivado como adubo verde, incorporando a folhagem ao solo quando a planta ainda é jovem, adicionando biomassa e nutrientes valiosos de volta ao solo. Este método não é isento de problemas, que discutiremos mais tarde.

Biodiversidade: As flores de confrei atraem polinizadores e outros insetos benéficos. As grandes folhas também fornecem sombra e umidade para besouros e outros insetos vitais para um ecossistema saudável.

Plantando Confrei

O confrei se propaga melhor a partir de estacas ou divisão. A propagação por sementes tende a ser lenta e irregular.

As sementes podem ser semeadas no outono ou na primavera em bandejas de sementes ou módulos para plantio quando todo risco de geada tiver passado. Estacas de raiz podem ser retiradas no início do ano e cultivadas em vasos ou bandejas de células grandes na estufa ou em um local abrigado e iluminado no jardim. As divisões de plantas podem ser realizadas no outono e plantadas em suas novas posições imediatamente.

As plantas de confrei são tolerantes à maioria das condições de cultivo, mas prosperam em pleno sol a sombra parcial e solos retentores de umidade. O espaço é um fator importante a considerar antes de plantar confrei. O confrei cresce vigorosamente, muitas vezes dobrando de tamanho a cada ano. Escolha um local onde haja espaço suficiente para permitir que o confrei cresça e onde não sombreie outras plantas.

Cultivar em recipientes é uma ótima opção se você tem pouco espaço. Cultive confrei em recipientes grandes e profundos que acomodem a raiz principal da planta. Canteiros elevados são outra excelente opção que conterá as raízes. No entanto, sacos de cultivo podem não ser ideais e exigirão muita água para manter sua planta satisfeita.

Cuidados

As grandes folhas de confrei fazem uma excelente cobertura verde. Fonte: Terrie Schweitzer

Aqui estão algumas dicas sobre como cultivar confrei em casa, embora esta planta incrível mais ou menos cuide de si mesma.

Sol e Temperatura

O confrei cresce melhor em pleno sol a sombra parcial, requerendo pelo menos 3-4 horas de luz solar direta por dia. Em climas quentes, plante confrei onde ele terá sombra durante o período mais quente do dia. Adequado para crescer na zona USDA 4-9 com temperaturas variando de -40°F a 80°F.

Sua planta pode murchar em altas temperaturas e pode sofrer danos por geada se exposta muito cedo na estação. Como uma perene herbácea, esta planta surgirá no início do ano quando as condições forem adequadas. Ainda assim, beneficiará de coberturas de lã ou geada se geadas tardias forem previstas.

Água e Umidade

O confrei gosta de condições de solo úmido, mas também é surpreendentemente tolerante à seca. As raízes principais podem acessar água em profundidades que outras plantas não conseguem alcançar. Regar uma vez por semana com mangueiras de imersão é ideal. Regar quando a planta começa a morrer no inverno não é necessário.

Solo

Solo argiloso, bem drenado, mas retentor de umidade é o melhor para cultivar confrei, mas ele tolera a maioria dos tipos de solo, incluindo solo argiloso pesado ou arenoso. As raízes profundas do confrei ajudam a quebrar solos argilosos em preparação para o cultivo de outras culturas. pH do solo recomendado: 6,0 – 7,0.

Fertilização

O confrei pode tolerar condições de solo pobres. Ele eventualmente melhorará o solo através da decomposição de sua própria folhagem. Se sua planta estiver com dificuldade para se estabelecer, alimente o confrei com um fertilizante líquido de algas marinhas ou um fertilizante granular orgânico balanceado de baixa potência. A maioria de suas necessidades será baseada em nitrogênio para um bom desenvolvimento da folhagem, mas os outros nutrientes são importantes para a floração.

Poda

O confrei cresce rapidamente durante os meses de primavera e verão. As folhas podem ser cortadas até o nível do solo 3-4 vezes por temporada e usadas como fertilizante, cobertura morta, etc. Dentro de 4-6 semanas, as folhas estão prontas para a colheita novamente. Se as plantas de confrei não forem podadas, os caules floridos se tornam fracos e colapsam no solo. O rebroto acontece naturalmente e logo após isso. O que resta é uma grande bagunça de confrei desordenada e pouco atraente. Podar regularmente manterá seu canteiro de confrei limpo e arrumado e mais fácil de trabalhar.

Ao cultivar Symphytum officinale, podar antes que as flores formem sementes limitará a quantidade de plantas de confrei auto-semeadas surgindo ao redor do seu jardim.

Seu confrei pode se auto-semeiar agressivamente uma vez que desenvolve cabeças de sementes. Fonte: mwms1916

Propagação

Symphytum officinale pode ser propagado por sementes, estacas de raiz e divisão. As sementes das flores de Symphytum x uplandicum são estéreis, portanto, estacas de raiz e divisão são as principais opções para variedades desta espécie.

As sementes podem ser semeadas na primavera em bandejas de sementes ou módulos, embora a germinação possa ser lenta e irregular. Mantenha as mudas úmidas e plante em suas posições finais de cultivo após todo risco de geada ter passado.

Estacas de raiz podem ser retiradas na primavera e no outono. Simplesmente desenterre uma porção da planta e corte a quantidade de raiz necessária. Corte as raízes em pedaços de 2,5 cm e plante a 2,5 cm de profundidade em um vaso cheio de composto. Cubra com 2,5 cm de composto e mantenha úmido. Quando os brotos aparecerem e as raízes começarem a sair do fundo do vaso, estão prontas para serem plantadas.

A propagação por estacas de raiz é muito fácil porque quase todas as partes das raízes produzirão novas plantas. Isso pode causar problemas para pessoas que desejam cultivar confrei como adubo verde, resultando em uma multidão de novas plantas que são difíceis de erradicar. Ao mover uma planta madura para um novo local, certifique-se de desenterrar toda a bola de raiz, pois até mesmo um pequeno pedaço de raiz deixado para trás crescerá novamente e se multiplicará.

As plantas podem ser divididas no outono e as divisões plantadas em seus novos locais imediatamente. Simplesmente desenterre toda a planta e, usando uma pá, corte a coroa do confrei para fazer as divisões.

Solução de Problemas

Uma vez que a floração termina, as flores caem para revelar a cabeça de sementes. Fonte: amortize

O confrei pode ser afetado por alguns problemas comuns. Aqui estão algumas coisas a observar.

Problemas de Cultivo

Plantas de confrei maduras podem se tornar desordenadas no jardim e parecer desarrumadas se não forem mantidas em forma. Pode as plantas até o nível do solo 3-4 vezes por temporada e você será recompensado com uma excelente cobertura morta rica em nutrientes e fertilizante natural.

Dividir seu confrei a cada poucos anos ajuda a controlar sua propagação lenta, mas persistente.

Pragas

Lesmas e caracóis atacam brotos jovens de confrei à medida que emergem, devorando-os completamente e deixando buracos nos caules. Procure pelo rastro de limo brilhante como evidência. Reduza as populações removendo seus esconderijos diurnos e locais de reprodução, como madeira úmida e tapetes de ervas daninhas. Remova à mão à vista (melhores resultados à noite) ou deixe armadilhas de cerveja ou aveia que podem ser coletadas e descartadas pela manhã. Como último recurso, use pellets orgânicos de lesmas/caracóis. Leia o rótulo cuidadosamente para garantir que não prejudicarão outros animais selvagens ou animais de estimação.

Doenças

O oídio prospera em alta umidade, deixando um crescimento fúngico branco espesso nas folhas que inibe a fotossíntese e prejudica o crescimento. Mantenha uma boa higiene no jardim, removendo a folhagem infectada para evitar que a doença se espalhe e reinfete nos anos seguintes. Forneça luz solar adequada e boa circulação de ar. Trate as plantas afetadas com um fungicida orgânico, como fungicida de cobre, enxofre ou bicarbonato de potássio, antes ou ao primeiro sinal da doença.

A ferrugem do confrei é uma doença fúngica que enfraquece as plantas e retarda o crescimento. Aparece como manchas laranja nas folhas, contendo esporos que podem infectar plantas vizinhas. Remova as folhas infectadas ao primeiro sinal e descarte-as. Não as compostem, pois os esporos podem passar o inverno no solo e nas pilhas de compostagem e reinfectar as plantas no ano seguinte. Uma aplicação de fungicida de cobre pode retardar o reaparecimento. O confrei russo tende a ser mais resistente do que outras espécies.

Perguntas Frequentes

P: Por que o confrei é ilegal nos EUA?

R: Não é ilegal cultivar confrei nos EUA. No entanto, é ilegal vender confrei como erva medicinal para uso interno porque os alcaloides pirrolizidínicos contidos nas folhas podem causar danos graves ao fígado quando ingeridos e podem até ser absorvidos pela pele quando usados como cataplasma medicinal. Esta é uma ótima planta para manter nos jardins por todos os seus benefícios permaculturais, mas usar confrei como erva curativa não é recomendado.

P: O confrei é um bom fertilizante?

R: O confrei é rico em nutrientes, tornando-o um excelente fertilizante para plantas frutíferas e floríferas.