Begônias Tuberosas: Beleza e Cores
As begônias tuberosas são conhecidas por suas flores coloridas em várias formas e tamanhos. Muitos híbridos dessas begônias resultaram em uma ampla gama de cores e estilos de floração produzidos no século XX. No entanto, elas remontam à era vitoriana, quando a hibridização começou na década de 1850.
Elas são frequentemente cultivadas como plantas de vaso em ambientes internos, mas nas zonas USDA 9-11, são a adição perfeita para um jardim sombreado. A temporada de floração dura do verão até o outono, e não faltam flores durante esse período.
Período de Dormência no Inverno
No inverno, as begônias tuberosas entram em dormência. O tamanho e o número de flores diminuem, e toda a energia da planta vai para o fortalecimento do sistema radicular com nutrientes para alimentar novas plantas na primavera.
Se suas plantas foram alimentadas regularmente durante a estação de crescimento, elas estão prontas para serem desenterradas para armazenamento. Em climas mais quentes, elas podem ser deixadas no solo, mas se houver uma pequena chance de os tubérculos congelarem, eles devem ser retirados e armazenados para serem viáveis na primavera.
Passo 1: Preparação
Remova qualquer broto lateral, mas mantenha o caule principal e as folhas.
Dê às begônias uma última dose de potássio e depois pare de fertilizar para que possam murchar. Remova quaisquer pontas de crescimento ou brotos laterais, mas os caules principais e as folhas devem continuar o máximo possível. Isso inclui regar, mas reduza à medida que o tempo passa. O tubérculo é então carregado de nutrientes enquanto as plantas entram em dormência.
À medida que o clima frio se instala e os dias se tornam mais curtos, os caules e folhas murcharão. Limpe qualquer material vegetal morto ao redor da base para evitar apodrecimento, mas deixe os caules no lugar. Removê-los neste estágio pode causar danos.
Passo 2: Desenterrar
Escove qualquer excesso de solo e descarte qualquer tubérculo que pareça doente.
Quando o solo estiver seco, desenterre seus tubérculos. Se ocorrer uma leve geada, levante os tubérculos, pois eles não se saem bem congelando no solo. Remova qualquer folhagem restante dos tubérculos. Coloque um garfo de jardim longe das plantas para não danificar o sistema radicular e cave cuidadosamente para retirá-los do solo.
Sacuda o máximo de solo possível e depois coloque os tubérculos em um tapete ou jornal para inspecioná-los. Use uma escova para remover o excesso de solo e descarte qualquer parte que tenha sido aberta ao levantá-los ou que pareça doente, murcha ou fina.
Corte qualquer parte doente ou danificada com uma faca afiada. Se você optar por manter um pouco de solo ao redor para proteção, ele deve estar muito seco.
Corte os caules a uma polegada acima dos tubérculos.
Passo 3: Preparar para Armazenamento
Leve-os para dentro de casa e deixe curar por duas a três semanas.
Prepare-se para o inverno colocando as begônias em um local fresco e seco, ao ar livre, para curar por duas a três semanas. A área de cura não deve ficar muito fria ou congelante. Nesse caso, leve-os para dentro de casa. Uma vez curados, os caules devem se soltar facilmente. Se não, precisarão de mais tempo. Ao permitir que se soltem naturalmente, você reduz a chance de apodrecimento. Uma vez feito isso, remova qualquer solo restante e mova para a área de armazenamento.
Passo 4: Armazenar
Coloque-os em sacos de papel separados ou caixas de papelão.
Inspecione os tubérculos em busca de possíveis áreas problemáticas e polvilhe-os com enxofre ou pó fungicida antes de embalá-los. Coloque cada tubérculo seco em um saco de papel separado, etiquete o saco e coloque-o em uma caixa de papelão.
Separar os tubérculos garantirá que nenhuma doença possível possa infectar todo o lote. Sacos de papel são usados porque permitem a respiração, garantindo fluxo de ar para evitar possíveis doenças fúngicas.
A temperatura ideal para passar o inverno com begônias é de 4-10°C (40-50°F). Não permita que congelem. Verifique-os regularmente para garantir que não haja pragas ou apodrecimento.
Há uma exceção aqui; em climas mais quentes, as begônias em vasos podem ser deixadas em seus vasos, e os vasos movidos para um local seco e quente para passar o inverno antes de permitir que floresçam novamente na primavera.
Passo 5: Ação na Primavera
Elas começarão a brotar “dedinhos” após aquecê-las.
Depois de passar o inverno com as raízes, é hora de fazer suas begônias crescerem novamente no início da primavera. Verifique-as por volta de março e comece o processo de aquecê-las para o plantio. Inspecione as begônias que passaram o inverno para garantir que estejam livres de pragas e limpas e que nenhuma tenha ficado mole no armazenamento.
Neste estágio, você notará que elas começaram a brotar ou produzir “dedinhos”, como pequenos dedos – o início dos pontos de crescimento nos tubérculos. Se estiverem ausentes, aparecerão assim que as temperaturas estiverem mais quentes. Faça isso movendo-as do local escuro e fresco para um local mais quente com mais luz.