Como Podar Rosas Para Mais Flores

Você está visualizando atualmente Como Podar Rosas Para Mais Flores

A Beleza das Rosas e Sua Natureza Resistente

A beleza das rosas esconde sua natureza resistente. A rosa certa no local certo é relativamente fácil de cuidar. Uma das partes mais simples da manutenção regular das rosas é a remoção das flores envelhecidas, tomando cuidado para deixar algumas para os vistosos frutos (roseiras) no final da estação.

A remoção das flores envelhecidas, conhecida como deadheading, direciona a energia da planta da produção de sementes (roseiras) para criar mais flores. Para rosas que florescem durante todo o verão, isso significa mais flores, mais rapidamente. Para os tipos que florescem em uma única vez por estação, a remoção das flores envelhecidas melhora a aparência e a forma da planta.

Com os cuidados adequados, esses espécimes de jardim de longa vida têm apelo em várias estações. Esses cultivadores de baixa manutenção se beneficiam de práticas simples de remoção de flores envelhecidas para uma melhor saúde. Não se esqueça de pegar algumas flores frescas para desfrutar em um vaso.

Benefícios da Remoção de Flores Envelhecidas

Remova as flores envelhecidas para incentivar novas flores e manter a forma da planta.

A remoção de flores envelhecidas é uma prática comum para promover a floração recorrente e melhorar a aparência da planta à medida que as flores murcham. É uma das maneiras mais simples de incentivar uma temporada de floração duradoura enquanto mantém a forma da planta.

Cortar as flores envelhecidas é rápido e fácil. Isso ajuda os arbustos de rosas ao:

  • Melhorar a forma e o hábito de crescimento
  • Prevenir pragas e doenças que se abrigam em pétalas úmidas e em decomposição
  • Aumentar a circulação de ar entre os caules e folhas para o vigor da planta
  • Melhorar a floração e incentivar o novo crescimento
  • Permitir a oportunidade de verificar problemas na planta e remover folhas doentes

Como Remover Flores Envelhecidas

Corte as flores desbotadas para melhorar a aparência e incentivar o crescimento.

Existem duas maneiras principais de remover flores envelhecidas das rosas. Ambas ocorrem durante a estação de floração, continuamente ou após uma floração completa. Remova as flores envelhecidas quando começarem a perder a cor e murchar. As pétalas cairão, ficarão marrons e murcharão.

A primeira maneira de remover flores envelhecidas é cortar ou beliscar uma única flor à medida que murcha. Esta técnica se aplica a cabeças de flores agrupadas ou flores individuais em caules longos. O objetivo aqui é melhorar a aparência da planta. Cortar as pétalas em declínio permite que os botões e flores restantes brilhem enquanto remove a matéria deteriorada.

Para remover flores individuais envelhecidas de um grupo, corte-as logo abaixo da base do botão. Deixe um pouco de caule preso. Este corte será próximo ao ponto onde o caule se ramifica para outros botões. Para caules com flores únicas, corte acima de um nó de folha onde cinco folíolos se encontram com o caule principal.

A segunda maneira de remover flores envelhecidas é remover todo o grupo de flores após todas as flores murcharem. Remover o grupo melhora a aparência do arbusto enquanto promove mais flores e novo crescimento.

Para cortar o grupo, corte o caule no nó onde a folha se encontra com o caule. Procure um nó com cinco folíolos. Você pode encontrar três folíolos primeiro, mas cinco indicam caules mais fortes e grossos. Esses cortes são o mesmo procedimento para remover flores envelhecidas de tipos de rosas de caule longo.

Enquanto estiver nisso, verifique os brotos longos e estranhos que surgem para florescer. À medida que suas cabeças de flores murcham, corte os caules para se igualar ao resto do arbusto. Novamente, pode-se podar até um nó de folha. Isso é uma modelagem leve em vez de uma poda pesada, que deve esperar até o outono ou início da primavera.

Tipos de Rosas

Aproveite o ciclo natural de floração e os encantadores frutos das variedades trepadeiras.

Trepadeiras, com seu hábito de crescimento vigoroso, são geralmente autossuficientes e não requerem a remoção de flores envelhecidas. Você pode cortar flores envelhecidas para promover a floração repetida, especialmente com espécimes de flores maiores, mas esses cultivadores despreocupados florescem profusamente sem a remoção de flores envelhecidas.

Rosas Rambler são semelhantes às trepadeiras, mas geralmente florescem em uma única vez por estação. Deixe as flores envelhecidas no lugar para dar origem a vistosos frutos de rosa.

Rosas Arbustivas são cultivadores robustos com formas naturais imponentes que requerem pouca intervenção do jardineiro. Elas naturalmente “se limpam” soltando pétalas à medida que as flores se abrem e envelhecem. Como benefício, as plantas são geralmente resistentes a doenças.

Rosas de Espécies Silvestres e espécies de jardins antigos florescem vigorosamente sem a remoção de flores envelhecidas. Sinta-se à vontade para cortar conforme desejar para a aparência e refloração rápida, mas não se preocupe se deixar essas belezas por conta própria. Evite remover flores envelhecidas de variedades de arbustos que florescem uma vez por estação e produzem frutos de rosa para apelo em várias estações.

Rosas Híbridas de Chá produzem flores pontiagudas em caules longos. Remova as flores envelhecidas em um ponto de junção de cinco folíolos no caule.

Floribundas produzem abundantes grupos de botões. Remova o caule individual ou o grupo à medida que murcham. Busque uma forma arredondada para a melhor estética enquanto poda levemente.

Quando Remover Flores Envelhecidas

Promova a refloração enquanto preserva os vibrantes frutos de rosa no outono.

Remover flores envelhecidas de variedades que reflorescem direciona a energia para a produção de mais flores. Quanto mais rápido você remover as flores envelhecidas, mais rápido as plantas reflorecem. Para flores que florescem uma vez por estação, a remoção das flores envelhecidas promove uma aparência cuidada e uma modelagem leve para a melhor forma.

A ressalva de remover flores envelhecidas é que isso também elimina a possibilidade de frutos de rosa. Algumas variedades não produzem frutos vistosos, mas outras produzem frutos em tons de vermelho, laranja, amarelo e até roxo. Os frutos de rosa duram bem no outono e até no inverno, adicionando interesse ornamental. Pássaros canoros e animais forrageiros usam os frutos de rosa como fonte de alimento.

Se sua rosa floresce uma vez por estação com uma única floração, cortar as flores impede que as plantas produzam sementes (ou seja, frutos de rosa). Deixe as flores persistirem para que os frutos se formem e se desenvolvam mais tarde na estação.

As variedades que reflorescem se beneficiam da remoção das flores envelhecidas no início e meio do verão. Remover as flores envelhecidas impede que as plantas produzam sementes; em vez disso, as plantas continuam a florescer.

Pare de remover flores envelhecidas no final do verão para que as rosas que produzem frutos tenham tempo de frutificar para a estação fria. Faça isso seis a oito semanas antes da data prevista de geada, enquanto os arbustos se preparam para a dormência de inverno. As plantas devem conservar energia em vez de produzir novas flores e crescimento.

Ferramentas Adequadas para a Poda

Garanta plantas saudáveis usando tesouras de poda afiadas e higienizadas.

Para podar rosas, use luvas adequadas e tesouras de poda de bypass afiadas e limpas. Em vez de tesouras de poda de bigorna, as tesouras de bypass usam lâminas que passam pelos caules como tesouras para cortes precisos. Lâminas de ferramentas afiadas garantem cortes limpos e não rasgam os tecidos dos caules. Rasgos e cortes irregulares podem causar fraqueza e suscetibilidade a pragas e doenças.

As rosas transmitem facilmente doenças comuns. Ao se mover entre plantas, é melhor usar ferramentas esterilizadas. Higienize as tesouras para matar bactérias, fungos e vírus que podem passar de planta para planta através do contato com as ferramentas.

Limpe qualquer resíduo na lâmina. Álcool isopropílico com concentração de 70% ou mais é um desinfetante fácil. Após higienizar, deixe as ferramentas secarem antes de usar.

Fazendo o Corte Certo

Corte em um ângulo de 45 graus acima de um botão para a saúde ideal.

Para remover flores envelhecidas corretamente, simplesmente corte os caules em um ângulo de 45 graus. Faça isso de um oitavo a um quarto de polegada acima de um botão ou nó de folha (onde os folíolos se encontram com o caule). Angule o corte para baixo na direção oposta ao nó.

Cortar os caules em um ângulo supostamente ajuda a água a escorrer dos cortes superficiais em vez de se acumular no caule e botão, levando a possíveis doenças. Cortes angulados são benéficos para qualquer corte ao podar.

Verifique Pragas e Doenças

Verifique regularmente e remova folhas doentes para plantas mais saudáveis.

Enquanto removemos pétalas envelhecidas, é um bom momento para uma visão geral da saúde da planta. Folhagem doente é comum e indicada por amarelecimento, manchas ou queda. Remova facilmente as folhas danificadas para descarte.

Remover folhas e pétalas caídas ao redor das plantas é uma boa prática de manutenção regular para reduzir a propagação de esporos de fungos. Minimiza as condições úmidas que abrigam fungos ao nível do solo.

Você pode ver pragas como pulgões, ácaros e besouros japoneses. No início da manhã, borrife as plantas com uma mangueira para derrubá-las das folhas e caules. Em casos graves, sabões inseticidas ou óleos hortícolas como o neem podem livrar as plantas da infestação.

Além disso, remova qualquer caule danificado, doente ou morto em qualquer época do ano. A remoção beneficia as plantas ao prevenir a propagação de doenças comuns das rosas, como manchas negras e oídio.

Descarte de Recortes

Descarte os detritos das rosas com cuidado para evitar a propagação de pragas e doenças.

Uma grande parte da manutenção regular é descartar os detritos das rosas. Isso reduz a propagação de pragas e doenças entre as plantas. Ao remover flores envelhecidas, leve um balde e coloque os recortes à medida que avança.

Como os detritos podem carregar doenças, é melhor descartar os recortes e folhas em vez de adicioná-los à pilha de compostagem. Os esporos aumentam e se espalham para outras rosas ou plantas do jardim através do composto. Ensacue os detritos para jogar fora ou queime-os.

Perguntas Frequentes

A remoção de flores envelhecidas refere-se à prática comum de remover flores envelhecidas dos caules das plantas. Muitas plantas com flores se beneficiam da remoção de flores envelhecidas para incentivar a refloração durante sua estação de crescimento. Cortar flores desbotadas redireciona a energia da planta da produção de sementes para mais flores.

A remoção de flores envelhecidas promove a refloração para uma longa temporada de floração. Também incentiva o novo crescimento, proporciona uma aparência arrumada e mantém as formas das plantas. Cortar flores desbotadas reduz a probabilidade de pragas e doenças ao remover pétalas úmidas e em decomposição.

Muitos tipos, como trepadeiras, ramblers e variedades de arbustos, são cultivadores vigorosos que florescem profusamente sem a necessidade de corte. Eles “se limpam” e soltam pétalas para criar mais com pouca intervenção do jardineiro. Outros florescem e crescem melhor sem um acúmulo de flores envelhecidas. Não remover flores envelhecidas leva a menos floração e possíveis pragas e doenças.