Guia Rápido de Cuidados
Às vezes chamada de planta máscara de macaco, a Monstera adansonii é uma bela planta tropical. Fonte: spurekar
Nome(s) Comum(ns) Planta queijo suíço, monstera de Adanson, planta cinco buracos Nome Científico Monstera adansonii Família Araceae Altura & Largura 0,9-1,5m como planta de interior, até 4m como trepadeira Luz Luz indireta brilhante Solo Mistura de envasamento à base de turfa com boa drenagem Água Quando o topo de 2,5 cm do solo estiver completamente seco Pragas & Doenças Insetos de escama, ácaros, manchas foliares
Tudo Sobre a Monstera Adansonii
Nativa da América Central e do Sul, partes do sul do México e das Índias Ocidentais, a Monstera adansonii faz parte da família Araceae. Essas plantas de selva são semelhantes ao seu primo, Monstera deliciosa, mas não crescem tão grandes. Além disso, em vez dos grandes recortes em suas folhas, elas desenvolvem grandes buracos ovais à medida que amadurecem, dando-lhes a aparência de queijo suíço.
Com formato de coração ou oval, a folha é projetada para capturar a luz solar de forma eficiente, apesar de todos esses buracos. Elas geralmente habitam profundamente nas florestas tropicais e realmente precisam apenas de luz indireta brilhante para prosperar. À medida que a planta amadurece, suas folhas gradualmente desenvolvem mais e mais desses buracos distintivos.
Esses buracos servem a outro propósito além de filtrar a luz solar para a planta. A planta cinco buracos pode resistir a ventos fortes simplesmente deixando a brisa passar! E ao contrário de seu parente M. deliciosa, a M. adansonii sempre mantém as bordas completas de sua folha, então os buracos permanecem buracos em vez de recortes profundos.
Na primavera, elas desenvolvem uma flor de cor creme com toques de roxo. Não é sempre que aparece para os cultivadores domésticos, mas na natureza, é uma visão comum.
Um cultivar popular desta planta é a Monstera adansonii ‘Archipelago’. Este espécime deslumbrante tem coloração variegada nas folhas, tornando-o ainda mais visualmente atraente.
O hábito de crescimento da planta é como uma trepadeira. Ela produz raízes aéreas a partir do caule que podem se agarrar à casca das árvores ou outras folhagens. No entanto, também faz uma bela planta pendente em um cesto suspenso. A trepadeira de queijo suíço é notoriamente rápida e fácil de cultivar, não importa como você a cultive.
Cuidados com a Monstera Adansonii
Uma folha imatura de Monstera adansonii Schott. Note a ausência de buracos na folha jovem. Fonte: Alex Popovkin
A planta cinco buracos é uma planta de interior deslumbrante. Vamos revisar todas as dicas que você precisará para fornecer o melhor cuidado para sua beleza da selva!
Luz & Temperatura
Em seu habitat natural, a Monstera adansonii cresce em florestas tropicais e áreas semelhantes a selvas. Consequentemente, ela se desenvolve melhor em iluminação que imita esse ambiente. Luz indireta brilhante ou sol parcial é o ideal. Ela pode crescer na sombra, mas tende a ter um crescimento mais lento.
Evite condições de sol pleno. Muita luz causará queimaduras nas belas folhas. Fique com luz indireta para evitar danos.
As temperaturas devem ser quentes como regra geral. Esta planta crescerá melhor entre 18-29 graus Celsius, mas pode suportar temperaturas tão baixas quanto 10 graus Celsius com impacto mínimo. Quando o frio cair consistentemente para cerca de 4 graus Celsius, é melhor trazer sua planta para dentro de casa para fornecer mais calor.
Esta planta não é resistente a geadas ou congelamento. Temperaturas tão baixas causarão danos severos e potencial morte da planta.
Água & Umidade
O método “molha e seca” é uma boa opção para as plantas de queijo suíço adansonii. Espere até que o solo pareça seco e teste a camada superior de 2,5 cm. Se estiver seco ao toque, umedeça o solo brevemente, depois espere alguns minutos antes de regar até que o excesso saia pelos orifícios de drenagem na base do vaso. Espere até que o solo seque novamente antes de regar.
Os níveis de umidade devem estar acima de 50% para esta planta sempre que possível. Embora tolere níveis de umidade tão baixos quanto 40%, está acostumada a condições de floresta úmida. Colocar um umidificador nas proximidades é uma ótima maneira de aumentar a umidade do ar ambiente.
Se você não tiver um umidificador, coloque uma bandeja de pedras ou rochas sob a planta. Adicione água suficiente para cobrir metade das pedras. À medida que evapora, aumentará a umidade diretamente ao redor da planta.
Solo
Um solo bem drenado é importante para sua planta de queijo suíço Monstera adansonii. Mas como a planta requer alguma retenção de umidade, optar por uma mistura de envasamento rica em turfa é uma boa escolha. A turfa absorverá seu próprio peso em água e a liberará lentamente para as plantas, mas permitirá que o excesso drene livremente. Casca de orquídea ou outro material grosso como perlita é uma boa adição para drenagem.
Os níveis de pH do solo podem variar de ligeiramente ácidos a ligeiramente alcalinos. No entanto, sua planta se desenvolve melhor com um pH entre 5,5 e 7,0.
Fertilizante
A flor da M. adansonii não é muito atraente, e ela não frutifica como a M. deliciosa. Fonte: Alex Popovkin
As plantas Monstera como espécie são alimentadoras de baixa a moderada, mas suas necessidades realmente dependem de seu tamanho. Uma trepadeira de queijo suíço que é imatura e que recebe condições de baixa luminosidade não crescerá tão rapidamente nem precisará de tanto fertilizante. Plantas maiores com condições de alta luminosidade podem precisar de consideravelmente mais.
Uma boa regra é fornecer um fertilizante balanceado, solúvel em água, diluído à metade da força a cada duas semanas. Substitua uma de suas sessões normais de rega por essa alimentação, e sua monstera deve ficar perfeitamente feliz. Nos meses de final de outono ou inverno, alimente apenas uma vez por mês, pois suas plantas não estarão crescendo ativamente durante esse período.
Se sua mistura de envasamento incluiu fertilizante inicialmente, espere alguns meses antes de começar um regime de fertilização. Isso dá à monstera tempo para absorver o alimento que já estava em seu solo.
Replantio
Tipicamente, a Monstera adansonii gosta de ficar ligeiramente apertada em seu vaso. Você deve garantir que ela não tenha um vaso superdimensionado, pois isso pode criar um ambiente onde a podridão radicular pode se instalar.
Se as raízes começarem a ficar visíveis na parte inferior do vaso, você sabe que é hora de replantar. Uma planta muito alta e espessa também pode precisar ser replantada para ter espaço suficiente para continuar crescendo. Se você estiver aumentando o tamanho do vaso, aumente apenas um pouco. Certifique-se de que seu vaso tenha boa drenagem na base.
Use uma nova mistura de envasamento ao replantar, pois as raízes apreciarão. Aproveite esse momento para inspecionar as raízes também. Use tesouras esterilizadas ou uma faca afiada e esterilizada para remover quaisquer partes que mostrem sinais visíveis de podridão.
Replante na mesma profundidade que estava anteriormente, pressionando levemente o solo para firmá-lo ao redor das raízes e caules.
Propagação
Fácil de propagar via estacas, a Monstera adansonii é mais comumente produzida dessa forma. Cada um dos caules desenvolve raízes aéreas nos nós. Se você remover uma estaca logo abaixo de algumas raízes aéreas visíveis, pode plantá-la com raízes e tudo.
Se não houver raízes aéreas evidentes, selecione uma estaca que tenha pelo menos 2-3 nós ao longo do caule. Remova todas as folhas, exceto algumas na ponta da estaca, e coloque-a em solo úmido com pelo menos 1 nó abaixo da superfície do solo. Mantenha a estaca úmida e o solo úmido até que comece a desenvolver novo crescimento. Temos mais dicas para cuidar de suas estacas, se precisar!
Poda & Treinamento
Como cresce rapidamente, podar sua monstera é necessário. Corte quaisquer folhas danificadas, marrons ou mortas. Você pode cortar as pontas dos caules se estiverem muito longas, e isso incentivará hábitos de crescimento mais densos.
Para treinar sua trepadeira de queijo suíço a subir, certifique-se de ter um suporte ou treliça robusta. Usando pedaços de tecido ou pedaços de plástico largo, mas macio, amarre seções do caule frouxamente ao suporte. Deixe espaço ao redor do caule para que ele possa se mover.
Com o tempo, a monstera desenvolverá raízes aéreas a partir de seus caules e se prenderá ao suporte por conta própria. Nesse ponto, você pode remover quaisquer amarras, permitindo que ela suporte seu próprio peso.
Resolução de Problemas com a Planta Máscara de Macaco
Folha madura de M. adansonii. À medida que as folhas amadurecem, desenvolvem seus buracos distintivos. Fonte: abbynormy
A máscara de macaco tem problemas limitados que enfrentará, mas isso não significa que esteja livre de problemas. Vamos revisar o que pode acontecer e como resolver se ocorrer!
Problemas de Crescimento
O excesso de água pode causar amarelecimento das folhas. Mas a descoloração pode ser causada por mais de uma fonte. Muita luz solar também pode causar amarelecimento ou escurecimento das folhas.
Se você estiver descobrindo muitas superfícies de folhas amareladas, certifique-se de que sua planta não esteja em luz solar direta – luz indireta é melhor. Se não estiver, reduza a frequência de rega conforme descrito anteriormente. Deixe o solo secar entre as regas.
Plantas que estão no caminho de um ar condicionado ou ventilação de aquecedor podem experimentar uma redução na umidade do ar. Lembre-se, essas plantas preferem umidade! Mova-as para um local onde não estejam em uma corrente de ar direta.
Pragas
Duas pragas sugadoras são comuns para a Monstera adansonii – ácaros e insetos de escama. Pequenas populações de insetos de escama podem ser removidas usando um cotonete embebido em álcool. Para ácaros ou populações maiores de insetos de escama, o óleo de neem é recomendado. Cubra todas as superfícies das folhas e caules com uma fina névoa de óleo de neem.
Se as condições não melhorarem, considere usar um spray de piretrina ou um pesticida orgânico à base de piretrina para eliminar esses pequenos insetos irritantes.
Doenças
Várias doenças de manchas foliares podem aparecer em sua monstera. Isso pode causar manchas amarelas ou marrons, às vezes se espalhando lentamente para cobrir grande parte da superfície da folha. Tipicamente, são causadas por um fungo que colonizou suas folhas. Tanto a mancha foliar de alternaria quanto a mancha foliar de septoria são variações possíveis.
Um spray de fungicida à base de cobre é uma boa solução orgânica para eliminar a maioria das variedades de manchas foliares.
Perguntas Frequentes
P: Quão rápido a Monstera adansonii cresce?
R: Da primavera até o início do outono, a Monstera adansonii cresce bastante rápido. Você pode se ver podando-a regularmente para mantê-la sob controle. Se você estiver treinando-a para crescer para cima, ela continuará crescendo até ficar sem espaço para subir. Mas uma vez que o clima frio de final de outono e inverno se instala, ela entra em dormência. Você obterá muitos centímetros de crescimento durante a estação quente, mas quase nenhum nos meses frios.
P: Qual é a diferença entre Monstera obliqua e Monstera adansonii?
R: M. obliqua é extremamente rara e tem buracos tão grandes que há mais buraco do que folha. Uma folha de Monstera obliqua parece quase mais com renda do que com uma folha! Em contraste, a Monstera adansonii tem muitos buracos, mas é aproximadamente metade buraco, metade folha em suas folhas.