Floricultura Silvestre
As flores silvestres trazem flores e texturas excepcionais para o jardim, criando áreas de interesse visual e variedade para os visitantes. Elas introduzem o elemento surpresa temporada após temporada e nos dão a chance de nos divertirmos experimentando em espaços informais de cultivo.
As flores silvestres atraem abelhas nativas e outros polinizadores, essenciais para a produção de muitas frutas, vegetais e plantas no ambiente circundante. Esses jardins fornecem habitat valioso por meio de recursos de néctar e pólen e locais de nidificação. Eles oferecem proteção para centenas de espécies de abelhas, mariposas, borboletas e outros insetos.
Essas flores também fornecem serviços ecossistêmicos essenciais, como gerenciamento de águas pluviais, armazenamento de carbono e formação do solo. Elas requerem manutenção mínima e têm um baixo impacto na paisagem.
As áreas de flores silvestres criam o espaço de transição perfeito entre zonas de jardim formais e naturalizadas. Seu apelo estético encantador, cuidado fácil, supressão natural de ervas daninhas e capacidade de alimentar a vida selvagem as tornam adições valiosas ao jardim.
Sementes em Destaque:
Maca de Califórnia
Sementes de Maca de Califórnia Laranja
Columbina
Sementes de Columbina Azul das Montanhas Rochosas
Aquilégia
Sementes de Aquilégia Colorado Blend
Começando um Jardim de Flores Silvestres
Escolha flores silvestres nativas para um crescimento abundante e menos impacto nos ecossistemas locais.
De acordo com o Serviço de Parques Nacionais, flores silvestres são “flores de uma variedade não cultivada ou que crescem livremente sem intervenção humana.” Elas podem ser plantas nativas ou não nativas, dependendo da espécie. Opte por plantas nativas que crescem naturalmente em sua área para melhor crescimento e facilidade de cuidado. Ao escolher plantas nativas da sua área, você garante que elas não prejudicarão ou deslocarão as comunidades de plantas circundantes. As plantas nativas estão adaptadas às condições de solo e clima da área, bem como às necessidades das espécies locais de vida selvagem.
Embora as flores silvestres exijam pouca manutenção uma vez estabelecidas, seguir alguns passos-chave garante sua capacidade de prosperar. Esses aspectos fundamentais incluem escolher o local do jardim, selecionar a melhor mistura de espécies e preparar a área para semear as sementes.
Escolhendo o Local do Jardim
As flores silvestres se adaptam a muitas condições do local se atenderem aos requisitos culturais necessários de acordo com a seleção de espécies. Os jardins de flores silvestres podem ser de qualquer tamanho e escala; seu jardim lhe agradecerá com flores sucessivas em qualquer escopo se você plantar corretamente!
Crie um jardim de flores silvestres em miniatura em um canteiro de jardim pequeno, ou vá maior com bordas grandes, fileiras ou campos. Quanto maior a área, mais biodiversidade e benefícios para o jardim.
Condições do Local
Avalie o local do seu jardim com base na luz solar, umidade e drenagem para determinar as melhores sementes de flores silvestres.
Você sabe que quer incorporar flores silvestres no jardim – agora, avalie seu local. A área recebe luz solar direta, luz filtrada ou sombra total? Está úmida, seca ou bem drenada?
Essas condições determinam as melhores sementes a selecionar para o seu jardim. Se o seu local for misto, experimente com diferentes espécies para cada área ou experimente uma mistura para ver o que prospera. Lembre-se, experimentar faz parte da diversão dos jardins de flores silvestres.
Luz
Muitas flores silvestres prosperam sob luz solar direta, dependendo dela para a germinação.
Muitas espécies de flores silvestres prosperam sob luz solar direta (com seis a oito horas de sol por dia). O cultivo de flores silvestres sob sol pleno permite uma diversidade de espécies de plantas e uma floração abundante. Atrai numerosos polinizadores que dependem da luz solar para se aquecer e para localizar fontes de alimento. Algumas sementes de flores silvestres dependem do sol direto para germinar.
O sol pleno traz um espetáculo de flores vibrante, mas as flores silvestres crescem em todos os tipos de condições. Se sua localização experimenta sombra parcial ou total, considere espécies que crescem melhor com sol limitado, como columbina e espuma.
Solo
As flores silvestres se adaptam a diversos tipos de solo, mesmo em locais com poucos nutrientes.
A beleza das flores silvestres (bem, uma das muitas belezas!) é sua capacidade de se adaptar a crescer em solos médios e até pobres em nutrientes. Como as flores silvestres se semeiam naturalmente, muitas vezes toleram solos carentes de riqueza orgânica. O solo pode conter muita areia ou argila. Locais perturbados tendem a ser onde muitas proliferam. Elas não precisam de muitos nutrientes extras para crescer e até melhoram a estrutura do solo circundante e o ciclo de nutrientes.
A consideração crítica do solo para o jardim de flores silvestres é avaliar seu nível de umidade e capacidade de drenagem livre. A maioria das flores silvestres cresce melhor em solos bem drenados. Solo bem drenado garante que as raízes recebam água suficiente sem permanecerem excessivamente saturadas.
Se o seu local for principalmente úmido ou pantanoso, opte por espécies específicas que sobrevivem nessas condições, como flor de cardeal, erva de Joe-Pye e asclepia.
Se o seu local for seco, flores silvestres tolerantes à seca abundam, incluindo áster, maca da Califórnia e aquilégia.
Selecionando Espécies e Misturas de Flores Silvestres
Escolha misturas de sementes nativas adequadas à sua área para um jardim de flores silvestres vibrante e diversificado.
Agora, a parte emocionante – escolher quais flores silvestres cultivar a partir de sementes! Procure misturas de sementes nativas que se adaptem e cresçam bem em sua área. Evite cultivares para aumentar a vitalidade das plantas em um ambiente de jardim de flores silvestres.
Opte por espécies individualmente para criar uma mistura personalizada ou escolha misturas de cultivadores de uma empresa de sementes respeitável. Uma mistura de cultivadores formula sementes e espécies com requisitos culturais relacionados e situações de crescimento em mente. Algumas dessas misturas contêm espécies que não são adequadas para a sua área específica. Por exemplo, algumas podem ser agressivas, então verifique a lista de plantas para ter certeza do que você está cultivando.
Incorporar várias espécies aumenta a diversidade e a textura das plantas. Também melhora suas chances de sucesso. Você observará quais espécies se destacam e quais não são tão resistentes em seu local de jardim específico. Os melhores desempenhos substituem aqueles que ficam para trás.
Misturas de sementes de flores silvestres estão disponíveis em todos os tipos de combinações. Muitas incluem anuais, perenes de curta duração e perenes de longa duração. Isso garante flores rápidas na primeira temporada com anuais (muitas vezes não nativas) e perenes de crescimento rápido, como Rudbeckia e Penstemon. Flores sucessivas também surgem de perenes adicionais. Algumas sementes de flores silvestres levam dois a três anos para germinar, então seja paciente e aproveite as primeiras flores enquanto o jardim se desenvolve.
Além de perenes floridas, adicione algumas gramíneas para movimento e textura contrastante no jardim. As gramíneas fornecem alimento e abrigo adicional para a vida selvagem.
Preparando o Local
Remova grama e ervas daninhas e emende o solo conforme necessário para preparar o local para semeadura.
A preparação do local é essencial para configurar suas sementes para um sucesso auto-sustentável. Começar com as melhores práticas para o crescimento garante um jardim de flores silvestres duradouro. Ao limpar o local da vegetação e emendar o solo, a base está pronta para que as flores silvestres proporcionem muita alegria.
Removendo Vegetação Existente
Um jardim de flores silvestres denso vem da falta de competição entre a vegetação existente, incluindo ervas daninhas e grama. Uma vez estabelecidas, as flores silvestres suprimem as ervas daninhas, mas dar a elas um bom começo envolve limpar o local. Dependendo da quantidade de crescimento presente, existem alguns métodos para remover as plantas existentes. Em todos os casos, remova a palha e detritos orgânicos do local antes do plantio.
Cavar
Arranque a vegetação manualmente para canteiros de jardim de flores silvestres pequenos.
O primeiro método de remoção de vegetação é cavar ou arrancar as plantas no local do novo jardim de flores silvestres. Este método é ideal para canteiros de jardim pequenos.
Se a área estiver cheia de grama, corte a grama em retângulos gerenciáveis com uma pá. Em seguida, cave e levante a grama em folhas. Composte ou realoque as peças para outras áreas de preenchimento. Um cortador de grama facilita o processo, especialmente para áreas maiores. Eles geralmente estão disponíveis para alugar em lojas locais de equipamentos e ferragens.
Camada
Use técnicas de camada com solo para suprimir o crescimento de ervas daninhas.
Considere uma técnica de camada de papel e solo se você não estiver com pressa para plantar seu jardim de flores silvestres. Use folhas de jornal (seis peças de espessura) ou papelão para sufocar o crescimento existente. Coloque as folhas sobre toda a área e cubra-as com vários centímetros de solo ou composto. A camada de papel leva vários meses, mas elimina as plantas existentes enquanto enriquece o solo circundante.
Solarização
Usar plástico preto na solarização priva as plantas de luz solar, inibindo a fotossíntese.
A solarização usa plástico preto que serve para privar as plantas de luz solar, impedindo a fotossíntese. A solarização leva várias semanas e pode tornar parcialmente inviáveis as sementes subjacentes.
O mesmo vale para um supressor de crescimento eficaz usando lona plástica transparente. Cubra o local com folhas de plástico transparente ancoradas com grampos ou estacas. Ambos os métodos aproveitam os raios do sol para converter em calor o solo sob o plástico, então escolha um momento ensolarado do ano, como meados do verão.
O calor sustentado mata a vegetação e sementes de ervas daninhas dormentes. Deixe o plástico no lugar por pelo menos várias semanas e até alguns meses, dependendo da espessura do material vegetal.
Emendando o Solo
Avalie a qualidade do solo antes do plantio para um crescimento bem-sucedido de flores silvestres.
Muitas áreas de flores silvestres não precisarão de emendas no solo, pois preferem solos não ricos em nutrientes. Um teste de solo do seu escritório de extensão local é sempre uma boa ideia, especialmente se o local foi perturbado pela construção ou indústria.
Se o solo for especialmente pobre ou faltar certos elementos, adicione uma camada de composto ou esterco envelhecido sobre o local. Mexa ou nivele levemente a área, cerca de 2,5 cm de profundidade, para misturar a emenda e evitar expor sementes de ervas daninhas ou grama subjacentes. Nivele o solo para criar uma superfície lisa para que as sementes de flores silvestres tenham o máximo de contato superficial ao semear.
Plantando Flores Silvestres
Semeie sementes de flores silvestres na primavera ou no outono para um crescimento ideal, considerando as condições climáticas.
Na primavera ou no outono, semeie sementes de flores silvestres diretamente no local do jardim. Essas estações oferecem clima mais fresco e umidade que estabelecem as mudas antes das temperaturas mais extremas. O outono é ideal para semear, pois muitas sementes se beneficiam de um período de frio no inverno. Se estiver semeando na primavera, opte pelo início da estação para o período de frio e a umidade disponível.
Embora as sementes de flores silvestres não precisem de cobertura de solo (apenas um pouco de compressão, observado abaixo), você pode optar por cobri-las levemente com palha. A palha protege contra o deslocamento, danos causados pelo tráfego de pessoas e alimentação por pássaros e pequenos mamíferos.
Se a previsão do tempo permitir, semeie as sementes pouco antes de uma chuva para que sejam regadas naturalmente e completamente.
Semeadura de Sementes de Flores Silvestres
Você pode misturar sementes de flores silvestres com areia para auxiliar no processo de semeadura por dispersão.
As sementes de flores silvestres são divertidas e fáceis de semear! Espalhe-as pelo seu local de acordo com as taxas de dispersão recomendadas. Misture as sementes com areia em cerca de oito partes de areia para uma parte de sementes. As sementes de flores silvestres variam de pequenas a grandes, e a areia carrega e adiciona peso à mistura. Também oferece um marcador visual que ajuda a rastrear onde as sementes foram espalhadas.
Eu prefiro espalhar a mistura de sementes manualmente, usando baldes para pegar enquanto vou. Espalhar em longos movimentos distribui uniformemente as sementes. Para áreas extensas, use espalhadores manuais ou mecandes ou um método de semeadura por linha para garantir uma distribuição adequada.