Como Plantar, Cultivar e Cuidar de Pentas

Você está visualizando atualmente Como Plantar, Cultivar e Cuidar de Pentas

Chamado para Todos os Entusiastas de Borboletas!

Se você está procurando uma planta de florescimento de baixa manutenção que certamente atrairá seus amigos alados para o jardim, você está no lugar certo. Adicionar esta planta ao seu espaço de polinizadores é uma maneira maravilhosa de fornecer alimento para insetos benéficos.

Cachos coloridos de flores florescem repetidamente, tornando-se uma fonte constante de cor na paisagem. Essas plantas tropicais resistentes não gostam de clima frio, mas são ótimas adições anuais em climas frios.

Pentas é uma planta de florescimento encantadora que é uma excelente adição ao jardim de polinizadores. Seu longo período de florescimento significa alimento para os polinizadores e flores para você, da primavera ao outono. Elas são fáceis de cuidar e altamente resistentes a doenças. Vamos conhecer as pentas e como cultivar essas plantas ricas em néctar em seus canteiros de flores.

Visão Geral

Esta é uma espécie de planta dentro do gênero Pentas.

Tipo de Planta

Pentas lanceolata

Área Nativa

África, Madagascar, Península Arábica, Comores

Requisitos de Rega

Moderado

Pragas e Doenças

Ácaros, lagartas, pulgões

Tipo de Solo

Úmido, fértil, bem drenado

O Que É?

Pentas são anuais ou perenes, dependendo do seu clima. Elas são perenes em climas tropicais, onde florescem quase o ano todo. Em climas mais frios, são anuais que florescem durante a maior parte da primavera, verão e outono.

Frequentemente um elemento básico em jardins de polinizadores, as flores são muito atraentes para insetos benéficos. Borboletas e beija-flores são especialmente atraídos pelas variedades vermelhas. Elas fornecem uma excelente fonte de alimento para esses polinizadores e ainda são bonitas.

Do ponto de vista ornamental, estas são plantas fantásticas. Elas são coloridas e de baixa manutenção e raramente têm problemas relacionados a pragas ou doenças. Vamos dar uma olhada nas adoráveis pentas e como cultivar essas flores no jardim.

Área Nativa

Pentas são plantas tropicais. Elas são nativas de regiões tropicais na África, Madagascar, Comores e Península Arábica. Os arbustos geralmente crescem em pastagens e, em seu ambiente nativo, podem crescer até seis pés de altura e largura. Muito maiores do que crescerão como anuais ou mesmo perenes em cultivo.

Características

Pentas são plantas arbustivas de tamanho pequeno a médio. Elas são às vezes chamadas de estrela egípcia devido à aparência das flores. As flores são pequenas e aparecem em cachos em forma de umbela. Cada flor tem cinco pétalas que formam uma estrela. O nome da planta vem da palavra grega para uma série de cinco, referindo-se, é claro, ao arranjo das pétalas.

As plantas amadurecem entre um e quatro pés de altura, dependendo da variedade. Elas são muito ramificadas e arbustivas, com folhas densas e lanceoladas. As folhas verde-escuras têm uma cobertura de pelos curtos e finos.

Essas plantas florescem em uma variedade de cores, incluindo branco, rosa, roxo, lavanda e vermelho. Elas não têm fragrância detectável. Elas não são autolimpantes, então é necessário remover as flores murchas se você quiser que elas continuem florescendo.

Plantio

Você pode cultivar essas plantas em vasos ou no solo. Elas não gostam de secar, então certifique-se de ter um método de irrigação por perto. Elas crescerão em pequenos arbustos, atingindo de dois a três pés em um ano, como anuais. Como perenes, podem crescer até quatro pés de altura e largura, então em climas quentes, certifique-se de dar espaço para elas se espalharem.

Transplante

Pentas são melhores transplantadas na primavera. Isso lhes dá o maior tempo de florescimento como anuais. Eu sempre recomendo regar bem suas plantas antes de transplantar. Raízes hidratadas são mais flexíveis e a folhagem hidratada suporta melhor o choque.

Prepare o local e emende o solo, se necessário, cavando buracos pelo menos 12 polegadas de distância para essas plantas. Cave buracos ligeiramente maiores que o torrão. Afrouxe o torrão suavemente e remova-o do vaso, posicione-o no buraco e preencha novamente. Bata levemente o solo para remover bolsas de ar e regue suas plantas.

Cultivo a Partir de Sementes

Pentas transplantam bem, então não há razão para esperar até que o solo aqueça para semear essas sementes. Você pode começar suas sementes dentro de casa cerca de sete ou oito semanas antes da última data de geada prevista. Isso lhe dará uma vantagem na temporada de florescimento.

Encha suas bandejas de sementes com uma mistura de envasamento de alta qualidade e úmida. Essas sementes precisam de luz para germinar, então você não quer plantá-las profundamente. Pressione-as levemente na superfície do solo e não as cubra.

Coloque suas sementes em um local brilhante para ajudar na germinação e mantenha-as aquecidas e úmidas. Você pode cobrir suas sementes com uma tampa de plástico ou filme plástico para criar um efeito de estufa, mas remova-o assim que as sementes germinarem. Endureça suas mudas por dez dias antes de plantar no solo ou em vasos.

Como Cultivar

Cultivar pentas não é desafiador, mas elas requerem alguma consideração em termos de umidade. No geral, são de baixa manutenção e têm muito poucos problemas. Elas funcionam bem na maioria dos espaços com luz solar suficiente. Você pode até cultivá-las dentro de casa se tiver uma janela ensolarada.

Luz

Sombra à tarde ajuda as plantas a se manterem frescas durante o calor do meio do verão.

Sol pleno é o melhor para essas flores, o que significa pelo menos seis horas de exposição diária. Embora possam crescer em sombra parcial, elas tendem a ficar desengonçadas e pouco atraentes. Sem mencionar que não florescerão tão bem.

Em climas frios, seria difícil dar sol demais às suas pentas. Em climas quentes, onde terão que enfrentar o calor do meio do verão, alguma sombra à tarde as manterá com uma aparência fresca.

Água

Folhas e flores murchas indicam necessidade de rega diária em clima quente.

Uma vez que estabelecem raízes, pentas serão um tanto tolerantes à seca. No entanto, elas preferem solo úmido e terão uma aparência melhor se receberem água regularmente. Isso é especialmente verdadeiro durante os meses quentes de verão e em períodos de pouca chuva.

Se você notar suas folhas e flores parecendo caídas ou murchas, elas precisam de água suplementar. Em vasos, essas plantas precisarão de rega diária a cada dois dias em clima quente.

Solo

Elas prosperam em solo ligeiramente ácido a neutro.

Como gostam de solo úmido, é melhor plantá-las em solo que retenha um pouco de umidade. Se você tiver solo arenoso, pode emendá-lo com algum composto orgânico ou solo de jardim. Elas também apreciam solo fértil, então o composto ajudará a aumentar a densidade de nutrientes do solo.

Como preferem muita umidade, também precisam de solo que drene adequadamente. Pés encharcados geralmente significam podridão radicular para pentas. O pH ideal para essas belezas floridas é ligeiramente ácido a neutro. Um pH entre seis e sete é perfeito.

Temperatura e Umidade

As plantas toleram níveis de umidade de até 95-98%.

Quente e úmido são as condições sob as quais elas são mais felizes. Como nativas da África e Arábia, as plantas de pentas preferem clima quente. Elas começarão a entrar em dormência quando as temperaturas caírem abaixo de 55°F. Quando se trata de umidade, elas suportam níveis muito altos. Níveis de até 95-98% são perfeitamente aceitáveis.

Fertilização

Mude para uma fórmula rica em fósforo mensalmente à medida que a floração se aproxima.

Comece com força misturando algum fertilizante no solo na hora do plantio. Uma fórmula equilibrada é melhor para esse propósito. À medida que o tempo de floração se aproxima, comece a usar um fertilizante de estímulo de floração uma vez por mês. Uma fórmula rica em fósforo manterá essas flores florescendo.

Manutenção

Remova as flores murchas regularmente para melhores resultados de floração.

No início da temporada, belisque suas pentas para promover ramificação. Isso lhes dará uma forma arbustiva atraente com muitos ramos nos quais florescer. Continue regando regularmente e fertilizando mensalmente para uma explosão de cores. Remover as flores murchas é importante para maximizar a floração.

Propagação

Faça estacas quando as plantas estiverem crescendo ativamente para garantir o momento ideal.

A propagação é um processo simples. Você pode propagar por sementes, o que já cobrimos, ou por estacas. Vamos revisar um método simples de propagação por estacas enraizadas. Você pode querer propagar suas plantas para espalhá-las para outras partes do jardim ou compartilhá-las com amigos jardineiros.

1. O Momento é Importante: Você quer fazer suas estacas enquanto a planta está crescendo ativamente. Um novo ramo enraizará melhor do que um maduro.

2. Escolha o Meio Certo: Um solo de envasamento bem drenado que retenha um pouco de umidade será o melhor para esse processo. Raízes novas e delicadas sufocarão rapidamente em tipos de solo pesados e densos. Encha pequenos vasos ou células com sua mistura de envasamento úmida.

3. Faça Suas Estacas: Corte ramos com cerca de quatro polegadas de comprimento, cortando em diagonal na parte inferior para maximizar o espaço de enraizamento. Em seguida, remova as flores, se existirem, e a maioria das folhas. Deixe algumas folhas para a fotossíntese.

4. Plante as Estacas: O hormônio de enraizamento é opcional, mas útil e recomendado. Use a ponta de um lápis para fazer buracos no solo. Coloque a estaca no buraco e firme levemente o solo ao redor do caule para mantê-lo no lugar.

5. Cubra: Cubra suas estacas com plástico ou um saco transparente para reter a umidade e criar uma pequena estufa. Faça um ou dois furos no plástico para ventilação.

6. Escolha um Local: Coloque suas estacas em um local quente com luz brilhante, mas indireta. Um pouco de luz direta está ok, mas muito estressará suas mudas. Deixe-as em paz, apenas perturbando-as para manter o solo úmido. Suas estacas devem enraizar em cerca de seis semanas. O novo crescimento indicará sucesso!

Variedades Populares

Lucky Star Mix

Esta variedade floresce profusamente no início da temporada.

A série ‘Lucky Star’ é extremamente popular por seu incrível hábito de florescimento. Esta variedade floresce cedo na temporada e permanece compacta como resultado. Remova as flores murchas regularmente para continuar florescendo até o outono. A mistura é uma combinação de todas as cores da série, que inclui branco, vermelho, rosa e violeta. Plante todas para uma adição dinâmica a canteiros e bordas.

Falling Star Pink Bicolor

Essas flores pequenas criam uma cobertura de solo encantadora com hábitos rastejantes.

Pequena, mas poderosa, ‘Falling Star Bicolor Pink’ pode ser minha variedade favorita. Seu tamanho diminuto faz delas uma ótima cobertura de solo colorida para áreas de baixo tráfego. Tem um pouco de hábito rastejante, o que é único. As flores são perfeitamente adoráveis, estrelas rosa pálido com centros cor de rosa.

Starcluster White

A planta apresenta grandes cachos de flores brancas puras em forma de estrela.

Esta variedade mais recente estreou em 2014 e realmente faz jus ao seu nome de poder estelar. Os cachos de flores são grandes massas de flores brancas puras perfeitamente em forma de estrela. É um arbusto de tamanho médio que funciona bem em uma ampla gama de espaços. As flores são particularmente impressionantes.

Graffiti Lipstick

Esta é ideal para bordas ou perto de caminhos para receber os convidados com cores alegres.

Imagine o tom perfeito de um batom rosa forte em forma de flor. Compacta e extra florífera, esta variedade tem flores ousadas e chamativas. Faz uma borda maravilhosa, plante esta ao lado do seu caminho de entrada para receber os convidados com seus tons alegremente brilhantes de rosa e verde.

Problemas Comuns

Pentas são fáceis de lidar no jardim, com poucas pragas ou doenças a serem observadas. Elas são realmente plantas resistentes. Fique de olho nestas coisas, apenas por precaução. Elas são sensíveis ao clima frio, mas isso não afeta a temporada, desde que você espere o solo aquecer antes de plantar.

Pragas

Use um jato forte de água para desalojar as pragas.

As pragas geralmente deixam esta planta em paz, com apenas algumas exceções. Como é um atrativo para borboletas, lagartas podem mastigar as folhas de vez em quando. Como você lida com isso depende do seu propósito ao plantar pentas. Se você quer atrair borboletas, terá que conviver com as lagartas. Caso contrário, a remoção manual é uma maneira eficaz e segura de se livrar delas sem envenenar os polinizadores.

Ácaros e pulgões são as outras pragas que podem apresentar um problema para esta planta. Para uma infestação leve, borrife suas plantas com um jato forte de água. Isso derrubará muitos dos insetos. Se você não conseguir eliminá-los dessa maneira e os predadores naturais não ajudarem, o óleo de neem os eliminará. Certifique-se de borrifar à noite para que seque antes que os polinizadores visitem pela manhã.

Doenças

Inspecione novas plantas cuidadosamente para doenças ou infestações ao chegar.

A única doença de nota que afeta pentas é a mancha bacteriana nas folhas. Os sintomas incluem folhas amareladas ou queda de folhas, bem como manchas encharcadas de água que se tornam marrons e pretas nas folhas. A prevenção é a melhor maneira de lidar com essa doença, porque uma vez que você a tem, essas plantas precisam ser removidas.

Quando você traz suas plantas para casa, certifique-se de inspecioná-las para qualquer potencial doença ou infestação. A maioria dessas coisas vem em outras plantas, então a inspeção de qualquer planta que você traga para o jardim ajudará muito na prevenção.

Perguntas Frequentes

De jeito nenhum. Todas as partes da planta são perfeitamente seguras para seus animais de estimação e para as pessoas.

Na maioria das vezes, não, elas não são invasivas. Em condições ideais, podem se auto-semearem e se espalharem, mas geralmente não são agressivas.

Folhas amarelas são geralmente um indicativo de excesso ou falta de água. Se as folhas parecerem secas e enrugadas, precisam de mais água. Se as folhas parecerem caídas e moles, isso é um sinal de que estão recebendo água demais.

Pensamentos Finais

Pentas são maravilhosos pequenos arbustos que trazem muita cor ao jardim sem fazer alarde. Além disso, elas são um grande trunfo no jardim de polinizadores. Como borda, em massa ou em um vaso, você vai adorar a massa de flores em forma de estrela que vem desta planta. Dê-lhes sol pleno e bastante água, e veja essas belezas florescerem por muitos meses.