Cultivar peônias é uma alegria. Para o jardineiro que cultiva flores para corte, essas são algumas das flores mais espetaculares para arranjos florais. Elas são grandes, macias e têm uma fragrância delicada, mas maravilhosa. Combine isso com sua folhagem atraente, e é difícil imaginar por que qualquer jardineiro não cultivaria essas perenes floridas e requintadas.
Um aspecto importante do cultivo dessas flores é quando e como podá-las. Podar e cuidar delas não é algo que você faz de uma só vez, então essa é a primeira coisa que precisamos abordar. Ao cultivar peônias, haverá poda a ser feita na primavera, verão e outono.
Podar no outono é vital para a saúde e longevidade de suas plantas. Mas, antes de falarmos sobre podá-las no final da estação, vamos abordar a poda menor na primavera e no verão. Estas são importantes por suas próprias razões.
Poda na Primavera
Remover botões no primeiro ano fortalece as raízes.
A poda que suas peônias precisam na primavera depende da idade delas. No primeiro ano, não permita que floresçam. Eu não acredito que estou dizendo isso, porque eu também sou um jardineiro impaciente. Mas é para o melhor, eu prometo.
Remover todos os botões no primeiro ano faz algo pelo qual você será grato no futuro. Permite que a planta concentre energia no desenvolvimento de raízes fortes, o que faz uma planta forte. Produzir essas grandes flores requer muita energia de uma pequena peônia. Corte os botões no primeiro ano, e você terá flores maiores pelo restante da vida da planta.
Após o primeiro ano, tudo o que você precisa fazer na primavera é remover as flores murchas. Espere até que as pétalas caiam. Siga o caule até o primeiro conjunto de folhas abaixo da flor e corte logo acima das folhas. Isso manterá sua planta com uma aparência arrumada. Também ajuda a conservar energia que será aplicada ao crescimento saudável da folhagem e das raízes. Remover matéria em decomposição também ajudará a prevenir problemas fúngicos.
Poda no Verão
Modelar plantas no verão melhora seu apelo estético.
No verão, o objetivo da poda muda de ajudar a preservar energia para manter uma planta saudável. Devido à sua folhagem grande e densa, as peônias são suscetíveis a doenças fúngicas. A umidade pode ficar presa ali, e então você acaba com coisas como oídio ou botrítis.
O objetivo no verão é manter o fluxo de ar através do centro de suas plantas. Inspecione para ver se há ramos doentes, particularmente no interior. Remova quaisquer ramos doentes ou danificados e, se você viver em um clima úmido, é uma boa ideia desbastar o interior.
O verão também é um bom momento para modelar suas plantas. O propósito disso é puramente estético, e isso é completamente aceitável. Você pode podar até um nó ou conjunto de folhas para modelar o topo e os lados. Você também pode cortar ramos mais para trás para causar mais ramificação e uma planta mais cheia.
Poda no Outono
Podar peônias herbáceas no outono promove a saúde da planta ao remover a folhagem morta.
Há um fator importante a considerar nesta equação, e isso é o tipo de peônias que você tem. Existem dois tipos, e eles têm hábitos de crescimento diferentes, então precisam de tratamentos diferentes no outono. Se suas peônias são do tipo herbáceo, você deve podá-las até o solo no outono. Se você está cultivando peônias arbóreas, elas precisam de tratamento diferente. Para nossos propósitos, discutiremos os tipos herbáceos primeiro e depois chegaremos às peônias arbóreas, que na verdade são arbustos.
A poda no outono serve a um propósito importante na vida e saúde de suas peônias herbáceas. Remover a folhagem morta ajuda a prevenir doenças, controlar infestações de insetos e manter uma forma agradável para suas plantas. Elas crescerão mais fortes na primavera e deixarão para trás quaisquer problemas que possam estar enfrentando no outono.
Passo 1: Escolha o Momento Certo
Permita que a folhagem da peônia naturalmente fique amarela e marrom após a primeira geada.
As peônias têm uma folhagem deslumbrante no outono. À medida que o clima muda, as folhas mudarão para um bronze impressionante, então você não quer podá-las muito cedo. Você quer aproveitar esse aspecto de suas plantas. O momento ideal para fazer a poda principal é após a primeira geada. Uma vez que a folhagem fique marrom, este é o momento de fazer a poda.
A folhagem da peônia não é resistente à geada, mas suas raízes são. Após a primeira geada, você notará que a folhagem começa a ficar amarela e depois marrom à medida que morre. Resista à tentação de podar antes desse momento. As folhas e caules ainda contêm nutrientes. Permitir que permaneçam até serem mortos pela geada dá tempo à planta para transferir esses nutrientes para as raízes, onde a planta os armazenará para a primavera.
Passo 2: Use as Ferramentas Certas
Certifique-se de que as ferramentas estejam limpas entre os usos para evitar a transmissão de doenças e pragas.
Tesouras de poda são ideais para cortar caules e folhagem de peônias. Tesouras de mão são fáceis de usar e farão o trabalho perfeitamente. Os caules são lenhosos perto da base, mas não especialmente grossos. Mais importante do que o tamanho das tesouras que você usa é que elas estejam limpas e afiadas. Tesouras limpas e afiadas fazem cortes limpos. Cortes limpos ajudam a prevenir doenças.
Você deve sempre limpar suas ferramentas entre as plantas porque corre o risco de transportar doenças ou pragas de uma para outra.
Passo 3: Corte até o Solo
Corte os caules a cerca de uma polegada acima do solo.
Use suas tesouras para cortar os caules a cerca de uma polegada acima do solo. Você quer cortá-los o mais baixo possível sem danificar a coroa da planta. A coroa é a área entre as raízes e os caules. É onde a planta produz novos olhos, que se transformarão em novos caules na primavera.
Passo 4: Evite Danificar a Coroa
Pode os caules da planta a cerca de uma polegada acima do solo para proteger a coroa contra doenças.
As peônias crescem a partir de tubérculos, que são aglomerados de raízes carnudas. Pense em um sistema de raízes de gengibre ou dálias. As raízes são semelhantes nessas plantas. Esses tubérculos produzem olhos, que são os botões que se transformarão em novos caules na primavera. É importante evitar danificar essa parte da planta. Cortar os olhos em brotação impedirá que a planta produza novos caules na primavera e deixará você com um crescimento esparso e pouco atraente.
Você pode proteger a coroa cortando apenas os caules, e não muito longe. É por isso que dizemos para deixar cerca de uma polegada de caule acima do solo. Isso removerá quaisquer partes que possam estar abrigando doenças ou pragas.
Passo 5: Mulch
Usar mulch é particularmente benéfico para plantas jovens durante o inverno.
As peônias são muito resistentes ao frio. Suas raízes podem suportar temperaturas tão baixas quanto -40° durante o inverno. Dado esse fato, é improvável que suas raízes morram sem mulch. Mesmo assim, cobrir suas raízes com mulch pode ajudar a isolar o solo e levar a um crescimento mais precoce. Solo quente significa crescimento mais rápido na primavera.
O mulch também pode proteger contra a erosão do solo. Para plantas jovens, eu aconselharia usar mulch durante o inverno. Plantas maduras têm sistemas radiculares estabelecidos que provavelmente não precisarão disso. Espalhe uma ou duas polegadas de mulch sobre o topo das plantas de forma solta, mas evite cobrir os caules.
Passo 6: Preparação para a Primavera
Garanta luz adequada para sua peônia para estimular o novo crescimento.
Na primavera, remova o mulch e outros detritos como folhas que caíram. O objetivo é fornecer à sua peônia a luz de que precisa para começar a produzir novo crescimento.
Aplique fertilizante neste momento também. Use um fertilizante de liberação lenta e baixo em nitrogênio. Aplique o fertilizante ao redor da linha de gotejamento, que fica a cerca de seis a 18 polegadas das raízes, dependendo do tamanho da peônia.
Poda de Peônias Arbóreas
Ramos antigos brotarão nova folhagem e flores na primavera.
As peônias arbóreas têm necessidades de poda diferentes no outono. Na primavera e no verão, você pode seguir as mesmas diretrizes que tem para suas plantas herbáceas. Remova as flores murchas, remova quaisquer ramos mortos ou danificados e modele sua planta como preferir. Desbastar o interior é outro passo que você pode dar com esses arbustos maiores. Isso ajudará a prevenir doenças fúngicas.
No outono, essas precisarão de um tratamento diferente. Elas são plantas lenhosas que voltarão à vida na primavera e não precisam ser cortadas até o solo. Seus ramos antigos produzirão nova folhagem e flores. Ao podar essas plantas, trata-se mais de saúde da planta e de encorajar um crescimento mais atraente. Espere até que a folhagem fique marrom antes de podar.
Passo 1: Remova o Peso Morto
Corte completamente quaisquer ramos mortos ou doentes antes de modelar a planta.
Antes de começar, avalie seu arbusto e identifique a saúde geral da planta. Antes de se preocupar com a forma, remova todos os ramos mortos e doentes. Madeira morta inclui qualquer ramo que não tenha crescimento. Corte o quanto for necessário para remover o peso morto.
Passo 2: Pode Ramos em Brotação
Corte diagonalmente para promover a drenagem longe do broto para uma cicatrização mais rápida.
Para ramos que não estão completamente mortos, você não precisa remover todo o ramo. Desça pelo ramo a partir do topo e localize o primeiro broto vivo. Diretamente acima do broto é onde você fará o corte.
Faça o corte diagonalmente, angulado para baixo e longe do broto. Cortar dessa forma manterá a água drenando para longe do broto. Ele cicatrizará mais rápido dessa maneira. Outro objetivo de fazer esse corte é encorajar a ramificação e o crescimento para fora.
Passo 3: Modele Seu Arbusto
Pode um ou dois caules principais até o solo para controlar o tamanho.
Finalmente, pode seu arbusto para forma e saúde geral. Se você tem uma planta muito vigorosa, sinta-se à vontade para desbastar alguns dos ramos menores no interior. Isso criará fluxo de ar no interior, ajudando a proteger seu arbusto contra doenças fúngicas.
Se sua planta está crescendo muito para o espaço dela, você pode reduzir a expansão cortando um ou dois dos caules principais até o solo. Uma vez que você tenha completado isso, corte todo o arbusto em cerca de um terço. Isso encorajará a ramificação e ajudará a planta a produzir mais dessas flores maravilhosas.
Pensamentos Finais
O fator mais importante na poda de peônias é o tempo. Se você cortar suas plantas muito cedo, elas não armazenarão tanta energia para o crescimento na primavera. Você também perde a cor deslumbrante do outono se podar antes da primeira geada. Podar suas plantas de peônia no momento certo e da maneira correta criará plantas maiores, mais saudáveis e mais floríferas no próximo ano.